Página 6 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão

    Senhores, aqui o cache esta indo muito bem, porem apenas os videos ainda nao vao a full...
    nao consigo fazer cache full dos videos
    ja segui as orientacoes do Roberto, porem nao deu certo

    Mikrotik RouterOS 3.20

    ip nat

    ;;; REDIRECIONAMENTO DO PROXY
    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 to-ports=5128 protocol=tcp src-address=!192.168.10.250
    in-interface=PROVEDOR dst-port=80

    ip firewall mangle

    chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=HITS DO PROXY passthrough=yes protocol=tcp src-port=5128
    dscp=12
    chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=hit's do proxy passthrough=yes connection-mark=HITS DO PROXY

    queue tree
    name="queue1" parent=global-out packet-mark=hit's do proxy limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=12000000
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s


    LEMBRANDO AQUI MUDEI A PORTA DO SQUID PARA 5128

    SERÁ Q ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA
    INFORMAR ONDE ESTOU ERRANDO

  2. #102

    Padrão Como pdemos alterar o IP do Debian.

    Eu li aqui que isso pode ser feito pelo script, mas eu não achei como fazer. Eu fiz alterando o etc/network/interface, mas quando reinicia o Debian ele volta ao padrão.
    Alguem sabe a maneira certa de fazer ?
    Obrigado.

  3. #103

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ilhanet Ver Post
    Eu li aqui que isso pode ser feito pelo script, mas eu não achei como fazer. Eu fiz alterando o etc/network/interface, mas quando reinicia o Debian ele volta ao padrão.
    Alguem sabe a maneira certa de fazer ?
    Obrigado.
    Bom, se é sua rede que é desconfigurada quando reiniciado, uma dica:

    # vi /etc/rc.local

    ifconfig eth0 200.198.100.202 netmask 255.255.255.252 up
    route add default gw 200.198.100.201
    echo 'nameserver 200.198.100.201' > /etc/resolv.conf

    Altere de acordo com sua rede.

  4. #104

    Padrão

    Blza o lance do IP eu ja resolvi, mas o proxy não quer funcionar por nada.
    Vc teria o squid.config para eu dar uma olhada e ver se fiz alguma besteira ?
    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Bom, se é sua rede que é desconfigurada quando reiniciado, uma dica:

    # vi /etc/rc.local

    ifconfig eth0 200.198.100.202 netmask 255.255.255.252 up
    route add default gw 200.198.100.201
    echo 'nameserver 200.198.100.201' > /etc/resolv.conf

    Altere de acordo com sua rede.

  5. #105

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ilhanet Ver Post
    Blza o lance do IP eu ja resolvi, mas o proxy não quer funcionar por nada.
    Vc teria o squid.config para eu dar uma olhada e ver se fiz alguma besteira ?
    Obrigado.
    Olá,

    Você resolveu o problema pela dica? Então clique no botão agradecer não vai custar menos de um milésimo de segundo do seu click.

    O meu SQUID é o mesmo do script se usou o script não mudou nada.

  6. #106

    Padrão

    O rapaz, valeu pela dica, mas não foi pela dica que vc me passou que acertei o IP. Eu sei como isso aqui funciona, não precisa vc ficar lembrando. Primeiro é que eu não sou expert em Linux, então toda e qualquer ajuda sempre será bem vinda. Segundo, se vc pegar os meus tópicos vc verá que sempre estou agradecendo.
    Cara , tem gene aqui muito boa mas tb tem uma meia duzia que gosta de criar uma confusão por nada.
    Amigo, se te ofendi de alguma maneira , peço-lhe desculpas.
    Se vcpuder enviar o seu squid para que eu possa comparar com o meu, fico grato, pois eu modifiquei o meu.
    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Olá,

    Você resolveu o problema pela dica? Então clique no botão agradecer não vai custar menos de um milésimo de segundo do seu click.

    O meu SQUID é o mesmo do script se usou o script não mudou nada.

