+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Profile Mikrotik / FreeRadius

    Boa tarde a todos.

    Configurei um servidor freeradius com mysql e configurei o mikrotik para usar radius.
    Criei um usuario na tabela radcheck e na tabela radreply configurei o atributo Mikrotik-Group = 'profile1' que é o nome do profile que criei.

    Porém me parece que o freeradius não está repassando o profile correto para o Mikrotik, pois o Mikrotik está conectando o usuário e vinculando ele com o profile 'default' do Mikrotik.

    Alguém sabe se tenho que habilitar mais alguma coisa no freeradius ou no mikrotik? Ou se o atributo que tenho que cadastrar na tabela radreply é outro ao invés de Mikrotik-Group?

    Obs.: Baixei o dictionay.mikrotik e descomentei ele no arquivo dictionary.
    Obrigado !

    Gustavo Marcon

  2. #2

    Padrão

    No attribute, use ':='

  3. #3

    Padrão

    aproveitando a carona, pra fazer algum comunicado pro cliente cortado, seria mais fácil e usual fazer usando o profile (no radius) ou usando o advertise (no radius) ?

    sugestões ?


    att.

  4. #4

    Padrão

    Bom,
    Se você estiver usando o radius para enviar o profile para o mikrotik, você deve fazer o adversiment nos attributos do radius. Caso estaja usando o radius com grupos no mikrotik, pode fazer usando o mikrotik mesmo.

  5. #5

    Padrão

    Amigos, usei o := para setar o Mikrotik-Group para o profile que eu gostaria que meu cliente se conectasse. Mas como posso ter certeza que ele não está indo para o default?? Existe algum lugar no mikrotik onde eu vejo em qual profile o usuario está sendo vinculado assim que se conecta?

    Digo isso pois percebi que se eu tirar o local address da configuraçao do profile default meu usuario nao conecta mais, mesmo o Mikrotik-Group dele estando cadastrado como profile1, então acho que ele continua indo pro profile default.

  6. #6

    Padrão

    Olha só,
    Código :
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ('aviso', 'Mikrotik-Rate-Limit', ':=', '64000/48000');

    Depois cadastre um usuário e observe no queues do mikrotik que verá os atributos de velocidade.

  7. #7

    Padrão

    Neste exemplo você determinou que o usuário poderá fazer download até 64k e upload até 48k. É isso?

    Posso configurar isso direto no radreply ao inves de colocar no radgroupreply?
    Porque você chamou o grupo de aviso? Ele emite algum aviso ao usuário?

    Da forma que você mostrou, estamos passando os parametros de velocidade direto do freeradius para o mikrotik sem setar profile para ele. Ele continuará usando o default?

    Desculpe as perguntas, mas é a primeira vez que trabalho com o mikrotik.

  8. #8

    Padrão

    Não é isto meu. Os grupos que serão criados no radius, serão os profiles do mikrotik. Ou seja, não é necessário usar os grupos do mikrotik.

  9. #9

    Padrão

    E você pode enviar avisos também, basta configurar o radgroupreply.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Não é isto meu. Os grupos que serão criados no radius, serão os profiles do mikrotik. Ou seja, não é necessário usar os grupos do mikrotik.
    Hummm.... Agora entendi... hehe.

    Mas veja bem. Qual atributo devo configurar no grupo para que o radius atribua o ip do servidor (gateway) para o cliente.

    Porque o problema que eu estava tendo é que eu tinha configurado na tabela radreply o atributo Mikrotik-Group para o usuario receber o profile1, mas isso aparentemente não estava acontecendo, então eu configurei o Local Address no profile default (pois imaginei que o cliente estava usando este) e o usuário conseguiu conectar. Antes o usuario conectava e em seguida desconectava, pois ele nao recebia o ip do servidor.

  11. #11

    Padrão

    Todos os atributos que voce pode usar está aqui, veja na parte do mikrotik
    http://www.mikrotik.com/documentatio...2.9/dictionary

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Configurei um servidor freeradius com mysql e configurei o mikrotik para usar radius.
    Criei um usuario na tabela radcheck e na tabela radreply configurei o atributo Mikrotik-Group = 'profile1' que é o nome do profile que criei.

    Porém me parece que o freeradius não está repassando o profile correto para o Mikrotik, pois o Mikrotik está conectando o usuário e vinculando ele com o profile 'default' do Mikrotik.

    Alguém sabe se tenho que habilitar mais alguma coisa no freeradius ou no mikrotik? Ou se o atributo que tenho que cadastrar na tabela radreply é outro ao invés de Mikrotik-Group?

    Obs.: Baixei o dictionay.mikrotik e descomentei ele no arquivo dictionary.
    Obrigado !

    Gustavo Marcon
    Eu consegui fazer meu radius comunicar blz com o mk usando o mikrotik-group, segue algumas obs.
    1 - Add ele na tabela radreply = 300k-res (por exemplo)
    2 - Criei profile em hotspot users profile com esse mesmo nome(300k-res),
    3 - Uma diferença q eu fiz foi usar o MAC do cliente pra poder autenticar, ele nem precisa digitar usuario e nem senha ja passa direto e o mk cria uma simple queue com esse profile criado, inclusive consegui setar ate burst para esse profile.

    Espero que te ajude ai...