Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda em rede de mascara /30

    Galera estou mudando minha rede de mascara /24 para /30, assim meus clientes só vão enchergar o gtw e + nada, pela lógica eu deveria adicionar um IP de cada sub-rede a interface do MK, por exemplo:
    192.168.1.1
    192.168.1.5
    192.168.1.9
    e assim em diante...
    Eu preciso realmente fazer isso ou existe alguma coisa no MK que me pouparia esse trabalho?

    E como faria com o servidor DHCP, esse tb seria complicado pq ele só poderia distribuir certos endereços como:
    192.168.1.2
    192.168.1.6
    192.168.1.10
    E além disso tb precisa dar um GTW para cara sub-rede.

    Se não tiver jeito irei da forma convencional, adcionarei os ips de cada sub-rede a interface, mas ainda nãosei como fazer com o DHCP.

    Espero a ajuda de alguem.
    VLW!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Galera estou mudando minha rede de mascara /24 para /30, assim meus clientes só vão enchergar o gtw e + nada,...
    quem disse? Não é só sub-netar que faz com que IPs não se comuniquem uns com os outros. Isto deve ser bloqueado na camada 3.

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    pela lógica eu deveria adicionar um IP de cada sub-rede a interface do MK, por exemplo:
    192.168.1.1
    192.168.1.5
    192.168.1.9
    e assim em diante...
    sua lógica está completamente equivocada.... os IPs devem ficar em sub-redes diferentes:

    192.168.1.1/30
    192.168.2.1/30
    192.168.3.1/30
    ...
    192.168.n.1/30


    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Eu preciso realmente fazer isso ou existe alguma coisa no MK que me pouparia esse trabalho?
    Como é que quer ficar livre do trabalho sem sub-netar? Se cria uma sub-rede ele deve possuir gateway, e em algum lugar esse gateway deverá ser configurado...

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post

    E como faria com o servidor DHCP, esse tb seria complicado pq ele só poderia distribuir certos endereços como:
    192.168.1.2
    192.168.1.6
    192.168.1.10
    E além disso tb precisa dar um GTW para cara sub-rede.

    Se não tiver jeito irei da forma convencional, adcionarei os ips de cada sub-rede a interface, mas ainda nãosei como fazer com o DHCP.

    Espero a ajuda de alguem.
    VLW!
    Sinceramente.... dê uma estudada em redes que irá entender como funciona. Tem um SUPER CURSO que o Magnun criou em seu blog...

    Gaste um pouco do seu tempo estudando que entenderá como funciona uma rede... Garanto que ao final terá adquirido conhecimento e não o famoso ctrl+c e ctrl+v que todos fazem sem entender lhufas do que fizeram.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    quem disse? Não é só sub-netar que faz com que IPs não se comuniquem uns com os outros. Isto deve ser bloqueado na camada 3.



    sua lógica está completamente equivocada.... os IPs devem ficar em sub-redes diferentes:

    192.168.1.1/30
    192.168.2.1/30
    192.168.3.1/30
    ...
    192.168.n.1/30




    Como é que quer ficar livre do trabalho sem sub-netar? Se cria uma sub-rede ele deve possuir gateway, e em algum lugar esse gateway deverá ser configurado...



    Sinceramente.... dê uma estudada em redes que irá entender como funciona. Tem um SUPER CURSO que o Magnun criou em seu blog...

    Gaste um pouco do seu tempo estudando que entenderá como funciona uma rede... Garanto que ao final terá adquirido conhecimento e não o famoso ctrl+c e ctrl+v que todos fazem sem entender lhufas do que fizeram.
    Cara na boa, ou vc não entendeu oq perguntei ou quem não entende da parada é vc, é claro que o IP 192.168.1.2/30 não irá se comunicar com o 192.168.1.6/30 sem passar pelo gtw da sub-rede dele.
    Sendo assim não há necessidade de fazer isso...
    192.168.1.1/30
    192.168.2.1/30
    192.168.3.1/30

    É obvio que isso não impede outras formas de comunicação, até mesmo a nivel de MAC, mas nem mesmo a forma que vc indica impede.
    Não fiz nenhum questionamento sobre rede e sim sobre como facilitar oq quero fazer no MK, se é que existe.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Cara na boa, ou vc não entendeu oq perguntei ou quem não entende da parada é vc, é claro que o IP 192.168.1.2/30 não irá se comunicar com o 192.168.1.6/30 sem passar pelo gtw da sub-rede dele.
    Sendo assim não há necessidade de fazer isso...
    192.168.1.1/30
    192.168.2.1/30
    192.168.3.1/30

    É obvio que isso não impede outras formas de comunicação, até mesmo a nivel de MAC, mas nem mesmo a forma que vc indica impede.
    Não fiz nenhum questionamento sobre rede e sim sobre como facilitar oq quero fazer no MK, se é que existe.
    é... realmente não entendo nada de redes...

