+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5 ghz - 5mhz, 10mhz, qual usar?

    Pessoal, oque seriam esses 5mhz e 10 mhz?? Quando uso um ovislink 5000ap tenho varios canais a disposição pra fazer um wds, se uso um cartão r52H a 5ghz tenho bem menos canais. Ai tem essas opções a 5 e 10 mhz com outros canais. Qual opção devo usar p/ fazer um ponto a ponto de 36 km com visada perfeita e mesma altura. 5ghz?? 5ghz-5mhz?? 5ghz-10mhz?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zepinguin Ver Post
    Pessoal, oque seriam esses 5mhz e 10 mhz?? Quando uso um ovislink 5000ap tenho varios canais a disposição pra fazer um wds, se uso um cartão r52H a 5ghz tenho bem menos canais. Ai tem essas opções a 5 e 10 mhz com outros canais. Qual opção devo usar p/ fazer um ponto a ponto de 36 km com visada perfeita e mesma altura. 5ghz?? 5ghz-5mhz?? 5ghz-10mhz?
    Bom, resumidamente, pode usar o padrao 5GHz que ele trabalha em largura de 20MHz que vai lhe dar mais banda do que o 5MHz ou 10MHz, se o cartao que vc estiver utilizando tiver o modo turbo ou superA você pode utilizar que tera largura de 40MHz e consequentemente maior banda no enlace que o 20MHz (padrao normal), 10MHz e 5MHz.

    Espero ter ajudado...

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  3. #3

    Padrão

    5Mhz e 10Mhz sao usados para areas com muita intereferencia.. como o espaço entre os canais vai ser menor, o radio "lê" menos interferencia ... mas voce perde troughput...

    ja em 40Mhz (modo turbo) voce tem uma banda maior.. porem recebe maior intereferencia....

  4. #4

    Padrão

    Galera, fechei o enlace. Porem em 5ghz n funcionou, ele conectava e caia, registrava o cartao e caia, nao respondia nenhum pacote... botei em 5 ghz - 10 mhz e o negocio turbinou, ping de 1 ou 2 ms e troughput de 9 MB. Alguem tem idéia de pq n funciona em 5 ghz apenas? Visada perfeita, 30 km, cartoes r52h a 250mw. Tenho bom relacionamento com um funcionario do concorrente, e lá ele tem o mesmo enlace (a torre no ponto A é a mesma, e a outra no ponto B fica uns 50 metros pra frente da minha) em 5ghz e funciona tranquilo. Usa 2 cartoes r52 a 100mw, e 2 RB 133.

  5. #5

    Padrão

    qual sinal que fechou o enlace ?! talvez em 5ghz nao fechou porque o sinal deve estar ruim...

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    nao eh um sinal bom... veja se consegue melhorar.. talvez alinhamento das antenas

  8. #8

    Padrão

    Quando se usa uma largura de canal menor, a densidade espectral de potência (W/Hz) aumenta, pois a mesma potência é transmitida numa faixa menor. Isso ajuda tanto a vencer a perda normal de propagação, chegando a distâncias maiores, quanto a sobreviver a interferências.

    É sempre bom tentar usar o menor largura de canal possível que atenda às necesidades de desempenho, pois a performance máxima diminui.

    Só cuidado que em 5.4 GHz há limites de densidade espectral de potência, não apenas de potência irradiada... provavelmente não dê para usar 5 MHz, só de 10 MHz em diante para rádios sem ATPC, e de 20 MHz em diante para rádios com ATPC. Mas em 5.8 GHz é tranquilo usar canais menores.