+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida DNS reverso e dominio virtual

    Após pesquisar muito sobre dns recursivo, dominios, nos sites da under, vol, e oráculo consegui fazer uma confusão na minha cabeça.

    Criei em meu servidor bind9 o dominio virtual xxxxxxxx.com.br apontando para o ip fixo valido e fiz o reverso dele, entao na rede local consigo acessar usando esse domino os emails interno, não consigo enviar emails para o terra e vice-versa. Na internet se eu digitar o dominio que criei pelo bind ele nao acha nada, até ai tudo bem... pois sei que precisaria pedir para a operadora cadastrar o dns reverso.

    A dúvida:

    Preciso ter um dominio xxxxxxxxx.com.br que criei no bind registrado no registro.br ou o dns reverso cadastrado na operadora supriria o uso do registro.br.

    Não consegui expressar muito bem a minha dúvida mas espero que entendam.

    Abraço,

  2. #2

    Padrão sim

    Oi, precisa ter o dominio registrado no registro.br e pedir para a operadora/provedor ou quem lhe fornece os ips para fazer o reverso para ter um servidor de email funcional. porque senão o outros servidores de email vão achar que você ta enviando spam. E o reverso que se faz no linux só funciona para o próprio. T+

  3. #3

    Padrão

    Ola Cristiano cara tive esse mesmo tipo de problema durante essa semana e consegui resolver se vc tiver somente configurado um dominio xxx.com.br no bind e nao estiver no registro br seu dominio xxx.com.br ser'a conhecido somente na rede interna entao o registro br diz para todos os outros servers qm vc eh e naum deixa ninguem querer ser vc (com o mesmo dominio no caso) mas ate ai nada a ver com o reverso!

    Bom seu reverso primeiramente dependera da sua classe de IP se for uma /24 vc mesmo configura o reverso e tera q funcionar tanto interno qnto externo porem se sua classe naum for uma /24 vc tera que pedir o cadastro do reverso para sua operadora (e tomara que naum seja a BRT pq esses demoram experiencia propria) ai vem a grande sacada do REGISTRO BR e REVERSO. Para cadastrar o reverso vc tera que passar todas suas informacoes cadastradas no registro inclusive seu ID tecnico!

    Espero ter te ajudado!


    Matheus Cadori!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mcadori Ver Post
    Ola Cristiano cara tive esse mesmo tipo de problema durante essa semana e consegui resolver se vc tiver somente configurado um dominio xxx.com.br no bind e nao estiver no registro br seu dominio xxx.com.br ser'a conhecido somente na rede interna entao o registro br diz para todos os outros servers qm vc eh e naum deixa ninguem querer ser vc (com o mesmo dominio no caso) mas ate ai nada a ver com o reverso!

    Bom seu reverso primeiramente dependera da sua classe de IP se for uma /24 vc mesmo configura o reverso e tera q funcionar tanto interno qnto externo porem se sua classe naum for uma /24 vc tera que pedir o cadastro do reverso para sua operadora (e tomara que naum seja a BRT pq esses demoram experiencia propria) ai vem a grande sacada do REGISTRO BR e REVERSO. Para cadastrar o reverso vc tera que passar todas suas informacoes cadastradas no registro inclusive seu ID tecnico!

    Espero ter te ajudado!


    Matheus Cadori!

    Pois é amigo, é BRT sim, disseram 24hs, liguei novamente e outro atendente diz que é 72hs... Bem estou confuso em uma coisa agora e referente a sua resposta...

    Quando diz que é possível fazer o reverso dependendo da classe de IP refere-se a classe da rede externa com a interna, as duas precisam ser iguais? Não entendi essa parte...

  5. #5

    Padrão

    Ola Cristiano, assim se a classe de IP que a BRT te disponibiliza for por exemplo 200.145.100.0/24 (ou seja da classe C) quer dizer que tens todos os ips dessa faixa liberados so pra vc entao a configuracao do reverso fica sob tua responsabilidade (neste caso qndo levantasse as confs ja iria sair funcionando o reverso tanto internamente qnto externamete) mas caso contrario se sua classe de IP for diferente de /24 quer dizer que a BRT precisa configurar nos servers deles o teu reverso (ai mesmo vc tendo todas as configuracoes no teu server dns corretas o reverso naum ira funcionar faltara a parte da conf deles) ai entao o procedimento eh este q te passei depois de abrir o chamado eh so esperar mesmo!

    Espero ter ajudado!


    Matheus Cadori!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mcadori Ver Post
    Ola Cristiano, assim se a classe de IP que a BRT te disponibiliza for por exemplo 200.145.100.0/24 (ou seja da classe C) quer dizer que tens todos os ips dessa faixa liberados so pra vc entao a configuracao do reverso fica sob tua responsabilidade (neste caso qndo levantasse as confs ja iria sair funcionando o reverso tanto internamente qnto externamete) mas caso contrario se sua classe de IP for diferente de /24 quer dizer que a BRT precisa configurar nos servers deles o teu reverso (ai mesmo vc tendo todas as configuracoes no teu server dns corretas o reverso naum ira funcionar faltara a parte da conf deles) ai entao o procedimento eh este q te passei depois de abrir o chamado eh so esperar mesmo!

    Espero ter ajudado!


    Matheus Cadori!
    Blz amigo, li sobre o assunto no site do julio battisti no curso TCP/IP part 3 e 7, agora entendo o que estava tentando me explicar.. pois bem.. muito obrigado.

    Abraço..