+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual cabo utilizo para manter radios na base de uma torre de 18m?

    Qual cabo utilizo para manter radios na base de uma torre de 18m de altura? Sendo que mantenho meus paineis no topo dessa torre. Atuo numa cidade muitop quente,e venho tendo problemas com isso, mas na base tenho ar-condicionado e queria tirar proveito disso. Se puder, me informe modelos e fornecedor. Fico no aguardo.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por itelecom Ver Post
    Qual cabo utilizo para manter radios na base de uma torre de 18m de altura? Sendo que mantenho meus paineis no topo dessa torre. Atuo numa cidade muitop quente,e venho tendo problemas com isso, mas na base tenho ar-condicionado e queria tirar proveito disso. Se puder, me informe modelos e fornecedor. Fico no aguardo.
    Será que não e melhor, ou pelo menos mais eficiente se voce canalizar o ar frio com tubos de pvc de 1pol até as caixas, com retorno para a camara aonde tem o ar condicionado?
    Pra poder circular ar frio pelos equipamentos!?
    Eu faria assim, mais barato que cabo, e concerteza mais eficiente pq cabo perde muito ao longo, como todos sabemos!

  3. #3

    Padrão Perdas em cabos

    Em 18m de cabo em 2,4GHz
    Para RGC58 - perda = 11dB ; RGC213 = 4,3dB ; LMR600 = 2,6dB

    Em 18m de cabo em 5,8GHz
    Para RGC58 - perda = 18,8dB ; RGC213 = 7,4dB ; LMR600 = 4,3dB

    Tem um link legal de perdas em cabos coaxiais no site da Datalink : Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais

  4. #4

    Padrão

    Olha eu acho enviavel isso.
    Se voce colocar uma caixa Hermetica boa, com uma ventilação forçada boa, fice excelente.
    Um cabo de 18M se for usar o LMR 400 custa em média 26,00 o metro do cabo, e mesmo assim não vai ficar 100%.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Olha eu acho enviavel isso.
    Se voce colocar uma caixa Hermetica boa, com uma ventilação forçada boa, fice excelente.
    Um cabo de 18M se for usar o LMR 400 custa em média 26,00 o metro do cabo, e mesmo assim não vai ficar 100%.

    Amigo fiz um serviço um dia desses em um cliente meu com 20Mtrs de LMR ... pra 3 Paineis ... naum teve quase perca nenhuma ... fui na casa dos clientes depois e no programinha da placa PCI e notei que tive perca de 5% no sinal dos paineis .. uns tiveram 5, outros 3 outos 2 ... mas tah funcionando redondinho !

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo fiz um serviço um dia desses em um cliente meu com 20Mtrs de LMR ... pra 3 Paineis ... naum teve quase perca nenhuma ... fui na casa dos clientes depois e no programinha da placa PCI e notei que tive perca de 5% no sinal dos paineis .. uns tiveram 5, outros 3 outos 2 ... mas tah funcionando redondinho !
    Qual LMR utilizou? 400 ou 600? Vlw a força...

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    no seu caso, esqueça cabos, utilize guia de onda!!! igual as que usam nas torres de celular.

  8. #8

    Padrão

    Utilizo CellFlex!

  9. #9

    Padrão Cellflex

    Cara ouvi falar muito bem do cellflex e que a perca é quase zero, fui atrás do preço e não é caro é o mesmo preço do LMR400, o porêm é o conector que cada um custa R$100,00.

    Mais em todo caso se tiver com grana sobrando.

    Vlw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Cara ouvi falar muito bem do cellflex e que a perca é quase zero, fui atrás do preço e não é caro é o mesmo preço do LMR400, o porêm é o conector que cada um custa R$100,00.

    Mais em todo caso se tiver com grana sobrando.

    Vlw
    Isso mesmo! Esqueci de citar isso, o caro é o conector que vai de R$50 á R$120 reais!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    no seu caso, esqueça cabos, utilize guia de onda!!! igual as que usam nas torres de celular.
    Jhonne, já é a 2ª vês que tu fala em guia de onda.
    E eu estava esperando alguém perguntar, mas como ninguém deu bola para tua sugestão, eu estou aqui para perguntar.
    Como é isso de guia de onda? Eu só tinha ouvido falar de antena guia de onda.Aquelas slot.

    Explica para nosso benefício.

