+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Entretanto,

    poderá ter problemas por adulteração da homologação caso ponha uma placa que não pertence ao conjunto especificamente homologado.
    Então voltamos ao ponto onde em que precisa os miniPCI serem homologados! É complexo viu!!!

  2. #82

    Padrão

    Contatei hoje a mikrotikbrasil sobre o kit mkbr100.
    Pedi cotação para o kit com RB 433ah.
    Visto que tenho 3 cartões parados, queria um kit completo e um sem os cartões.
    Então me informaram que poderia ser assim, mas eu teria que enviar os cartões para que eles colocassem e lacrassem a embalagem do rádio, pois o conjunto só poderia sair de lá com cartões homologados para o kit, que são R52 R52h ou SR9.

    Como os meus são engenius não daria.
    A responsa do fabricante é limitada a estes cartões porque foram com estes cartões que eles homologaram. Fora isso é considerado adulteração.

    Depois de tudo isso considerado até agora, estou muito inseguro quanto a comprar RB avulsa e montar meu sistema.

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Então voltamos ao ponto onde em que precisa os miniPCI serem homologados! É complexo viu!!!
    Jociano e 1929,

    de fato, como eu disse, pôr equipamentos diferentes do ensaio em conjutos homologados caracteriza adulteração. Entretanto, não há nada na legislação da Anatel sobre servidores que, no caso, é o Mikrotik Routerboard. Por isso, não vejo motivo de preocupação para o seu caso 1929. Use cartões homologados na RB juntamente com antenas painéis homologadas e não terá problemas.

  4. #84

    Padrão

    Tenho mais de 10 RB´s aqui em produção, 433 e 333 compradas avulsas, todos os cartões e antenas são homologados, sendo eles CM9-GP, EMP-8602 e 2 XR5, não me preocupo com isso. Já me informei com a empresa que sou franqueado e disseram que está tudo certo usando os cartões homologados direitinho.

  5. #85

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então me informaram que poderia ser assim, mas eu teria que enviar os cartões para que eles colocassem e lacrassem a embalagem do rádio, pois o conjunto só poderia sair de lá com cartões homologados para o kit, que são R52 R52h ou SR9.
    eu comprei o kit SK-333 e nao veio nda lacrado, veio numa cx "hermetica" de plastico que pode ser aberta facilmente... agora pelo oq vc falou dos cartoes que podem usar ficou bem claro q apesar de terem homologado o kit nao vai ficar aberto parar usar qualquer cartao. teria q ser obrigatoriamente um desses homologados...

  6. #86
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Pensando aqui cheguei a uma conclusão meio generalizada... bom... nos conceitos de telecomunicacoes, partindo da conexao discada... lembram que os modems tinham o selo da anatel.. ou seja akele equipamento necessitava de ser homologado pela anatel, nao seria o mesmo caso dos PC-AP? embora o pc gerencie o equipamento "é levado em conta" que nao será usado fora daquilo que foi programado para fazer. Em outras palavras... um pc que tenha um modem adsl PCI (nao sei se alguem ja viu) que é algo atual, teria q passar por um processo de homologação, o que não seria nada viavel visto que existe varias configuracoes uma infinidade de placas, e mesmo que seja homologado alguem pode ir la e alterar algo via software que ira interferir fisicamente. Bom é só um ponto de vista rsrs

  7. #87

    Padrão

    Stevens, isso que tu trouxe a atenção reforça a minha preocupação.
    Não tem coisa mais elementar do que um switch, ou um conector e eles exigem a homologação.
    Por via das dúvidas estou trocando os apezinhos por AP com letra maiúscula, ou seja Nano.

    Pelo menos terei algo um pouco melhor e não arriscarei até este assunto ficar bem claro.

  8. #88

    Padrão

    Amigos, é o seguinte:

    No caso de rádios precisamos nos preocupar com os sistemas irradiantes, ou seja, rádios e antenas.

    RB não é sistema irradiante, portanto não precisa de homologação.

