Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que você quer saber sobre Conopy Motorola e tinha medo de Perguntar

    Esse tópico visa responder a perguntas sobre equipamentos da Canopy da Motorola.

    Ronald Henrique
    MWFE Motorola Wireless Field Engineer

  2. #2

    Padrão

    O meu concorrente usa Canopy em pelo menos 70% da rede dele, tanto em PTP, como em clientes, e o que notei é que na maioria dos clientes a visada não é 100% mas link que é uma belezura e ainda dá um trafego bacana e uma ótima velocidade no cliente. Tenho um amigo que trabalha com eles (concorrente) e o mesmo me falou que isso se deve ao fato de o Canopy trabalhar em modulação TDMA, tecnologia de celular e por isso mesmo com visada prejudicada, se consegue fechar o link. Gostaria de saber se isso é de fato verdade, pois até onde eu sei em 5.8GHz se torna mais complicado fechar link. Abraços!!!

    Obs:
    Já há um plano para migração da minha rede para Canopy tanto como POP como nos clientes. O meu concorrente vende o KIT cliente Canopy há R$800,00 e muitos compram, que não compra aluga o kit em comodato e a mensalidade fica em torno de R$90,00.

  3. #3

    Padrão

    PMP e PTP com LOS da Motorola podem sofrer 40% de obstrução na ZONA DE FRESNEL. Possívelmente você tem um link trabalhando esse parâmetro. Veja que isso na implementação dos links pode não dar 100% do desenpenho dos Canopy´s. - Existem parâmetros de medição de eficiência nos equipamentos - tanto para Downlink como para Uplink. Vale lembrar que existem no PORTIFÓLIO da MOTOROLA - equipamentos LOS - nLOS - NLOS e isso também implica em R$ + + + +
    Esta na documentação do AP - MÓDULO DE PONTO DE ACESSO

    Faixa de freqüência operacional
    (ISM) 5470 a 5725 MHz; 5,725 a 5,850 GHz

    Método de acesso TDD/TDMA
    Última edição por netdeejay; 28-03-2009 às 23:33.

  4. #4

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    um ap canopy pode ter como clientes, placa pci?

    Não - os equipamentos Canopy não usam placas PCI - Funcionam assim (no modelo PMP)
    AP (Torre)
    SM (Cliente)

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    ah.. vc vende canopy? se sim, adicione meu msn [email protected]
    Radio Motorola - Atual Radiocom Comércio de Rádios Ltda. - Home

    Entrar em contato com a Mishele e informar que foi a minha indicação.

  8. #8

    Padrão

    Então existe o equipamento para clientes, qual o preço que fica um kit cliente? O que é mais preocupantre para o provedor é o investimento do kit cliente, já isso vai implicar no valor cobrado ao mesmo.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Então existe o equipamento para clientes, qual o preço que fica um kit cliente? O que é mais preocupantre para o provedor é o investimento do kit cliente, já isso vai implicar no valor cobrado ao mesmo.
    Os equipamentos Canopy são na verdade bem robustos e possuem preço bem diferentes do mercado - existem AP´s (torre) e Kit Cliente (SM) de outros fabricantes com preço de R$ 450,00 - e tem casos de 250,00 - isso em 5.8ghz. Vamos analisar a aplicação por um todo e ver se vale a pena ou não o investimento. Para soluções corporativas - VALE. Para o usuário caseiro é um caso de estudo mesmo. Vamos lá

    SM Classic - 7MB
    SM Lite - 512kbps e podem ser modificados via firmware (licença).

    Agora quando você começa com um projeto de 50 pontos e algumas torres o preço passa a ser diferenciado - é o business (é o negócio).

    http://www.atualradiocom.com/radio/

    entra em contato com a Mishele dizendo que foi a minha indicação e verifique os preços dos equipamentos.
    Última edição por netdeejay; 29-03-2009 às 10:08.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netdeejay Ver Post
    Os equipamentos Canopy são na verdade bem robustos e possuem preço bem diferentes do mercado - existem AP´s (torre) e Kit Cliente (SM) de outros fabricantes com preço de R$ 450,00 - e tem casos de 250,00 - isso em 5.8ghz. Vamos analisar a aplicação por um todo e ver se vale a pena ou não o investimento. Para soluções corporativas - VALE. Para o usuário caseiro é um caso de estudo mesmo. Vamos lá

    SM Classic - 7MB
    SM Lite - 512kbps e podem ser modificados via firmware (licença).

    Agora quando você começa com um projeto de 50 pontos e algumas torres o preço passa a ser diferenciado - é o business (é o negócio).