  12. #12

    Padrão

    Guias de ondas, são os mesmos cabos Cellflex
    Isto foi tirado de e-mail que recebi site de cabos:
    "Erroneamente no Brasil e nos EUA existe uma proliferação dos cabos Times Microwave LMR400 e 600, eles atá são bons cabos, mas totalmente inadequados para frequências de 5 Ghz, são fios para frequências baixas (abaixo de 2,5 Ghz ), são os cabos que radioamadores americanos usam, talvez porisso se explique a fama.
    Soma se a isso a dificuldade de trabalhar curvas com eles e de colocar os seus conectores.
    No próprio manual do fabricante (abaixo citado) nem consta as perdas em 6Ghz.
    http://www.timesmicrowave.com/content/pdf/LMRGuide.pdf

    Praticamente todos os cabos do mundo para frequências acima de 2,5Ghz são Andrew. Usar os cabos LMR em 5,8Ghz, seria o mesmo que manter uma artéria entupida no coração do seu Backbone.
    Ou todas as operadoras de celular e empresas de engenharia do mundo estão erradas ou o cabo mais adequado para 5,8 Ghz é o Andrew CellFlex 3/8 ".

    Ainda não utilizei mas perece ser muito bom!!
    Última edição por iacosta; 02-04-2009 às 23:50.

  13. #13

    Padrão

    Desculpe a sinceridade , mas usar guia de onda é uma loucura. Caríssimo, a instalação é muito difícil , as conexoes são mais caras ainda que o Cellflex, há necessidade de ferramentas especiais, etc.

    O Cellflex é bom , mas os conectores são muito caros. Se na instalação houver qualquer descuido o cabo se danifica facilmente. A instalação do conector no cabo é super difícil.

    O LMR600 tem a mesma perda do Cellflex, a instalação do conector é simples, o conector tem preço razoável e é muito mais resistente a eventual danos no cabo. Acho que é uma solução boa em termos de perdas do sinal (atenuação) , em termos de custo e em termos de robustez da instalação.

  14. #14

    Padrão

    As operadoras de celular usam os cabos Cellflex em frequência de 800 até 2 GHz mas por motivo de intermodulação. Ou seja um canal de celular interfere num outro que tem a frequencia bem proxima. Para spread-spectrum de 2.4GHz e 5.8GHz este problema de intermodulação não existe. A popularização dos cabos LMR nos EUA se devem ao fato de funcionarem bem em 2.4GHz e 5.8GHz , terem uma boa relação custo/benifício , serem de fácil instalação. Eletricamente tem a mesma performance dos cabos cellflex.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Será que não e melhor, ou pelo menos mais eficiente se voce canalizar o ar frio com tubos de pvc de 1pol até as caixas, com retorno para a camara aonde tem o ar condicionado?
    Pra poder circular ar frio pelos equipamentos!?
    Eu faria assim, mais barato que cabo, e concerteza mais eficiente pq cabo perde muito ao longo, como todos sabemos!
    PODE USAR CANO BRANCO REDE ESGOTO E REVESTIR COM MANTA ASFALTICA PARA NAO ESQUENTAR TANTO O CANO, E LA EMCIMA ONDE ENTRA O CANO NA CAIXA COLOCAR UM COOLER PUXANDO O AR E PODE REVESTIR A CAIXA HERMETICA COM ISOPOR POR CENTRO.SERIA ALGO DE BAIXO CUSTO E TERIA UM BOM RESULTADO.
    Última edição por juliocfs; 02-05-2009 às 18:25.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    no seu caso, esqueça cabos, utilize guia de onda!!! igual as que usam nas torres de celular.
    Pega leve pessoal.
    Não é assim, USA GUIA DE ONDA.

    Em QUE que ele vai usar a guia de onda ? em radinho 2.4 ? Esquece. Se for usar uns rádios SAF, NEC etc... até que rola, mas é mais de uns 40.000 o mais baratinho.

    E outra, uma guia de onda da ANDREW, sem adaptador, da ultima vez que usamo em um projeto que tem as fotos na minha galeria, foi 2.800 uma guia Andrew de 1,2 metros se nao me engano.

    Esquece essa coisa de usar cabo, tem um tópico meu, que eu explico COMO as operadores de CELULAR e EMBRATEL etc.. fazem para deixar os rádios na casinha e mandar 30 até 70 metros de cabo lá pra cima.

    Abraços

  17. #17

    Padrão

    o orçamento do lmr900 que pedi, deu um valor aproximado de 60 reais por metro do cabo, com os conectores já inclusos e montados. Bem carinho.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o orçamento do lmr900 que pedi, deu um valor aproximado de 60 reais por metro do cabo, com os conectores já inclusos e montados. Bem carinho.
    É realmente esta puxadinho mesmo, mas esses cabos são muito caro mesmo.