Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão Pérolas dos Clientes no Suporte da Internet via Radio e Informática

    "Querem ter uma idéia da dificuldade dessa mudança? pois bem leiam esse tópico Pérolas dos Clientes no Suporte da Internet via Radio e Informática"


    Fernando,

    Eu li os relatos e até comentei lá, tem muita gente ignorante e que se acha esperta.

    É preciso muita habilidade para lidar com tudo isso.

    Muita habilidade e paciência, porque senão vc explode e dá vontade de dizer um monte de desaforos para essas criaturas.

    Beijos x:*

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CammyL Ver Post
    "Querem ter uma idéia da dificuldade dessa mudança? pois bem leiam esse tópico Pérolas dos Clientes no Suporte da Internet via Radio e Informática"


    Fernando,

    Eu li os relatos e até comentei lá, tem muita gente ignorante e que se acha esperta.

    É preciso muita habilidade para lidar com tudo isso.

    Muita habilidade e paciência, porque senão vc explode e dá vontade de dizer um monte de desaforos para essas criaturas.

    Beijos x:*
    Mas ai ja saiu da relação Ignorancia/SL... O negocio (complicado por sinal) é entender como a cabeça das pessoas é movida pra mudanças. O que a gente já sabe é que o povo não é mto receptivo.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leleobhz Ver Post
    Mas ai ja saiu da relação Ignorancia/SL... O negocio (complicado por sinal) é entender como a cabeça das pessoas é movida pra mudanças. O que a gente já sabe é que o povo não é mto receptivo.
    Pois é meu amigos, acho que todos nós aqui temos a mente mais receptiva do que a maioria das pessoas lá fora, e isso é só a minuscula fração de uma milesima parte (exagerei?, imaginem a dificuldade de mudar cabeça das pessoas, por mais que gostemos de linux ou de windows, cada um tem uma forma de pensar e mudanças serão vagarosas.
    A respeito de entender a mente das pessoas, pra isso psicologos estudam, e vcs linuxers estão ai pra mostrar que o open source veio pra ficar e cada vez melhorar mais, eu aqui no meu mundinho longinquo vo tentando aprender a cuidar do meio ambiente, por menos que eu faça , eu faço a minha parte.
    Se tem uma coisa queeu aprendi é não desfazer das coisas que os outros gostam, por que gera muita confusão ex: "palestina", "corinthians", "religião", LINUX, etc...
    Querem ver, or mais q pensamos estar certos sempre haverão quem diga o contrário deem uma olhada nesse topicos do Senhor Gilan Enriconihttps://under-linux.org/forums/search.php?searchid=472344, todo mundo desceu o pau na maioria das idéias dele, agora ta todo mundo querendo faze os cursos dele.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Pois é meu amigos, acho que todos nós aqui temos a mente mais receptiva do que a maioria das pessoas lá fora, e isso é só a minuscula fração de uma milesima parte (exagerei?, imaginem a dificuldade de mudar cabeça das pessoas, por mais que gostemos de linux ou de windows, cada um tem uma forma de pensar e mudanças serão vagarosas.
    A respeito de entender a mente das pessoas, pra isso psicologos estudam, e vcs linuxers estão ai pra mostrar que o open source veio pra ficar e cada vez melhorar mais, eu aqui no meu mundinho longinquo vo tentando aprender a cuidar do meio ambiente, por menos que eu faça , eu faço a minha parte.
    Se tem uma coisa queeu aprendi é não desfazer das coisas que os outros gostam, por que gera muita confusão ex: "palestina", "corinthians", "religião", LINUX, etc...
    Querem ver, or mais q pensamos estar certos sempre haverão quem diga o contrário deem uma olhada nesse topicos do Senhor Gilan Enriconihttps://under-linux.org/forums/search.php?searchid=472344, todo mundo desceu o pau na maioria das idéias dele, agora ta todo mundo querendo faze os cursos dele.
    Link quebrado tio... (Nunca ouvi falar no sujeito)

  5. #45

    Padrão

    Seu servidor linux nao ta funcionado direito sobrinho, to abrindo normamente e testei antes de enviar, deveria conhece-lo, ele tem muito a ensinar.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Seu servidor linux nao ta funcionado direito sobrinho, to abrindo normamente e testei antes de enviar, deveria conhece-lo, ele tem muito a ensinar.
    Você podia limpar seus cookies ou testar deslogado do site:

    http://img530.imageshack.us/img530/9...xbroken.th.png


    EDIT: Explica pra gente quem é o sujeito :]

  7. #47

    Padrão

    limpei cache, limpei cookie, limpei a mesa, tudo e continua abrindo normalmente, AHHH desculpe deve ser o IE8 beta, imcompatibilidade, sabe como é né...

