Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Mas o conector F não é de 75 ohms? Os equipamentos Wi-Fi trabalham com 50 ohms.

Padrão

Me desculpe a enorme ignorância mas o que seria encircuitar? Fechar um curto, ligar a outro cabo?

Valew pelas fotos, vou caçar esse conector por aqui.

Padrão

Sim, eu também me preocupei com este detalhe dos 75ohms, no início.

Mas lendo e relendo em alguns sites, como é feito um casamento de impedância, vai ser indiferente, pois com o corte vai se ajustando até a impedancia casar certinho entre o rádio e a antena.

Pois se no rádio sai 50ohms e na antena tem 50ohms, teoricamente não deveria haver perdas e não seria necessario o acoplamento.
    Mas como objetos próximos e também características dos cabos e conectores podem alterar esta relação, é aí que entra o papel do stub para fazer o correto acoplamento.
    Mas como eu disse antes, se o sinal está bom, o stub não vai resolver muito.
    Eu mesmo não notei muita diferença. E se cortar para menor, vai até piorar. Por isso ele é 3x o comprimento de onda. Se passou do ponto no primeiro comprimento de onda, ainda restam 2x o comprimento para acertar. Por isso vai contando quantas vêzes cortou e se passou, aí acerta o comprimento para 2x e corta igual vezes o que cortou no anterior. É meio complicado expor por escrito mas é mais ou menos isso.

Quando eu operava bastante no radioamadorismo eu tinha um acoplador de antena com medidor de ROE e então não havia nem a necessidade de se preocupar muito com cabo se era 50 ou 75. O acoplador que era de potenciometro variável, fazia o acoplamento correto. E se sabia que estava correto porque o medidor de ROE indicava a leitura mais baixa da onda refletida.
    Procurando na net eu encontrei tempos atrás medidor de ROE para a frequencia de 2.4. Se existe é porque deve ter fundamento. São uns medidores onde se troca umas pastilhas, para cada faixa de frequencia.
    Mas eu ainda estou no campo experimental com o stub. O Jodrix está mais a par deste assunto e pode nos ajudar.

Editando: ia me esquecendo, encircuitar é isto sim, unir as pontas do cabo, malha com miolo.

Padrão

1929,

Então encircuitar, seria fechar curto entre o condutor e a malha? como seria feito isso? soldando um ao outro e depois vedando?

Abraço

Padrão

Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    1929,

Então encircuitar, seria fechar curto entre o condutor e a malha? como seria feito isso? soldando um ao outro e depois vedando?

Abraço
    Isso!

Smile

Gilvan saberá responder bem estas duvidas... Tive num curso dele, o cara é de outro mundo!!!
    Sabe de tudo e mais um pouco sobre antenas...Torcem para ele postar algo aqui.