Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Eu sempre falo que existe aplicação para o trator da Caterpillar, para uma F1 e para a BMW 760. Quem precisa de um não vai usar o outro. O trator da Caterpillar não é melhor ou pior que a BMW 760, são feitos para aplicações diferentes.
    O mesmo vale para os tipos de equipamentos Wireless. O Mesh é voltado para aplicações aonde o principal seja garantir melhor uso da banda, QoS, redundância e banda na rede, mas custa mais caro por Mbps que as soluções de ponto multiponto sem sincronismo.
    O Mesh não é concorrente dos equipamentos ponto-multiponto tradicionais, pois são feitos para aplicações diferentes.

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    As limitações são muito mais de redes Wi-Fi do que do Skypilot. O que um sistema mesh como o Skypilot se propõe a tentar estabelecer "fair-share" dos recursos de rádio, evitando o grande problema de Wi-Fi Mesh que é dos usuários mais próximos do uplink (menos hops de rádio) sugarem toda a banda e dos outros ficarem sem nada. É conhecido na tecnologia mesh que a performance diminui por 2 a cada hop... um sistema desses *tenta* fazer com que o usuário a 8 hops de rádio de distância tenha a mesma chance de competir pela banda que um ligado direto, e não uma chance 256 vezes inferior.

    A questão é se o custo/benefício compensa... eu tenho a sensação que não, que investir na criação de células menores (menor raio, menor ângulo de cobertura ou ambos) ou no uso de protocolos de polling (como o nstream para ponto-multiponto) gera mais Mbps/R$. Business cases porém dependem de um grande número de fatores, e pode ser que em alguma combinação deles as redes mesh atendam.

  2. #22

    Padrão

    Oi Adriano,

    Em que cidade vc tem instalado esses equipamentos SkyPilot?

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    ola galera, só para nivel de informação, atualmente trabalhamos com skypilot em nosso provedor, porem ja estamos trocando o mesmo, o motivo?? varios, mas vou citar alguns: Preço, o custo do equipamento é muito alto tendo em vista que a banda efetiva de cada equiapmento é de 10 megas, e não de 20megas como o pessoal diz, hj em dia com mk se faz um ptp com melhor qualidade.
    Aki possuimos 1 skygateway dual band e 2 skyconector dual band, ou seja, recebbem 5.8 e transmitem 2.4, a parte 5.8 do equiapmento até q funciona + ou - se nao fosse pela latencia que vai de 3ms a 20ms no ptp, porem o 2.4 é bem limitado, qdo chega a uns 25 clientes simultaneo, putz, esquece fica horrivel.
    Acredito que isso ajude qdo forem tomar alguma decisão, qq duvida postem ai q respondo.

  3. #23

    Padrão

    A linha Motorola Canopy é uma solução de última milha para provedores de internet e empresas que necessitam fazer comunicação entre dois ou mais pontos. Homologado pela ANATEL o sistema Canopy oferece soluções ponto-a-ponto e ponto-multiponto através de um sistema proprietário da Motorola que utiliza tecnologia TDMA onde os rádios são sincronizados por GPS via satélite com todos os protocolos de segurança e encriptação DES e AES.

    caso vc precise faremos o estudo de viabilidade tecnica sem custos, temos todos o Radios PTP com os menores preços de mercado.

    Alexandre Novakoski
    011 5182 8800
    [email protected]
    STOCK TOTAL, Rádio,Radiocomunicação,Radio De Comunicação,Radio Motorola,Telecomunicações,Serviços De Radiocomunicação,Antena,Comunicação,Wireless,Bateria Para Rádio,Sinalizador,Sirene,Carregador De Bateria,Canopy,Radio,Radios,Revenda Premium Motorola

  4. #24

    Padrão

    Alguém de vocês tem alguma experiência com o mesh do mikrotik?