    Tudo bem, não prestei atenção na topologia que você havia enviado, separando as sub-redes.

    minhas humildes desculpas por ter tentando mostrar um caminho para você, principalmente porque não sei nada do que estou falando.

    Vou estudar mais, quem sabe um dia eu aprendo e ai, talvez, eu consiga configurar uma rede.
    Última edição por sergio; 05-04-2009 às 20:50.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    warllock01, você usa algum tipo de autenticação ? aqui eu não faço autenticação, apenas "amarro" IP/MAC, se for esse seu caso, tem uma forma mais simples de fazer.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    warllock01, você usa algum tipo de autenticação ? aqui eu não faço autenticação, apenas "amarro" IP/MAC, se for esse seu caso, tem uma forma mais simples de fazer.
    Gente a pergunta foi direta, existe alguma forma + simples de fazer isso que quero ou realmente terei que incerir 1 IP de cada sub-rede dessa que criei na interface interna à minha rede?
    Não tenho duvidas doque estou fazendo, já testei aqui e está funcionando perfeitamente, só quero uma manera de simplificar o processo de inserção das configurações.
    Hoje eu uso exatamente isso, MACxIP e WPA, mas quero abrir a rede e usar Hotspot.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Gente a pergunta foi direta, existe alguma forma + simples de fazer isso que quero ou realmente terei que incerir 1 IP de cada sub-rede dessa que criei na interface interna à minha rede?
    Não tenho duvidas doque estou fazendo, já testei aqui e está funcionando perfeitamente, só quero uma manera de simplificar o processo de inserção das configurações.
    Hoje eu uso exatamente isso, MACxIP e WPA, mas quero abrir a rede e usar Hotspot.
    Cara infelizmente não...voce vai ter que criar um IP para cada cliente seu....
    Você utilizando o metódo de de sub-redes terá que configurar sempre uma nova rede.

    Agora se você pretende criar uma rede aberta, você pode colocar outra placa de rede no seu server e nela, criar um novo DHCP, criar uma POOL com os IPs /30 e um novo hotspot....ai sim da pra você fazer algo diferente.....mais sempre tera o trabalho de criar as redes.

    Abração

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão REDES

    Pessoal na boa ao ler tinha de falar algo e falo que se o Sergio não sabe nada de redes nenhum de nós sabemos,,,,,,rsssssssss
    Olha warllock01 acho melhor vc estudar um pouco amigo na boa.

  10. #10

    Padrão

    Eu tiro o chapéu pro sérgio, realmente ele manja do que diz, pena que é tão escamoso...

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Eu tiro o chapéu pro sérgio, realmente ele manja do que diz, pena que é tão escamoso...

    escamoso é sacanagem..... hahahahahahaha...

    Tá certo que nesse post eu fui infeliz, pois fiz aquela famosa "leitura dinâmica" e não prestei atenção nas sub-redes que ele postou, vi apenas 192.168.1.x e enxerguei a mesma rede. O restante que postei está correto.

    Mas na maioria das vezes eu respondo com consistência. Agora normalmente eu não passo receitas prontas, pois acredito que isso não leva conhecimento ao usuário.

    Paciência... ninguém agrada todo mundo.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    escamoso é sacanagem..... hahahahahahaha...

    Tá certo que nesse post eu fui infeliz, pois fiz aquela famosa "leitura dinâmica" e não prestei atenção nas sub-redes que ele postou, vi apenas 192.168.1.x e enxerguei a mesma rede. O restante que postei está correto.

    Mas na maioria das vezes eu respondo com consistência. Agora normalmente eu não passo receitas prontas, pois acredito que isso não leva conhecimento ao usuário.

    Paciência... ninguém agrada todo mundo.

    Com certeza,

    Se vc entregar tudo pronto os caras nunca vão aprender nada. É a mesma coisa que dar esmola na rua, se a pessoa já tem dinheiro pra comer pra que vai se preocupar em arrumar um emprego ?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Com certeza,

    Se vc entregar tudo pronto os caras nunca vão aprender nada. É a mesma coisa que dar esmola na rua, se a pessoa já tem dinheiro pra comer pra que vai se preocupar em arrumar um emprego ?
    To de acordo, porém, a maioria do que estão aqui, chegaram aqui prq precisavam de ajuda e nao tinham grana pra pagar uma consultoria, ou prq nao acharam resposta em nenhum outro lugar, afinal de contas se fosse pra pagar pra que usar linux?
    Uma coisa é vc dar o caminho pro cara, outra é vc entrar no post do cara e descer a lenha nele, deixando os animos quentes e a moral do cara la embaixo...E convenhamos nosso amigo sérgio faz muito isso.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    kkk
    melhor ler isso do que ser cego
    kkk
    Ainda bem que o site não fala.