  8. #48
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    "Mas ai ja saiu da relação Ignorancia/SL... O negocio (complicado por sinal) é entender como a cabeça das pessoas é movida pra mudanças. O que a gente já sabe é que o povo não é mto receptivo. "

    Além da falta de receptividade, parece que tem gente que faz questão de não querer entender as coisas, olha só:

    O elemento pede a informação, o pessoal do suporte (com boa vontade, competência e paciência) vai ajudar e ainda encontra mil barreiras, por quê ? Porque quem não sabe, insiste em continuar sem saber.

    Sds,

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CammyL Ver Post
    "Mas ai ja saiu da relação Ignorancia/SL... O negocio (complicado por sinal) é entender como a cabeça das pessoas é movida pra mudanças. O que a gente já sabe é que o povo não é mto receptivo. "

    Além da falta de receptividade, parece que tem gente que faz questão de não querer entender as coisas, olha só:

    O elemento pede a informação, o pessoal do suporte (com boa vontade, competência e paciência) vai ajudar e ainda encontra mil barreiras, por quê ? Porque quem não sabe, insiste em continuar sem saber.

    Sds,
    Bom, consolidamos o problema do "povão". Agora a gente podia bem desvirtuar esse tópico e propor idéias pra mudar isso (A Acris já comecou lá atras, e a gente faz isso todo dia, mas quicá sai algo extraordinário?)

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Cara, concordo com você em partes! Realmente o Linux ainda não está pronto para Desktop. O Open Office não se compara ao MS Office por exemplo, mas se ninguém usar e repostar os bugs ou sugerir modificações, ou seja, se ninguém participar ele nunca será.

    Quanto ao seu usuário, já vi isso várias vezes também. É até normal. Mas sabe o pior?? A fillha dele no máximo queria acesar o Orkut mas não acho o E-zinho da internet. E isso já é motivo pra desistir. Uma vez instalei o linux todo customizado para parecer o windows e a pessoa usou feliz da vida. Quando eu disse que não era windows ela parou de usar e começou a reclamar... Sabe o que isso me lembra?! esse meu post: Windows 7 ou KDE Dá uma assistida e me diz oque você acha. Pra mim esse vídeo não prova que o Linux é usável, superior e etc. Simplesmente prova que os usuários usam aquilo que eles tão acostumados. Se você pegar um tijolo e pintar o botão iniciar eles vão tentar clicar e depois vão tentar reiniciar pq o mouse não ta funcionando!

    Quanto a curso, tem uma iniciativa do governo que é o CDTC. Ele disponibiliza cursos gratúitos de Linux para as pessoas que querem migrar.

    Agora vem a parte pesada. Essa estória de que a informática só é o que é por causa da microsoft e que a apple só sabe se olhar no espelho... Acho bom vc procurar outro palestrante... (não estou querendo ser grosseiro, me desculpe se te ofendi mas) se você se informar um pouco sobre a história dos SOs vocâ vai ver que a MS sempre plagiou tudo da Apple. Se não fosse pela Apple nós nem usaríamos mouses nem interfaces gráficas. Um dia assista o filme Piratas do Vale do Silício, ele explica muito bem tudo isso. A Miscrososft sempre correu atrás da apple pra tentar ter sucesso. Até hoje issso está presente, veja so zune (que não deu certo). Todos sabemos também que o mundo da informática é feita de padrões. Vários orgãos definiam padrçoes de implementações, serviços e protocolos... a microsoft vinha e fazia tudo diferente!! pra que?? como vc disse "pra que o mundo da informática seja o que é hoje"... um completo caos onde nada tem interoperabilidade! Um dos seus principais expoentes nesse contexto é o IE, que na sua versão mais nova (8) só é compatível com 20% do padrão testados no ACID3. Isso é deprimente...

    Quanto ao dinheiro de investimento, isso eu concordo! Se o software livre tivesse um apoio bom iria se desenvolver bem mais rápido e satisfatóriamente! Como é o exemplo do SuSe. Um Linux praticamente 'plug n play'. O único ponto ruim dele é que ele está atrelado a Novel e ele acaba fugindo completamente do que estamos acostumados.

