+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento multlink

    Pessoal, a embratel não oferece mais mais balanceamento por pacote, preciso configurar um balanceamento multlink, alguem manja disso ? fazer meus 2 links de 2mb virar um 4 mb multlink ?

  2. #2

    Padrão

    Vc tem que solicitar a embratel para mudar os links de ppp para mlppp, assim vc pode fazer a configuracao, se vc soh configurar o seu roteador, o da embratel nao vai entender a configuracao. Portanto eh necessario solicitar primeiro a embratel a mudanca para multilink. Quando a embratel tiver feito a mudanca para multilink, vai informar um endereco para o link multilink e um bloco de ips, nao mais como os links anteriores que tinha ip para a serial e bloco para a wan por cada link. Depois disto, quando vc configurar cada link para multilink, via opcao ppp multilink, sera criada uma interface multilink0/0, esta vai ser a interface de saida do seu link.
    Última edição por amaia; 29-03-2009 às 12:41.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia, vou perder meu bloco de ip que utilizo ?
    Outra coisa, eu configurei meu router com as 2 rotas de embratel, porem o pessoal da embratel falou que so precisava add a outra rota, fiz os testes desliguei 1 dos links esta ok os 2 funciona, porem como eu sei que meju link esta balanceado por eles e na soma dos 2 links da 4mb 2+2 ? vlw !!!
    Última edição por GuE; 30-03-2009 às 09:20.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Bom dia, vou perder meu bloco de ip que utilizo ?
    Outra coisa, eu configurei meu router com as 2 rotas de embratel, porem o pessoal da embratel falou que so precisava add a outra rota, fiz os testes desliguei 1 dos links esta ok os 2 funciona, porem como eu sei que meju link esta balanceado por eles e na soma dos 2 links da 4mb 2+2 ? vlw !!!
    é só dar um show em cada uma das interfaces e ver se o consumo de banda essa identico nos dois..

  5. #5

    Padrão multilink

    Acesse:

    ftp://ftp.embratel.net.br/pub/tst/

    e baixe qualquer um dos arquivos, a taxa de dowload deve dar algo proximo de 512 Kbytes

    Obs: Lembrando que Kbytes para kbits tem uma diferenca enorme

  6. #6

    Padrão

    Mas no caso do balanceamento(2+2 = 4), você não terá 4 Mbits.

  7. #7

    Padrão multilink

    Se estiver usando mesmo multilink, vai dar sim 4mb pois o multilink significa exatamente isto: agregar varios links para ter um link soh com a capacidade somada dos links usados.

    Soh para constar tambem eh possivel fazer multilink com dsl, mas isto depende da boa vontade da operadora de telefonia, aqui no brasil, soh conheco que tenha tecnologia para fazer isto eh a embratel com a rede do pme, mas nao faz.
    Última edição por amaia; 22-04-2009 às 01:53.

  8. #8

    Padrão

    Mesmo ele usando os dois links de operadoras diferentes?

  9. #9

    Padrão multilink

    Com operadoras diferentes nao eh possivel. Pois os roteadores das duas pontas tem que entender que os links fazem parte de um link soh.

  10. #10

    Padrão

    Foi isto que eu quis dizer. Que 2 + 2 != 4 em relação a balanceamento com operadoras diferentes.

  11. #11

    Padrão multilink

    Raniel, acho que vc nao prestou atencao na post inicial, a duvida era se colocando os links da embratel em multilink ele teri um link soh de 4mb, o tempo todo estava se falando de links de uma mesma operadora num mesmo roteador. Nao se estava falando em fazer balanceamento de links de operadoras diferentes.

  12. #12

    Padrão

    Entendi sim, só queria atentar para este detalhe.

  13. #13

    Padrão

    mas neste caso será q funciona?

    Um amigo tem 2 links oi, um de 256k e outro de 512k, sendo que ele usa cisco 800, ele quer saber se com o 2501, pode colocar os 2 links e fazer sair 768k e se cair um o outro segurar como se fosse redundância, teria como ?

  14. #14

    Padrão

    oi galera,estou querendo ajudas de vcs pois sou muito leigo , eu tenho um link embratel de 1 mega,e queria colocar mais 1 mega so que esse outro mega vem pelo radio certo,tem como e colocar ele no meu roteador cisco 1841 e fazer balanceamento no propio roteador