+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto para provedor de acesso via radio

    Prezados,

    Primeiramente deixo aqui um parabens pela qualidade apresentada no forum.

    Sou novo aqui, e tenho lido bastante sobre o assunto, mais minha gana por informação esta muito alem do que tenho lido. Preciso de informações mais especificas sobre meu assunto.

    Vi a oportunidade de negocio num municipio aqui no Paraná, hoje existem duas formas de os usuarios possuirem acesso a internet, atraves da banda larga da BrasilTelecom, que a maioria reclama da qualidade, e um provedor via radio, que tambem tem procedencia duvidosa, ja que deva utilizar uma conexão de ADSL da BrasilTelecom.

    Minha intenção é de montar um provedor com qualidade suficiente para concorrer com estes dois, pretendo utilizar antenas setoriais, com um RouterBand, dois servidores e um link dedicado com a Embratel (bem provavel que seja via satelete).

    Agora minhas duvidas.

    • Existe algum programa, ou esquema de calculo para saber qual a area que um cojunto de antenas atende.
    • Onde encontro mais informações sobre a comunicação do tipo, ponto-multipontos, ponto a ponto, Repetidores, etc.
    • Sugestões sobre projetos, com equipamentos e diagrama de ligação.

    Agradeço a colaboração de todos.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    Vejo que desde ontem não apareceram muitos interessados em lhe ajudar, tendo em vista ter citado "mais minha gana por informação esta muito alem do que tenho lido".

    Para iniciar um provedor, existem várias condições antes de se iniciar um investimento qualquer que seja, que é a viabilidade a partir de sua torre inicial, se pretende montar apenas 1. O raio de cobertura, não deve se pensar em kits que oferecam 10Km por exemplo, pois não é bem por ai que funciona hoje em dia. Existe muita interferencia em cidades maiores.

    Também é preciso fazer ai uma análise de mercado na região que será atendida, para ver se é viável um investimento, o que muitos acabam não fazendo, e passam a atender clientes de longas distancias com qualidade 0 e "ferra" sua comunição com qualquer outro cliente.

    Costumo indicar pra quem vai iniciar, o uso de uma Omni direcional de qualidade, seja ela Ideal Antenas ou Pluton voce não terá problemas.

    A RouterBOARD é um bom começo, já que é um sistema excepcional, onde voce terá acompanhamento de cada cliente.

    Estou sem tempo no momento, mais estou a disposição para esclarecer quaisquer duvidas que tenha.

    Att.

  3. #3

    Padrão

    Parceiro bom dia


    Como nosso amigo "luock" disse acima comece devagar os equipamentos que ele indicou sao a base para voce iniciar os trabalhos com qualidade e voce poderá migrar para paineis setoriais com o passar do tempo e na medida que voce for ganhando mercado.

    Veja tambem a questao da licença scm, estude a possibilidade de fazer uma parceira ou ate mesmo conseguir sua propria outorga, vai dependender do teu bolso.

    Acredito que eu fale por todos aqui do forum, no underlinux existem varios topicos que irao te ajudar nesta empreitada e como sempre quando tiver uma duvida posta ai para o pessoal ajudar


    Abraços



    Marcelo
    msn [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Amigos,

    Peço desculpas pela frase "mais minha gana por informação esta muito alem do que tenho lido", quando me referi a isso disse de um modo geral, não em relação ao Forum, talvez por procurar por informações bem especificas eu acabava por não encontrar o que queria.

    Sobre o projeto, como administrador formado sei da importancia em realizar um estudo de viabilidade, e por estes e outros motivos que estou procurando sanar ao maximo minhas duvidas em relação a infra-estrutura.

    Meu projeto esta nascendo da seguinte forma:

    Capacidade de Atendimento de 100 usuarios (não simultaneos) a velocidade ate 512 kb
    Abaixo segue o que pretendo atender, lembro que cada area possui 5 km de raio.

    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1238596827

    A ideia é de começar com esses pontos aos poucos, com um ou no maximo dois.

    Deem suas opiniões
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ProvedorProjeto.jpg
Visualizações:	4173
Tamanho: 	191,3 KB
ID:      	3896  
    Última edição por bluis; 01-04-2009 às 11:47.

  5. #5

    Padrão

    Antes de fazer investimento em infra estrutura estude a possibilidade de nao utilizar equipamentos 2,4 Ghz, pois existem no mercado hoje em dia equipamentos em 5,8 Ghz com preço competitivo e muito superiores aos 2,4 Ghz..

  6. #6

    Padrão

    Olá Bluis:

    Pelo mapa apresentado no screenshot, vc está localizado na região de Pontal do Paraná até Matinhos, no litoral paranaense. Nesta área, além das opções que você citou, existe outra, com extrema qualidade de internet, mas desconhecida por aí, já que não há comercialização nesta região.
    Sobre a qualidade de link e a área a ser atingida, depende de vários fatores, como qualidade de equipamentos, frequência, potência, etc. Em relação a conta de usuários X Mbps, leve em consideração números médios que indicam um uso simultâneo aproximado de 30% de sua capacidade, média das operadoras. Se ainda tiver interesse em montar um provedor por aí, podemos conversar. Passe um contato seu por aqui.

  7. #7

    Padrão

    Olá Bluis:

    Pelo mapa apresentado no screenshot, vc está localizado na região de Pontal do Paraná até Matinhos, no litoral paranaense. Nesta área, além das opções que você citou, existe outra, com extrema qualidade de internet, mas desconhecida por aí, já que não há comercialização nesta região.
    Sobre a qualidade de link e a área a ser atingida, depende de vários fatores, como qualidade de equipamentos, frequência, potência, etc. Em relação a conta de usuários X Mbps, leve em consideração números médios que indicam um uso simultâneo aproximado de 30% de sua capacidade, média das operadoras. Se ainda tiver interesse em montar um provedor por aí, podemos conversar. Passe um contato seu por aqui.

  8. #8

    Padrão

    Ola Bluis axo q eh de extrema importancia vc analizar a questão da licensa com a ANATEL antes de qualquer coisa...