+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Rede Interna Lenta

    Olá a colegas, boa tarde...

    Estou com um grande problema na rede interna da empresa, a rede em certos momentos, fica muito lenta.
    Minha rede tem aproximadamente 200 hosts ativos diariamente, entre impressoras, pc´s e notebooks(wireless) e servidores.
    Somente quando coloco o host ou switch na Vlan5 a rede bomba, mas as vezes até os hosts ligados nesta vlan sentem a lerdeza da rede local .

    Segue abaixo descrição da rede local.
    Tenho no Core um Switch 3com 4200G 48portas, com 8 Vlans configuradas e uma porta trunk(porta 45), que através dela, entrego o DHCP (por um servidor Windows 2008 St. com uma placa de rede NetXtreme Gigabit BCM5721 C1).


    As Vlans PVID 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 estão com dois switchs não gerenciáveis 3COM 3C16465C conectados em cada porta.
    Segue relação de vlans e portas configuradas no switch

    Vlan5 - portas 1 à 24 - entrega rede 192.168.0.100 a 200
    Vlan10 - portas 25,26 - entrega rede 192.168.10.100 a 200

    Vlan11 - portas 27,28 - entrega rede 192.168.11.100 a 200
    Vlan12 - portas 29,30 - entrega rede 192.168.12.100 a 200
    Vlan13 - portas 31,32 - entrega rede 192.168.13.100 a 200
    Vlan13 - portas 33,34 - entrega rede 192.168.14.100 a 200
    Vlan14 - portas 35,36 - entrega rede 192.168.15.100 a 200
    Vlan15 - portas 37,38 - entrega rede 192.1687.16.100 a 200
    Vlan16 - porta 39 - entrega rede 192.1687.12.100 a 200.


    Nas portas 18,19,20,21,22 e 23 tenho ligados meus servidores(VM, bando de dados, AD, CRM, aplicação)


    Após a instalação do switch a rede local ficou considerável-mente lenta.
    Esta lentidão ocorre devido ao equipamento não comportar a demanda ou seria apenas configuração?!

    Duas empresa já analisaram o meu problema e não deram a devida solução.
    Liguei na 3com e eles falam que o switch não serve para minha rede local.
    Vejo aqui no fórum os colegas falando em 1000 pontos ligados a um switch muito inferior no core.

    Alguém poderia dar alguma dica?
    Última edição por rodrigow77; 03-04-2009 às 08:33. Razão: faltou anexar um arquivo

  2. #2

    Padrão RESPOSTA

    Grande homem boa tarde!!!!Porque vc esta entregando na Wlan5 e Wlan10 os mesmos números de IP'sde 192.168.10.100 a 200 nas duas.Será que sua rede não esta dando conflito de IP'sVc poderia minimizar sua rede liberando aos ips especificos para cada maquina. Colocando todas com endereço IP fixo. O roteamento ficaria bens mas rápido. Vc tem Internet em sua Rede? Eu tinha um problema no meu Servidor Internet Wireless que quando o Link ficava com os paramentos SNR baixo (entre 8.2 a 10.9) toda a rede ficava muito, mais muito lenda mesmo. Como se os pacotes solicitandos e não respondidos por conta do mal funcionamento do link de internet f.... toda a rede. Causando uma demanda maior de solicitados do que o host suporta.Espero ter ajudado.Grupo Dsoft Net Provedor de Internet Banda Larga

  3. #3

    Padrão Outra observação

    O Servidor Windows fica lento com o passar do tempo.Um rede de seu porte já esta merecendo um Servidor Mikrotik a muito Tempo.Caso vc não tem como comprar um é so baixar na Internet a licença nivel 4 que vc pode cadastrar até 150 maquinas. Com esse Servidor vc pode Gerenciar toda a rede independente se vc tem ou não hub gerenciavel. Todo o gerenciamento vai ser feito pelo Mikrotik.Ex.: Controle de Velocidade liberado ou limitado para cada Endereço IP ou Mec da Rede Cadastramento de Usuario. Quando for usar a rede vc vai ter que colocar Usuario e Senha Logomarca da Empresa na Tela de Log. Bloqueio para P2P - emule, orkut, msn etc. Bloqueio para usuarios wireless não cadastrado em sua rede. Sua rede vai ficar profissional. Dar uma olhada na internet sobre esse servidor Vc só precisa do Programa Mikrotik e uma maquina com duas placas de rede, uma entrendo e outra saindo o sinal da sua rede totalmente gerenciado. Espero ter ajudado Grupo Dsoft Net

  4. #4

    Padrão

    Amigo, obrigado, corrigi na Vlan 5 eu entrego a rede 192.168.0.0
    Acredito que eu precise filtrar os broadcast de todas as rede, agora como fazer isto?