    Se vc tem um pc-ap as placas PCI devem ser homologadas (por exemplo as da D-Link), a motherboard (sua placa asus, pcchips, memória, hd...) não emite sinais de rádio, não precisando de homologação.

    O mkbr100 é um produto final, ou seja, por uma questão de marketing a MK daqui fez esse produto. Ai, quando ela foi homologar eles informaram o que tem dentro dele: uma RB x e 3 MINIPCI Y. Então, para valer a homologação da mkbr100 tem estar conforme foi pedida a homologação.

    Isso foi uma jogada de marketing da época, quando as R52h não eram homologadas ainda. Tanto é que se pagava muito mais caro numa mkbr100 do que montando uma RB com placas r52h...

    Abraço!
    Fabricio

  9. #89

    Padrão

    Eu também entendo que seja assim, Fabrício.
    Mas um swicht também não emite radiofrequencia e eles exigem a homologação.
    Tudo que é usado, mesmo não estando diretamente envolvidos na emissão de radiofrequencia, eles exigem, até dos cabos de rede. Daqui uns dias eles poderão até pedir homologação das cx herméticas.
    Sei que é um pensamento muito pessimista, mas sabe-se lá o que se passa na cabeça de um fiscal?
    E como não tem nada explicito nos regulamentos, pode abrir margem para todo tipo de interpretação.

  10. #90

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    ... um pc que tenha um modem adsl PCI (nao sei se alguem ja viu)
    caracas, mas não é que existe mesmo!

    http://images.quebarato.com.br/photo.../6/2EB56_1.jpg

    Mas aquela entrada ali é pra rj45 ou rj11??

    desculpem pelo off.

  11. #91

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu também entendo que seja assim, Fabrício.
    Mas um swicht também não emite radiofrequencia e eles exigem a homologação.
    Tudo que é usado, mesmo não estando diretamente envolvidos na emissão de radiofrequencia, eles exigem, até dos cabos de rede. Daqui uns dias eles poderão até pedir homologação das cx herméticas.
    Sei que é um pensamento muito pessimista, mas sabe-se lá o que se passa na cabeça de um fiscal?
    E como não tem nada explicito nos regulamentos, pode abrir margem para todo tipo de interpretação.
    Mas 1929 um Switch e o cabo rede realmente não são elementos irradiantes, porem os mesmos fazem parte diretamente de uma rede de comunicações (digo comunicações!!!), por isso a necessidade de serem homologados e certificados, pois pense comigo, um switch ou um cabo de rede poderia alterar algo para bem ou para o mal em sua rede, pelo menos assim eu entendo, eu mesmo tive uma experiência com uma cabo de rede de uma marca chamada ultiXXXX (nem vou dizer o nome porque me revolto!) e o mesmo não éra homologado e sabem o que aconteceu? Até quantos metros serial o ideal puxar um cabo de rede? 100 metros correto? até 120 dá, mas esse tal cabo de rede não passava dados apartir de 15 metros, emfim... resumindo é uma merda o tal cabo, nem vou falar mais nada do dito cujo. Bom... como estavamos tratando dos rádios, até aonde eu sei, somente os elementos irradiantes antena + miniPCI ou PCI precisam ser homologados. Abraços!

  12. #92
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    existe mesmo hehe... esse modem adsl é rj11... é um bom exemplo de que nao é coerente pedir homologacao de uma placa mae... visto que mesmo sendo parte da rede nao é responsavel "100%" pela transmissao... pois acredita-se que o equipamento que emite está dentro das regras e padrões... switch fikou meio complicado... nao sabia disso
    abraço

  13. #93

    Padrão

    Galéra vou colocar lenha na fogueira agora! Fiquei pensando aqui comigo em uma coisa e inclusive pesquisei na internet e não encontrei nada (quem encontrar post aqui!), seria o seguinte:

    O conector RJ45, RJ11 entre outros precisariam ser homologados? Existem eles homologados? Emfim... poise um conector RJ45 é fundamental para que uma rede funcione, concordam? Estou complicando as coisas eu acho rs,rs!!! Abraços!!!

