+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nasmarq
    Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Praia Grande, Sao Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    13

    Padrão após 30 cliente online.... ping alto

    Pessoal to com um probleminha...
    queria tirar uma duvida...

    tenho uma pequena rede com 40 clientes...
    eu nao sei o que acontece, quando passa dos 30 online..
    o ping fica alto.. nao consigo pinga o clientes, todos são Clientes AP em modo ISP e quando pinga da mais de 1000ms..

    eu to usando um Pc-ap
    com cartao senao EMP-8602 600mw
    com omni aquario 15dbi...

    o que pode ser.. o cartao senao.. ou a antena que nao presta mesmo..
    se eu colocar um cartao XR2 sera que resolve..

    muito em breve vou ta trocando tudo....

    vou ta colocando 4 setorial hyperlink ou OIW de 14dbi 90ºgraus
    com 4 senao EMP-8602 600mw
    Última edição por nasmarq; 01-04-2009 às 18:09.

  2. #2

    Thumbs up

    Podem ser diversos fatores, por exemplo seu PC-AP não pode estar suportando o processamento (Improvável)
    Em testes aqui uso o MK em um AMD Sempron 2800+, 256mb de RAM e a Mobo uma K8V-X ele suporta muito bem seus 50 users de nossa rede privada (Meu Mikrotik é somente o bridge de rede, todos os sistemas encontram-se em 3 servidores, sendo eles 2 debian e 1 FreeBSD).
    Eu uso a mesma plaquinha que você.
    Pode ser a Antena, porém experimente verificar o trafego da placa, em média essa plaquinhas não suportam mais de 6MB/s efetivos.

  3. #3
    Avatar de nasmarq
    Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Praia Grande, Sao Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    13

    Padrão

    o meu PC-Ap
    Intel celeron 1600, 512mb de RAM
    a placa mae é da gigabyte, nao lembro o modelo...

    em media o trafego da rede com a maioria dos clientes online
    fica em torno de 1M a 1,8M

  4. #4

    Padrão

    essa antena aquario ( cocô ) omni com 30 clientes simultaneos, vc tah querendo d+ tb neh ? põe painel nisso ai !

  5. #5

    Padrão

    a questao nao eh ser omni.. a questao eh.. cartao !!!

    abaixe a potencia do cartao para 17dbm (tem um macete pra 2.4 nesse emp ai) .. entao coloque em 17db...

    verifique o CCQ total e o CCQ por cliente .. deve sempre ficar acima de 80%

    clientes com sinal abaixo de -65 .. prejudicam.. entao.. arrume estes....

    ative o DFS com radar detect (demora 1 minuto para obter infos e voltar) .. isso vai te ajudar a resolver os problemas...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jonatanmcc Ver Post
    Omni serve apenas para quebra galho ...
    Botar mais que 10 clientes em uma omni não presta .....
    hahahaha, minha omni é milagreira então, as 2 já ficaram com 30 online, uma da Ideal de 15db e uma da Aquario de 12db, ambas são mt boas, quem fala mal ou nunca usou ou não sabe o que fala.

    Desde quando antena tem a ver com quantidade de clientes.

  7. #7

    Padrão

    antena simplesmente irradia o sinal.. quem manda se vai aguentar ou nao eh o cartao/hardware ...

  8. #8

    Padrão

    eu estava com um problema semelhante...sempre que chegava a 30 ou mais usuarios começava a perder pacotes e ficava muito ruim. eu estava usando uma placa PCI D-link AG530, foi só trocar por um cartao NL-2511CD PLUS EXT2 e resolveu todos os meus problemas.
    Quase fiquei louco. ja tinha trocado tudo. Cabo, Antena e ate o micro e nada.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a questao nao eh ser omni.. a questao eh.. cartao !!!

    abaixe a potencia do cartao para 17dbm (tem um macete pra 2.4 nesse emp ai) .. entao coloque em 17db...

    verifique o CCQ total e o CCQ por cliente .. deve sempre ficar acima de 80%

    clientes com sinal abaixo de -65 .. prejudicam.. entao.. arrume estes....

    ative o DFS com radar detect (demora 1 minuto para obter infos e voltar) .. isso vai te ajudar a resolver os problemas...
    alexandrecorrea, estou enfrentando um problema com este conjunto (Omni/EMP), dê uma olhada neste post que fiz recentemente aqui no forum:
    "o sinal congela durante 1s a cada 10s, por ex. um cliente (isto chega a acontecer com 1 cliente somente on-line) começa um download, vai baixando normal, ai apos 10s o grafico de conexão vai a zero e volta ao normal depois, fazendo o mesmo teste com o ping, ele fica +- 3ms e a cada 10s+- ele vai a 1550 ou mais e depois volta, desci a rb para a bancada, mesmo em indoor acontece isto, é como se o cartão parasse de transmitir por +- 1s e depois retorna ao normal,notei também que não há queda de sinal, apenas a banda "cai", outra coisa que notei é que o TX/RX CCQ cai dasticamente para todos os clientes no momento da "pausa", fica entre 90~100 e cai para 10~15."

    "Olhem o que está acontecendo nos anexos, parece que o cartão corta a transferência e reinicia, no gráfico onde aparece os "cortes", neste instante no MK o TX/CCQ fica em torno de 10~15, não sei o que pode ser, tenho 3 cartões EMP-8602, todos apresentam este problema(estou usando apenas 1 de cada vez "tenho 2 de reserva", já alternei os slots, verifico a voltagem e está ok."

    Minhas Configs: RB433AH+EMP8602-plus+Omni 12dBi Aquarios.


    Por favor se alguém tiver uma luz !!!! Minha rede ta impossível qualquer coisa que necessite de um ping tolerável (jogos on-line por ex.).


    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico.jpg
Visualizações:	111
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	3933   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingTerra.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	78,0 KB
ID:      	3934  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingUol.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	67,4 KB
ID:      	3935  
    Última edição por agpnet; 05-04-2009 às 23:21.

  10. #10

    Padrão

    excesso de potencia ? cartao com defeito ?

  11. #11

    Padrão

    Tem outra coisa que vcs não estão levando em conta é a interferencia.

    Aqui os ping do meu provedor vão ate 3000ms e perda de pacotes e so trocar de canal os ping caem para 5ms.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    excesso de potencia ? cartao com defeito ?
    é possível os 3 cartões virem com defeito? Potência acho que não, pois nesta porcaria de cartão tava em default, ai lendo alguns posts aqui no forum eu deixei em card-rates 7. Lembrando que os outros dois cartões estavam parados, eu os coloquei e apresentaram o mesmo problema.