  7. #107

    Padrão

    ............
    Última edição por Roberto21; 05-05-2009 às 00:37.

  8. #108

    Padrão

    Citação Postado originalmente por popovi Ver Post
    Senhores, aqui o cache esta indo muito bem, porem apenas os videos ainda nao vao a full...
    nao consigo fazer cache full dos videos
    ja segui as orientacoes do Roberto, porem nao deu certo

    Mikrotik RouterOS 3.20

    ip nat

    ;;; REDIRECIONAMENTO DO PROXY
    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 to-ports=5128 protocol=tcp src-address=!192.168.10.250
    in-interface=PROVEDOR dst-port=80

    ip firewall mangle

    chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=HITS DO PROXY passthrough=yes protocol=tcp src-port=5128
    dscp=12
    chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=hit's do proxy passthrough=yes connection-mark=HITS DO PROXY

    queue tree
    name="queue1" parent=global-out packet-mark=hit's do proxy limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=12000000
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s


    LEMBRANDO AQUI MUDEI A PORTA DO SQUID PARA 5128

    SERÁ Q ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA
    INFORMAR ONDE ESTOU ERRANDO
    Bom dia a todos, não sei se posso mas mesmo assim vou pedir que não postem regras neste tópico, o intuito é ajudar fazendo cada um pensar e buscar sua solução, testar e entender o que está fazendo, sendo assim, as regras que servem para joão, não servem para paulo e isso acaba gerando discussões sem fim. Portanto, ajudemos uns aos outros de maneira a explanar conceitos, explicar o funcionamento mas sem colar regras.

    Grato

    M4D3

  9. #109
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Padrão

    Muito estranho aqui eu ja fiz e refiz toda o procedimento citado neste topico,mas sem muito sucesso.
    Deixei rodando este feriado para ver oque da...mas para a minha infelicidade hj ficou tudo lento...
    Ja nao sei oque fazer mais so consigo redirecionar o proxy externo se colocar no perfil do hotspot o ip ea porta do Linux.

    Desde ja agradeco.

  10. #110

    Padrão

    Everton,
    Você usa hotspot ? ( experiemente no profile do server colocar o ip do Squid erm http e a porta )
    Seu link é estável ? Usa Adsl ?
    São considerações relevantes para o bom funcionamento do thunder ( conlinuxZ4 )

  11. #111
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Padrão DUVIDA

    Agradeco antecipadamente...

    POis entao nosso link e dedicado...e desta forma mesmo que fiz redireciono pelo profile do hotspot.
    Mas achei estranho pois nao vejo ninguem usando desta forma o redirecionamento.
    Sera a forma correta para fazer ...pois meu link vai ate o limite qdo coloco carga nele ( tipo 40 Clientes ) em 2MB FULL.
    Ou sera que estou sendo redundante nas regras do firewall.
    Por este motivo estou aqui para falar sobre meu proxy.
    Hoje estou sem o funcionamento dele pois estava sem condicoes.

  12. #112

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Ola pessoal, depois de tantos tutoriais que já vi na net, muitas vezes utilizando do conhecimento dos amigos para aprimorar as soluções que utilizo, compilando uma série de informações resolvi fazer um video mostrando como instalar o debian como preparação para servidor cache dentre outros serviços, este tutorial permite imediata integração com super cache full pelo mikrotik, segue o link do video de instalação do Debian:





    Para maiores detalhes preparei página fixa de download em PC RAM Informática | O mundo mais perto de você! acesso o menu serviços.



    Dentre os recursos do script:



    - Squid 2.7 com ZPH integrado para uso com cache full

    - Apache 2.0 configurado com hosts virtuais para uso no envio de mensagem aos clientes (Ex: débito, bloqueio, atraso, comunicação de manutenção, avisos...)

    - Sarg geração de relatório de acessos do squid com agendamento

    - ThunderCache para cache de videos do Youtube/Uol/Terra/Outros... e atualizações da Microsoft/Antivirus/Outros...

