+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quanto Controlar?

    Amigos tudo bem? Seguinte, minha duvida é...

    ...quanto deixar de banda em um link de 2mb/2mb para os serviços . . .

    DNS1 e 2 Recursivo e autoritativo
    Email com 600 Clientes
    ftp/Web com pagina simples e serviço ftp moderado
    proxy com paginas bloqueadas, usando apenas para acessar sites da receita..

    Lembrando que tenho que deixar o menor possivel atualment faço assim

    DNS1 e 2 -> 128k/128k
    EMAIL -> 512k/512
    WEB/FTP -> 256k/256k
    PROXY -> 512k/512k

    O que acham?

    Lembrando que nao posso liberar banda TODA tenho que deixar o "menor" possivel..
    Agradeço...

  2. #2

    Padrão

    Olá Thiago vc pode fazer isso ai bem customizado para sua aplicação, pode fazer por exemplo o controle de banda com prioridade de pacotes aqui na propria lista tem alguns topicos interessantes de uma olhada em alguns:

    Controle de banda com htb e prioridades de banda

    tem tambem do cbq:

    #LinuxOld - Prodigy Linux! - Controle de banda utilizando CBQ

    acredito que por priorização seja melhor que definir a banda fixa!


    Espero ter ajudado!

    Mc@dori!

  3. #3

    Padrão

    Pelo que pude ver, sao controles por iptables nos meus servidores linux correto?

    porem eu gostaria de saber algo interessante para o MK, por ex,

    nao sei quanto um DNS costuma consumir de banda, entende?

  4. #4

    Padrão

    A sim vc irá fazer no próprio MK então vou te mandar alguns grphs gerados no mrtg do consumo de banda de um dns é bem pouco que consome mas da uma analizada:

    Dns primário: master
    In 21.8 kb/s (0.2%) 4168.0 b/s (0.0%) 5632.0 b/s (0.1%)
    Out 35.8 kb/s (0.4%) 4416.0 b/s (0.0%) 5448.0 b/s (0.1%)

    Dns secundario: slave
    In 5120.0 b/s (0.1%) 464.0 b/s (0.0%) 864.0 b/s (0.0%)
    Out 31.9 kb/s (0.3%) 536.0 b/s (0.0%) 1024.0 b/s (0.0%)

    acredito q deves priorizar mais o proxy os emails tmbm nao ocupam mta banda.

    Espero ter ajudado!

    Mc@dori!

  5. #5

    Padrão

    Valw mcadora, pelo que vi um banda de 128K para os dns, esta mais que o suficiente.

    Agora voce falou que os emails nao ocupam muito....

    Tenho hoje no meu servidor de email mais de 600 contas, coloquei 256/256 e ficou muito lento.

    Sera que faltou algo para eu fazer? para "melhorar" o rendimento> pois tive que por 768/768 =/

    Outra coisa... por acaso vc teria uma regra firewall para o MK barrando qq requisição para o servidor de e-mail? tipo.. deixa-lo mais "seguro"

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Pelo que pude ver, sao controles por iptables nos meus servidores linux correto?

    porem eu gostaria de saber algo interessante para o MK, por ex,

    nao sei quanto um DNS costuma consumir de banda, entende?
    Parceiro,

    Acho q com o DNS sua preocupação tem q ser outra, ou seja, somente a liberação do mesmo para sua rede.
    O consumo dele é muito baixo, mas vamos supor que vc limite ele nesses 128k, e em determinado horario, vc tenha um gargalo de 200k nas consultas a esse servidor...
    Por poucos "k's", vc vai deixar sua rede lenta para as consultas, seus clientes podem até estar com link sobrando e vc tbm ter link de sobra no momento, mas os nomes teriam uma certa demora na consulta, sacou? no meu entendimento é algo desnecessario o controle de banda no serv. dns.
    Em relação aos outros serviços, acho q a galera precisa de mais informações sobre o uso. tipo:
    Isso é uma intranet empresarial? É para provedor de Internet?
    Em relação aos emails, hj em dia hospedagem é muito barato, com isso libera mais seu link (o que é muito caro), além de parte de infraestrutura q vc tem q ter para manter um servidor de email confiável.
    Migrando suas contas de email para uma empresa confiavel de hospedagem, , vc pode somente se preocupar com o teu consumo de proxy e web, o q pelo q vc disse q consta nesses servidores, web somente pagina simples / ftp moderado e proxy somente liberaçao para a receita, eu somente limitaria a porta ftp em 1mb, o restante nao limitaria.

  7. #7

    Padrão

    Thiago acredito q deve haver algum erro de conf no teu server de email para ele estar consumindo tanto assim eu tenho 2mil contas de email no meu server e dedico praticamente a mesma banda que vc dedicou na sua segunda tentativa e ele funciona perfeitamente e as vezes até acho q ele tem muita banda claro que controlo isso no meu server com ipfw mas mesmo assim a banda e essa! tenta gerar graficos no teu server de email tenho graficos diarios de utilizacao de banda dele!

    sobre as regras da uma olhada se te ajuda:

    Mikrotik - UnderLinux Wiki

  8. #8

    Padrão

    Entendo.. valw galera pelas dicas e ajudas..

    Vou fazer assim..

    DNS -> ilimitado.

    Email > 512/512

    Agora me ajudem POR FAVOR nisso rsrs...

    Estou tendo que reiniciar o MK a cada 2 ou 3 horas... meus clientes param de navegar, dai tenho que reiniciar e td volta ao normal.. oq pode ser?
    uso o MK 3.20 em um celeron 1.8 64bit, 160hd, 1gb memoria.. sem webproxy...

    vlw

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Entendo.. valw galera pelas dicas e ajudas..

    Vou fazer assim..

    DNS -> ilimitado.

    Email > 512/512

    Agora me ajudem POR FAVOR nisso rsrs...

    Estou tendo que reiniciar o MK a cada 2 ou 3 horas... meus clientes param de navegar, dai tenho que reiniciar e td volta ao normal.. oq pode ser?
    uso o MK 3.20 em um celeron 1.8 64bit, 160hd, 1gb memoria.. sem webproxy...

    vlw
    Sai fora dessa versão, ele é cheia de bugs, aqui tbm eu tinha de reiniciar toda hora, ai eu coloquei a 3.22, mais as vezes reinicia sozinho mais funciona, ou então usa a 3.13 q é a q o pessoal fala q não da problemas.

  10. #10

    Padrão

    Entao essa 3.20 é a que tem bugs??

    Agora me diz, a 3.22 ta melhor mesmo?