  14. #94

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Galéra vou colocar lenha na fogueira agora! Fiquei pensando aqui comigo em uma coisa e inclusive pesquisei na internet e não encontrei nada (quem encontrar post aqui!), seria o seguinte:

    O conector RJ45, RJ11 entre outros precisariam ser homologados? Existem eles homologados? Emfim... poise um conector RJ45 é fundamental para que uma rede funcione, concordam? Estou complicando as coisas eu acho rs,rs!!! Abraços!!!
    Oh locco!!!

    Qualquer dia desses vocês vão estar se preocupando com a homologação da energia elétrica, afinal sem ela nada funciona.

    Ou funciona? rsrs

    Tá! Tem as baterias, painéis solares, etc. Então vamos homologar tudo....

  15. #95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Oh locco!!!

    Qualquer dia desses vocês vão estar se preocupando com a homologação da energia elétrica, afinal sem ela nada funciona.

    Ou funciona? rsrs

    Tá! Tem as baterias, painéis solares, etc. Então vamos homologar tudo....
    Tem um artigo do Percival no site da ANID, que faz algumas considerações sobre o papel da Anatel.
    Lá ele compara o trabalho da Anatel aos anos do arroxo, onde tudo era controlado.
    Telecomunicações ainda é considerado pela Anatel como de segurança nacional e em cima disso ela acaba agindo de uma forma policialesca e arrecadatória.
    Se a gente der uma pesquisada nos produtos homologados para todas as áreas da comunicação vai se surpreeender com a variedade de ítens que são homologados.
    Mas a minha preocupação é com aquilo que não está escrito e duma hora para outra eles resolvem pedir.

  16. #96

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Oh locco!!!

    Qualquer dia desses vocês vão estar se preocupando com a homologação da energia elétrica, afinal sem ela nada funciona.

    Ou funciona? rsrs

    Tá! Tem as baterias, painéis solares, etc. Então vamos homologar tudo....
    kkkkkk rs,rs rolei de rir agora, estava pensando em você mesmo para responder essa questão. Então RB precisa ser homologada? Creio que não, pois se não tudo terá então que ser homologado, painéis, baterias e etc... Entendeu? Concorda comigo Marcelo? e se RB tivesse que ser homologada, as placas mães de computador tambem teriam, então e ai? Entendeu porque fiz tal comentário acima? Então... Abraços!

  17. #97

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem um artigo do Percival no site da ANID, que faz algumas considerações sobre o papel da Anatel.
    Lá ele compara o trabalho da Anatel aos anos do arroxo, onde tudo era controlado.
    Telecomunicações ainda é considerado pela Anatel como de segurança nacional e em cima disso ela acaba agindo de uma forma policialesca e arrecadatória.
    Se a gente der uma pesquisada nos produtos homologados para todas as áreas da comunicação vai se surpreeender com a variedade de ítens que são homologados.
    Mas a minha preocupação é com aquilo que não está escrito e duma hora para outra eles resolvem pedir.
    Concordo!

  18. #98

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Oh locco!!!

    Qualquer dia desses vocês vão estar se preocupando com a homologação da energia elétrica, afinal sem ela nada funciona.

    Ou funciona? rsrs

    Tá! Tem as baterias, painéis solares, etc. Então vamos homologar tudo....
    Pow doido ainda tou sorrindo disso kkkkkk. Foi fodastico homologar energia elétrica kkkk. Abração!

  19. #99

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Pow doido ainda tou sorrindo disso kkkkkk. Foi fodastico homologar energia elétrica kkkk. Abração!
    Caríssimos Jociano e 1929,

    a continuar assim teremos de homologar tudo mesmo: até os técnicos que sobem nas torres!

  20. #100

    Padrão Cartao XR2

    Ola Amigos sabem dizer se o cartão XR2 da ubiquit ja foi homologado???

    boa noite a todos!!