+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas

    Seguinte,
    Hoje vendo planos de 128k, tenho atendido alguns condominios aqui assim:

    base===>RTL8186 com aprouter em wds +ap====> Clientes e em outros casos
    base===>RTL8186 com aprouter em wds +ap====> RTL8186 com aprouter em wds +ap====> Clientes
    A maioria com anteniha de 2dbi mesmo, original.

    O rtl fica normalmente no condominio, falo rtl pq uso vários, tipo oiwtec, edimax 6204, 7209, Ovislink 5460 e afins.
    A questão é:
    Funciona muito bem, cerca de 10 a 15 clientes em cada, todos estão em bridge, inclusive roda um SV de CS dentro da rede, e tenho vários clientes jogando ao mesmo tempo. Porém tenho ouvido falar muito das NS2, e quero saber se vale a pena trocar esses Rtl por ns2?
    Pq nos condominios eu uso assim pra fornecer a internet totalmente móvel, em dois bairros por exemplo e possível que meu cliente ande tudo até a praia, 2 usam voip wireless, outros usam celulares e sinceramente e o meu diferencial em relação a concorrencia.
    Pra conseguir essa façanha com os rtl eu desativei tudo, mas tudo mesmo, ssh, block relay,protection 802g, os radinhos estão pelados so fazendo wds+ap em bridge.
    O que eu quero saber e se eu trocar tudo por NS2 eu vou ter um cobertura maior?
    A antena interna e de 10dbi ou 15dbi?
    E setorial? ou direcional?
    Qual angulo? 55° 60º?
    Como e o desempenho delas em bridge, sem controle de nada, so wds+ap?
    Muito obrigado pela atenção e pelas respotas.

    ps: Nem citei sobre rbs nos condominios pq e inviável, se for trocar tudo por rb eu compro a Telemar, vai sair mais barato, se os Ns2 não forem melhor gostaria de sujestões, mas sem rb.
    E sinceramente, antes da RB pegar, o fino era PC-AP, quando chegou as RB muita gente esnobou então tenho lido muito sobre nano e tão fazendo igual quando chegaram as RB.

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Realmente é uma façanha o que vc consegue com os RTLs.

    Agora, melhor será usando NS2.

    Setorial de 10dbi, 60 graus e Tx power 26dbm.

    Abs.
    Última edição por Magal; 29-03-2009 às 01:43.

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado pela resposta.
    Sobre os rtl, puxa, vc não sabe o quanto de horas eu tive pra fazer o primeiro, depois foi so alegria. Acho que o segredo ta no preamble, quando colocava em long, putz a latência subia demais, ai esperimentei short, ai fiz festa. agora vai chegando e desativo tudo e coloco short e 16mw, ai e so festa.
    Vou comprar umas 3 NS2 então pra trocar!