Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para entender, duvida com radio mobile.

    Bom dia pessoar,

    Tava fazendo uns testes no radio mobile e me deparei com esse gráfico que está em anexo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	1335
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	3924

    Não entendi bem porque o sinal se "perde" nesse gráfico porque aparentemente não vejo motivos.

    Quando mudo a frequencia no ensaio para 2.4ghz o link fecha sem dar esse vermelho, quanto ponho em 5.8ghz aparece essa linha em vermelho que prá mim é a quebra do link.
    Outra coisa interessante, nessa mesma tela, se no menu, clico em inverter, dai ele inverte transmissor e receptor, o link fecha normal sem a linha vermelha com 5.8ghz.

    Estou pensando em fazer esse enlace com antenas Hyper ou OIW de 33dB e com cartão XR5 em 600mw será que fecha?

    At,

    Rodrigo.
    Última edição por rcfweb; 04-04-2009 às 11:00.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A principio é o ponto onde há o pior nivel da zona de fresnell. tente usar o motorola linkplanner que é bem mais confiável que o radiomobile.

  3. #3

    Padrão

    Concordo, vai ser a zona de fresnel mesmo, deve estar comprometida na chegada do ponto B, seria bom vc utilizar o link planer, sempre faço isso, mesclo os 2 é ae só alegria

  4. #4

    Padrão

    Mas minha grande dúvida, mesmo quando dá essas parada o link chega a fechar?

    Outra coisa engraçada é que se eu uso na simulação a frequencia 2,4Ghz (2400 a 2500) consigo fechar o link sem o sinal vermelho.

    At,

    Rodrigo.

    Citação Postado originalmente por mdutra Ver Post
    Concordo, vai ser a zona de fresnel mesmo, deve estar comprometida na chegada do ponto B, seria bom vc utilizar o link planer, sempre faço isso, mesclo os 2 é ae só alegria

  5. #5

    Padrão

    Leandro eu cheguei a baixar esse software mas tive alguns problemas, por exemplo:

    1 - Não consegui converter as latitudes e longitudes que possuo, o modelo que ele usa é um pouco diferente. estou usando 00º00'00.0'' ou 00,000S e 00,000O e não consegui passar as coordenadas para ele.

    2 - Não sei ao certo qual modelo de rádio usar, o linkplanner que baixei tem os modelos 5830* PTP, não sei qual deles utilizar.

    Você pode me dá umas dica de como utilizar?

    At,

    Rodrigo.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    A principio é o ponto onde há o pior nivel da zona de fresnell. tente usar o motorola linkplanner que é bem mais confiável que o radiomobile.

  6. #6
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo,

    Já vi o pessoal com essa mesma dúvida em outros tópicos.

    Aí vai:

    A linha vermelha indica que se o repetidor 3 (o da direita) estivesse naquela área onde está vermelho, o enlace não funcionaria por que a visada não existiria (morro na frente). Essa é a interpretação correta.

    Isso não significa que o enlace não vá funcionar. Quando o software prevê um provável não-fechamento do enlace, a potência prevista a ser recebida (Rx Level) é menor que a sensibilidade.

    Quanto ao comentário do colega sobre o Link Planner da motorola, eu discordo totalmente. O Radio Mobile é o melhor software de predição gratuito disponível hoje em dia.

    Você pode economizar nos seus equipamentos: Não precisa de tanta potência e tanto ganho nas antenas. Já projetei enlaces com 125 mW, 27 dBi e 14 km passando 18 Mb/s fácil.

    Com esses equipamentos que você citou é usar canhão pra matar mosca.

    :-)



    Att,

    Gabriel Mota



    Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Bom dia pessoar,

    Tava fazendo uns testes no radio mobile e me deparei com esse gráfico que está em anexo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	1335
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	3924

    Não entendi bem porque o sinal se "perde" nesse gráfico porque aparentemente não vejo motivos.

    Quando mudo a frequencia no ensaio para 2.4ghz o link fecha sem dar esse vermelho, quanto ponho em 5.8ghz aparece essa linha em vermelho que prá mim é a quebra do link.
    Outra coisa interessante, nessa mesma tela, se no menu, clico em inverter, dai ele inverte transmissor e receptor, o link fecha normal sem a linha vermelha com 5.8ghz.

