Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question NanoStation2 como AP será que presta?

    Amigos, estou com uma ideia meio inusitada aqui. Hoje uso PC-AP e estou precisando montar algo rapido e estavel e muito barato.
    Então depois de ler muit sobre os Nano acho que vira.
    Vejam a minha ideia.
    Penso em por 2 Nano com Antena Externa Hyperlink 17dBi e espetar em uma RB 433 e dessa RB fazer o controle dos clientes via porta ethernet.

    E colocar outra Nano 5 para o enlace em 5.8. Ligar na RB 433tb em bridge

    Ou seja as nano não vao fazer nada apenas conectar os clientes e repassar para RB, será que vai prestar?

    Ate pensei em por uma RB433AH pelo maior processamento.

    Aqui vou usar HotSpot.

    O que os colegas do forum acham?

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Amigos, estou com uma ideia meio inusitada aqui. Hoje uso PC-AP e estou precisando montar algo rapido e estavel e muito barato.
    Então depois de ler muit sobre os Nano acho que vira.
    Vejam a minha ideia.
    Penso em por 2 Nano com Antena Externa Hyperlink 17dBi e espetar em uma RB 433 e dessa RB fazer o controle dos clientes via porta ethernet.

    E colocar outra Nano 5 para o enlace em 5.8. Ligar na RB 433tb em bridge

    Ou seja as nano não vao fazer nada apenas conectar os clientes e repassar para RB, será que vai prestar?

    Ate pensei em por uma RB433AH pelo maior processamento.

    Aqui vou usar HotSpot.

    O que os colegas do forum acham?

    Abraços
    Com toda sinceridade do mundo te afirmo com toda certeza que mesmo apesar de ser um equipamento Ubiquiti, ele como AP no final é como qualquer Zinwell, Edimax e entre outros... a diferença está no componentes de excelente qualidade, ótimo S.O, mas mesmo assim a finalidade deles não é isso, mas caso seja uma solução apenas por um curto periodo, vale a pena sim, pois é rapido para montar e configurar, mas como solução definitiva acho melhor colocar uma RB ou PC-AP. Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Presta sim, to usando uns APs da OIW e ta prestando, com Nano deve ficar até melhor.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Presta sim, to usando uns APs da OIW e ta prestando, com Nano deve ficar até melhor.
    Sem comentários!!!

  5. #5

    Lightbulb

    Ninguem mais vai opinar?

    Vou montar um POP de teste e ve como va se comportar, vou usar 3 Nano2 e uma RB 532 que tenho parada aqui.

    Quem sabe isso nao me surpreende. rsrsrs...

    Abçs..

  6. #6

    Padrão

    Se eu fosse voce tirava essa ideia de NS como AP da cuca... elas são excelentes produtos, mas como AP ainda fico com o pé atras, prefiro seguir a velha tradição.

    Ponha uma RB433 e 3 paineis de 120º (ou 4 de 90º) que voce vai ter uma vida mais longa e versatil pra seu conjunto.

    Pega um PC comum e faz todo gerenciamanto que voce precisar e deixa a RB apenas tranmitindo o sinal.

    Resultado: menos gasto e menas dores de cabeça.


  7. #7

    Padrão

    Nano como ap nao e legal fica dando tempo alto quando se tem 25 user online trafegando (256kb)

    acho melhor usar rb com placa e antenas setorias .......

    ( processamento + qualidade no cartao wireless + hyperlink = 50 clientes online )



  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Ninguem mais vai opinar?

    Vou montar um POP de teste e ve como va se comportar, vou usar 3 Nano2 e uma RB 532 que tenho parada aqui.

    Quem sabe isso nao me surpreende. rsrsrs...

    Abçs..
    Bom! eu dei minha humilde opnião, mas alguns usuários só querem ouvir o que desejam, a verdade nunca querem ouvir! Passar bem!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Se eu fosse voce tirava essa ideia de NS como AP da cuca... elas são excelentes produtos, mas como AP ainda fico com o pé atras, prefiro seguir a velha tradição.

    Ponha uma RB433 e 3 paineis de 120º (ou 4 de 90º) que voce vai ter uma vida mais longa e versatil pra seu conjunto.

    Pega um PC comum e faz todo gerenciamanto que voce precisar e deixa a RB apenas tranmitindo o sinal.

