+ Responder ao Tópico

1. Falando em dificuldades regulatórias com antenas, vocês já acharam boas antenas setoriais homologadas para 5.4 GHz ? Parece que todo mundo se preocupou em homologar para 5.8, e esqueceu 5.4 ... as únicas homologações que encontrei são de dispositivos de antena integrada (Canopy, Alvarion VL, Nanostation) ou de antena "casada" (como a setorial da Alvarion para VL, que só pode ser usada no VL segundo a homologação).

A Pluton homologou antenas direcionais em 5.4 e possivelmente venha ou já tenha homologado alguma setorial, mas seria intere$$ante ter mais opções.

2. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Fabrício,

não estou de acordo contigo e, muito provavelmente, a Anatel também. Aliás, continuará tendo problemas com a Anatel. Quanto ao artigo que eu mesmo citei vou analisá-lo com mais tempo. Como você mesmo pode ver a resolução é grande. De fato alguns pontos não muito esclarecedores, mas sigo o que eu citei acima. Seguem também o IEEE, responsável pela padronização, a Anatel e maioria das agências reguladoras de todo o mundo.
    Marcelo,

A FCC tem normas diferentes da Anatel tanto para 5.4 quanto para 5.8. Vide

http://frwebgate.access.gpo.gov/cgi-...TEXT&YEAR=2005

que é a norma atualmente vigente nos EUA.

Notam-se algumas similaridades tanto na norma atual quanto na sua evolução (por exemplo a inclusão de OFDM), inclusive na maior liberalidade quanto a links ponto-a-ponto fixos que a norma brasileira também tem, mas em grau diferente.

Independente da sua discordância sobre se esse texto libera ou não a potência transmitida, qual sua opinião sobre a densidade espectral de potência ou limites de campo ? Seria interessante calcular como esses 2 parâmetros, que estão sim limitados mesmo que não haja limite de EIRP, limitam a potência que se pode de fato colocar numa estação de 5.8.

3. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

os colegas estão fazendo confusão em relação ao uso de antenas externas.
    Sim, é permitido o uso. Raramente um equipamento é homologado para usar somente com a antena que vem nele. No caso de radiofrequência não licenciada (2.4GHz e 5.8GHz) é permitido o uso de antena externa. Entretanto, como "dizem" as resoluções da Anatel a estação deve ser licenciada para uso comercial, e sobretudo, em localidades com população acima de 500.000 habitantes.

Tem algumas pessoas dizendo que frequência de 5.8GHz não tem limite de potência E.I.R.P (soma da potência do rádio + ganho da antena). Essa afirmação não procede. Tanto que na homologação de cada equipamento é informado a potência máxima a ser utilizada por cada equipamento, bem com sua frequência de operação e modulação permitidas. Consequentemente, quem usar os equipamentos fora das especificações de permissão estará burlando a homologação e infrigindo normas legais.
    Na época em que tínhamos alguns ponto a ponto aqui em 2,4, foi difícil achar algum rádio que não tivesse homologado com a antena incluída, lembro de alguns, e hoje tem vários, tipo AWP-W803 Alfa e WR-254, Ap Router, entre outros, mais já o Zinwell G-120 por exemplo, sua homologação inclui antena, por que uns tem outros não? Sempre sequimos essa regra, queria um explicação mais detalhada disso, pois na época fomos orientados por engenheiro quanto a essa questão.

4. Alguma novidade? Alguem tem alguma nova posição sobre o assunto?

Abraços,
    Marcelo

5. Eu li poucos dias atrás em um site de noticias relacionadas com wireless, que o problema tinha sido com a empresa de certificação. Ela é que teria trocado a finalidade, mas que já estava sendo corrigido.
    Eu ia copiar e postar aqui, mas na correria acabei me esquecendo.

Então se for assim, a Zirok não tem culpa de nada.

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
    Último Post: 29-05-2017, 12:52
  2. Respostas: 21
    Último Post: 07-12-2012, 14:12
  3. Respostas: 9
    Último Post: 12-06-2009, 21:45
  4. Respostas: 8
    Último Post: 21-03-2007, 08:01
  5. homologação da anatel produtos terabeam
    Por lluner no fórum Redes
    Respostas: 3