+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Roteador cisco 2501 com Mikrotik

    Bom dia galera, estou com um problemão...
    Tenho uma LP (par metalico) da telefonica chegando pelo modem deles, e ligando a um roteador cisco 2501 e desse roteador ligo um servidor de mikrotik (x86)... Até ai tudo bem, a telefonica me deu 2 faixas de ips, um ip WAN /30 no qual faço o ponto-a-ponto no roteador com o comando:
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 xxx.xxx.xxx.xxx e coloca o ip da WAN no serial0 e uma faixa /29 no qual coloco na porta ether0 do roteador, assim coloco no mikrotik a rota sendo o ip do roteador do IP LAN /29, até ai tudo bem, faço um nat masquerade no mikrotik e todos os clientes 192.168.0.0/16 navegam de boa. Agora surge um problema preciso colocar ips publicos nos clientes do mikrotik e vou ultilizar o ip lan /29 que a telefonica me deu, mais quando coloco no mikotik no ip adress um ip para servir de gateway para o cliente e coloco um ip publico no cliente usando o ip adicionado no ip address do mikrotik, não funciona, agora se eu criar um bridge no mikrotik e coloca e adicionar as interfaces do meu mikrotik nela inclusive a que vem o link do roteador, ai sim funciona, coloco tanto no gateway do cliente o ip do mikrotik como o ip do roteador na faixa /29 funciona, mais diseram para mim que não precisa fazer bridge para que os ips publicos passem do mikrotik e saiam pelo roteador, é adicionar uma regra no roteador para deixar passar esses ips, agora vem a pergunta, como faço isso no roteador da cisco 2501.
    Olha amigos, estou atraz disso semanas, estou quebrando a cabeça com isso, agradeceria muito quem me ajuda-se.
    Muito Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Amigo bom dia

    Meu conselho é que voce solicite junto a operadora um outro range maior para voce colocar em seus clientes, e depois é só adicionar rota no cisco para a interface que vai acessar o range (o mikrotik), e mantenha este range pequeno /29 para os teus servidores internos,

    Abraços

    Marcelo

  3. #3

    Padrão

    Mais eu vou receber um range, o problema é que não consigo colocar os ips nos servidores nem nos cliente pelo mikrotik sem usar a bridge, o meu problema é, preciso saber como faço para colocar os ips pulbicos como cliente no mikrotik sem usar a ponte, me disseram que tem que cadastrar no roteador da cisco esses ips para dizer para ele que essa faixa de ip vai estar saindo pelo mesmo mac, ou seja se eu tenho o roteador com final 1 o mikrotik com final 2 e meu clientes vao de 4 a 8, e esses clientes estao atraz do roteador, entao eu tenho que colocar uma regra no roteador falando que no ip do final 2 vai estar saindo ips entre 4 e 8. Entende? Mesmo assim valeu.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Cara tu já experimentou fazer isso com Vlan???
    Talvez de certo....Nunca tive esse problema mas é uma dica que talvez de certo.