Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão

    eh amigos vou colocar mais lenha nessa fogueira... quem lembra das saudosas YDIs??? pois eh elas tb trabalhavam com cartoes e eram homologadas, mesmo sem os cartoes havia uma homologaçao para o equipamento... essa sim eh uma comaparaçao justa pois tanto YDI como RB partem do mesmo principio de propagaçao de sinal... iai oq me dizem???

  2. #102

    Padrão Finalmente

    Pessoal finalmente a Anatel respondeu o questionamento. Não foi lá essas coisas a resposta mas dá pra ter uma ideia.

    Vou refazer a solicitação desta vez diretamente a agencia e por carta. assim não terão como enrolar.


    Segue na integra resposta recebida.

    Prezado Sr. Rogério,

    Em atenção aos seus questionamentos realizados via sistema FOCUS, informamos que, com base nas informações encaminhadas via sistema, a placa RouterBoard 433AH isoladamente não é passível de certificação compulsória. Para as placas mães de computadores, os módulos que são passíveis de certificação é quem devem estar devidamente homologados pela Agência. As estações, no entanto, devem estar em conformidade com a legislação vigente para cada tipo de serviço ao qual os equipamentos servirão como plataforma para sua prestação. Por isso, quando do projeto de uma estação ou plataforma para prestação de serviços de telecomunicações, a área competente da Agência que emitiu a outorga para o serviço deverá ser consultada.

    01/06/2009 Solicitação concluída.

    01/06/2009 A Gerência de Certificação informou o seguinte complemento para a providência: Por fim, com relação aos procedimentos quanto a importação de produtos e a sua regularização no Brasil, solicitamos que entre em contato com a Receita Federal do Brasil, a qual poderá lhe esclarecer as dúvidas quanto a sua pergunta 4. Com relação à homologação, o Regulamento aprovado pela Resolução nº 242 é quem estabelece as regras gerais para a homologação de produtos.

    Atenciosamente,

    Gerência de Certificação

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Questionamento na integra: Consulta Anatel Homologação RB

    Abraço
    Última edição por rogeriosims; 17-06-2009 às 18:36.

  3. #103

    Padrão

    Obrigado por sua contribuição ao forum, então finalizando, as RB´s não prescisam ser homologadas.

  4. #104

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Pessoal finalmente a Anatel respondeu o questionamento. Não foi lá essas coisas a resposta mas dá pra ter uma ideia.

    Vou refazer a solicitação desta vez diretamente a agencia e por carta. assim não terão como enrolar.


    Segue na integra resposta recebida.

    Prezado Sr. Rogério,

    Em atenção aos seus questionamentos realizados via sistema FOCUS, informamos que, com base nas informações encaminhadas via sistema, a placa RouterBoard 433AH isoladamente não é passível de certificação compulsória. Para as placas mães de computadores, os módulos que são passíveis de certificação é quem devem estar devidamente homologados pela Agência. As estações, no entanto, devem estar em conformidade com a legislação vigente para cada tipo de serviço ao qual os equipamentos servirão como plataforma para sua prestação. Por isso, quando do projeto de uma estação ou plataforma para prestação de serviços de telecomunicações, a área competente da Agência que emitiu a outorga para o serviço deverá ser consultada.

    01/06/2009 Solicitação concluída.

    01/06/2009 A Gerência de Certificação informou o seguinte complemento para a providência: Por fim, com relação aos procedimentos quanto a importação de produtos e a sua regularização no Brasil, solicitamos que entre em contato com a Receita Federal do Brasil, a qual poderá lhe esclarecer as dúvidas quanto a sua pergunta 4. Com relação à homologação, o Regulamento aprovado pela Resolução nº 242 é quem estabelece as regras gerais para a homologação de produtos.

    Atenciosamente,

    Gerência de Certificação
    Pronto!

    Continuo eu com meus PCAP´s que por sinal estão funcionando de forma excelente e com minhas RB´s. Abraços!!!

  5. #105

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Pessoal finalmente a Anatel respondeu o questionamento. Não foi lá essas coisas a resposta mas dá pra ter uma ideia.

    Vou refazer a solicitação desta vez diretamente a agencia e por carta. assim não terão como enrolar.


    Segue na integra resposta recebida.

    Prezado Sr. Rogério,

    Em atenção aos seus questionamentos realizados via sistema FOCUS, informamos que, com base nas informações encaminhadas via sistema, a placa RouterBoard 433AH isoladamente não é passível de certificação compulsória. Para as placas mães de computadores, os módulos que são passíveis de certificação é quem devem estar devidamente homologados pela Agência. As estações, no entanto, devem estar em conformidade com a legislação vigente para cada tipo de serviço ao qual os equipamentos servirão como plataforma para sua prestação. Por isso, quando do projeto de uma estação ou plataforma para prestação de serviços de telecomunicações, a área competente da Agência que emitiu a outorga para o serviço deverá ser consultada.

