+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + TekRadius

    OI gente, estava em busca de um servidor radius para Windows visto que nao tenho orçamento para comprar uma nova estação ou mesmo um servidor novo. pois é justamente nessa busca para poder melhorar meu serviço e poder garantir que somente pessoal autorizado vai logar em minha rede (ela é cabeada) assim fiz varias pesquisas e notei que somente tem manuais para freeradius + mikrotik, pois bem acabei que instalei esse servidor radius (TekRadius) e descobri tb que não há muito suporte pra ele aqui no forum, inclusive tem um unico post que o cita, mais logo o usuário é encorajado a usar Freeradius.

    - www.tekradius.com (free tanto para uso comercial quanto pessoal) usa sqlserver (SqlExpress 2005 livre ate 4GB de banco de dados)
    - SQlServer (precisa) nem vou falar do conceito do SqlServer 2005 (um dos melhores que tem na minha opinião.)
    - Windows (eu ja tinha um servidor windows, ai sim a necessidade)

    O que é necessários fazer? antes de mais nada instalar o tekradius o sqlserver 2005 (express edition = Free limitando-se apenas tamnanho de banco e quantidade de memoria ram)


    Apos efetuar a instalação do sql e do tekradius, abrir o tekradius manager. ir diretamente na aba settings, dentro da settings havera mais algumas. vamos para a primeira sub-aba SqlConnection preencher com as informações do servidor sql. marcar a flag encripity password, apos isso seguir ate a proxima sub-aba chamada database tables.

    - nesse passo iremos criar o banco de dados, bastando deixar ou escolher um nome para tal no primeiro campo. em seguida pressionar o botao create database a direita.
    - proximo passo criar as tabelas caso queira mudar nos nomes antes de cria-las basta mudar em seguida pressionando o botao create tables, ou mesmo deixar padrao sem fazer nenhuma alteração e pressionar create tables.
    - Sub-aba Accounting table. eu nem mexi nessa parte, mais server basicamente para associar atributes caso seja criada alguma nova coluna na tabela.
    - Sub-Aba Services paramneters: nessa tela vamos listar e configurar os paramentros. nesse parte deixe o ip da maquina no primeiro campo. automatic na segunda opção e debug na terceira. as proximas abas pode deixar como estao.

    Demais abas. Grupos, Users,Clients. vamos a Aba clientes, adicionar o cliente do Mikrotik :

    NAS = Defaulf, Vendor= ietf, enable = Yes
    pronto, basta confogurar o mikrotik para acessar radius. agora basta adicionar um usuários na aba user e definir a senha usando o atributo user-password.

    agora é testar.

    caso nao consigam fazer funcionar estarei aqui pra ajudar, mais tem de ter certeza que o sql ta conectando com o tekradius. eleme ajudou bastante. pelo menos nao preciso mexer em linux ainda. so quando precisar do cache. e mesmo assim ainda vou pensar em usar SquidNT.

    Estarei as ordens. em breve postarei imagensa, agora to meio que testando o TekRadius e ainda nao sei muia coisa que posso fazer com essa combinação.
    com essa configuração agora poderei fazer o sistema de controle em PHP que sempre quis, mais nunca tive a oportunidade. fui!

  2. #2

    Padrão

    parabens... eu uso mk+freeradius. mas vc ta de parabens mesmo

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão parabéns

    parabens ... ótima iniciativa, qnto mais opções melhor

  4. #4

    Padrão

    o freeradius tem versoes para windows tambem

  5. #5

    Padrão

    ainda ao achei o freeradius para windows, mesmo procurando bastante na internet., caso exista uma versao e alguem tenha gostaria de solicitar aqui. por enquanto me identifiquei bastante com esse tekradius, ate porque sei bastante de SqlServer, pra mim é melhor opção que mysql.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    ai, nao consegui fazer ele funcionar com os tutoriais encontrados aqui. tem algo especifico pra ele..? agrdeço. mais se nao conseguir fazer ele funcionar vo continuar usando o tekradius que é muito bom por sinal.

    -------------------- ////////////EDIT/////////////----------------------
    So para deixar claro, já que em uns dias que deixei aqui o pedido de ajuda e ninguem ajudou, decidi usar o TeKRadius Mesmo, entao já dei inicio ao desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Usuários Básico, ou seja, Interfaces de Cadastro De usuários e de Opções de Sistema. Irei Desenvolver O sistema em cima da plataforma Windows / APACHE 2.2 / Sql Server Express 2005. Em breve Irei Disponibilizar o Sistema para testes porém Quem tiver interesse em testar deve desde já sabe que nao é compativel com freeRadius, mais em contrapartida adianto que o desenvolvimento nesse momento esta no desenho do Banco de dados. dessa forma Adianto o Seguinte ESTA NA MINHA OPINIÃO FICANDO MUITO BOM!. aguardo Cobaias.
    deixar claro que o Uptime do meu servidor windows é bem alto, já esta ha alguns meses online, mesmo sem ser servidor radius. ele era servidor de banco de dados apenas. mais agora vai ter mais essa função.

    estou aguardando ideias inclusive.
    Última edição por kodjalaska; 28-03-2009 às 02:22. Razão: INCLUSAO DE MAIS NOTICIAS.