+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para montar ISP

    Olá pessoal, não sei se estou na categoria certa para postar mais vamus lá, estou verificando a possibilidade de montar um provedor wireless aqui no meu bairro, já fiz alguns testes e estou coletando informações sobre tudo que vou precisar pra não fazer nada de errado e ficar um bom ISP. Me surgiu uma dúvida aqui e acho que vcs vão poder me ajudar e muito, é o seguinte:

    Andei verificando uma possibilidade de fazer com que os clientes de minha rede não se enxerguem, igualzinho como acontece nos provedores normais, tipo só conseguem enxergar a internet, dei uma pesquisada sobre o assunto e ví que isso é possivel pq os provedores disponibilizam o ip com a máscara de rede 255.255.255.255, assim eles não vão se enxergar na rede, só conseguiram ver a internet, e essa é a idéia do meu ISP.

    Tentei fazer alguns testes aqui em casa, testes simples mesmo, utilizei um roteador DI-524G que tem DHCP embutido e tentei fazer ele fornecer endereços ip com máscara de rede 255.255.255.255, não obtive sucesso, oque acontecia é que os computadores da minha pequena rede não conseguiam pegar ip com essa máscara, logo depois tentei atribuir o endereço manualmente (IP FIXO), tbm não deu certo, o windows não deixou atribuir ip usando uma máscara de ip 255.255.255.255, na minha última tentativa até o momento tentei fazer um servidor DHCP no windows server 2000, tbm não deu certo...

    Bom e é aí que preciso da ajuda de vcs, gostaria de saber como faço para que os clientes de minha rede peguem ip's com máscara de 255.255.255.255, assim como nos provedores mesmo, pretendo usar pppoe na minha rede do ISP, tipo, gostaria de saber como funciona o processo, tenho que fazer eles peguar um número ip com máscara de rede 255.255.255.255 ?, depois fazer eles discarem para o servidor pppoe ? é isso, por favor se puderem me ajudar ficarei muito grato...

    Desculpem pelo longo texto...fico no agurado e desde já agradeço muito...

    Att,
    Wellington.

  2. #2

    Padrão

    Amigo não há como atribuir mascara .255 o que o pessoal usa é .254

    Pesquise sobre subredes, entenda o conceito de endereçamento ip primeiramente.

    Mas já te adianto uma coisa, isso ai não bloqueia o acesso a outros clientes, o bloqueio é feito pelo AP existe uma opção lá, normalmente chamada de Block Relay.


    Pesquise mais um pouco antes de começar esse negocio você ainda está despreparado.

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Agradeço a sua atenção e conselhos, bom endereçamento ip já até tenho uma boa base, essa matéria cai muito na hora do exame MCDST, até por isso mesmo achei meio estranho esse negócio, mais o interessante é que na minha casa tenho speedy e quando me conecto aparece o meu ip com a máscara de sub-rede 255.255.255.255, isso tbm acontece na internet discada...aí fui na internet e dei uma pesquisada sobre o assunto e muitas pessoas usam esse tipo de máscra, más pelo que vc me disse essa informação na parece ser "verdade". Você saberia me explicar pq tenho essa máscara tanto na internet discada como no speedy, se vc ou alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

    Obrigado...e fico no aguardo de novas respostas.
    Até pessoal

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Quando se usa PPP a mascara pode ser /32. Por isso acontece isso na sua casa. O que o amigo esta te explicando como se comporta uma rede normal, não host que iram se comunicar diretamente ao servidor e este será o nó da rede (virtual). Afinal o que você quer fazer?

  5. #5

    Padrão

    Faz as subredes com máscara /30 (255.255.255.252), bloqueia o NetBIOS, ativa o block relay no AP se tiver.