    Estou pensando em fazer esse enlace com antenas Hyper ou OIW de 33dB e com cartão XR5 em 600mw será que fecha?

    At,

    Rodrigo.
    Última edição por motacosta; 13-04-2009 às 11:39.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Colega, aqui tem o manual do Radio Mobile:
    http://www.bitconinfo.com.br/radio/index.htm

  8. #8
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vale lembrar que nesse tutorial o camarada usou como banco de dados do relevo o GTOPO30 ao invés de SRTM. Isso faz diferença na predição devido a resolução do banco de dados de altitudes. O melhor banco de dados de relevo hoje em dia disponível para o RM é o SRTM do CGIAR (CGIAR-CSI SRTM 90m DEM Digital Elevation Database)

    Att,

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Colega, aqui tem o manual do Radio Mobile:
    http://www.bitconinfo.com.br/radio/index.htm

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Vale lembrar que nesse tutorial o camarada usou como banco de dados do relevo o GTOPO30 ao invés de SRTM. Isso faz diferença na predição devido a resolução do banco de dados de altitudes. O melhor banco de dados de relevo hoje em dia disponível para o RM é o SRTM do CGIAR (CGIAR-CSI SRTM 90m DEM Digital Elevation Database)

    Att,

    Gabriel,

    Como faço para utilizar esse banco de dados?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att,

    Rodrigo.

  10. #10
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Passos

    Sobre o post anterior, não tinha percebido que eram 33 km. Bem diferente de 14km. Realmente precisa de ganho!


    Vamos lá:

    Partindo do ponto de que você sabe usar o Radio Mobile, ou já tem alguma experiência:

    1) No site do CGIAR (é tipo uma Embrapa gringa) tem esse link: http://www.ambiotek.com/topoview . Trata-se de um arquivo pro Google Earth onde aparece o mundo cortado em quadrículas. Dentro do Google Earth, baixe o pedaço da sua região em formato ASCII em uma pasta qualquer.

    2) O processo agora consiste em converter os arquivos de formato ASCII para formato .hgt. Use o programa asc2srtm.exe (em anexo - não é virus, se preferir pode inscrever-se no grupo oficial do Radio Mobile - Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile, ir na seção "files" e baixar de lá).

    3) Descompacte o arquivo baixado no passo 1. Copie o programa asc2srtm.exe para essa pasta e execute-o. Arquivos .hgt sergão gerados.

    - Agora é só configurar o Rádio Mobile:

    4) Vá em "Opções" -> "Dados de Altitude". Selecione "SRTM" onde tem "Camada Superior" e aponte em "Disco ou caminho" para o diretório onde foram gerados os arquivos .hgt

    5) Quase lá: Vá em "Arquivo" -> "Propriedades do Mapa". Escolha novamente "SRTM" onde tem "Fonte de dados de altitude" e aponte novamente para o diretório dos .hgt

    Pronto! Estará usando o melhor banco de dados gratuito disponível pro Brasil. No Site do CGIAR SRTM eles garantem erros de altitude de +/- 16 m, que é considerado aceitável para essas aplicações (como diz o site do SRTM: "The vertical error of the DEM's is reported to be less than 16m" )


    Sites que recomendo sobre o assunto:

    * Grupo oficial>
    Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile

    * CGIAR>
    CGIAR-CSI SRTM 90m DEM Digital Elevation Database

    * Texto sobre propagação de ondas e projetos de rádio enlaces (minha autoria - pra quem gostar do assunto)>
    artigosropagacao [Tema Digital]

    * Esse é o melhor de todos. Mas estranhamente de vez em quando sai do ar.
    http://radiomobile.pe1mew.nl/

    Espero ter ajudado.


    Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Gabriel,

    Como faço para utilizar esse banco de dados?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att,

    Rodrigo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por motacosta; 13-04-2009 às 21:50.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Sobre o post anterior, não tinha percebido que eram 33 km. Bem diferente de 14km. Realmente precisa de ganho!


