Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Plano night

    Bem amigos under, tenho muitos clientes que trabalham o dia todo e só acessam a internet pela noite, ae ficam me pedindo desconto pq só usam a noite, bem ae vai para os expert em MK.
    Uso hotspot e será que da para fazer um script parecido com o de p2p, onde o sheduler liberava o sinal as 18:00 e as 6:00 bloqueava?
    Teria como fazer este tipo de plano??

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    Bem amigos under, tenho muitos clientes que trabalham o dia todo e só acessam a internet pela noite, ae ficam me pedindo desconto pq só usam a noite, bem ae vai para os expert em MK.
    Uso hotspot e será que da para fazer um script parecido com o de p2p, onde o sheduler liberava o sinal as 18:00 e as 6:00 bloqueava?
    Teria como fazer este tipo de plano??
    Amigo coisa simples:

    SCRIPT PARA DESABILITAR O CLIENTE:
    /ip hotspot user disable cibele

    SCRIPT PARA HABILITAR O CLIENTE:
    /ip hotspot user enable cibele

    Lembrando que o nome "cibele" é o nome do cliente espertinho que você deseja habilitar e desabilitar. O resto é só criar a scheduler para habilitar e desabilitar o cliente na hora que você deseja.
    Última edição por catvbrasil; 16-03-2009 às 20:06.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Você vai cobrar mais barato por esse plano, se a moda pega você vai ter prejuízo.

  4. #4

    Padrão

    mas david, posso usar o scheduler do p2p e apenas modificar?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    mas david, posso usar o scheduler do p2p e apenas modificar?
    pode sim!!

    Veja o exemplo:

    add name="desabilita_clientes" on-event=desabilita_clientes \
    start-date=jan/01/1970 start-time=06:00:00 interval=1d comment="" \
    disabled=no

    add name="habilita_clientes" on-event=habilita_clientes \
    start-date=jan/01/1970 start-time=18:00:00 interval=1d comment="" \
    disabled=no


    Desta forma desabilitamos todos os clientes as 6am e habilitamos as 18hs.

  6. #6

    Padrão

    Bom, em minha rede não aceitaria a proposta, como o Magal disse pode ser um problema, e no fim de semana?

    Analize que nenhuma prestadora de serviços aceita uma proposta dessas, imagine pagar menos por que não usa o telefone, pagar menos por que usa pouca luz elétrica,pagar menos a taxa de condôminio por que usa menos água, será que se você usar menos link você terá um desconto também?

    Aceita isso não brother...diz isso pra ele...seus custos não caem em nada em você utilizar mais ou menos a sua conexão, fora que em uma noite ele pode utilizar mais do que clientes que passam o dia inteiro............ fazendo downloads por exemplo.

  7. #7

    Padrão firewall...

    eu prefiro criar uma classe de ips para esses clientes e coloco uma regra no firewall dropando esses clientes de segunda a sexta e liberando nos fins de semana...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    eu prefiro criar uma classe de ips para esses clientes e coloco uma regra no firewall dropando esses clientes de segunda a sexta e liberando nos fins de semana...
    Uma outra forma é criando algumas simple queues de acordo com o horário e o dia da semana, mas acredito que desta forma poderia ser melhor (scripts), porque dropando o cliente, nem a tela de login abrirá para o cliente (claro, dependendo de como a regra é feita).

  9. #9

    Padrão

    Concordo com o amigo Roberto, as vezes o que o cliente nao usa a tarde ele recompensa a noite

    Mais é sempre bom saber sobre novas regras....!!!

  10. #10

    Padrão

    Parceiro

    Aproveitando o assunto, eu gostaria de implantar algo assim para testes aqui no provedor, porem trabalhamos com radius, e teria como fazer um script para que o cron do servidor radius o executasse em determinado horario para desabilitar os clientes com esta caracteristica de plano night, pois com o servidor radius a verificação se o cliente pode se conectar naquele horario ou nao é feita apenas no momento que ele loga.

    Agradeço desde ja



    Marcelo

  11. #11

    Padrão

    Faço com o hotspot, crio um profile com session timeout e com uma adversiment, assim o cara só cai na pag de aviso informando o ocorrido. Confere?

  12. #12

    Padrão

    Bem magal, não postei antes pq chove muito ak em Teresina, e minhas torres queimaram muitos aparelhos, muitos raios e quedas de energia fortes, prejuizo vai alto ak, pois bem, e assim, o plano night é para pessoas acessarem somente a noite com banda max de 150kbps e isso mesmo que mencionaram acima, esta mesma regra teria como colocar de seg a sex e sab e dom dia todo, digo isso pq vi em uma cidade q andei.
    Outra coisa pretendo cobrar por este plano 40,00, creio que deva ser um valor bom menos que isso não dá, pois vendo 128k por 40,00, 256k por 50,00 e 512k por 80,00 ae queria inplanta este mas com 150k.

  13. #13

    Padrão

    Com scripts e schedulers amigo dá para você fazer tudo isto ae. Tipo o de domingo o dia todo: você faz um script que será executado a cada 7 dias.

  14. #14

    Padrão

    Aqui eu simplesmente criei uma pool com uma faixa de ips destinados ao plano noite, e dentro do firewall eu coloco uma regra com time bloqueando os pacotes dessa faixa de segunda a sexta das 6 da manhã até as 6 da noite, ou sejá o cliente só funciona a noite e no final de semana ele é liberado, até.

  15. #15

    Padrão

    the walk vc poderia compratilhar como fazer pois n sei se da p minha nescessidade pois uso hotspot com dhcp automatico

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    the walk vc poderia compratilhar como fazer pois n sei se da p minha nescessidade pois uso hotspot com dhcp automatico
    Cara aqui eu uso PPPoE, não sei como é ai a configuração do seu hotspot, porem a coisa é bem simples, vamos dizer que no seu hotspot você utiliza a faixa de ips 192.168.0.0./24, então para os clientes que vão ficar com internet só pra noite você cria outra faixa, ex: 192.168.10.0/24, e no firewall você coloca a seguinte regra:

    Código :
    ip firewall filter add src-address=192.168.10.0/24 time=6h-18h,mon,tue,wed,thu,fri action=drop

    E pronto, podem haver outras formas melhores de fazer isso, porem eu faço assim e funciona 100%, até.

  17. #17

    Padrão

    tudo bem mas no caso, crio uma faixa de ip diferente no pool mas sem dhcp ativado né?

  18. #18

    Padrão

    Cara, para evitar que outros clientes migrem para esse plano e vc tenha prejuízos no plano light vc poderia liberar somente navegação (porta 80 e msn) e manter a velocidade de 128k outros clientes podem questionar mais velocidade pelo mesmo preço (ainda que num periodo de tempo limitado). Poderia ter dores de cabeça.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    tudo bem mas no caso, crio uma faixa de ip diferente no pool mas sem dhcp ativado né?
    Não... é só você configurar o dhcp pra dar ip nessa faixa apenas pro pessoal do plano noite, você pode limitar isso usando o mac do cliente por exemplo, ai se o cliente tem o mac X, esse mac X vai pegar um ip na faixa do plano noite, nunca usei hotspot então não poderia nem lhe dizer como você vai fazer na configuração dele, alguem com mais experiência em hotspot pode te dar uma ajuda nesse sentido, até, espero ter ajudado.

  20. #20

    Padrão

    bem ae vai uma luz, obrigado a vcs que explicaram o lado positivo e negativo, vou fazer testes ak..