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Faz as subredes com máscara /30 (255.255.255.252), bloqueia o NetBIOS, ativa o block relay no AP se tiver.
    Desmarca default forward no mikrotik

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Quando se usa PPP a mascara pode ser /32. Por isso acontece isso na sua casa. O que o amigo esta te explicando como se comporta uma rede normal, não host que iram se comunicar diretamente ao servidor e este será o nó da rede (virtual). Afinal o que você quer fazer?
    Agradeço a todos pelas respostas, bom oque estou pensando em fazer é o seguinte:
    Fazer um provedor wireless aqui no meu bairro, só que gostaria que os clientes usassem PPPoE ou Radius para se autenticar na rede, não sei qual dos dois é melhor.
    No caso de usar PPPoE gostaria de saber quais configurações faço nos clientes, é só confiurar um ip na faixa de ip's do PPPoE server ?, assim quando eu "discar" para meu servidor ele atenderá o pedido ?... se puderem me ajudar ficarei muito grato...Abraços.

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Cara, você deve estudar pelo menos um pouco sobre o que é rede... Ou contratar profissionais para lhe auxiliar. Acaba saindo mais barato e tendo menos dor de cabeça.
    Respondendo a sua pergunta, Radius e pppoe não têm nada haver uma coisa com outra.
    Leia e apos post suas duvidas.

  9. #9

    Padrão

    Cuidado pra não virar celebridade também!

    O DIA Online - Polícia estoura central clandestina de distribuição de sinal de internet em São Gonçalo


    Jornal Correio do Brasil - Fechada central clandestina de internet em São Gonçalo

    PM descobre central clandestina de telefonia e internet - O Globo Online

    JB Online :: TR- Draco estoura central clandestina de internet em São Gonçalo - 16/01/2008

    Revelia Notícias - Cresce ilegalidade na internet via rádio

    http://www.apriori.com.br/cgi/for/in...nal-t8746.html




    Mas caso queira trabalhar honestamente e legalmente procure uma consultoria para ter SCM
    Contrate um link dedidado
    Procure ter qualificação profissional

    Caso isso tudo fiquei muito caro ou está fora do orçamento é ainda mais simples

    procure uma atividade legal para fazer...

    O cerco está se fechando para essas atividades clandestinas e ilegais.

    ( GRAÇAS A DEUS )
    Última edição por Michael; 12-03-2009 às 09:21.

  10. #10

    Smile

    Citação Postado originalmente por willewell Ver Post
    Agradeço a todos pelas respostas, bom oque estou pensando em fazer é o seguinte:
    Fazer um provedor wireless aqui no meu bairro, só que gostaria que os clientes usassem PPPoE ou Radius para se autenticar na rede, não sei qual dos dois é melhor.
    No caso de usar PPPoE gostaria de saber quais configurações faço nos clientes, é só confiurar um ip na faixa de ip's do PPPoE server ?, assim quando eu "discar" para meu servidor ele atenderá o pedido ?... se puderem me ajudar ficarei muito grato...Abraços.
    De uma olhada nesse link: https://under-linux.org/forums/search.php

  11. #11

    Padrão

    Sim, bom mais vai ser tudo legalizado mesmo, como já disse no ínicio do tópico estou vendo todas as possibilidades pra não fazer nenhum tipo de cagada... quanto a qualificação já possuo algumas, mais todas elas não entram na área de linux, (CCNA, MCP, MCDST), exatamente por isso que vim a este fórum de linux para poder verificar as possibilidade de utilizar o linux em alguns de meus servidores.
    Apesar de ter 20 anos já trabalho com redes desde os 15 anos de idade, só que é como eu disse não tenho muita expreriência com linux... Estudo informática por puro prazer mesmo, pra vc ter uma idéia esse provedor funcionaria de uma forma em que os usuários não precisariam pagar, esse atividade já é muito legal pra mim fazer... más mesmo assim obrigado pelo aviso... más pode ficar sussegado não vou virar noticia, pelo menos não desse tipo que vc mostrou... mais de uma forma positiva....

    PS: Se alguém ficou encomodado em responder a minha dúvida, me desculpe, mais se for pra responder as coisas dessa maneira é melhor não responder, não estou aqui pra brincar, e acredito que vcs tbm não, então por favor dá próxima vez, pense duas veses antes de me dar essa resposta.

    Abraço a todos.
    Última edição por willewell; 12-03-2009 às 18:41.