    Vamos lá:

    Partindo do ponto de que você sabe usar o Radio Mobile, ou já tem alguma experiência:

    1) No site do CGIAR (é tipo uma Embrapa gringa) tem esse link: http://www.ambiotek.com/topoview . Trata-se de um arquivo pro Google Earth onde aparece o mundo cortado em quadrículas. Dentro do Google Earth, baixe o pedaço da sua região em formato ASCII em uma pasta qualquer.

    2) O processo agora consiste em converter os arquivos de formato ASCII para formato .hgt. Use o programa asc2srtm.exe (em anexo - não é virus, se preferir pode inscrever-se no grupo oficial do Radio Mobile - Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile, ir na seção "files" e baixar de lá).

    3) Descompacte o arquivo baixado no passo 1. Copie o programa asc2srtm.exe para essa pasta e execute-o. Arquivos .hgt sergão gerados.

    - Agora é só configurar o Rádio Mobile:

    4) Vá em "Opções" -> "Dados de Altitude". Selecione "SRTM" onde tem "Camada Superior" e aponte em "Disco ou caminho" para o diretório onde foram gerados os arquivos .hgt

    5) Quase lá: Vá em "Arquivo" -> "Propriedades do Mapa". Escolha novamente "SRTM" onde tem "Fonte de dados de altitude" e aponte novamente para o diretório dos .hgt

    Pronto! Estará usando o melhor banco de dados gratuito disponível pro Brasil. No Site do CGIAR SRTM eles garantem erros de altitude de +/- 16 m, que é considerado aceitável para essas aplicações (como diz o site do SRTM: "The vertical error of the DEM's is reported to be less than 16m" )


    Sites que recomendo sobre o assunto:

    * Grupo oficial>
    Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile

    * CGIAR>
    CGIAR-CSI SRTM 90m DEM Digital Elevation Database

    * Texto sobre propagação de ondas e projetos de rádio enlaces (minha autoria - pra quem gostar do assunto)>
    artigosropagacao [Tema Digital]

    * Esse é o melhor de todos. Mas estranhamente de vez em quando sai do ar.
    http://radiomobile.pe1mew.nl/

    Espero ter ajudado.

    Obrigado isso me ajudou muito. Os mapas sao bem parecidos com a realidade.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Esse post também é bom:https://under-linux.org/f93150-melhorando-os-mapas-do-radio-mobile

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Gabriel,
    Quanto ao seu comentario de "não concordar", é a sua opinião. quem trabalha com wireless sabe que o motorola link planner é um ótimo software pra planejar todo sistema,me baseio em testes e nao em opiniões pessoais.
    Cada um usa o que quer ,blz. eu uso vários softwares pra não ter erro na instalação.

    Quanto a potencia indicada, foi pq o colega queria fazer 33km, se vc lesse teria visto isso.


    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Amigo,

    Já vi o pessoal com essa mesma dúvida em outros tópicos.

    Aí vai:

    A linha vermelha indica que se o repetidor 3 (o da direita) estivesse naquela área onde está vermelho, o enlace não funcionaria por que a visada não existiria (morro na frente). Essa é a interpretação correta.

    Isso não significa que o enlace não vá funcionar. Quando o software prevê um provável não-fechamento do enlace, a potência prevista a ser recebida (Rx Level) é menor que a sensibilidade.

    Quanto ao comentário do colega sobre o Link Planner da motorola, eu discordo totalmente. O Radio Mobile é o melhor software de predição gratuito disponível hoje em dia.

    Você pode economizar nos seus equipamentos: Não precisa de tanta potência e tanto ganho nas antenas. Já projetei enlaces com 125 mW, 27 dBi e 14 km passando 18 Mb/s fácil.

    Com esses equipamentos que você citou é usar canhão pra matar mosca.

    :-)



    Att,

    Gabriel Mota

  14. #14
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Colega,

    Apenas expressei minha opinião. Com certeza cada um usa o que acha melhor.

    Abraço e sucesso

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Gabriel,
    Quanto ao seu comentario de "não concordar", é a sua opinião. quem trabalha com wireless sabe que o motorola link planner é um ótimo software pra planejar todo sistema,me baseio em testes e nao em opiniões pessoais.
    Cada um usa o que quer ,blz. eu uso vários softwares pra não ter erro na instalação.