    Acho que é isso ai....
    Meus parabens, ótimas palavras!!!

  11. #51
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Lightbulb

    leleobhz,

    "Bom, consolidamos o problema do "povão". Agora a gente podia bem desvirtuar esse tópico e propor idéias pra mudar isso (A Acris já comecou lá atras, e a gente faz isso todo dia, mas quicá sai algo extraordinário?) "

    Idéias: aí entra um pouco da nossa psicologia também e o maior entrave, pelo menos ao meu ver, é a tal resistência, o medo do desconhecido...acho que tudo é uma questão de convencer essas pessoas a mudar, mas sem bater de frente com elas; é difícil, mas "lábia", persistência e credibilidade ao que se vai falar e oferecer são pontos importantes.

    Mais idéias surgirão!

  12. #52

    Padrão

    O mais interessante é ver pelo menos 2 mulheres postando aqui de forma inteligente. Tenho esperança de recussitar esse fórum do Girls, a CammyL é uma que vai me ajudar, a aCris tá mais do que convidada :P

    Mas achei a discussão muito, MUITO superior do que o esperado. Estamos até esbarrando em psicologia comportamental, medos e afins, a procrastinação, a relação de devoção x pé no chão x inovação... caraca, esse Under está muito melhor do que eu vi (antes do meu tempão off).

    Só deixando uma observação ao que Magnun disse sobre o Wine, meu maior problema in the job é que existe uma p* de um termo que se assina cujo "ativos e sistemas" são padronizados totalmente, acesso apenas à Intranet... geralmente empresas muito grandes são lotadas de regras fechadas e isso envolve toda a parte de tecnologia também. Dependendo do segmento da empresa (tu sabes meu caso) os terminais são totalmente travados a qualquer instalação/modificação (uma verdadeira... *plim*). Infelizmente o máximo que posso fazer é rodar um SO no pen drive SE eu quiser realmente sentir o Linux por lá. E isso, claro, quando não estou embutida em atividades que me obrigam a ficar no Windows. E até concordo, já imaginou se a coisa fosse livre? Como disse e repito: Depende MUITO do negócio da empresa. Em ramo específico de TI, putz... aí é tolice pura mesmo.

    Entendi a discussão toda (por todos os lados). Diz a canção que "basta ser sincero e desejar profundo / você será capaz de sacudir o mundo". Mas também existe infelizmente a procrastinação geral, o próprio desconhecimento até de informática do DONO do negócio faz com que o costume seja prevalecido (embora piraton... se todo mundo realmente pagasse licença a Microsoft estaria com mais zeros no bolso do Tio Gates). Já vi ogro em reunião de apresentação de sistema só pensando no quesito e-mail. Já vi gente trabalhando para Windows achando um puta tédio MAS que no momento está focado no trabalho a qual lhe pagam (não vou discutir o comportamental e nem o resumé destes caras, é a vida).

    Uma vez liguei para o Suporte contratado que me atende e papo vai papo vem, o cara numa desmotivação, aquele tal de "clica alí, abriu? clicou?" e eu para mostrar que não era uma retardada atrás do telefone falei: "clicar nesse botão onde parece o chapéu do Red Hat"? Espantosamente o menino mudou na hora, começou a rir e querer prolongar o papo e eu falei bem assim "tu riu porque sabes do que falo, né"? Mas ele tava alí dando suporte para o Windows... fazer o quê

    Enfim - antes que vire outro texto enorme - acho que começar de casa a usar o Linux já é um bom começo. Mas isso tem que ter preparo, senão vem o "medo" de não encontrar um botão ou outro e tudo vai por água abaixo.


  13. #53
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    Sukkubus,

    Com certeza todos que estão participando da discussão, tem uma parcela de contribuição bastante significativa; pelos comentários e observações feitas, nós podemos perceber isso.

    A tua iniciativa de fazer o forum ressurgir e ganhar mais força foi, no mínimo, sensacional!

    Sds,

  14. #54

    Padrão

    Atropelei um pouco a leitura mas vamos, lá.


    - Primeiro contato

    Tentei usar o Caldera, acho que em 2000 ou 2001, mas o bixinm não se batia com minha sis630 on-board mas como sou teimoso[...] há 4 ou 5 anos uso linux em desktop e servidor.

