+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas com antena horizontal, ajudem por favor

    Gente, esta semana observando alguns manuais os quais agente sempre ignora ao fazer uma instalação, percebi uma certa contradição, isto mesmo, sempre trabalhei com antena omini de 15db e em outro pop tenho 2 paineis de 14db da hyperlink, ambas as antenas segundo os fabricantes estão irradiando na polarização horizontal.
    Ate ai tudo bem, mas o fato é que na casa de meus clientes, eu utilizo antenas aquario, e agora estou utilizando proeletronic, "Que por sinal melhorou muito", o fato é que o manual das mesmas aponta que minhas antenas estavam sendo instaladas na vertical, e não na horizontal. Estranho, pois eu acreditava estare fazendo a instalação correta, pois bem, para que possam entender melhor e ate mesmo me ajudar, estou postando a imagem com descrição dos manuais, eu estava observando a grade, para me orientar, então sempre instalei assim, grade na posição horizontal, e de acordo com o manual, o que realmente determina a posição H ou V é o elemento irradiante, ou seja para horizontal, eu teria que manter o irradiante na H e não a grade.
    Algem pode me ajudar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0001.jpg
Visualizações:	1569
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	3944   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0002.jpg
Visualizações:	1168
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	3945  


  2. #2

    Padrão

    Deixando o dipolo em pé, será irradiado com polarização vertical, deixando deitado ficará na horizontal, a forma que vc coloca a grade só vai mudar o ganho da antena, (provavelmente diminuir).
    Qual o modelo da sua omni?

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Deixando o dipolo em pé, será irradiado com polarização vertical, deixando deitado ficará na horizontal, a forma que vc coloca a grade só vai mudar o ganho da antena, (provavelmente diminuir).
    Qual o modelo da sua omni?
    Minha omini é da aquario de 15db, aquela grossa idealizada na hyperlink

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Gente, esta semana observando alguns manuais os quais agente sempre ignora ao fazer uma instalação, percebi uma certa contradição, isto mesmo, sempre trabalhei com antena omini de 15db e em outro pop tenho 2 paineis de 14db da hyperlink, ambas as antenas segundo os fabricantes estão irradiando na polarização horizontal.
    Então sua omni é vertical, pensei que tinha dito que todas eram horizontais,pra usar com os paineis,monte da forma da forma da primeira figura, e pra usar na omni de acordo com a segunda figura.
    Última edição por fernandofiorentinn; 07-04-2009 às 15:01.

  6. #6

    Padrão

    Sua omni é vertical e as imagens estão certas. Vc ta colocando horizontal nos clientes é isso?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Então sua omni é vertical, pensei que tinha dito que todas eram horizontais,pra usar com os paineis,monte da forma da forma da primeira figura, e pra usar na omni de acordo com a segunda figura.
    Então, mas de acordo com as especificação da antena omini ela era horizontal, ai nao entendi nada

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Sua omni é vertical e as imagens estão certas. Vc ta colocando horizontal nos clientes é isso?
    eu tava me baseando na grade para determinar se a recepção era vertical ou horizontal, ou seja, meu sistema todo é horizontal, nos clientes como me basiei na grade, as antenas estão com a grade na posição horizontal e nao o dipolo, e o pior, so agora depois de 2 anos é que descobri isto

  9. #9

    Padrão

    Nessa de horizontal e vertical, o que manda é o dipolo, se ele ta na horizontal ou vertical, a grade somente influencia no ganho.

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Temos que partir do princípio que toda omni ( com excessão das antenas slot) tem polarização vertical. As slot tem polarização horizontal.

    Mas existe alguns que confundem o desenho do lólubo de irradiação.
    Pelo fato de cobrir os 360º ela tem 360º de cobertura na horizontal. Mas aí estão confundindo angulo de cobertura horizontal, com polarização que é outra coisa.

    E aínda nas especificações tem que ver o angulo de irradiação vertical, que vai determinar a facilidade ou não de conectar mais perto ou longe. Este angulo está relacionado com o ganho da antena. Mas não confundir este angulo com a polarização vertical.

    A polarização se refere a como é emitido a onda pela antena, na horizontal ou na vertical.
    Veja o exemplo dos painéis setoriais. Tem pol hor. e pol. vertical, mas por fora elas são iguais.

    Eu acho que é por aí a confusão. Angulo de irradiação é uma coisa e polarização é outra.

  12. #12

    Padrão

    é aew q entra realmente a confusão.

    resumindo tudo, como saberemos em que posição colocar a antena do clienete de acordo com a antena usada na nossa torre.

    por enquanto uso apenas omni da aquário de 12 dbi, e uso os clientes com "A GRADE" na horizontal. mas vejo colegas aki usando setoriais com clientes com a "A GRADE" horizontal, e outro aki com os clientes na vertical.

    como o amigo citou mais acima, aparentemente iguais, mais os amigos poderiam usar como exemplo alguma antena setorial ou omni a fixa técnica dela para vc´s marcarem em qual área realmente fala na posição correta..

    abraço

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    é aew q entra realmente a confusão.

    resumindo tudo, como saberemos em que posição colocar a antena do clienete de acordo com a antena usada na nossa torre.

    por enquanto uso apenas omni da aquário de 12 dbi, e uso os clientes com "A GRADE" na horizontal. mas vejo colegas aki usando setoriais com clientes com a "A GRADE" horizontal, e outro aki com os clientes na vertical.

    como o amigo citou mais acima, aparentemente iguais, mais os amigos poderiam usar como exemplo alguma antena setorial ou omni a fixa técnica dela para vc´s marcarem em qual área realmente fala na posição correta..

    abraço
    No caso das setoriais, se voce comprar com pol horizontal, vai ter que montar nos clientes com pol horizontal. Não te preocupa muito com a aparencia nos outros, pois ao olhar de longe tu não vai saber se a setorial dele é vertical ou horizontal.
    E na ficha técnica da antena que tu comprar vai estar lá que tipo de polarização ela é.

  14. #14

    Padrão

    grato pela dica... vou depois postar uma fixa técnica de uma pra mostrarem exatamente qual dado explica isso.

  15. #15

    Padrão

    Obrigado a todos, atravez deste topico descobri que eu estava com a minha antena errada, e agora estou virando as dos clientes e os resultados são imediatos