    Quanto a potencia indicada, foi pq o colega queria fazer 33km, se vc lesse teria visto isso.

  15. #15

    Padrão Ajuda em propriedades da imagem

    Boas

    em "units properties" em "elevation" aparece-me a "0" zeros, apesar de indo com o cursor sobre o mapa aparecer a altitude.
    já baixei os mapas novamente mas continua na mesma, alguem me pode ajudar

    obg

  16. #16

    Padrão

    Eu utilizo o link planner...mais quando eu coloco pra abrir o ptp que faço pelo google earth ele joga pra uma localidade totalmente diferente da que eu fiz.

    Agora nao sei pq.

  17. #17
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão "Ajustar altitude das estações"

    Guimarães,

    Em propriedades do mapa tem uma opção que diz algo tipo "Ajustar altitude das estações", como mostra na figura em anexo. Seu problema deve ser este.

    Abraço




    Citação Postado originalmente por hfpguimaraes Ver Post
    Boas

    em "units properties" em "elevation" aparece-me a "0" zeros, apesar de indo com o cursor sobre o mapa aparecer a altitude.
    já baixei os mapas novamente mas continua na mesma, alguem me pode ajudar

    obg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rm.JPG
Visualizações:	248
Tamanho: 	61,3 KB
ID:      	4134  

  18. #18

    Padrão Rádio Mobile - desapareceu a topografia no perfil do link

    boas

    agradeço mais uma vez: (as altitudes já estão a funcionar nas estações)

    e aproveito para pedir mais uma ajuda, quando vou ao perfil não aparece a topografia do terreno , (o mapa que tinha anteriormente não tinha as altitudes da zona que eu precisava) fiz o download seguindo os passos do Motacosta, criei uma pasta e fiz só os downloads FTP os HTTP não consegui fazer. será por isso?

    antes nas zonas onde tinha altitude aparecia tudo direitinho no perfil do link.

    Server :http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Download (FTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Download (HTTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Mask Download (FTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gifData Mask Download (HTTP)

  19. #19
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Guimarães,

    Para traçar o perfil entre duas UNITS essas devem ser MEMBERS de uma mesma NETWORK. Talvez seu problema seja esse. Na verdade não entendi muito bem seu questionameto. Mas deve isso. Qualquer coisa estamos por aqui.

    Abraço




    Citação Postado originalmente por hfpguimaraes Ver Post
    boas

    agradeço mais uma vez: (as altitudes já estão a funcionar nas estações)

    e aproveito para pedir mais uma ajuda, quando vou ao perfil não aparece a topografia do terreno , (o mapa que tinha anteriormente não tinha as altitudes da zona que eu precisava) fiz o download seguindo os passos do Motacosta, criei uma pasta e fiz só os downloads FTP os HTTP não consegui fazer. será por isso?

    antes nas zonas onde tinha altitude aparecia tudo direitinho no perfil do link.

    Server :http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Download (FTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Download (HTTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gif Data Mask Download (FTP) http://srtm.csi.cgiar.org/IMAGES/Download.gifData Mask Download (HTTP)

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Guimarães,

    Para traçar o perfil entre duas UNITS essas devem ser MEMBERS de uma mesma NETWORK. Talvez seu problema seja esse. Na verdade não entendi muito bem seu questionameto. Mas deve isso. Qualquer coisa estamos por aqui.

    Abraço


    mais uma vez obrigado

    vou tentar ser mais claro

    quando abro a imagem e clico em redes as duas unidades aparecem (pertencem a mesma rede)
    quando vou ao enlace e coloco as duas unidades, aparece o enlace com tudo aparentemente bem menos o relevo (topografia) do terreno, este não aparece, apenas aparece no sitio das unidades, depois é uma recta entre as duas unidades.

    fui ao mapa, e seguindo a recta (do enlace) verifico que o relevo oscila muito, por exemplo: 20m, 120m, 80m, etc.

    (tentei colocar aqui uma imagem mas não consegui, não sei como se faz.)