    Citação Postado originalmente por Dsoftnet Ver Post
    Grande homem boa tarde!!!!Porque vc esta entregando na Wlan5 e Wlan10 os mesmos números de IP'sde 192.168.10.100 a 200 nas duas.Será que sua rede não esta dando conflito de IP'sVc poderia minimizar sua rede liberando aos ips especificos para cada maquina. Colocando todas com endereço IP fixo. O roteamento ficaria bens mas rápido. Vc tem Internet em sua Rede? Eu tinha um problema no meu Servidor Internet Wireless que quando o Link ficava com os paramentos SNR baixo (entre 8.2 a 10.9) toda a rede ficava muito, mais muito lenda mesmo. Como se os pacotes solicitandos e não respondidos por conta do mal funcionamento do link de internet f.... toda a rede. Causando uma demanda maior de solicitados do que o host suporta.Espero ter ajudado.Grupo Dsoft Net Provedor de Internet Banda Larga

  5. #5

    Padrão Resposta sobre broadcast

    Boa tarde!!

    Eu acho que o seu problema não é broadcast. É muito provavel que tenha uma ou varias maquinas prejudicando sua rede sobrecarregando o servidor. Utilizando demasiadamente todo seu link ou até mesmo um virus de rede fazendo solicitações simutanias como vc esta achando. Volto a recomendar o Servidor Mikrotik para sua rede. Nele vc pode visualizar o travego de dados em toda sua rede de forma generalizada ou individualmente por maquina. Seria muito mais facil localizar um problema de lentidão com esse recurso. Essa lendidão que vc se refere é na internet ou em aplicativos de redes?

  6. #6

    Padrão

    Em aplicativos da rede interna, o link de internet está 100% ok....

    Citação Postado originalmente por Dsoftnet Ver Post
    Boa tarde!!

    Eu acho que o seu problema não é broadcast. É muito provavel que tenha uma ou varias maquinas prejudicando sua rede sobrecarregando o servidor. Utilizando demasiadamente todo seu link ou até mesmo um virus de rede fazendo solicitações simutanias como vc esta achando. Volto a recomendar o Servidor Mikrotik para sua rede. Nele vc pode visualizar o travego de dados em toda sua rede de forma generalizada ou individualmente por maquina. Seria muito mais facil localizar um problema de lentidão com esse recurso. Essa lendidão que vc se refere é na internet ou em aplicativos de redes?

  7. #7

    Padrão

    Boas,

    Amigo, filtro total a broadcast acaba dando problema.

    O que lhe sugiria seria segmentar sua rede e incluir uma proteção maior na sua rede que seria na camada 3 através da implementação de nat.

    Assim apenas os pacotes necessários trafegariam livremente pela sua rede e um segmento da rede não atrapalharia o outro!

    Seu problema na rede pode estar em uma máquina, quando a rede ficar lenta, aproveite para identificar qual segmento da rede está dando problema e mate a charada!

    Mikrotik não é a melhor solução para você. O mikrotik é front end de iptables e mrtg. É melhor usar a tabela mangle do iptables + squid + mrtg + nagios no seu caso, assim aprendemos mais sobre o funcionamento do sistema e não nos cegamos com soluções prontas de manutenção chata!

    Uma pergunta, a rede tá lenta ou a saída para a internet está lenta?

  8. #8

    Padrão

    Olá Jacques....

    A rede está está lenta, ñ o link de internet, o switch está com picos de processamento que chegam a 98% de utilização do processador, com duração de 1 ou 2 minutos.
    Segmentei a rede em Vlans, atualmente tenho 6 VLANS, já tive 8 VLANS.

    Será que é quantidade de VLANS?

    Atravéz do Software 3com Device Manager, consigo monitorar meu Switch.
    Tenho portas que tenho um tráfego alto.....

    Será que vou ter que analisar host por host ?

  9. #9

    Padrão

    amigo, poderia lhe dar uma dica, a minha rede sempre ficava lenta e o cisco travava, tirei o painel frontal para melhorar a ventilação e acredite, meu problema parou!

    O seu problema é físico, veja se os coolers do seu switch estão funcionando 100%, veja se não é superaquecimento!

    A outra coisa que deves analisar é suas v-lans, acho que não deves analisar host por host e sim o tráfego ans vlans. Experimenta quando a rede tiver lenta tirar uma vlan do ar e veja se altera alguma, coisa, depois põe ela de novo no ar e tira outra!

    Se não me engano o switch 3com permite que vc visualize o consumo de link em cada porta!

    Você usa patch panel? costuma tirar e colocar os cabos no switch sem desligar?

    Faz um teste legal, pega um notebook e vai pigando porta a porta do switch, veja se alguma responde com ping alto, isso pode significar que essa porta está quase indo de férias!

  10. #10

    Padrão

    O Switch é ZERO bala, 3 meses de uso, estou verifgicando o tráfego das portas para ver o que acontece.

    Estou analisando o o processamento do Switch pelo console e pelo software da 3com.

  11. #11

    Padrão

    Verifique qual vlan está com maior consumo!

    Isso vai te guiar a resolver a bronca amigo!