+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão AP com banda N

    pessoal queria sabe ser AP com banda N ficaria legal para colocar para distribuir sinal no meu bairro?

    A distancia de alance dele e menor que da banda B e G?

    posso colocar clientes com outras bandas na N?

    Poderia me indicar uma marca?

    Desde ja obrigado

  2. #2

    Padrão

    pessoal queria sabe ser AP com banda N ficaria legal para colocar para distribuir sinal no meu bairro?
    sim, Otimo! so que a placa com banda N e cara de mais!

    A distancia de alance dele e menor que da banda B e G?
    acredito q B e a melhor para prover sinal, agora sobre a G não notei difereça.

    Posso colocar clientes com outras bandas na N?
    o AP pode trabalha com as 3 ao mesmo tempo a,b e n, mais se o cliente não tive a placa com a N não ira funcionar com essa tecnologia.

    Poderia me indicar uma marca?
    d-link foi instavel.

    hj uso a B é melhor, so que o ruim e 11 megas. A N é tres antenas o gasto vai lá em cima....

  3. #3
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    pessoal queria sabe ser AP com banda N ficaria legal para colocar para distribuir sinal no meu bairro?

    A distancia de alance dele e menor que da banda B e G?

    posso colocar clientes com outras bandas na N?

    Poderia me indicar uma marca?

    Desde ja obrigado


    Cara, experiência propria, esquece!! quando começei, com wireless, usava os linksys com fimware DD-WRT, funcionava legal.. (até 20 clientes), depois disso começou dar a maior dor de cabeça, travava.. lentidão.. e mais um monte de coisas que todo mundo ta cansando de saber, sobre colocar radio como gerenciador de provedor.
    Minha solução (eu pensava!!) colocar ap linksys com tecnologia N, além dos aps terem mais processamento e memoria seria uma tecnologia nova..
    Comprei o WRT300N (usado), coloquei no lugar do principal (para trabalhar em G), ficou horrivel, pior do que os outros, mas por via das duvidas por ser usado comprei o wrt150n (novo), tambem com mais processamento e memoria, e pra minha surpresa.. perdi dinheiro e quase clientes..
    Resumindo: estão parados os 2 até hoje, (pra falar a verdade tenho usado como hub).
    Mas...
    Se você for usar tudo em "N" torre e clientes, porque N não fala com G ou B, ai quem sabe..
    Sobre sua outra pergunta, com certeza o alcance é menor!
    Última edição por ddllss; 29-03-2009 às 21:00.

  4. #4

    Padrão

    olá pessoal,


    só pra esclarecer B, G e N não bandas, as letras foram designadas para especificar diferenças de protocolo;


    até então o melhor protocolo para ser utilizado outdor em 802.11 é o b, pelas características da sua modulação;


    Fato é que a quantidade correta de "clientes" por cartão em 2,4 é 32, mas do que isso funciona, mas excede as especificações do protocolo;

  5. #5
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Para inicio então seria melhor usar um AP B/G, pelo fato de no local ter algumas barreiras naturais como arvores.

  6. #6
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Para inicio então seria melhor usar um AP B/G, pelo fato de no local ter algumas barreiras naturais como arvores.
    Sim, você pode começar assim, mas eu no seu lugar colocaria um pc-ap com mikrotik pra gerenciar tudo, e em cima o radinho apenas repassando o sinal..
    Hoje você esta começando, mas daqui uns dias vai ficar com sua rede saturada por causa desses aps, que são domesticos e não servem para provedores.
    E o custo desse pc-ap seria bem baixo, até um pentium 100 já te serve.

  7. #7
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Sim, você pode começar assim, mas eu no seu lugar colocaria um pc-ap com mikrotik pra gerenciar tudo, e em cima o radinho apenas repassando o sinal..
    Hoje você esta começando, mas daqui uns dias vai ficar com sua rede saturada por causa desses aps, que são domesticos e não servem para provedores.
    E o custo desse pc-ap seria bem baixo, até um pentium 100 já te serve.
    Amigo DDLLSS esquerci de merciona que vai sim ter um AP-PC com Mikrotik.