  5. #25
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Alguém de vocês tem alguma experiência com o mesh do mikrotik?
    Tbm tenho essa duvida quanto a desempenho no MK

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Tbm tenho essa duvida quanto a desempenho no MK
    A grande questão de desempenho de mesh não é no MK, e de fazer mesh com Wi-Fi... a performance cai pela metade a cada hop. Assim, você precisa tentar otimizar o projeto da seguinte forma:

    1) Diminuir o número de hops
    2) Aumentar a performance das interligações: tudo trabalhando em 48/54 Mbps com CCQ alto em um canal diferente do usado para os acessos
    3) Prover no máximo a velocidade que é conseguida no caminho mais longo
    4) Configurar "fairness" de compartilhamento de banda para que os usuários ativos em nós mais próximos não saturem os canais em detrimento dos que estão em nós mais distantes

    Um bom projeto de mesh com o pior equipamento será melhor que um projeto ruim de mesh com o melhor equipamento que você puder comprar.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    A grande questão de desempenho de mesh não é no MK, e de fazer mesh com Wi-Fi... a performance cai pela metade a cada hop. Assim, você precisa tentar otimizar o projeto da seguinte forma:

    1) Diminuir o número de hops
    2) Aumentar a performance das interligações: tudo trabalhando em 48/54 Mbps com CCQ alto em um canal diferente do usado para os acessos
    3) Prover no máximo a velocidade que é conseguida no caminho mais longo
    4) Configurar "fairness" de compartilhamento de banda para que os usuários ativos em nós mais próximos não saturem os canais em detrimento dos que estão em nós mais distantes

    Um bom projeto de mesh com o pior equipamento será melhor que um projeto ruim de mesh com o melhor equipamento que você puder comprar.
    É Rubensk, a coisa parece que é mais complicada. Mas o primeiro ponto eu já tinha pensado nisso. Não sei se voce acompanhou aquela apresentação do Gi-link mesh, que até acenou com a possível integração com MK. Virou em nada. Mas eles diziam que até 15 saltos era aceitável. Mas eu, mesmo sem a experiencia, achei muito. O quarto ponto, eles explicaram que o firmware deles fazia exatamente isso.
    O firmware deles permite ter vários gateways espalhados pela área de cobertura. E é esta a dúvida que tenho com relação ao MK. Ele vai permitir esta pulverização de saídas? Este parece que é o grande trunfo da Gi-link e também da Meraki. Ter vários links espalhados na área. Na configuração dos rádios, voce vai determinando quem é gateway, e todos convivem pacificamente sempre procurando o caminho não necessariamente o mais curto, mas o mais livre.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O firmware deles permite ter vários gateways espalhados pela área de cobertura. E é esta a dúvida que tenho com relação ao MK. Ele vai permitir esta pulverização de saídas? Este parece que é o grande trunfo da Gi-link e também da Meraki. Ter vários links espalhados na área. Na configuração dos rádios, voce vai determinando quem é gateway, e todos convivem pacificamente sempre procurando o caminho não necessariamente o mais curto, mas o mais livre.
    Esse é um feature útil para aqueles prestadores com vários ADSL, mas quando se compra banda dedicada, quanto mais se condensa as redes de acesso, maior o ganho com sobreassinatura e menor o custo unitário do kbps servido nas pontas.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Esse é um feature útil para aqueles prestadores com vários ADSL, mas quando se compra banda dedicada, quanto mais se condensa as redes de acesso, maior o ganho com sobreassinatura e menor o custo unitário do kbps servido nas pontas.
    Eu tenho 1mega dedicado. Mas o consultor já me avisou sobre upgrade. Vai ser dificil e se sair vai subir muito o preço.
    Daí o meu interesse em vários gateways. Voce percebeu a minha sinistra intenção. Eles vão me obrigar a mesclar adsl a vontade, pelo menos até eles barrarem.

  10. #30

    Padrão Motorola Canopy X SKYPILOT

    Olá!
    Gostaria de abrir discução a respeito Motorola Canopy e Skypilot, para avaliar qual e o mais adquado para a realidade brasileira.

  11. #31

    Padrão

    Olá!
    Gostaria de abrir discução a respeito Motorola Canopy e Skypilot, para avaliar qual e o mais adquado para a realidade brasileira.