    - Linux está pronto pra Desktop:
    Acho importante diferenciar usuário de administrador ou técnico; a responsabilidade de instalar o SO, os programas e as configurações incluindo redes é destes, aquele usufrui.
    Hoje é assim: boa parte dos usuário copia, cola, bate papo, troca slides, acessa youtube e orkut; ah baixa musica, filme e reclama que a net tá lenta. Esse uso pode ser feito no Linux.

    - Como apresentar Linux:
    Sou suspeito pois tinha (estou mudando) grande dificuldade em ensinar. Linux deve ser apresentado com simplicidade. Acho que a melhor forma é a demonstração.
    Mostre onde fica o "novo" menu iniciar (para gnome), a "Internet" (Firefox, Opera), o mensageiro, o "Word" (OOo) etc; abuse do mouse. Baixe um arquivo e mostre a ele onde o arquivo foi parar; algo como: vc clica aqui, depois abre essa pasta aqui e... tcharannn!!! Use termos conhecidos.
    O usuário não precisa saber de sistema de arquivos, estrutura de diretório, fisolofia (a palavra pode assustar) e outros detalhes dos bastidores. No máximo explique ao usuário como usar o synaptics, e mostre a ele que ele não precisa procurar pelo programa por aí e não há risco(é muito baixo) de baixar um vírus achando que é programa; tudo isso a pouco cliques de mouse.

    - Breve relato
    Outro fui à uma cliente e ela me perguntou sobre Linux e observei que: Apesar dela não usar no trabalho nota que num setor da empresa ele é usado e teve algum interesse; apesar que não querer usar em casa, jogos do irmão novinho, não via dificuldades no Linux, quando "fuçava" nesse setor.


    Acho que o usuário não está pronto para uma pequena mudança, é muito acomodado, enquanto não se sentir incomodado e perceber o Linux como um "lugar" de conforto.
    Não somos muito diferentes: outro dia (+ de 2 anos) instalei o Free BSD aqui (não lembro qual foi) e penei para formatar a partição pois a ferramenta é muito diferente da de costume. Blz, cheguei na linha de comando e não sabia para onde ir, hehehe; até hoje não experimentei outro, que sabe depois desse post.
    Última edição por bjaraujo; 08-04-2009 às 22:37.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Atropelei um pouco a leitura mas vamos, lá.


    - Primeiro contato

    Tentei usar o Caldera, acho que em 2000 ou 2001, mas o bixinm não se batia com minha sis630 on-board mas como sou teimoso[...] há 4 ou 5 anos uso linux em desktop e servidor.

    - Linux está pronto pra Desktop:
    Acho importante diferenciar usuário de administrador ou técnico; a responsabilidade de instalar o SO, os programas e as configurações incluindo redes é destes, aquele usufrui.
    Hoje é assim: boa parte dos usuário copia, cola, bate papo, troca slides, acessa youtube e orkut; ah baixa musica, filme e reclama que a net tá lenta. Esse uso pode ser feito no Linux.

    - Como apresentar Linux:
    Sou suspeito pois tinha (estou mudando) grande dificuldade em ensinar. Linux deve ser apresentado com simplicidade. Acho que a melhor forma é a demonstração.
    Mostre onde fica o "novo" menu iniciar (para gnome), a "Internet" (Firefox, Opera), o mensageiro, o "Word" (OOo) etc; abuse do mouse. Baixe um arquivo e mostre a ele onde o arquivo foi parar; algo como: vc clica aqui, depois abre essa pasta aqui e... tcharannn!!! Use termos conhecidos.
    O usuário não precisa saber de sistema de arquivos, estrutura de diretório, fisolofia (a palavra pode assustar) e outros detalhes dos bastidores. No máximo explique ao usuário como usar o synaptics, e mostre a ele que ele não precisa procurar pelo programa por aí e não há risco(é muito baixo) de baixar um vírus achando que é programa; tudo isso a pouco cliques de mouse.

    - Breve relato
    Outro fui à uma cliente e ela me perguntou sobre Linux e observei que: Apesar dela não usar no trabalho nota que num setor da empresa ele é usado e teve algum interesse; apesar que não querer usar em casa, jogos do irmão novinho, não via dificuldades no Linux, quando "fuçava" nesse setor.