    01/06/2009 Solicitação concluída.

    01/06/2009 A Gerência de Certificação informou o seguinte complemento para a providência: Por fim, com relação aos procedimentos quanto a importação de produtos e a sua regularização no Brasil, solicitamos que entre em contato com a Receita Federal do Brasil, a qual poderá lhe esclarecer as dúvidas quanto a sua pergunta 4. Com relação à homologação, o Regulamento aprovado pela Resolução nº 242 é quem estabelece as regras gerais para a homologação de produtos.

    Atenciosamente,

    Gerência de Certificação
    Porque será que esses caras não falam claramente as coisas. Parece que sempre deixam um rabito para tráz com medo de se comprometer.

    Porque dizer: "a placa RouterBoard 433AH isoladamente não é passível de certificação compulsória".
    Mas fica a brecha. No conjunto eles não garantiram o uso da RB, só isoladamente. Logicamente ninguém vai usar uma RB isoladamente, mas assim eles não se comprometem.

    Já para as placa-mãe ele foram claros. "Para as placas mães de computadores, os módulos que são passíveis de certificação é quem devem estar devidamente homologados pela Agência." . Porque não dizer a mesma coisa com relação as RB, que só os módulos envolvidos nas telecomunicações é que devem ser homologados?

    E para que incluir na resposta a resolução 242, já que ela não contribue em nada para a compreensão da resposta.

    Rogério, eu acho que nestas alturas o melhor é não perguntar de novo. Deixa como está. Vai que esses caras resolvem estudar mais a fundo isso e decidem homologar.

  6. #106

    Padrão

    Concordo!

    A RB não precisa, mas o cartão sim!

    A mother board não precisa mas a placa de rede sem fio sim!

    Sempre foi assim!
    Abraço!
    Fabrício

  7. #107

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Concordo!

    A RB não precisa, mas o cartão sim!

    A mother board não precisa mas a placa de rede sem fio sim!

    Sempre foi assim!
    Abraço!
    Fabrício
    A lógica diz que é isso mesmo. Mas porque estes caras da Anatel não são claros nas explicações, né?
    Porque o sujeito tinha que colocar na resposta a expressão "uso isolado". Você que é advogado sabe muito bem como isso pode isentar a Anatel em qualquer divergência futura.
    Já no caso da placa-mãe eles foram bem claros.

    parece que não querem se comprometer com nada. Todas as respostas que tenho lido da Anatel são deste padrão.
    Mas em princípio não deve ter problemas mesmo. Vou dar jeito em colocar RB.

  8. #108

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A lógica diz que é isso mesmo. Mas porque estes caras da Anatel não são claros nas explicações, né?
    Porque o sujeito tinha que colocar na resposta a expressão "uso isolado". Você que é advogado sabe muito bem como isso pode isentar a Anatel em qualquer divergência futura.
    Já no caso da placa-mãe eles foram bem claros.

    parece que não querem se comprometer com nada. Todas as respostas que tenho lido da Anatel são deste padrão.
    Mas em princípio não deve ter problemas mesmo. Vou dar jeito em colocar RB.
    Mais eu acho que foram claros, isoladamente não prescisa, mais em conjunto com os cartões, estes devem ser homologados, eu entendi isso.

  9. #109

    Padrão

    Eu entendi que:

    Usando a RB com um cartão Homologado não é necessaria a homologação da RB. Apenas do cartão.
    No caso de comprar um "radio" fechado como o caso dos vendidos pela WDC, é necessaria a homologação de todo o conjunto, pois dentro dele pode conter um cartão que não foi homologado isoladamente. então esse cartão só pode operar com determinada RB, levando em conta o contexto foi isso que entendi.

    No caso da placa mãe ele procurou separar bem as coisas, pois existem placas mães que já vem com placas wi-fi incorporadas, portanto essas deverião ser homologadas previamente.

    Abraço

  10. #110

    Padrão

    A MD Brasil tem o kit mkBR100 que é homologado.
    Quando perguntei se podia vir sem os cartões pois eu já tinha, me disseram que eu deveria enviar os cartões para que eles tivessem certeza que eram os homologados.
    Porque então homologaram o kit? Na época não tinha cartão r52H homologado. Assim, o cartão só valeria a homologação se viesse no kit. O mesmo vale para 900mhz. Não tem cartão homologado ainda. Mas no kit deles a homologação do kit vale para todo o conjunto,inclusive o 900mhz.

    Que diferença tem o kit deles de outros montados individualmente por nós? Nenhuma.
    E que diferença tem um pc-ap de uma rb na aplicação? Nenhuma.
    Então por lógica a RB não deveria mesmo ser homologada, já que uma placa mãe não precisa.

