Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por PEdroArthurJEdi Ver Post
    Ei cara, não esqueci de sua resposta, mas é que ando um pouco ocupado. Mas assim que estiver mais disponível, volto pra te ajudar, beleza? Esse sábado dou uma olhada a fundo no seu diagrama e lhe passo uma possível configuração, pode ser?

    Abraço!
    Obrigado Brother! Muito agradecido.

  2. #22

    Padrão

    Rapaz, seu cenário é meio confuso.

    Por exemplo, se a rede de usuários está na mesma rede do roteador embratel, por que há um servidor entre eles? Os hosts depois do roteador embratel, estão em que faixa de endereços?

    Você está utilizando a mesma faixa de endereços em muitos lugares, e isso realmente está deixando as coisas dificeis de entender. Talvez o problema até seja esse. Tente fazer um diagrama no software Dia. Ele possui esquemas próprio para redes. Ai você pode mostrar a topologia física. Fica bem mais fácil.

  3. #23

    Padrão

    Olá,

    Tem o Microsoft Visio também para montra diagrama da rede.

    Eu fiz esse diagrama com o que eu entendi, não sei se está certo.
    http://img13.imageshack.us/img13/9579/42336752.jpg

    É isso, espero que ajude a resolver a sua dúvida.

  4. #24

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por kairok Ver Post
    Olá,

    Tem o Microsoft Visio também para montra diagrama da rede.

    Eu fiz esse diagrama com o que eu entendi, não sei se está certo.
    http://img13.imageshack.us/img13/9579/42336752.jpg

    É isso, espero que ajude a resolver a sua dúvida.

    É isso aí mesmo!

  5. #25

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por PEdroArthurJEdi Ver Post
    Rapaz, seu cenário é meio confuso.

    Por exemplo, se a rede de usuários está na mesma rede do roteador embratel, por que há um servidor entre eles? Os hosts depois do roteador embratel, estão em que faixa de endereços?

    Você está utilizando a mesma faixa de endereços em muitos lugares, e isso realmente está deixando as coisas dificeis de entender. Talvez o problema até seja esse. Tente fazer um diagrama no software Dia. Ele possui esquemas próprio para redes. Ai você pode mostrar a topologia física. Fica bem mais fácil.
    Terá que haver o servidor, por causa da inserção do link da velox. Assim poderei definir quais máquinas tem acesso completo a internet sem squid, e quais passarão com squid transparente, e os demais pacotes vão pela embratel.
    O roteador da embratel faz várias conexões de entrada/saída com outras unidades, sendo diversas faixas de ip: 192.168.1.0/24; 192.168.2.0/24...etc
    O diagrama anterior corresponde ao que quero fazer.

    Obrigado.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kairok Ver Post
    Olá,
    Tem o Microsoft Visio também para montra diagrama da rede.
    Infelizmente o Visio não é software livre...

    Citação Postado originalmente por valdiclei Ver Post
    O diagrama anterior corresponde ao que quero fazer.
    O que você quer fazer já ficou claro... Seria bom agora um diagrama que mostre como sua rede está organizada para que possamos ver como as regras de roteamente devem estar dispostas.

    Como falei antes, você está utilizando a mesma faixa de endereços em diferentes pontos, e isso está as coisas meio confusas. Por exemplo, você está usando a mesma faixa de endereços para sua rede interna e para a comunicação com modem embratel. Esse endereço não deveria estar numa faixa de IPs válidos?

  7. #27

    Padrão

    Infelizmente o Visio não é software livre...
    Por sorte eu ainda faço falculdade e consegui o serial com a instituição, através de uma parceria dela com a Microsft.^^

    Pelo que entendi uma das interfaces do roteador está conectada na rede LAN da empresa, por isso que uma interface do roteador tem um endereço da rede 192.168.10.200, logo imagino que o roteador ta conectado no mesmo switchs que os pcs desta rede.

    O Servidor possui duas placas, uma na rede 192.168.10.0/24 e outra na rede 192.168.254.0/24.

    Como o Valdiclei falou, o roteador é responsável por conectar esta rede LAN com outros setores da empresa (com outros ips de classe c) 192.168.2.0/24, 192.168.3.0/24, etc.

    É isso.

  8. #28

    Talking

    Consegui resolver....

    Coloquei como gw default o 192.168.254.254 (velox)
    e adicionei várias rotas para cada rede que necessitasse me conectar.
    route add -net 192.168.x.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.10.200 etho
    Onde a rede x é a conexão com outras unidades (redes), e aí só foi colocar o script inicial para rodar, e por enquanto está tranquilo.