Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Esta acho que é a melhor solução para meu caso, minha rede é uma rede pequena com umas 3 maquinas minhas que tem acesso liberado e +- outros 15 micros, que tem a banda limitada, uso o Squid apenas para fazer cache de paginas, atualizaçoes etc. Você ahca que ess regra do X-Cache:HIT resolve meu probl de forma simples e funcional?
    E pode me ajudar como faço pra implementar esse sistema? apenas adiciono essa lina "X-Cache:HIT" no meu squid.conf?
    Desculpe tanta ignorãncia, é que estou aprendendo tudo isso agora mesmo, so pesquisando e lendo bastante na internet, acho que to ate me virando bem!

Grato!!

Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    amigo se você analisar mais a fundo verá que nenhum squid em qualquer das versoes criadas até hoje possui o patch do ZPH, no entando você deve baixar as fontes, aplicar o patch e recompilar o pacote, para só entao funcionar

Esses dias instalei aqui, existem 3 patchs, versao 2.5stable7, 2.6stable5, 2.7stable5
    Voce terá que usar um squid em uma dessas versoes.

Caso contrario nao irá funcionar o ZPH. No entando você pode fazer apenas a marcacao X-Cache:HIT pois essa nao necessita do patch do ZPH no squid, o cache full ira fucionar normalmente, acontece que o ZPH complementa a regra do X-Cache:HIT para um cache full com mais HITS, consequentemente maior economia.

Espero ter ajudado
    Abs!

2. Proxy paralelo transparente

instale o squid no debian coloque um squid.conf, existem varios por aí. Verifique se nas configuracoes do seu squid se existe uma acl para liberar acesso para a sua rede de clientes.
    Verifique se o proxy esta rodando com squid -z:

proxy running....bla bla bla

Em seguida ligue o servidor debian em uma interface ethernet com o mikrotik específica para ele.

Compartilhe a net pro debian:

# ;;; MASQUERADE PROXY
    chain=srcnat action=masquerade src-address=172.25.2.0/30

Redirecione para o proxy "tudo" com destino a porta 80:

# ;;; PROXY PARENT TRANSPARENTE
    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=172.25.2.2 to-ports=5128
    protocol=tcp dst-address-list=!liberaproxy in-interface=rede1
    dst-port=80

obs: aqui criei em "liberaproxy" uma lista de endereços que nao quero que entrem no proxy.

Na aba mangle:

# chain=forward action=mark-connection new-connection-mark=forward-HIT
    passthrough=yes content=X-Cache: HIT

# chain=forward action=mark-packet new-packet-mark=cache-HIT passthrough=no
    connection-mark=forward-HIT

Depois em queues tree limitando a 2MB:

# name="Cache" parent=global-out packet-mark=cache-HIT limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=2000000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s

Vá até www.superdownloads.com.br, baixe o emule espere terminar, limpe o cache do navegador ou vá até outra maquina da rede e baixe o mesmo arquivo.

Pronto!

3. Isso tudo é so pra por pra funcionar cache full com X-Cache: HIT ?!? parece ser mais dificil do que aplicar o patch ZPH preciso ate ter uma outra maquinao com Mikrotik so pra isso?
    Proxy paralelo transparente

instale o squid no debian coloque um squid.conf, existem varios por aí. Verifique se nas configuracoes do seu squid se existe uma acl para liberar acesso para a sua rede de clientes.
    Verifique se o proxy esta rodando com squid -z:

proxy running....bla bla bla

Em seguida ligue o servidor debian em uma interface ethernet com o mikrotik específica para ele.

Compartilhe a net pro debian:

# ;;; MASQUERADE PROXY
    chain=srcnat action=masquerade src-address=172.25.2.0/30

Redirecione para o proxy "tudo" com destino a porta 80:

# ;;; PROXY PARENT TRANSPARENTE
    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=172.25.2.2 to-ports=5128
    protocol=tcp dst-address-list=!liberaproxy in-interface=rede1
    dst-port=80

obs: aqui criei em "liberaproxy" uma lista de endereços que nao quero que entrem no proxy.