    Um AP Ovislink 5460v2 ficaria legal? Deixou o firmware Airlive ou aprouter?

    obrigado

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Cara, experiência propria, esquece!! quando começei, com wireless, usava os linksys com fimware DD-WRT, funcionava legal.. (até 20 clientes), depois disso começou dar a maior dor de cabeça, travava.. lentidão.. e mais um monte de coisas que todo mundo ta cansando de saber, sobre colocar radio como gerenciador de provedor.
    Minha solução (eu pensava!!) colocar ap linksys com tecnologia N, além dos aps terem mais processamento e memoria seria uma tecnologia nova..
    Comprei o WRT300N (usado), coloquei no lugar do principal (para trabalhar em G), ficou horrivel, pior do que os outros, mas por via das duvidas por ser usado comprei o wrt150n (novo), tambem com mais processamento e memoria, e pra minha surpresa.. perdi dinheiro e quase clientes..
    Resumindo: estão parados os 2 até hoje, (pra falar a verdade tenho usado como hub).
    Mas...
    Se você for usar tudo em "N" torre e clientes, porque N não fala com G ou B, ai quem sabe..
    Sobre sua outra pergunta, com certeza o alcance é menor!
    Eu quase passei por esta fase. Mas desisti.
    O fato de precisar colocar 3 setoriais para cada AP desanimou. Além do fato que pouquíssimos testaram o desempenho.
    Mas este protocolo promete muito. Pode ser que ainda aparece algo mais confiável. Já tem alguns equipamentos mais profissionais usando protocolo N.

    E este protocolo é compativel sim com B/G. Pelo menos é o que os fabricantes dizem. Não sei o Linksys. Tem várias versões do protocolo, pelo fato dele ainda não estar totalmente estabelecido como padrão.

  9. #9
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu quase passei por esta fase. Mas desisti.
    O fato de precisar colocar 3 setoriais para cada AP desanimou. Além do fato que pouquíssimos testaram o desempenho.
    Mas este protocolo promete muito. Pode ser que ainda aparece algo mais confiável. Já tem alguns equipamentos mais profissionais usando protocolo N.

    E este protocolo é compativel sim com B/G. Pelo menos é o que os fabricantes dizem. Não sei o Linksys. Tem várias versões do protocolo, pelo fato dele ainda não estar totalmente estabelecido como padrão.

    Entendi amigo, então é isso ai, porque esses modelos que tenho aqui é de quando saiu essa tecnologia, e depois dessa decepção parei de acompanhar a evolução do mesmo, esses 2 modelos de linksys que tenho aqui, não enxergam, ele tem opção de trabalhar em B/G, G ou N. Mas não conversam B = N ou G = N apenas N = N.
    abraços,

  10. #10
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Amigo DDLLSS esquerci de merciona que vai sim ter um AP-PC com Mikrotik.

    Um AP Ovislink 5460v2 ficaria legal? Deixou o firmware Airlive ou aprouter?

    obrigado
    Desse modo com certeza ficará bom, agora sobre o ap, eu não uso esse modelo, mas meu pai sim, e ele me disse que o firmware aprouter é bem melhor.

  11. #11

    Padrão

    Como todos disseram, o modo B com limite de 11Mbps é o melhor e mais estavel pra transmitir seu sinal...

    Quanto ao radio Esse Ovislink tem se mostrado um bom radio pra poucos clientes (algo em torno de 30) se voce for expandir pense num melhor.

    Os problemas do modo N é o o fato de ter 3 antenas pra transmitir e 3 pra receber o sinal.

    Sem falar que voce deve ter de 1 a 4 megas em seu link certo? o modo N transmite a quase 200Mbps, ou seja, voce vai por uma manilha pra abastecer uma casa de agua, enquanto um cano comum ja resolveria.


  12. #12
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Como todos disseram, o modo B com limite de 11Mbps é o melhor e mais estavel pra transmitir seu sinal...

    Quanto ao radio Esse Ovislink tem se mostrado um bom radio pra poucos clientes (algo em torno de 30) se voce for expandir pense num melhor.

    Os problemas do modo N é o o fato de ter 3 antenas pra transmitir e 3 pra receber o sinal.

    Sem falar que voce deve ter de 1 a 4 megas em seu link certo? o modo N transmite a quase 200Mbps, ou seja, voce vai por uma manilha pra abastecer uma casa de agua, enquanto um cano comum ja resolveria.

    Pedro,
    Qual radio você recomendaria? Em vista já tem + ou - 50 clientes.

    A questão do "N" vou deixa para frente.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Pedro,
    Qual radio você recomendaria? Em vista já tem + ou - 50 clientes.

    A questão do "N" vou deixa para frente.

    Aí ja não é mais caso pra rádio... é caso pra RB ou PC-AP.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Pedro,
    Qual radio você recomendaria? Em vista já tem + ou - 50 clientes.

    A questão do "N" vou deixa para frente.
    Olha Indicação boa.

    RB com cartão R 52H da um exelente resultado, com um custo baixo.