+ Responder ao Tópico

1. Uff felizmente consegui fazer o troço rodar!
    Fiz a alteração dos repositorios do kurumin para o Lenny, antes disto dei um apt-get distro-upgrade, como aconselhado no tutorial
    depois troquei os repositorios, dai dei um apt-get update, dai instalei o squid, e veio o 2.7 pelo visto com o ZPH ja embutido mesmo.
    so não fiz o apt-get distro-upgrade depois de editar o repositorio pois ele ia atualizar tudo, e não precisaria queria apenas o basico pra rodar o squid, firewall, ssh etc.
    Bom parece estar funcionando como o esperado, so vou agora tentar por o CBQ pra funcionar, não estou gostando de como trabalha as delay pools, ele fica dando umas "pausas" no download, alem de nao controlar o upload.
    Decidi usar o CBQ mesmo ao invez do HTB pois ja vem com script de configuração no Kurumin, e eu ainda to engatinhando entao vou nessa mesmo, apesar de q todos dizem que o HTB é mais facil de trabalhar, so que por enquanto vou pelo mascigado ate pegar uma noção melhor.

o que não parece estar funcionando é o cache de DNS, no resolv.conf puis
    nameserver 127.0.0.1
    nameserver 208.67.222.222
    nameserver 208.67.220.220

e o servidor DHCP gera os DNSs pros 192.168.2.254,208.67.222.222,208.67.220.220
    so que, se eu seto manualmente o DNS no cliente apenas o IP do gateway não navega.
    é so isso mesmo que devo fazer pra fazer cache dns?

galera brigadão pelas dicas, se não fosse a ajuda de vcs eu tava no osso!

2. Bom já desisti do CBQ tambem, rsrsrsr....
    é que o script do Kurumin não funcionou direito e deu uns pau entao vou deixar quieto so com Delay Pools, por enquanto ta funcionando tranquilo

outra coisa, to tentando criar uma ACL para usuarios inadimplentes, dai coloco o IP do cara na lista, e ao tentar acessar a internet ele sempre ira cair na pagina de erro.
    So que o bloqueio ate funciona, o usuario não consegue acessar a internet, fica dando apenas a pagina nao pode ser exibida, so que não aparece minha pagina de erro. Vejam se estou certo nas regras:

# INADIMPLENTES
    acl naopagou src "/etc/squid/naopagou"
    deny_info SUSPENSO naopagou
    http_access deny naopagou

daí no arquivo "naopagou" coloco os IPs que terão a internet bloqueada, e todo site que tentarem acessar queria que caisse no arquivo SUSPENSO que esta na pasta das paginas de erro

certo? porque não funciona?

3. Instala do bind e o resolvconf. No resolv.conf deixa só a primeira linha. Da um restart no serviço network, faz uns testes com ping e poe em produção.

4. Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Instala do bind e o resolvconf. No resolv.conf deixa só a primeira linha. Da um restart no serviço network, faz uns testes com ping e poe em produção.
    bom o bind ja ta instalado, instalei o resolvconf e fiz o que vc disse
    so que não tem resposta de ping

q será?

5. Citação Postado originalmente por danieluramg Ver Post
    Bom já desisti do CBQ tambem, rsrsrsr....
    é que o script do Kurumin não funcionou direito e deu uns pau entao vou deixar quieto so com Delay Pools, por enquanto ta funcionando tranquilo

outra coisa, to tentando criar uma ACL para usuarios inadimplentes, dai coloco o IP do cara na lista, e ao tentar acessar a internet ele sempre ira cair na pagina de erro.
    So que o bloqueio ate funciona, o usuario não consegue acessar a internet, fica dando apenas a pagina nao pode ser exibida, so que não aparece minha pagina de erro. Vejam se estou certo nas regras:

# INADIMPLENTES
    acl naopagou src "/etc/squid/naopagou"
    deny_info SUSPENSO naopagou
    http_access deny naopagou

daí no arquivo "naopagou" coloco os IPs que terão a internet bloqueada, e todo site que tentarem acessar queria que caisse no arquivo SUSPENSO que esta na pasta das paginas de erro

certo? porque não funciona?
    Creio que está correto. Você reiniciou seu squid?
    Código :
    squid -k reconfigure
    No lugar desse arquivo com ips coloque os ips separados por espaço e ponha a máscara de rede tb. Ex.: 192.168.254.6/255.255.255.0 vc pode usar 192.168.254.6/24

Tópicos Similares

1. Duvida sobre Web-proxy cache full
    Por maxwellsousa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 31-12-2008, 11:51
  2. Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 18-05-2006, 16:36
  3. Duvidas Iptables + Squid -----Help-----
    Por A-Marcio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6