    Apesar da pequena rixa, o que o warllock01 deve estar querendo é um script que automatiza essa configuração. Acho que ele deve pesquisar pois já vi alguma coisa aqui no forum que possa ser adaptado ao caso dele.

    Ops! Escamoso?? Putz... :-)

    Calma pessoal, é só o jeitão dele... ;-)))))

    Nos casos de configuração do Mikrotik e Wireless, receita é meio inviável, pois cada caso é um caso. Vai ter que criar uma receita para cada um que faz a pergunta e fica bem difícil. Sempre que posso dou dicas, tentando aguçar o raciocínio e a curiosidade.

    Procura que encontra!

  15. #15

    Padrão

    O cara vem aqui, cria um cadastro pra pedir ajuda o mínimo que tem que ter é humildade, eu nem me dou ao trabalho, ele não assina minha carteira pra tá exigindo nada, não quer ter nem o trabalho de filtrar, que de mão bjada e certinho. Tem muita gente bôa aqui que ajuda bastante procura ajuda e resolve muita coisa se não fosse assim não teria ninguém no forum, más por outro lado tem gente que não tem noção. Por mim ou vai estudar ou morre sem aprender.

  16. #16

    Padrão

    Caramba! que chute no saco!!

    Se o sergio precisa estudar mais, então acho que EU vou voltar para o primeira série do fundamental!

    Porque sinceramente foi uma das poucas pessoa aqui desse forum que me fez querer contribuir, pelo seu grande conecimento e disposição em ajudar que ele tem!

    Sem puxação de saco, mas deve-se honrar quem de fato merece, então boa sorte warllock01.



    Abraços!
    Última edição por rrinfor; 06-04-2009 às 15:06.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    To de acordo, porém, a maioria do que estão aqui, chegaram aqui prq precisavam de ajuda e nao tinham grana pra pagar uma consultoria, ou prq nao acharam resposta em nenhum outro lugar, afinal de contas se fosse pra pagar pra que usar linux?
    Uma coisa é vc dar o caminho pro cara, outra é vc entrar no post do cara e descer a lenha nele, deixando os animos quentes e a moral do cara la embaixo...E convenhamos nosso amigo sérgio faz muito isso.
    Um dia alguem tem que abrir nossos olhos, já que as veses insistimos em não acordar, não se pode agradar gregos e troianos, e o meu conselho pode edificar como pode abalar, mas o fato é que não existe nada pior do que andar em circulos, e é isso que a falta de ESCAMOSIDADE tráz "uma enorme perda de tempo", por não estarmos disposto a abandonar nossa opnião fixa sobre algo.

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    O post acabou se tornando uma coisa diferente doque se esperava, já vi varios posts do Sergio no forum é fica claro que ele tem conhecimento sobre o assunto, o lance que não me agradou foi a forma que ele respondeu ao meu pedido de ajuda.
    Foi uma resposta desagradavel e desnecessaria já que ele mesmo diz que não tinha lido direito meu post e saiu afirmando um erro que não existe.
    Não preciso de nenhuma receita de bolo, assim como vcs eu tb acho que é necessario fazer as pessoas pensarem e aprenderem sobre o assunto.
    Eu fiz o script completo para criação de todas as redes, sub-redes e tudo + que precisava, é exatamente isso que queria evitar, o trabalho de fazer aquilo tudo.
    Como não sou profundo conhecedor de MK perguntei se existia algum facilitador para isso, pq a configuração da rede eu sabia como realizar, tb trabalho com redes a tempos e isso que tratamos é o basico do basico.

    Tenho uma outra duvida que vcs podem me ajudar.
    É o seguinte, rodando os scrits no MK é gerado as regras de configuração, é possivel fazer o inverso?
    Ou seja, gerar o script apartir de uma regra? (eu acho que não, mas não custa perguntar, vai que tem um macete pra fazer isso e me economiza um trabalhão aqui.)

    Bem pra fechar o assunto do mau entendido, peço desculpas ai ao Sergio e a quem + se sentiu ofendido, não estamos aqui pra isso, não é mesmo?!

    Abraço a todos.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Ou seja, gerar o script apartir de uma regra? (eu acho que não, mas não custa perguntar, vai que tem um macete pra fazer isso e me economiza um trabalhão aqui.)
    Bem pra fechar o assunto do mau entendido, peço desculpas ai ao Sergio e a quem + se sentiu ofendido, não estamos aqui pra isso, não é mesmo?!
    Boa!

    Eu acho que já li algo a respeito, mas não me recordo onde. Sei, por exemplo que poderá rodar um script mediante um horário determinado. Procurei no winbox mas não achei nada. Mas ainda sim pode ter alguma coisa via terminal.

  20. #20

    Padrão

    Pra rodar o script va em system>scheduler, ali vc pode escolher o horario que quer q o script execute, agora se quer desabilitar as regras criadas terá que criar um novo script e agendar no scheduler