+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Divisão de rede sem fio

    boa tarde!!!!
    se alguem puder me ajudar fico muito grato..

    estou iniciando agora em linux, e tem uma escola onde moro que tem o linux educacional esta tudo configurado numa rede sem fio... a escola tem 30 maquinas e 3 routers da D-link DI524 e a rede é toda wireless... gostaria de saber se existe a possibilidade de dividir 10 maquinas pra cada ap para deixar a conexão da internet mais rapida, e como posso fazer isso ja que aqui é linux.


    obrigado..

    Julio Natividade

  2. #2

    Padrão

    Sim, é só cadastrar os MACs dos PCs em cada AP que se deseja conectar.

    Esse router é bom ruinzinho hein.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Sim, é só cadastrar os MACs dos PCs em cada AP que se deseja conectar.

    Esse router é bom ruinzinho hein.



    Obrigado!!!!

    agora como faço pra ver as MACs dos pcs

  4. #4

    Padrão

    ifconfig no linux e ipconfig /all no windows.

  5. #5

    Padrão

    consegui cadastrar as MACs nos routers...
    mas não estou consguindo fzer com q as maquinas conectem automaticamente nos devidos routers
    alguem pode me ajudar...
    Obrigado!!

  6. #6

    Padrão

    Amigo, o melhor método é separar por canais, e bem espaçados. Por exemplo:

    Grupo 1 - canal 1

    Grupo 2 - canal 6

    Grupo 3 - canal 11

    Com isso você se livra da dor de cabeça de ter que manter as listas de MAC e poderá rapidamente remanejar máuqinas entre os grupos.

  7. #7

    Padrão

    Obrigado pela dica Laedrus...
    mas mesmo eu criando os grupos como consigo fazer para que cada maquina conecte automaticamente em cada router... sem que eu tenha que escolher em qual grupo ela deve se conectar. Pq toda a vez que ligo o computador tenho que ir na opções de rede sem fio, e escolher em ql rede eu qro acessar...
    Lembrando que eu estou trabalhando com o linux educacional e meus routers é d-link 524
    Obrigado pela ajuda!!!

  8. #8

    Padrão

    Pelo que estou vendo o Linux Educacional é uma "remasterização" do Debian =) com KDE.

    Bom, acredito que qualquer gerenciador de redes (principalmente do KDE) salve as configurações de rede sem fio, ou qualquer outra rede, não há "perfis de rede" ou algo assim? que vc já deixa pré-configurado?

    Bom, faz tempo que não uso KDE, então não sei te ajudar nos detalhes, mas nosso amigo google.com/linux deve te responder que "gerenciador gráfico para rede sem fio" ou "network manager wireless" você pode usar como alternativa, pegando o nome do pacote, vá no synaptic e instale sem dor de cabeça, creio eu.

    Isso se o gerenciador de redes que já vem não fizer, dá uma fuçada

    Senão existem milhões de outros aí que fazem =D é só dar uma procurada.

  9. #9

    Padrão

    Bora lá amigo!
    tens 30 máquinas e 3 routers d-link (arrrgh)

    Divida 10 máquinas por router, e tente fazer com que cada máquina fique mais perto do seu router do que de outro router! Utilize canais diferentes nos AP's, faça com que haja apenas um servidor de dhcp na rede!!

    Para ver os macs utilize a opção "# ifconfig | grep HW" em cada máquina!

    Nos d-links, amarre os macs por ips. e depois vá em cada máquina e mande conectar ao d-link pois elas sozinhas não vão conectar com a nova configuração!

    Identifique quais máquinas conectam em quais AP's, documentação é tudo!

    Se eu pudesse te dar um conselho seria "Evite dor de cabeça, troque seus ap's d-link pelo amor de deus hehehehehe"

    Abraços