  12. #32

    Padrão AFINAL, QUAL LINHA DA MOTOROLA USAR?

    ESTÁ ABERTA A LINHA DE DISCUSSÃO...E DIGO MAIS, ALGUEM PODERIA FALAR SOBRE OS PRODUTOS MOTOROLA Q PODERIA SUBSTITUIR POR EXEMPLOS OS APS E OS ISPS COM PREÇOS ACESSÍVEIS OU PELO MENOS JUSTIFICADOS POR DIFERENCIAL COMO EXEMPLO INTERFERENCIA E CAPACIDADE DE TRANSMISSAO DE DADOS...

  13. #33
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Já vi projetos com Canopy da Motorola de mais de R$100mil esses equipamentos sao otimos o troughput numa rede com 7 repetidoras com mais de 300km de distancia passou de 45mb isso pq possui a licença simples se somente comprar a outra licença isso passa pra 90mb

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por firevoxx Ver Post
    ESTÁ ABERTA A LINHA DE DISCUSSÃO...E DIGO MAIS, ALGUEM PODERIA FALAR SOBRE OS PRODUTOS MOTOROLA Q PODERIA SUBSTITUIR POR EXEMPLOS OS APS E OS ISPS COM PREÇOS ACESSÍVEIS OU PELO MENOS JUSTIFICADOS POR DIFERENCIAL COMO EXEMPLO INTERFERENCIA E CAPACIDADE DE TRANSMISSAO DE DADOS...
    Quando se fala em Motorola, não tem como aliar preço acessivel com a qualidade.
    São todos dedicados, Desde a base até os equipamentos nos clientes.

  15. #35
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Mas então, alguém tem experiencia com os equipamentos da motorola, relatos ou algo do tipo?

  16. #36
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Esse é um feature útil para aqueles prestadores com vários ADSL, mas quando se compra banda dedicada, quanto mais se condensa as redes de acesso, maior o ganho com sobreassinatura e menor o custo unitário do kbps servido nas pontas.
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tenho 1mega dedicado. Mas o consultor já me avisou sobre upgrade. Vai ser dificil e se sair vai subir muito o preço.
    Daí o meu interesse em vários gateways. Voce percebeu a minha sinistra intenção. Eles vão me obrigar a mesclar adsl a vontade, pelo menos até eles barrarem.
    Senhores, desculpe minha ignorancia mas.... ADSL não é ilegal?

    Eu sei que é dificil de concorrer 110% na legalidade, mas, no caso de você ter licensa SCM se te pegarem com ADSL o que acontece? O que que dá?

    Multa, lacram ou só enchem o saco?

  17. #37

    Padrão Skypilot

    Tenho alguns instalados sÃo fera e tenho como fornecer, configurar e dar todo auxilio para o perfeito funcionamento, tenho certificaÇÃo do distribuidor.

    79 88516849

    Citação Postado originalmente por azevedo Ver Post
    olá
    estou montando um provedor de internet e gostaria de saber se tem alguem que ja usa os equipamentos da skypilot no brasil.
    Sobre a homologação os equipamentos sofrem alguma modificação junto a anatel para poderem ser usados no brasil.
    skypilot networks


    http://www.netlinkweb.com/shop/asset...er-sp-9500.jpg

  18. #38

    Padrão Re: Redes Mesh wi-fi da Skypilot

    Alguém sabe sobre esses novos "hotzoneduo" da motorola?
    Fiquei curioso pra saber qual a banda pra cliente,o que promete parece ser bom!

    Motomesh Duo Motorola | Radiocomuicadores Minascontrol

    obrigado

  19. #39

    Padrão Re: Redes Mesh wi-fi da Skypilot

    Existem vários modelos bom da Motorola.
    Os dois são muito bons.
    Mas os radiocomunicadores são melhores!
    http://cdcdigital.com.br

  20. #40

    Padrão Re: Redes Mesh wi-fi da Skypilot

    O grande problema fica em torno do valor que é altissimo.