+ Responder ao Tópico

1. melhorando minhas palavras: o PPPoe é mais exigente quanto a qualidade do sinal em Db que o cliente está no momento, se o cliente estiver com sinal ruim o PPPoE não vai.

2. Ok Alcima, vivendo e aprendendo, so me explica o que significa esse ip na imagem anexa pra eu ficar realmente endendo o que voce explicou?. Como se vê quando voce cria uma conexao pppoe no cliente é atribuido pelo servidor a essa conexao um endereço IP.
    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem_pppoe.JPG
Visualizações:	112
Tamanho: 	14,0 KB
ID:      	3802  

3. O problema do PPPoE é que a conexão as vezes cai e voce nao percebe ate aparecer a mensagem de erro ao carregar a pagina, e as vezes a subta desconexão.

Usar IP fixo traz a vantagem de conexao fixa e menos exigente quanto a sinal.

4. Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Pessoal,

trabalho a 4 anos com hotspot e já pensei em mudar para pppoe, mas sinceramente o que me preocupa é simplismente o fato da comunicação em pppoe não acontecer a nível de protocolo tcp/ip, afinal sabemos que tcp/ip revolucionou a comunicação e tornou possível grandes redes pelas suas características peculiares, uma delas é a forma em que são tratados os pacotes quanto a perda e o reenvio. Imagino que os maiores problemas com o pppoe estão realmente relacionados com essa comunicação a "nivel de camada 2" como dizem. Uma analogia que sempre faço com o pppoe é comparando-o ao WDS, é altamente perceptível como o sistema de rotas funciona melhor em uma rede que o uso de WDS, justamente pelo fato da comunicação ocorrer ao nível de protocolo tcp/ip.

A maior falha do hotspot é com relação a segurança, apesar de ele ter várias alternativas para constrager o acesso não autorizado, o fato de ser hotspot já é uma dica a quem quer querbrar essa segurança.

O que pode ser implementado como forma de constrager o acesso não autorizado no hotspot:

1-Criar perfil com 01 usuário por mac;
    2-Limitar o número de conexões simultãneas a 1 por cliente;
    3-Colocar no cliente um ip fora da sua faixa de rede e em faixas diferentes nos clientes;
    4-Cadastrar o mac do usuário
    5-Usar o ip-binding para específicar qual o ip configurado no cliente deverá responder ao seu sistema;

Bem, com tudo isso, o invasor poderá simplesmente clonar o mac e o ip e se o cliente estiver logado no seu sistema ele navega sem a necessidade nem de se autenticar, no entanto tanto a conexão dele quanto a do seu cliente ficam horríveis, e para mim isso não chega a ser um problema, que também pode ser resolvido com o uso de wap2;

O que realmente representa um problema em minha forma de pensar, referente a segurança do sistema hotspot é que o invasor normalmente sabe a senha, o ip e o mac a ser clonado, de forma que ele aproveita os momentos que o usuário não está online para fazer uso da internet;

Usar um banco de dados radius para autenticar os usuários se mostra bastante eficaz, principalente quando se tem uma espécie de central do assinante, porque faz com o que o usuário tenha mais cuidado com a sua senha, uma vez que de posse dela poderá também consultar seu extrato financeiro com o provedor e alterar seus dados pessoais.
    Gostei muito da sua explanação sobre o Hotespot, e aproveitando, teria como vc mostrar uma exemplo pratico de se criar uma sub rede no hotspot, pois não encontro nada a respeito, peço desculpa se minha procura não foi eficaz, mais procurei e não encontrei!

5. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Gostei muito da sua explanação sobre o Hotespot, e aproveitando, teria como vc mostrar uma exemplo pratico de se criar uma sub rede no hotspot, pois não encontro nada a respeito, peço desculpa se minha procura não foi eficaz, mais procurei e não encontrei!
    Na verdade não é criar sub rede, é que o hotspot utiliza uma espécie de nat-one-to-one que traduz o endereço colocado no cliente em um endereço válido na sua rede, e com o ip-binding temos comos especificar qual é esse endereço de forma a constrager os clonadores que teriam que advinhá-lo, e como ele pode estar em qualquer faixa, fica mais difícil ainda

Tópicos Similares

1. PPPoE-HOTSPOT
    Por alancp no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 09-05-2008, 12:49
  2. lentidao servidor pppoe /hotspot
    Por gfox007 no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 06-01-2008, 23:51
  3. Help servidor pppoe / hotspot
    Por gfox007 no fórum Redes
    Respostas: 2