Na aba mangle:

# chain=forward action=mark-connection new-connection-mark=forward-HIT
    passthrough=yes content=X-Cache: HIT

# chain=forward action=mark-packet new-packet-mark=cache-HIT passthrough=no
    connection-mark=forward-HIT

Depois em queues tree limitando a 2MB:

# name="Cache" parent=global-out packet-mark=cache-HIT limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=2000000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s

Vá até www.superdownloads.com.br, baixe o emule espere terminar, limpe o cache do navegador ou vá até outra maquina da rede e baixe o mesmo arquivo.

Pronto!

4. Citação Postado originalmente por danieluramg Ver Post
    Isso tudo é so pra por pra funcionar cache full com X-Cache: HIT ?!? parece ser mais dificil do que aplicar o patch ZPH preciso ate ter uma outra maquinao com Mikrotik so pra isso?
    Essa é a melhora maneira de se usar o mikrotik e proxy juntos, mikrotik nao é bom para proxy, debian é o melhor SO na minha opiniao, casando os dois fica tudo tranquilo.

Esta receita está de mao beijada, e serve para fazer o cache em outra maquina separada e liberar full o que estiver em cache, você até pode estar achando dificil mas com essa regra vc vai economizar cerca de 30% do link.

É possivel colocar no cache dentro do proprio mikrotik economizando hard como vc quer, no entanto ja testei e o mesmo trava e o serviço precisa ser restartado para voltar a ativa. Mas tem varios tutoriais de proxy ai rodando na mesma maquina, aqui uso essa solução por que nao tenho problemas com meus clientes.

Abs!

5. Mas eu so tenho um servidor cache com Debian (Kurumin pra falar a verdade não tenho nenhuma maquina Mikrotik...
    Está entre o modem e a minha rede apenas esse Squid, que a unica finalidade seria fazer o controle de banda (downloads apenas, navegação não é necessário) e armazenar tudo em cache pra acelerar um pouco.
    Vou explicar minha estrutura de rede aqui:
    Tenho um link de 10Mbit, que baixa a mais de 1Mbyte/S facilmente, e essa internet é distribuida em 15 apartamentos, se eu não limitar a banda e alguem começar um download a internet praticamente para pra todos.
    O servidor que estou uzando pra isso é um Athlon XP 1600+ com 512Mb de ram e HD de 20Gb, apenas para esta tarefa está de bom tamanho né?
    Encontrei mais este outro tutorial (Linux: Instalando Squid 2.6 + patch ZPH no Debian Etch [Dica])explicando como se aplica a patch ZPH no Debian, porém meu receio é de dar algum pau e meu servidor para de funfa e ter que reinstalar tudo denovo, pois ele esta trabalhando redondo, tirando que não passa a cache a full.
    E até ai explica bem a instalação em sí, mas e depois? o que tenho que fazer, o squid já irá identificar sosinho o que está em cache, não preciso fazer modificação nenhuma em meu squid.conf?

Por isso estava achando que esse X-Cache: HIT serial melhor no meu caso!

Valew pela paciência!

Essa é a melhora maneira de se usar o mikrotik e proxy juntos, mikrotik nao é bom para proxy, debian é o melhor SO na minha opiniao, casando os dois fica tudo tranquilo.

Esta receita está de mao beijada, e serve para fazer o cache em outra maquina separada e liberar full o que estiver em cache, você até pode estar achando dificil mas com essa regra vc vai economizar cerca de 30% do link.

É possivel colocar no cache dentro do proprio mikrotik economizando hard como vc quer, no entanto ja testei e o mesmo trava e o serviço precisa ser restartado para voltar a ativa. Mas tem varios tutoriais de proxy ai rodando na mesma maquina, aqui uso essa solução por que nao tenho problemas com meus clientes.

Abs!

Tópicos Similares

1. Duvida sobre Web-proxy cache full
    Por maxwellsousa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 31-12-2008, 11:51
  2. Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 18-05-2006, 16:36
  3. Duvidas Iptables + Squid -----Help-----
    Por A-Marcio no fórum Servidores de Rede