    Resultado: menos gasto e menas dores de cabeça.

    Já falei isso Pedro, mas é como sempre, o pessoal abre um tópico a gente tenta ajudar dando nossa opnião sobre os fatos, mas não querem ouvir a verdade como ela é e por isso não entendo o porque que vem aqui tirar suas dúvidas, mas emfim... Vou seguindo a receita do bolo como éla é, sem colocar ingredientes que não fazem parte dela para não estragar o bolo! Abraços!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leobsl Ver Post
    Nano como ap nao e legal fica dando tempo alto quando se tem 25 user online trafegando (256kb)

    acho melhor usar rb com placa e antenas setorias .......

    ( processamento + qualidade no cartao wireless + hyperlink = 50 clientes online )


    Eu já disse e não adianta, acham o contrário, as únicas diferença do Nano2 como AP para mim são: praticidade ao instalar e dar manutenção, e os componentes que são de excelentissima qualidade, mas em desempenho como AP para aguentar o trafego dos clientes nele, não é essas Coca-Colas!

  11. #11

    Cool

    amigo, eu utilizo, até 50 clientes é muito bom, agora falar que zinwell é igual a um nanostation2, é no minimo uma afirmação erronea, pois já usei zinwell como ap, e sei que dá pau direto com ping alto quando vc tem mais de 20 clientes simultaneos. melhor ainda se vc fizer um anel com 3 NS2 + 3 antenas de 120º. tem gente querendo empurrar goela abaixo um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes, no minimo super-dimensionado. até 50 clientes 1 ns2 dá conta. pq hje uso e dá ping muito baixo, em média 6ms.
    Última edição por beirsdorf; 28-03-2009 às 22:53.

  12. #12

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    amigo, eu utilizo, até 50 clientes é muito bom, agora falar que zinwell é igual a um nanostation2, é no minimo uma afirmação erronea, pois já usei zinwell como ap, e sei que dá pau direto com ping alto quando vc tem mais de 20 clientes simultaneos. melhor ainda se vc fizer um anel com 3 NS2 + 3 antenas de 120º. tem gente querendo empurrar goela abaixo um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes, no minimo super-dimensionado. até 50 clientes 1 ns2 dá conta. pq hje uso e dá ping muito baixo, em média 6ms.
    Mas vcoce usa só ela como AP? E voce usa qual a 2.4 ou 5.8?

    Minha ideia seria para atender no maximo 6 clientes distantes.
    Penso em fazer o enlace com as nano5 e distribuir com as nano2.

    []s

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    amigo, eu utilizo, até 50 clientes é muito bom, agora falar que zinwell é igual a um nanostation2, é no minimo uma afirmação erronea, pois já usei zinwell como ap, e sei que dá pau direto com ping alto quando vc tem mais de 20 clientes simultaneos. melhor ainda se vc fizer um anel com 3 NS2 + 3 antenas de 120º. tem gente querendo empurrar goela abaixo um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes, no minimo super-dimensionado. até 50 clientes 1 ns2 dá conta. pq hje uso e dá ping muito baixo, em média 6ms.
    Meu brother... não é assim não...

    Dizer que o NS é bom é uma coisa, endeusa-lo é outra. Um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes não é super dimensionada nao velho... Voce nao pensa em expandir seus negocios não?

    1NS dando conta de 50 clientes e um Zinwell não presta? perai... que receita magica vc fez pra ela aguantar tudo isso com o hardware que ela tem?

    Nem o Zinwell nem a NS foi feita pra aguentar 50 clientes.

    Se o cidadao pede o melhor kit pra por no pop entao o mais indicado é uma RB e 3 ou 4 paineis porque eles foram feitos pra essa finalidade.

    Voce é do tipo que compra um fusca porque pensa "so vai me servir pra ir ao trabalho"? e no dia que voce for perseguido por assaltantes com um Gol 1.6?

    O certo é ter um equipamento bom pra comecar e ir crescendo... dizer que sua NS aguenta 50 clientes (simultaneos) é o mesmo que falar que o fusquinha cabe 20 e ainda faz 100 por hora.

    Essa é minha opinião.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, tenho 10 NS2 aqui, e não aguenta 50 clientes de maneira nenhuma, no máximo 15/20.

