+ Responder ao Tópico

1. Olá!

Só pra esclarecer: eu não levei multa, fui autuado. A autuação fala principalmente de potencia radio/antena (um erro deles pois em 5.8 não tem isso, mas vamos lá...)

Porém antes de falar da potência eles já dizem: A prestadora juntou um wla-5000 numa antena wll-605 que é uma antena satelital, e com isso mudou as caracteristicas do produto original.

Eu fui ver e a antena é homologada para satélite!! E esse erro vem desde a homologacao anterior! Imagina eu recorrendo desse processo em Brasília, onde a ANATEL é muito séria, leva a regra na risca (diferente de SP, que inventa regra): vão me multar mesmo, pois ao utilizar uma antena para satélite em wlan eu estou bagunçando o espectro!

Vejam bem, eu sei que a antena é para wlan e não está bagunçando nada, mas lá na homologação está errado! Um julgador la na anatel vai se basear na propaganda no site da zirok ou no certificado de homologacao da anatel? Esse é o problema...

Abraço

Fabricio

2. Até onde eu sei o WLA-5000, não é homologado para uso com antenas externas, então mesmo que a antena fosse uma Hyperlink da vida, está errado.

3. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Até onde eu sei o WLA-5000, não é homologado para uso com antenas externas, então mesmo que a antena fosse uma Hyperlink da vida, está errado.
    Creio que esta informação não seja correta, pois estas são as informações complementares referentes a utilização do WLA-5000AP conforme seu Certificado de Conformidade:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wla5000.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	3994

Lembrando que sua homologação foi suspensa em 22/01/2009, sendo assim validada apenas a homologação com comprovação da compra do mesmo em data anterior a data de suspensão.

Abraços a todos,
    Marcelo Piaz Vianna

4. Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Creio que esta informação não seja correta, pois estas são as informações complementares referentes a utilização do WLA-5000AP conforme seu Certificado de Conformidade:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wla5000.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	3994

Lembrando que sua homologação foi suspensa em 22/01/2009, sendo assim validada apenas a homologação com comprovação da compra do mesmo em data anterior a data de suspensão.

Abraços a todos,
    Marcelo Piaz Vianna
    Não irmão, está certo o que estou falando, se você ler o certificado verá que consta "incluído antena de 2 DBi" " "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor...."

Nesse caso não se pode usar o aparelho com antena externa, pois ele foi homologado com a antena dele de 2 DBi. O mesmo caso do Zinwell G-220.

5. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Não irmão, está certo o que estou falando, se você ler o certificado verá que consta "incluído antena de 2 DBi" " "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor...."

Nesse caso não se pode usar o aparelho com antena externa, pois ele foi homologado com a antena dele de 2 DBi. O mesmo caso do Zinwell G-220.
    Creio que não seja isso, pois ele informa: "Possui antena incorporada com ganho máximo de 2 dBi", mas isso não proíbe o uso do transmissor com outra antena, alias inclusive cita no seu certificado: "Caso o equipamento utilize antenas de transmissão com ganho direcional superior a 6dBi, devem ter a potência de pico máxima na saída do transmissor reduzida para valores abaixo daqueles especificados nos incisos V, VI e VII do art. 40 e o inciso II do art. 41 (resol. 365), pela quantidade em dB que o ganho direcional da antena exceder a 6dBi. Sistemas operando na faixa de 5725-2850 MHz e utilizados exclusivamente em aplicações ponto-a-ponto do serviço fixo podem fazer uso de antenas de transmissão com ganho direcional superior a 6dBi sem a necessidade de uma correspondente redução na potência de pico máxima na saída do transmissor."

Agora o que consta e proíbe sim é o uso da antena incorporada ao transmissor juntamente com outra ou em outro transmissor: "A antena incorporada ao transmissor não deve ser utilizada em conjunto com qualquer outra antena ou transmissor."

Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
    Último Post: 29-05-2017, 12:52
  2. Respostas: 21
    Último Post: 07-12-2012, 14:12
  3. Respostas: 9
    Último Post: 12-06-2009, 21:45
  4. Respostas: 8
    Último Post: 21-03-2007, 08:01
  5. homologação da anatel produtos terabeam