+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Claro, tudo bem!

    Mas perdi o "fio da meada": qual o questionamento que o colega Rogério fez à Anatel?

    Independentemente de qual seja o questionamento a Anatel recebe regularmente uma quantidade muito grande de consultas. Pouco provável que haja alguém catalogando toda e qualquer consulta. Geralmente são respondidas e arquivadas.
    É o 4º post da pag. 4 deste tópico.

  2. #42
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Exigência por exigência... certamente tbm será cobrado que os equipamentos nos clientes sejam homologados visto que tbm fazem parte da rede.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Exigência por exigência... certamente tbm será cobrado que os equipamentos nos clientes sejam homologados visto que tbm fazem parte da rede.
    Com certeza isso já é exigido.
    Pode ter lacre se no assinante for encontrado tal equipamento.
    O entendimento é que se voce administra a rede, voce é responsavel por tudo que estiver conectado.
    Isso já foi relatado por alguns que foram fiscalizados.

  4. #44
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Com certeza isso já é exigido.
    Pode ter lacre se no assinante for encontrado tal equipamento.
    O entendimento é que se voce administra a rede, voce é responsavel por tudo que estiver conectado.
    Isso já foi relatado por alguns que foram fiscalizados.

    O que eu nao entendo... é pq há tanta especulação sobre os procedimentos da anatel...
    não há uma padronização dos procedimentos, amigo acredite já vi fiscais legalizarem torres que nao haviam a menor possibilidade de serem homologadas... e foram homologadas apenas com a comprovação do documento SCM... acho q deve ser assim pq é brasil né... já sabe como funciona a lei... é dois caminhos... ou exigimos que seja feito a lei rigor (dai corremos o risco de perder nossas RB's) ou deixamos como esta e esperamos pra ver o q vai acontecer.

  5. #45

    Padrão

    Galéra na associação que faço parte, o engenheiro aprovou meu projeto e da maioria dos associado e a maioria passou sem o menor problema! Bom sei lá... Vou tirar uma soneca aqui, pois acredito gente que um bom argumento ajuda e muito na hóra da fiscalização, digo isso porque alguns dos nossos associados foram fiscalizados essa semana e o que mais eles bateram de frente foi com relação a contratos e pagamentos, você tem que ter pelo menos 45% dos contratos em mãos, bem como cópia e relatórios de pagamentos dos boletos, constando o pagamento da SVA e SCM, pediram notas de todos os equipamentos, inclusive equipamentos que estavam sem uso, apenas encostado no canto sem homologação, ele lacraram!!! e equipamentos que estavam sem funcionamento mas que eram homologados só que não tinham nota, eles tambem lacraram!!!, emfim... bateram muito na parte da documentação, eles subiram em algumas torres para tirar fotos e etc... , mas o que eles de verdade mais bateram de frente como já disse, foi com relação a documentação. Emfim... da associação que faço parte, dos seus 70 ou mais associados, apenas 2 tiveram equipamentos lacrados, mas eram equipamentos que já não estavam em funcionamento por não serem homologados, mas como os fiscais viram no canto, mesmo assim encheram o saco, e o outro associado que teve problemas foi por conta de não ter achado a nota fiscal de umas placas PCI se não me engano e por isso teve lacre nas placas, esses 2 estão funcionando sem problemas, mas leveram uma multinha daquelas kkkk. Emfim... como disse, um bom argumento junto com toda documentação certinha e completa e o maximo de equipamentos homologados e com potência E.R.I.P na medida certa, demonstre que você quer que ele veja tudo, que está tão interressado quanto ele que ele veja seus equipamentos e etc... pois com isso vocês já deixam qualquer fiscal sem moral para te fazer nada.