    Acho que o usuário não está pronto para uma pequena mudança, é muito acomodado, enquanto não se sentir incomodado e perceber o Linux como um "lugar" de conforto.
    Não somos muito diferentes: outro dia (+ de 2 anos) instalei o Free BSD aqui (não lembro qual foi) e penei para formatar a partição pois a ferramenta é muito diferente da de costume. Blz, cheguei na linha de comando e não sabia para onde ir, hehehe; até hoje não experimentei outro, que sabe depois desse post.
    Show! Vou acompanhar esse tópico. Agora ficou além do que consigo opinar, passarei mais a ler mesmo. Meninas, fogo na roupa! Quiçá não sai até artigo disso aqui

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    (...) semana passada um cliente me ligou e queria que eu colocasse de volta o linux no pc dele, eu tinha pegado pra instalar a placa wireless e instalei o windows xp, office entre outros, o cara ficou indignado, eu falei que tudo bem porém eu disse que não manjava de linux, e que não poderia dar suporte caso ele necessitasse e que cobraria pra formatar novamente, (...) resultado: ganhei 50 reais, é fato, computador domestico usa windows pela praticidade e necessidade(...)
    - A grande maioria dos computadores vendidos hoje no Brasil com Linux é mal configurado (estou supondo, pode até não ser o caso relatado). Para poderem se enquadrar nas regras do "Computador para Todos" colocam um sistema operacional livre sem qualquer preocupação de configurá-lo adequadamente ao hardware. Daí não funciona o som, a placa wireless, o gravador de CD, etc. É claro que isso por um lado contribui - injustamente - para a má-imagem do software-livre, e mais especificamente do Linux.

    O cara que comprou não está nem muito interessado em saber se lá dentro do computador tem Windows, Linux ou outro bicho estranho; ele quer simplesmente usar, quer que funcione (a placa wireless, p.ex.) então pega o micro leva num técnico: o segundo problema.

    - A grande maioria dos técnicos, seguindo à necessidade do mercado (ainda) dominado pela MS, conhece Windows mais que qualquer outra coisa e vai logo sugerindo instalar o XP caolho "muito melhor que esse tal de Linux"...

    Quer dizer, se aqueles que deveriam conhecer do assunto manifestam -- com fundamento ou não, isso é uma outra questão -- uma opinião de que o Windows é melhor, fica realmente difícil para o leigo, que quer simplesmente ver seu computador funcionando corretamente, pensar qualquer coisa diferente disso. E assim o ciclo vai se eternizando.

    Quebrar essa inércia, esse ciclo vicioso, é uma das tarefas mais difíceis e não se trata de uma questão circunscrita ao software-livre, mas na veraade se estende para muitos outros domínios (consciência ecológica, ética-corrupção e por aí vai). Difícil porque exige um esforço inicial que a maioria não está disposta a dar - se "tudo sempre foi assim e funcionava!", por que mudar?

    Talvez por isso que a evolução seja contada em séculos, às vezes milénios.

    - Acho que isso não é razão para desanimar e perder a esperança no ser humano. Mas é preciso agir - cada um na medida de sua possibilidade - para ajudar a que essa mudança aconteça mais rapidamente.

    Eu não técnico nem mexo profissionalmente com informática, mas por curiosidade e, sobretudo, por compartilhar dos ideais do software-livre, já coloquei (e configurei! ) sistemas como Debian-Ubuntu-e-Zenwalk em uns 6 computadores de familiares e amigos e dou uma ajuda/suporte sempre que eles precisam, o que é bem raro. Claro, no começo tive que dar algumas explicações (e por vezes ouvir um ou outro palavrão), porque todos estavam acostumados com outro sistema, mas às vezes a gente se surpreende com a capacidade das pessoas de se adaptarem a algo diferente. Hoje meus pais (há 6 meses com Ubuntu) dificilmente me pedem ajuda e fazem tudo o que faziam antes com o MS/XP - e desnecessário dizer: nunca mais tiveram problemas com vírus...
    ___________________

    Enfim, desculpem, meu comentário acabou ficando um pouco longo, mas era para tentar fazer um apanhado das coisas que foram discutidas aqui e que realmente - me parece - são bastante relevantes.

  17. #57
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    Nós vamos trabalhar em cima disso, tenho conversado com Sukkubus sobre o assunto, ai vão fluindo idéias.

    Quanto mais "cabeças pensantes" e pessoas dispostas a colaborar, mais rápido conseguiremos resultados.


