+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placa pci para servidor Mikrotik

    Boa noite pessoal, preciso muito da ajuda de vcs, to montando um servidor com um computador normal usando o sistema mikrotik, preciso que vcs me informem um placa pci para mim colocar no mesmo, pois comprei uma no mercadolivre mas naum foi reconhecida, e la falava que ela era compativel com mikrotik, segue o modelo da danada "Placa Pci Senao/Eng. Epi-3601s 600mw Chip Atheros Mikrotik , preciso que vcs me indiquem uma que da certo, espero respostas.

    Modelo do computador

    Placa mae intel D865GVHS, 512 de memoria e hd de 10 GB, processador celeron.

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Placa sansung, greeatek, essa sua .... Dlink ....

    Conselho, coloque a placa pci antes de instalar o MK no hd. Outra coisa, a 2 tipos de pci. As placas mais antigas não reconhecem algumas placas novas.

    Boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    Essa placa é reconhecida sim, possui chipset atheros 5213, tenho uma dessas reconhece apenas em Motherboards mais novas acontece o mesmo com a greatek, utilize um PC-AP com uma MB mais nova que funcionará, a menos que esta seja de um lote que nao possui chip atheros mas duvido muito.

    No entando esta placa nao tive boas experiencias clientes com sinais variando de 1 e 11 mbps todo instante e em alguns lugares sinal baixo etc. Utilizo greatek todos os clientes 11mbps e qualidade 100%.

    Espero ter ajudado
    Abs!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Essa placa é reconhecida sim, possui chipset atheros 5213, tenho uma dessas reconhece apenas em Motherboards mais novas acontece o mesmo com a greatek, utilize um PC-AP com uma MB mais nova que funcionará, a menos que esta seja de um lote que nao possui chip atheros mas duvido muito.

    No entando esta placa nao tive boas experiencias clientes com sinais variando de 1 e 11 mbps todo instante e em alguns lugares sinal baixo etc. Utilizo greatek todos os clientes 11mbps e qualidade 100%.

    Espero ter ajudado
    Abs!

    Mas qual o modelo desta greatek?

  5. #5

    Padrão

    Greatek WL 2454G

    Vale lembrar nao estou condenando o hardware (EPI), mas para meu mikrotik nao ficou bom essa placa, agora para clientes distantes recomendo.


    Abs!

  6. #6

    Padrão Servidor Mikrotik

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Greatek WL 2454G

    Vale lembrar nao estou condenando o hardware (EPI), mas para meu mikrotik nao ficou bom essa placa, agora para clientes distantes recomendo.


    Abs!
    Cara deu certo, instalei todas as opções na tela da intalação do mikrotik, aí identificou, mas quero que vc me ajude em uma coisa, a minha torre aqui é pequena, ums 09 metros de altura, gostaria de saber c posso ligar um cabo e deixa o servidor em baixo, e que cabo eu uso, o rgc58 ou o 213, e mais uma coisa, essas plcas aguenta trabalhar pelo menos a ums 300mw ja que ela é de 600.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fagnerrodrigues Ver Post
    Cara deu certo, instalei todas as opções na tela da intalação do mikrotik, aí identificou, mas quero que vc me ajude em uma coisa, a minha torre aqui é pequena, ums 09 metros de altura, gostaria de saber c posso ligar um cabo e deixa o servidor em baixo, e que cabo eu uso, o rgc58 ou o 213, e mais uma coisa, essas plcas aguenta trabalhar pelo menos a ums 300mw ja que ela é de 600.
    Amigo você pode deixar o servidor embaixo da torre sem problemas, utilize cabo rgc213 terá uma perda menor ja utilizei aqui até 17m com a mesma perda de 10m de cabo rgc59.
    A questão da potencia que pretende utilizar é besteira, vai criar ruido enorme na sua rede ao inves de qualidade, potencia nem sempre é necessario, aqui utilizo antenas setoriais 14dbi e potencia em 100mw meu sinal passa dos 5km.

    Volto a afirmar esta placa nao trabalha bem em ap-bridge para isso utilize uma greatek ou dlink g520 ou g530. Se for colocar em produção use Mikrotik licenciado, vai evitar dores de cabeça.

    Abs!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Greatek WL 2454G

    Vale lembrar nao estou condenando o hardware (EPI), mas para meu mikrotik nao ficou bom essa placa, agora para clientes distantes recomendo.


    Abs!
    Para encerrarmos, vou usar no maximo 30 clientes, vou utilizar como net normal a que recebo via modem dlink 500b, mesmo assim vc acha que devo trocar a placa? meus clientes ficam noim maximo 05 km.....quero utilixar pppoe, fica bom? e qual o modo que eu coloco o ap? em bridge? so meio novo no assunto, mas to conseguindo chegar la com a ajuda de gente como vc, desde ja agradeço.

  9. #9

    Padrão

    Certo, se for utilizar omni umas 20 pessoas conectadas sua rede começa a sofrer os sintomas. Opte por paineis setoriais ou troque com o passar do tempo.

    Troquei minha greatek pela EPI para fazer um teste já que dizem q ela tem os 600mw pensei que colocando em 100mw poderia adicionar mais clientes nos meus paineis, no entanto nao foi o que aconteceu hehe.

    Esta placa nao conseguiu manter o sinal dos meus clientes em 11mbps no mikrotik 2.9.51, e configurei de todo o jeito, com uma greatek hoje passou de 15 conectados em 1 placa e estao todos em 11mbps.

    Também estou implantando pppoe na minha rede, estou comecando em manter o sinal dos clientes em menos de -70 no maximo, conforme recomendação do alexandre correa aqui do forum o limite é -71, caso contrario o cliente sofrera desconexoes por conta do servidor pppoe.

    Abs!

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    fagnerrodrigues,
    use cartões D-Link DWL-AG530...
    com muita confiança eu te afirmo: "vai ficar satisfeito com o cartão"
    pode usar na potência de até 25dBm
    observação... não compre AG520... é uma bosta em relação ao AG530...


    sucesso aí...
    Última edição por prdemori; 13-04-2009 às 20:26. Razão: observação...