    Abaixo segue um relato do um dos nossos associados que foi vistoriado esses dias:


    Bom dia,

    Aqui já fui vistoriado!
    Foi bem interessante, pois veio um fiscal experiente e outro que estava começando. Com isso este experiente sempre comentava a ação para o iniciante. E eu que não sou bobo nem nada, ficava na escuta. Nisso peguei algumas coisas:
    Não subiram em torres, apenas visitaram o provedor e o escritório.
    No provedor tiraram fotos de tudo: antenas, servidores, roteadores, routerboards, cards selados etc
    Em relação as routerboards, só preocuparam com os cartões, inclusive se tinham selos, viram os selos e até sorriram e falaram: “Muito bem Sr. Giovani!” – Vão gostar de um selinho sô!
    Fizeram muitas perguntas em relação a associação entre minha empresa e a Associação.
    Qual o serviço que você presta para o cliente? Resposta: SVA!
    Qual o serviço que faz para a Associação? Resposta: sou agente de SCM para a Associação, ou simplesmente: SCM!
    Você faz relatórios das interrupções de sinal? Resposta: A Associação que gera os relatórios baseada nas informações periódicas solicitadas por e-mail aos associados. Pediram o repasse deste e-mail provando que a Associação nos cobra as informações destas interrupções. O fiz prontamente.
    Pediram contratos, um de SVA da minha empresa com o cliente e outro de SCM da Associação com o cliente.
    Pediram notas fiscais, uma de SVA da minha empresa com o cliente e outra de SCM da Associação com o cliente.
    Pediram boletos pagos e gostaram de ver a inscrição obrigatória: “No valor total do boleto conta R$10,00 referente ao uso de SCM e o restante do valor refere-se a cobrança de SVA”.
    Ainda no que refere ao boleto, não foram até o cliente para verificar, eu mesmo os forneci.
    No mais, foram bem cordiais, e olha que insisti num cafezinho, refrigerante, almoço, estas coisas... não aceitaram nem água!

    Relax, take it easy!
    Última edição por jociano; 03-04-2009 às 22:42.

  6. #46

    Padrão

    Infoweb,

    Qual a sua associação??

    Abraço

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Infoweb,

    Qual a sua associação??

    Abraço
    hehehehehehe digo nããããooo rs,rs! Brincadeira!

    Sou associado a Abrapi - Associação Brasileira de Provedores Integrados

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    ... amigo acredite já vi fiscais legalizarem torres que nao haviam a menor possibilidade de serem homologadas... e foram homologadas apenas com a comprovação do documento SCM...
    Aí eu já não saberia dizer, deixo para o Marcelo que tem experiencia em lidar com os trâmites lá dentro da Anatel, mas entendo que documento SCM é uma coisa e registro de base é outra.

    Com certeza, o melhor é deixar como está, principalmente depois que o Marcelo explicou como é feito os laudos. Nunca pediram RB, e agora podemos correr o risco de complicar.
    Já me arrependi de ter levantado esta questão.

  9. #49

    Padrão

    axo q fiscais da anatel devem visitar o forum.... e isso com certeza vai fazer com que eles comecem a pegar no pe em questao de RB.... se nao encontrarem nada irregular no provedor.... Eu... sugiro a exclusao do topico.. bem como o amigo ai nao enviar a pergunta a anatel... vamos manter como esta...

  10. #50
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Sergio, tem nem uma RB ai não? Mais você usa isso por essa questão?

    Sim, tenho RB's em um projeto de inclusão digital (grátis) que utilizo. Mas são MKBR100-NG, a qual é homologada como um todo, ou seja, é o kit homologado e não o cartão.

    Uso Motorola e Nano pelo tipo de instalação que pratico aqui. Não atendo cliente individual. Atendo condomínios e corporativo.

  11. #51
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post

    ....

    Daí alguém talvêz pergunte: porque existe então cartão homologado se não pode usar sozinho?
    Mas pode ser que eles entendam que estes cartões seriam para reposição em equipamentos hologados como um todo que já os usem. E aí entra a afirmação do Sérgio. Canopy, Nano etc.