    Eu também entendi assim, mas o palavreado usado por eles é que me deixou com a "pulga atrás da orelha"
    Isso está me parecendo muito burocrático.

  11. #111

    Padrão

    Rogerio,

    a sua interpretação está corretíssima. Perfeita. Você entendeu bem a resposta da Anatel. Tenho certeza pois estou sempre lidando com essa questão em todo o Brasil.



    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Eu entendi que:

    Usando a RB com um cartão Homologado não é necessaria a homologação da RB. Apenas do cartão.
    No caso de comprar um "radio" fechado como o caso dos vendidos pela WDC, é necessaria a homologação de todo o conjunto, pois dentro dele pode conter um cartão que não foi homologado isoladamente. então esse cartão só pode operar com determinada RB, levando em conta o contexto foi isso que entendi.

    No caso da placa mãe ele procurou separar bem as coisas, pois existem placas mães que já vem com placas wi-fi incorporadas, portanto essas deverião ser homologadas previamente.

    Abraço

  12. #112

    Padrão

    Exatamente. Essas homologações de produtos "fechados" mas que dentro tem componentes que podem ser comprados separadamente é uma jogada de marketing muito boa!

  13. #113

  14. #114

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Vou montar aqui a LocalBox! ahhahahahaha

    Abraço!
    LocalBox hehehehehe é isso ai!!! Abraço!!!

  15. #115

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post

    Daí alguém talvêz pergunte: porque existe então cartão homologado se não pode usar sozinho?
    Mas pode ser que eles entendam que estes cartões seriam para reposição em equipamentos hologados como um todo que já os usem. E aí entra a afirmação do Sérgio. Canopy, Nano etc.

    Eu penso que a ANATEL homologa um cartão deste, em cima de testes realizados em um Notebook, mesmo procedimento para modem PCi, que precisa de um computador para funcionar.

  16. #116

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Creio que não, pois se não tudo terá então que ser homologado, painéis, baterias e etc... Entendeu? Concorda comigo Marcelo? e se RB tivesse que ser homologada, as placas mães de computador tambem teriam, então e ai? Entendeu porque fiz tal comentário acima? Então... Abraços!

    Os bancos de baterias dentro das estaçoes da Brasil Telecom aqui no Tocantins são homologadas, olha só o link aqui. Se fizer uma busca no google, vai ver que quase todas as marcas de baterias automotiva tem sua versão homologada pela Agência.

  17. #117

    Padrão

    a lei é bem clara, "ninguém é obrigado a fazer nada senão em virtude de lei."

    "não existe crime sem lei anterior que assim o considere", ou seja, se não tem nada escrito na lei, não é crime.

    em outras palavras, se não está escrito é permitido.

    se o fiscal vier com "interpretações", ele não pode "interpretar" aquilo que não está explicitamente escrito como proibido, ou seja, se não diz que deve ser homologado ele nem pode argumentar brecha em lugar nenhum. Mete na justiça ele e a anatel.

  18. #118

    Padrão

    Alguem sabe me dizer se o cartão NMP 8602 é homologado?

  19. #119
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Desculpe fugir um pouco do assunto mas antes de chorarmos um pouco sobre coerencia e incoerencia...

    vcs já contribuiram na Consulta Pública sobre a destinação de frequencia?

    https://under-linux.org/f128531-cont...-de-frequencia

    vamos lá é só contribuir!

  20. #120

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Desculpe fugir um pouco do assunto mas antes de chorarmos um pouco sobre coerencia e incoerencia...

    vcs já contribuiram na Consulta Pública sobre a destinação de frequencia?

    Contribuam - Consulta publica Anatel destinação de Frequencia

    vamos lá é só contribuir!
    Eu tenho algumas dúvidas a respeito desta faixa de frequencias. Que equipamentos usaríamos? Cartões da Ubiquiti, tem para 700mhz e para 180/280mhz.
    Esta consulta está me parecendo coisa de jogo com cartas marcadas. Já li ela em outra ocasião parte da consulta e se não me engano, fala em leilão de frequencias.
    E quanto será de banda que passa numa frequencia tão baixa? Será que não seria mais indicado para fonia, o uso desta faixa e eles estão fazendo só movimentação para dar a idéia de que estão nos ouvindo?
    Que tipo de sugestão poderíamos dar? Alguém com mais experiencia poderia nos ajudar a montar algumas sugestões?
    Não que as sugestões ali no tópico não sejam válidas. Mas penso que ter algo mais técnico, pode dar mais peso.
    Pois assim como está posta a consulta, nem mesmo que fosse destinada somente a SCM, ainda iria faltar equipamento ao alcance da maioria.
    Última edição por 1929; 11-08-2009 às 20:16.