+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Modem 3G Tim no Mikrotik

    Prezados Amigos,

    Busquei no Forum e Não encontrei.
    Alguém sabe me dizer como conectar um Modem 3G da Tim no Mikrotik para compartilhar a conexão através do servidor ?


  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Prezados Amigos,

    Busquei no Forum e Não encontrei.
    Alguém sabe me dizer como conectar um Modem 3G da Tim no Mikrotik para compartilhar a conexão através do servidor ?

    Não sei se há um meio de fazer o funcionamento dos dispositivos USB no MK, porém acho que é possível sim, pois ele trabalha com um kernel de linux, quem sabe será necessário uma compilação.
    Qual é o modem para que possa verificar um procedimento?
    Mal pergunte, o uso de uma rede HSDPA no MK seria a que propósito, caso for implantação de internet, corra pois esse tipo de rede é instavel demais..

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Parece que no mikrotik 3 foi implementado suporte a dispositivos 3G.

    Ah, sobre alguma compilação, não é possível no mikrotik (fora os fabricantes...)

    edit:
    Aqui a lista de modens suportados
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Suppor...dware#3G_cards
    Última edição por osmano807; 31-03-2009 às 15:50.

  4. #4

    Talking É possível

    Prezados Amigos,

    Informo que consegui fazer a conexão do 3G Tim no Mikrotik. De qualquer forma agradeço a todos por tentarem ajudar.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    Entao posta como consegiu, mas pra que raios queres uma conexao 3G no mk.

  6. #6

    Padrão

    Queira por quê precisava atender um local onde com Minha Torre localizada a 5km de distância não estava conseguindo acesso.
    Porém, meu 3G da Tim funcionava perfeitamente neste local, então pensei: "Pq não colocar um 3G no Mikrotik e pronto".
    Agora que consegui está tudo perfeito. Consegui atender o cliente e tenho total gerência sobre o servidor.

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Queira por quê precisava atender um local onde com Minha Torre localizada a 5km de distância não estava conseguindo acesso.
    Porém, meu 3G da Tim funcionava perfeitamente neste local, então pensei: "Pq não colocar um 3G no Mikrotik e pronto".
    Agora que consegui está tudo perfeito. Consegui atender o cliente e tenho total gerência sobre o servidor.
    Amigo, fala um negocio pra mim, eu dei uma olhada no contrato da tim, e da claro.
    Na propaganda diz que é "ilimitado" mas no contrato consta que depois de ter 1 giga de download, sua banda será reduzida a banda minima até o pagamento da proxima fatura.
    Como você vai fazer nesse caso??

    veja o contrato no item 15:

    15. Para todos os Pacotes após o consumo de 1GB, a TIM poderá, a seu exclusivo critério, reduzir a velocidade até o período de faturamento subseqüente.

    fonte: http://www.tim.com.br/_staticfiles/T...so_Tim_Web.pdf
    Última edição por ddllss; 01-04-2009 às 18:39.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Prezados Amigos,

    Informo que consegui fazer a conexão do 3G Tim no Mikrotik. De qualquer forma agradeço a todos por tentarem ajudar.

    Abraços.
    ola amigo, voce conseguiu com a versao 3.19 do mikrotik??

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Amigo, fala um negocio pra mim, eu dei uma olhada no contrato da tim, e da claro.
    Na propaganda diz que é "ilimitado" mas no contrato consta que depois de ter 1 giga de download, sua banda será reduzida a banda minima até o pagamento da proxima fatura.
    Como você vai fazer nesse caso??

    veja o contrato no item 15:

    15. Para todos os Pacotes após o consumo de 1GB, a TIM poderá, a seu exclusivo critério, reduzir a velocidade até o período de faturamento subseqüente.

    fonte: http://www.tim.com.br/_staticfiles/T...so_Tim_Web.pdf
    amigo sabe dizer se no contrato da vivo ilimitado tambem tem essa advertencia??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Amigo, fala um negocio pra mim, eu dei uma olhada no contrato da tim, e da claro.
    Na propaganda diz que é "ilimitado" mas no contrato consta que depois de ter 1 giga de download, sua banda será reduzida a banda minima até o pagamento da proxima fatura.
    Como você vai fazer nesse caso??

    veja o contrato no item 15:

    15. Para todos os Pacotes após o consumo de 1GB, a TIM poderá, a seu exclusivo critério, reduzir a velocidade até o período de faturamento subseqüente.

    fonte: http://www.tim.com.br/_staticfiles/T...so_Tim_Web.pdf

    Prezado Amigo,

    Nesse caso não vou correr este risco. O serviço alimenta apenas 5 clientes empresariais que não vão utilizar 1gb de download nem em 1 ano inteiro, pois utilizam pouco a internet.
    Eu já tinha ciencia deste artigo do contrato, fui informado quando fechei o contrato.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    ola amigo, voce conseguiu com a versao 3.19 do mikrotik??

    Sim. COnsegui na versão 3.19 .

  12. #12
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    amigo sabe dizer se no contrato da vivo ilimitado tambem tem essa advertencia??
    Sim amigo, tem sim:

    Todos os pacotes terão sua velocidade reduzida para 128Kbps após determinado consumo de MB trafegados da seguinte forma:
    • 50MB, 250MB, 500MB e 1GB terão velocidade reduzida ao atingir o volume de MB contratados. Ou seja, pacote de 50MB terá velocidade reduzida quando atingir 50MB de tráfego, 250MB terá velocidade reduzida quando atingir 250MB de tráfego e assim por diante.
    • Ilimitado: redução de velocidade ao atingir 2GB de dados trafegados.

    fonte: Vivo Serviços Vivo Internet 3G

    Todas essas empresas de 3G, tem essa limitação, pra você conseguir usar ela como provedor só se for como nosso amigo citou, (todos os clientes juntos não chega a esse numero).
    abraços,

  13. #13

    Padrão 3g no mikrotik

    Existe um roteadorzinho 3g, no qual vc coloca o chip da operadora e ele te entrega uma conexao rj45 como se fosse um modem dsl roteado.

  14. #14

    Thumbs up Modem 3G Tim no Mikrotik

    Essa configuração foi feita no Mk 3.19 licenciado.

    Conecte o Modem 3G na USB e ligue o Servidor.

    Vá em Ports
    Na usb3 coloque 9600 em Baud Rate.

    Em PPP > Profiles crie o seguinte Profile
    name=ppp-3G
    Remote Address=212.93.97.200

    Em Interface crie um PPP-Client
    name=ppp-3G
    Max MTU=1500
    MAx MRU=1500
    port=usb3
    Modem Init=AT+CGDCONT=1,"ip","tim.br"
    Menu PPP
    Phone=*99***1#
    Dial Command=ATDT
    User=tim
    Password=tim
    Profile=ppp-3G
    Add Default Route=Yes
    User Peer DNS=Yes
    Allow
    Pap=Yes
    Mschap=Yes
    Chap=Yes
    Mschap2=Yes

    e Pronto, seu servidor Mikrotik já está preparado para utilizar o Modem 3G da Tim, o restante das configurações do servidor todos já sabemos.

    Postem os resultados.