Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Casamento de impedância e tamanho do cabo

    Sempre fui encucado com o tamanho correto que o cabo deve ter pra evitar as ondas estacionárias e perda por reflexão.

    Porém, andei pesquisando arduamente sobre o assunto nas últimas semanas e li em vários locais, que o ajuste do tamanho do cabo serve pra alterar a impedância do sistema pra haver o casamento, quando os elementos (transmissor, cabo e antena) não estão com impedância casada. E que quando tudo está com a impedância certinha (todos iguais), o tamanho do cabo não irá influenciar na questão de ondas estacionárias e reflexão. Neste caso, a reflexão será mínima.

    A informação procede? Gostaria que Gilvan desse a palavra dele aqui

  2. #2
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Gostaria de ver essa resposta pois eh novidade para mim e tambem o calculo ou valores reais se eh que isso existe mesmo posta ai quem souber

  3. #3

    Padrão

    Sim, teóricamente, se a impedancia na saida do rádio e na entrada da antena for a mesma, não interessa muito o tamanho do cabo.
    Em radioamadorismo se cuida muito isso.

    Mesmo uma antena que na especificação diz ser com 50 ohms, na prática nem sempre é assim. Objetos próximos podem alterar esta impedância. E o comprimento do cabo também pode agir como transformador de impedância.
    Por isso estes acopladores podem ajudar.
    Dias desses eu tentei fazer um stub, com o objetivo de casar a impedancia. Ainda não deu para tirar uma conclusão, pois o sinal onde testei não era ruim. Mas vou continuar testando.

    Dá uma pesquisada em stub que tu vai achar matéria.
    As antenas para PX e VHF usam muito este artifício de acoplamento. Aqueles modelos Yagi, tem uma espécie de cursor para ir ajustando a impedância, o acoplador Gamma.

    Mas para nossa frequencia acho que o stub vai melhor.
    O Sérgio, acho que é bom nisso.
    E o Jodrix está afiado, pois fêz o curso com o Gilvan. E como o Gilvan fala seguidamente em acoplamento, acho que deve ser por aí.

  4. #4

    Padrão

    1929,

    Você poderia dar um exemplo do que seria STUB? eu dei uma pesquisada inclusive postei aqui no forum, uns materiais que tem ate esquema para montagem de um.

    Mas não entendi bem a função dele (eletronica e fisica não é meu forte), me parece um tipo de filtro é isso mesmo?

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    1929,

    Você poderia dar um exemplo do que seria STUB? eu dei uma pesquisada inclusive postei aqui no forum, uns materiais que tem ate esquema para montagem de um.

    Mas não entendi bem a função dele (eletronica e fisica não é meu forte), me parece um tipo de filtro é isso mesmo?

    Abraço
    Coloca o link do post, para eu dar uma olhada.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    1929,

    Você poderia dar um exemplo do que seria STUB? eu dei uma pesquisada inclusive postei aqui no forum, uns materiais que tem ate esquema para montagem de um.

    Mas não entendi bem a função dele (eletronica e fisica não é meu forte), me parece um tipo de filtro é isso mesmo?

    Abraço
    Tenho um PDF aqui que fala um pouco sobre stubs, mas bem por alto. Estou anexando. Poste novamente o que você tem aí pra a gente ver.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 02bullerpart1.pdf  

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Tenho um PDF aqui que fala um pouco sobre stubs, mas bem por alto. Estou anexando. Poste novamente o que você tem aí pra a gente ver.
    Obrigado vou dar uma olhada.
    O material que postei está neste topico.

    Apostilas sobre propagação de ondas, linhas de transmissão, fibra optica e etc.

    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Tenho um PDF aqui que fala um pouco sobre stubs, mas bem por alto. Estou anexando. Poste novamente o que você tem aí pra a gente ver.
    Eu tinha encontrado um site com um esquema para construir um stub.
    Agora procurando de novo não achei, mas vou procurar com calma e posto.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tinha encontrado um site com um esquema para construir um stub.
    Agora procurando de novo não achei, mas vou procurar com calma e posto.
    1929,
    De uma olhada nesse material:
    http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistema...licações.pdf
    Fonte: ISEL - DEETC

    Pelo material que o Jpjust postou deu pra entender melhor, o stub seria uma especie de balum para casar as impendancias.

  10. #10

    Padrão casamento de impedância

    Ola Colegas,

    não se preocupem com o casamento de impedância, relacionado ao comprimento do cabo para para freqüências acima de 1 Ghz, pois seus múltiplos tem o comprimento de ondas tão pequeno(curto) que não chega a trazer problemas. Veja que para haver o casamento de impedância entre o cabo e a antena ou saída do rádio, o cabo deve ter o comprimento em múltiplos da freqüência, e como altas freqüências, seus múltiplos ficam em milímetros, não devemos ter este tipo de preocupação(mas só nas altas freqüências). Devemos sim nos preocupar com a qualidade do cabo, tipo apropriado para nosso projeto e usar o menor comprimento possível, pois as perdas em relação ao seu comprimento sim é preocupante.
    abraços
    castilhos

  11. #11

    Padrão

    Mas pelas contas que fiz, o comprimento de 1/2 onda em 2,4 GHz é de aproximadamente 2,5 cm, não apenas milímetros.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Mas pelas contas que fiz, o comprimento de 1/2 onda em 2,4 GHz é de aproximadamente 2,5 cm, não apenas milímetros.
    Agora ferrou,

    O castilhos é fera ela e um dos caras do tecnociencia.

    Sabe muito de RF.

    Castilhos o que você tem a acrescentar sobre Acoplamento?