    ....
    Existem cartões homologados (ensaiados) para que um OEM possa usá-los em seus produtos (um notebook por exemplo - o que tenho aqui da Itautec tem o selao da Anatel) sem a necessidade de realizar o ensaio do mesmo novamente. Terão que ensaiar apenas o produto acabado (notebook).
    Última edição por sergio; 03-04-2009 às 23:57.

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Mas são MKBR100-NG, a qual é homologada como um todo, ou seja, é o kit homologado e não o cartão.
    Gente fina é outra coisa, né? Por isso que tu está tranquilo...tranquilo.

    Este MKBR100 é uma paulada. Doi só em comparar com o preço individual de cada componente.
    Mas ainda assim, comparado com Motorola é fichinha.

  13. #53
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Gente fina é outra coisa, né? Por isso que tu está tranquilo...tranquilo.

    Este MKBR100 é uma paulada. Doi só em comparar com o preço individual de cada componente.
    Mas ainda assim, comparado com Motorola é fichinha.

    Nada... tô é quebradaço... Aqui na cidade não dá para trabalhar de outra forma. Quanto a RB, eu já fui denunciado e fiscalizado 3 vezes... se tivesse alguma coisa fora do padrão, já estaria fechado.

    Ou faz as coisas certas, ou então se lasca.

  14. #54

    Padrão

    Tudo está apontando para o fato de que não é necessário. Pelo menos tudo que está sendo levantado aponta para isso. Pessoal da LocalNet disse que não é necessário.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Nada... tô é quebradaço... Aqui na cidade não dá para trabalhar de outra forma. Quanto a RB, eu já fui denunciado e fiscalizado 3 vezes... se tivesse alguma coisa fora do padrão, já estaria fechado.

    Ou faz as coisas certas, ou então se lasca.
    Mai você acha que se estivesse usando ai uma RB433 da vida, teria lacre?

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Exigência por exigência... certamente tbm será cobrado que os equipamentos nos clientes sejam homologados visto que tbm fazem parte da rede.

    Bom dia,

    para sua informação colega os equipamentos instalados nos clientes também devem ser homologados.

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aí eu já não saberia dizer, deixo para o Marcelo que tem experiencia em lidar com os trâmites lá dentro da Anatel, mas entendo que documento SCM é uma coisa e registro de base é outra.

    Com certeza, o melhor é deixar como está, principalmente depois que o Marcelo explicou como é feito os laudos. Nunca pediram RB, e agora podemos correr o risco de complicar.
    Já me arrependi de ter levantado esta questão.
    1929,

    correto! Uma coisa é ter outorga (SCM no caso) e outra coisa é o licenciamento da base. São processos e projetos distintos. Obviamente somente podem licenciar base quem tem SCM, mas é preciso licenciá-la separadamente (com projeto e assinatura/ART de um engenheiro da área de elétrica).

  18. #58

    Padrão Site da Associação?

    Qual o site da Associação?

    Agradeço

    Aprendiz


    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    hehehehehehe digo nããããooo rs,rs! Brincadeira!

    Sou associado a Abrapi - Associação Brasileira de Provedores Integrados

  19. #59
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Mai você acha que se estivesse usando ai uma RB433 da vida, teria lacre?
    Provavelmente, pois pediram NF dos equipamentos, conferiram os selos, verificaram no site da Anatel para ver se estava tudo OK, além de outras coisas mais comuns na fiscalização.

  20. #60

    Padrão

    Pelo geito a resposta da Anatel vai agarrar,
    Concluiram o chamado dizendo que enviaria resposta por email dois dias e não recebi nada, reabri o chamado ontem, resposta da reabertura:
    ...""Estamos estudando o assunto e, por isso, ainda não encaminhamos uma resposta. Assim que finalizarmos o estudo, encaminharemos a resposta pelo e-mail rogeriosims

    Qualquer dúvida adicional sobre certificação e homologação, favor encaminhar através do e-mail [email protected]. ""...

    Vou esperar mais um 3 dias e reabro o chamado.

    Abraço
    Última edição por rogeriosims; 17-06-2009 às 18:29.