    Sds,

  18. #58
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão

    Eu estava relendo e analisando essa parte determinante do comentário:

    "Quebrar essa inércia, esse ciclo vicioso, é uma das tarefas mais difíceis e não se trata de uma questão circunscrita ao software-livre, mas na veraade se estende para muitos outros domínios (consciência ecológica, ética-corrupção e por aí vai). Difícil porque exige um esforço inicial que a maioria não está disposta a dar - se "tudo sempre foi assim e funcionava!", por que mudar?

    É que essas pessoas leigas só querem saber do acesso a internet em si e para elas é totalmente sem importância procurar saber sobre as vantagens e desvantagens em relação ao sistema que vão utilizar; são comodistas à beça, infelizmente há muita gente alienada, muita gente com conhecimento restrito ou até sem nenhum conhecimento.

    Muitas dessas pessoas preferem ser adeptas do "eu vou onde a maioria vai e faço o que a maioria faz", verdadeiro "tiro aleatório", vão e fazem sem saber por quê.

    Mesmo em meio a tantas dificuldades, eu acho válido fazer esse trabalho minucioso de conscientização e voltado a promover a amplitude do conhecimento.

    Sds,

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CammyL Ver Post
    É que essas pessoas leigas só querem saber do acesso a internet em si e para elas é totalmente sem importância procurar saber sobre as vantagens e desvantagens em relação ao sistema que vão utilizar; são comodistas à beça, infelizmente há muita gente alienada, muita gente com conhecimento restrito ou até sem nenhum conhecimento.
    Isso não deixa de ser verdade, mas acho também que isso reflete um pouco o nosso ponto de vista. Quero dizer, todos nós somos (e provavelmente já fomos ainda mais no passado) leigos em alguns (muitos) sentidos. Mas cada qual tem suas *aptidões* e áreas de interesse e acabamos fazendo escolhas e nos familiarizando mais com alguns assuntos - é natural e bom que seja assim, pois traz diversidade.

    Para nós (aqui do Fórum) acho que essa atitude descrita (CammyL) pode ser facilmente identificada como comodismo, alienação, ignorância ou maria-vai-com-as-outrice - e é!

    Isso é uma coisa. Mas como fazer entender isso para quem não tem interesse algum em saber "o que está embaixo do capô" porque só quer usar o meio de transporte pra chegar no destino? (e mais uma vez, entre nós, tem gente que escolhe cada destininho...) E, ainda mais complicado, como explicar isso de maneira que eles se convençam que essa mudança vale à pena apesar de poder exigir alguns sacrifícios. "Sinto de segurança senão você pode morrer": é óbvio (e, assim como o Linux, de graça), mas mesmo assim teve gente que custou aceitar. Agora vai explicar lá no começo do século passado que fumar dá câncer, há 20 anos que comer carne de vaca contribui para a poluição do planeta que, aliás, gira em torno do sol, hoje todo mudo sabe disso (será?), mas teve quem ardesse na fogueira por ter ousado dizer há 500 anos.

    Daí, sem querer, voltamos ao título da Sukkubus: aptidão ou necessidade?

    Eu diria: aptidão para os que vêem antes porque estão envolvidos com o meio - não apenas como meros usuários - e enxergam além do trivial (ok, isso talvez seja novamente a nossa visão, mas enfim não dá pra ser neutro a vida toda). Necessidade - queira Jeová que assim seja - para os que virão após, seja por questões financeiras (é mais barato), técnicas (é melhor), de universalidade (open-source / padrões abertos) ou ainda - queira novamente Jeová seja por isso - por ideologia (porque, acima de tudo, trata-se de liberdade; e, como diriam os radicaislivres, se você pode ser livre e liberdade não tem preço, tá esperando o que?).
    Última edição por fbugnon; 11-04-2009 às 23:43.

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CammyL Ver Post
    É que essas pessoas leigas só querem saber do acesso a internet em si e para elas é totalmente sem importância procurar saber sobre as vantagens e desvantagens em relação ao sistema que vão utilizar; são comodistas à beça, infelizmente há muita gente alienada, muita gente com conhecimento restrito ou até sem nenhum conhecimento.
    Paremos pra pensar então: Porque raios o cara que nunca viu um PC na vida fica interessado na tal Internet (Podem ter milhares de motivos, mas será que algum deles tem interseccao com a motivaçao em usar outro SO?)