    Abraço

  13. #13

    Padrão casamento de impedância

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Mas pelas contas que fiz, o comprimento de 1/2 onda em 2,4 GHz é de aproximadamente 2,5 cm, não apenas milímetros.
    Ola Jpjust,
    Quando o comprimento da freqüência fica abaixo de 10 cm e possui numeros quebrados(0,5mm), usamos as medidas dos múltiplos em milímetros ou seja: se o comprimento de onda for 2,5cm,(ou 2cm e 5mm), usamos 25mm.
    Para efeito dos cálculos em múltiplos, usamos 1/4 do comprimento de onda.
    abraço
    castilhos

  14. #14

    Padrão

    Salvo meu entendimento esteja errado, o comprimento de onda em 2.4 é algo em torno de 12cm e pouco.

    Considerando coeficiente de atenuação de cabo, eu achei para 1/4 de onda, 35mm.

    O esquema que encontrei, dizia para fazer o stub a 1/4 de onda antes da antena.
    Eu usei um conector T modelo F, que tinha em casa. O conector F é muito prático, e numa das pernas do T coloquei um pedaço múltiplo de 1/4 de onda para ir fazendo o ajuste.
    Mas como disse antes, não notei diferença porque o sinal tanto recebido como emitido estava bom.
    Acho que nos casos críticos o resultado deve aparecer.

    Mas eu vou ter que achar o site de novo. Se não me engano ele está nos favoritos do navegador do notebook. É que o meu note está viajando.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Jpjust,
    Quando o comprimento da freqüência fica abaixo de 10 cm e possui numeros quebrados(0,5mm), usamos as medidas dos múltiplos em milímetros ou seja: se o comprimento de onda for 2,5cm,(ou 2cm e 5mm), usamos 25mm.
    Para efeito dos cálculos em múltiplos, usamos 1/4 do comprimento de onda.
    abraço
    castilhos
    Então, 1/4 de 10 cm (25 mm) já pode ser considerado pequeno o suficiente pra não precisarmos nos preocupar com esse assunto? Se for, já fico mais aliviado.

  16. #16

    Padrão

    João Paulo, não sei se tu já viu no blog do Sérgio matéria sobre stub.

    https://under-linux.org/b404-stub

    E aproveitando vou postar uma foto de um radioamador louco.
    Eu fico imaginando a quantidade de contas que esse sujeito fêz para calcular stubs para acoplar todas estas antenas.
    Se nós nos impressionamos com nossas instalações, deem uma olhada nesta loucura. O que um sujeito não faz para provar uma teoria.

    Tendo isso como incentivo, não custa nada nós tentarmos fazer uns stubzinhos para teste.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.JPG
Visualizações:	352
Tamanho: 	58,1 KB
ID:      	3783  

  17. #17

    Padrão casamento de impedância

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Então, 1/4 de 10 cm (25 mm) já pode ser considerado pequeno o suficiente pra não precisarmos nos preocupar com esse assunto? Se for, já fico mais aliviado.
    Ok Jpjust, Não precisa te preocupar, embora o comprimento de onda de 2,4 Ghz é de 12,5cm, sendo 1/4 de onda 3,12 cm(31,5mm). Para saber o comprimento de onda aproximado, é só dividir a velocidade da luz(300.000Km/s),pela freqüência ex: 300.000/2400 Mhz(2.4Ghz) = 125mm ou 12,5cm
    300.000/144 Mhz = 2.083mm ou 2,08 metros(frequencia de 2 metros VHF (usada por rádio amadores).

    Nestas frequências altas como disse , devemos nos preocupar com o comprimento e qualidade do cabo. Importante também é a qualidade da antena e seu R.O.E( potência refletida), conhecida por ondas estacionárias. No nosso site da tecnociência, vais encontrar matérias sobre o assunto: "instalação de antenas 2.4 e 5.8Ghz" e "antena, elemento irradiante"
    abraços
    castilhos

  18. #18

    Padrão

    Quanto ao Stub realizei pequenos testes mas posso afirmar que funciona sim, mesmo em microondas, num teste realizado recentemente, o sinal variava de -40 ate -80 chegando as vezes sumir completamente, quando isso acontecia fechava um curto e o sinal bombava...muito louco isso ... façam e vcs mesmo irão comprovar ... o correto é assim :

    https://under-linux.org/forums/attac...6&d=1237344204


    Depois, ligue tudo, e vá cortando o stub de 1 em 1 cm e medindo o sinal, notem a avariação de sinal, não esqueca que o stub deve ter 36 cm, quando cortar 12 cm vc saberá qual o melhor sinal....continue cortantdao até obter ele de novo..


    Abraços.

    Jodrix
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Stub.JPG
Visualizações:	1225
Tamanho: 	73,9 KB
ID:      	3786  
    Última edição por jodrix; 17-03-2009 às 23:53.

  19. #19

    Padrão

    Prezados amigos, vcs saberiam me responder qual a diferenca entre uma antena que custa R$1000,00 e outra que custa R$ 60,00 (claro que com a mesmo ganho)????

    Abraços.
    Jodrix.
    Última edição por jodrix; 18-03-2009 às 00:25.

  20. #20

    Padrão

    Eu fiz com um conector T modelo F. É baratinho e fica fácil com o conector F rosqueado fixar o cabo coaxial.

    A que distancia tu foi com o notebook para fazer a leitura do sinal emitido? porque perto o sinal sempre é forte.

    E outra coisa, este stub é cortado e acertado para esta determinada antena e para aquele local onde ela está sendo aferida. Se levar para outro lugar, esta aferição pode não ser a mesma. É isso?