    Radio Motorola - Atual Radiocom Comércio de Rádios Ltda. - Home

    entra em contato com a Mishele dizendo que foi a minha indicação e verifique os preços dos equipamentos.

    bom quanto a liçensa, poderiamos usar em 5.8 sem problemas, ???? outra coisa, tem para 2.4 tambem ne ????
    mais uam coisa, com antena externa quantos km se consegue com bõa visada ????
    Última edição por alexsuarezferreira; 29-03-2009 às 15:03.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom quanto a liçensa, poderiamos usar em 5.8 sem problemas, ???? outra coisa, tem para 2.4 tambem ne ????
    mais uam coisa, com antena externa quantos km se consegue com bõa visada ????

    A licença não é com referência a frequência: 5.8 ou 2.4 e sim a banda - se você quer um equipamento com 512kbps é um preço e se você quer o mesmo equipamento com 7mb é outro preço.
    Tem rádios para 5.8 e 2.4 e outras frequências também.

    Sem antena - 3 km
    Com LENs - 7 a 8 km
    Com antena Off Set - 16 km

  12. #12

    Padrão

    quando falei liçensa, me referia a como ficaria o provedor, se pode usar, ou tem que comprar liçensa especial, ou so a scm serve ????

  13. #13

    Padrão

    Bom eu jah ouvi falar que a Motorola tem esses Canopys em wimax ... sempre ouvi desde o inicio porem eu gostaria de saber mesmo se esses Canopys tem deles operando em Wimax ????


    E outra coisa a internet grátis aqui a Orla de Copacabana no Rio de Janeiro são com rádios da motorola e funcionam em mesh ... eu gostaria de saber que rádios eles usam, pq estão implementando esse mesmo sistema aqui em minha cidade e eh a motorola que estah montando tb ... e vai ser grátis tb ... lá em Copacabana eles colocaram de 4 em 4 postes esses radinhos da Motorola e funcionam em mesh ... vc muda de rádio sem se desconectar ... e está com previsão pra ser inaugurado na primeira quinzena de Maio.
    Última edição por admskill; 29-03-2009 às 21:22.

  14. #14

    Padrão

    Bom pessoal fucei a página que o amigo ai postou ... e achei esse link :

    Radio Motorola - Atual Radiocom Comércio de Rádios Ltda. - Canopy


    Esse link ai diz que essa frequência não precisa de licensa ... ou seja opera em 5,7 Ghz ... o interessante eh que no modo multiponto ele consegue atender 16Km ... e no ponto a ponto 200km afff.... eh muita coisa ... agora eu queria saber quanto é um cruster desse e se vale a pena investir ... tendo em vista que o trafego efetivo entre o cruster e os clientes eh de até 6Mb ... e a frequencia que ele opera não teriamos interferencia !

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    quando falei liçensa, me referia a como ficaria o provedor, se pode usar, ou tem que comprar liçensa especial, ou so a scm serve ????
    Resposta NUA E CRUA.
    SCM SERVE.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Bom eu jah ouvi falar que a Motorola tem esses Canopys em wimax ... sempre ouvi desde o inicio porem eu gostaria de saber mesmo se esses Canopys tem deles operando em Wimax ????

    Vamos responder essa aqui:

    wi4 WiMAX - Motorola USA
    Verifique nesse link se supre as suas perguntas - se possível dê download nos datasheet´s



    E outra coisa a internet grátis aqui a Orla de Copacabana no Rio de Janeiro são com rádios da motorola e funcionam em mesh ... eu gostaria de saber que rádios eles usam, pq estão implementando esse mesmo sistema aqui em minha cidade e eh a motorola que estah montando tb ... e vai ser grátis tb ... lá em Copacabana eles colocaram de 4 em 4 postes esses radinhos da Motorola e funcionam em mesh ... vc muda de rádio sem se desconectar ... e está com previsão pra ser inaugurado na primeira quinzena de Maio.
    Vamos responder essa aqui:

    Bom esses (radinhos - tá de sacanagem -Canopy é coisa séria) - Como havia dito antes a Motorola tem um portifólio completo - para atender a qualquer projeto - seja ele de pequeno ou grande escala - A rede Mesh dos Jogos do PAN foram feitos com tecnologia Motorola.

    Mesh Networks - Motorola USA

    Verifique nesse link se supre as suas perguntas - se possível dê download nos datasheet´s

    os rádios podem ser IAP4300 – Intelligent Access Point for MOTOMESH Duo.

    Sucesso.