    Detalhes: antena de 10dbi, 60 graus e Tx power 26dbm.

  15. #15

    Question

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    amigo, eu utilizo, até 50 clientes é muito bom... até 50 clientes 1 ns2 dá conta. pq hje uso e dá ping muito baixo, em média 6ms.

    Amigo, voce usa o nano como bridge? Porque se for, talvez realmente dê algo perto, porque se não for, esses 50 aí não são online, e sim cadastrados. Então, como ele tá?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Meu brother... não é assim não...

    Dizer que o NS é bom é uma coisa, endeusa-lo é outra. Um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes não é super dimensionada nao velho... Voce nao pensa em expandir seus negocios não?

    1NS dando conta de 50 clientes e um Zinwell não presta? perai... que receita magica vc fez pra ela aguantar tudo isso com o hardware que ela tem?

    Nem o Zinwell nem a NS foi feita pra aguentar 50 clientes.

    Se o cidadao pede o melhor kit pra por no pop entao o mais indicado é uma RB e 3 ou 4 paineis porque eles foram feitos pra essa finalidade.

    Voce é do tipo que compra um fusca porque pensa "so vai me servir pra ir ao trabalho"? e no dia que voce for perseguido por assaltantes com um Gol 1.6?

    O certo é ter um equipamento bom pra comecar e ir crescendo... dizer que sua NS aguenta 50 clientes (simultaneos) é o mesmo que falar que o fusquinha cabe 20 e ainda faz 100 por hora.

    Essa é minha opinião.
    Mas na realidade está servindo (35 simultaneos) . é claro , se vc pensar em crescer a estrada é o um sistema de RB´S, porém se for só pra isso e nada mais, a ns ajuda e muito.temos que entender que muitos começam com pouca grana, e depois vai melhorando.
    Última edição por beirsdorf; 29-03-2009 às 13:40.

  17. #17

    Cool

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Mas vcoce usa só ela como AP? E voce usa qual a 2.4 ou 5.8?

    Minha ideia seria para atender no maximo 6 clientes distantes.
    Penso em fazer o enlace com as nano5 e distribuir com as nano2.

    []s
    como disse anteriormente, uso o NS2 sem problema para até 50 clientes (35 simultaneos) , funciona normal, porém se quiser crescer acima disso a solução é uma routerboard, o custo de rb para quem está começando e tem poucos clientes é muito alto, não compensa. se for para 6 clientes NS2 dá que sobra, aqui em minha cidade tem um provedor que usa 6 NS2 para atender em média 250 clientes, segundo ele está funcionando perfeitamente. o que devemos entender é que soluções boas existem muitas. agora não tiro o mérito de um rb (pretendo comprar uma quando aumentar a clientela). abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    amigo, eu utilizo, até 50 clientes é muito bom, agora falar que zinwell é igual a um nanostation2, é no minimo uma afirmação erronea, pois já usei zinwell como ap, e sei que dá pau direto com ping alto quando vc tem mais de 20 clientes simultaneos. melhor ainda se vc fizer um anel com 3 NS2 + 3 antenas de 120º. tem gente querendo empurrar goela abaixo um sistema mikrotik+rb+3placas para atender 50 clientes, no minimo super-dimensionado. até 50 clientes 1 ns2 dá conta. pq hje uso e dá ping muito baixo, em média 6ms.
    Erroneamente é! kkkk me poupe amigo! Mas emfim... a questão aqui não se refere a quem tem muita ou pouca grana e sim se refere a qualidade do equipamento, então como você pode ver ai os nossos colegas estão atestando o que eu já tinha dito. Abraços!

  19. #19

    Thumbs down

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Erroneamente é! kkkk me poupe amigo! Mas emfim... a questão aqui não se refere a quem tem muita ou pouca grana e sim se refere a qualidade do equipamento, então como você pode ver ai os nossos colegas estão atestando o que eu já tinha dito. Abraços!
    já briguei com vc uma vez, pelo o mesmo motivo, "arrogancia". minha resposta é o silêncio.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    já briguei com vc uma vez, pelo o mesmo motivo, "arrogancia". minha resposta é o silêncio.
    Brigamos!? Não lembro! Emfim... entenda como quizer. Abraços!