  17. #17

    Padrão

    Amigo, estou com projeto em colocar um provedor em uma cidade onde tem 100mil habitantes e apenas um provedor, sendo este esta implementado cabo, em concorrencia comigo numa cidade de 10 mil habitantes. Queria entrar em concorrencia com ele com radios motorola/canopy. Tem como você me ajudar neste projeto? Citando quais radios poderia usar. Sendo que tenho teria um ponto principal onde daria para atender 85% da cidade. Obrigado!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigo, estou com projeto em colocar um provedor em uma cidade onde tem 100mil habitantes e apenas um provedor, sendo este esta implementado cabo, em concorrencia comigo numa cidade de 10 mil habitantes. Queria entrar em concorrencia com ele com radios motorola/canopy. Tem como você me ajudar neste projeto? Citando quais radios poderia usar. Sendo que tenho teria um ponto principal onde daria para atender 85% da cidade. Obrigado!
    Bom apesar de ser bem simples o seu projeto - requer um estudo mais minucioso. Vamos lá.

    Com é um provedor e você tem que calcular o uso efetivo dessa rede.
    Os seus clientes podem ser tanto residêciais como corporativos (empresas).
    Então vamos lá - não sei onde e nem como irá colocar a sua torre principal - mais para você ter uma cobertura de 360 graus - precisa de 6 AP´s Advanced - mais CMM para controlar todos eles.
    Nos clientes (dependendo o que você vai colocar de banda) - Coloque SM Lite (mais barato e ideal para residêcias) ou SM Classic (ideal para Links Corporativos) - com os AP Advanced você terá uma latência muito boa - jitter entre 3 e 6 ms - perfeito para Voip (dá para colocar serviços agregados) - video / voz / iptv e assim vai. Se você montar duas torres para crescer seus pontos de presenças (POP´s) - pode até fazer com um SM Classic (totalmente não recomendado) - o uso correto seria mesmo os Backhauls de 10,20,30,60,150 e 300 MB´s - ai vai depender da sua rede mesmo ou do R$ que você tem no bolso. As redes feitas com Canopy são para não dar problemas e posso te assegurar - FUNCIONAM bem e se você quiser implementar um serviço com diferencial e qualidade - Canopy é a melhor solução. Coloque Roteadores de boa qualidade nas pontas e Switchs gerenciáveis - os Canopys podem implementar VLAN´s.

    Se precisar de mais alguma informação poste aqui.
    Me envie um email para te passar alguns PDF´s para verificação dos equipamentos e algumas fotos de implementações minhas usando Canopy.
    Sucesso e se precisar de alguma coisa...
    Call me

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netdeejay Ver Post
    Bom apesar de ser bem simples o seu projeto - requer um estudo mais minucioso. Vamos lá.

    Com é um provedor e você tem que calcular o uso efetivo dessa rede.
    Os seus clientes podem ser tanto residêciais como corporativos (empresas).
    Então vamos lá - não sei onde e nem como irá colocar a sua torre principal - mais para você ter uma cobertura de 360 graus - precisa de 6 AP´s Advanced - mais CMM para controlar todos eles.
    Nos clientes (dependendo o que você vai colocar de banda) - Coloque SM Lite (mais barato e ideal para residêcias) ou SM Classic (ideal para Links Corporativos) - com os AP Advanced você terá uma latência muito boa - jitter entre 3 e 6 ms - perfeito para Voip (dá para colocar serviços agregados) - video / voz / iptv e assim vai. Se você montar duas torres para crescer seus pontos de presenças (POP´s) - pode até fazer com um SM Classic (totalmente não recomendado) - o uso correto seria mesmo os Backhauls de 10,20,30,60,150 e 300 MB´s - ai vai depender da sua rede mesmo ou do R$ que você tem no bolso. As redes feitas com Canopy são para não dar problemas e posso te assegurar - FUNCIONAM bem e se você quiser implementar um serviço com diferencial e qualidade - Canopy é a melhor solução. Coloque Roteadores de boa qualidade nas pontas e Switchs gerenciáveis - os Canopys podem implementar VLAN´s.

    Se precisar de mais alguma informação poste aqui.
    Me envie um email para te passar alguns PDF´s para verificação dos equipamentos e algumas fotos de implementações minhas usando Canopy.
    Sucesso e se precisar de alguma coisa...
    Call me
    Ai meu Deus!!! Que sonho!!! Mas eu chego lá!!!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Ai meu Deus!!! Que sonho!!! Mas eu chego lá!!!
    Como dizemos nas Certificações Canopy Motorola

    "Limited only by your imagination"