    - Publicidade via MSN, alterando o banner padrão do MSN para banner do provedor/evento/vendendo anuncio via msn

    - Publicidade via YOUTUBE, através da configuração do próprio ThunderCache

    - Configuração da interface de rede eth0




    CONHEÇA O DEBIAN


    Debian 5.01 - download x64:
    < Versão 64bits


    Debian 5.01 - download i386 : < Versão 32bits utilizado no video tutorial



    DICAS:
    Ao instalar, mantenha o micro conectado a um servidor DHCP (veja abaixo) para que seja possível baixar os pacotes necessários e proceder as atualizações, estou terminando de testar o script que irá automatizar as configurações do servidor, estarei postando aqui assim que concluído (em até 2 dias).

    Adicione em uma placa de rede do seu servidor mikrotik (não de link nem de clientes) o ip 192.168.10.253 será o gateway do seu Debian:
    / ip address
    add address=192.168.10.253/24 network=192.168.10.0 broadcast=192.168.10.255 \
    interface=EthIntranet comment="" disabled=no

    O ip configurado no Debian depois de rodar o script será:
    IP: 192.168.10.250
    MSK: 255.255.255.0
    GAT: 192.168.10.253
    DNS: 192.168.10.253 < quem irá resolver nomes será o Mikrotik

    VALOS LÁ PESSOAL, AGORA TA PRONTO:

    PC RAM Informática | O mundo mais perto de você! e acesse o menu serviços, verá o tutorial atualizado com maquina virtual pra baixar e script incluso.

    E pra quem quiser baixar o script direto no seu linux debian já instalado conforme o video o comando é:

    Código :
    [COLOR=red][B]wget [URL="http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh"][COLOR=#0000ff]http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh[/COLOR][/URL][/B][/COLOR]
    [B][COLOR=red]chmod +x conlinuxZ4.sh[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]./conlinuxZ4.sh[/COLOR][/B]


    Crie o arquivo /var/www/thunder/youtube/index.php com o código abaixo para listar e tocar os videos do diretório diretamente no youtube.
    Código :
    [B][COLOR=red]<?php[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]#ADAPTADO DA WEB POR LUCIANO RAMPANELLI / M4D3[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]$diretorio = getcwd();[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]$ponteiro  = opendir($diretorio);[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]while ($nome_itens = readdir($ponteiro)) {[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]  $tipos = array("flv", "flx", "fla");[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]  $itens[] = $nome_itens;[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]}[/COLOR][/B]
     
    [B][COLOR=red]sort($itens);[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]foreach ($itens as $listar) {[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red] if ($listar!="." && $listar!=".."){[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]              if (is_dir($listar)) {[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]                      $pastas[]=$listar;[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]              } else{[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]if (in_array(strtolower(end(explode(".",$listar))), $tipos)) { $arquivos[]=$listar; }[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]              }[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red] }[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]}[/COLOR][/B]
     
     
    [B][COLOR=red]#if ($pastas != "" ) {[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]#foreach($pastas as $listar){[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]#   print "Pasta: <a href='$listar'>$listar</a><br>";}[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]#   }[/COLOR][/B]
     
    [B][COLOR=red]if ($arquivos != "") {[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]foreach($arquivos as $listar){[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]$listar="echo $listar |cut -c 1-11";[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]$listar=system($listar);[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]print "<a href='http://www.youtube.com/watch?v=$listar'>ver no youtube</a><br>";}[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red] }[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]?>[/COLOR][/B]
    Dúvidas ou sugestões, poste aqui.

    Abraço a todos

    M4D3
    msn e telefones só para serviços, dicas e ajuda use o fórum


    Ola Amigos estou com esse erro para ver os vídeos.

    An error occurred, please try again later.

    Estou com o Debian em paralelo com o MK e não vejo diferença em “velocidade” acho que falta regras no MK só não sei quais são essas regras para controlar a velocidade?


    Olha Não consegui fazer funcionar com essa dica .
    “
    DICAS:
    Ao instalar, mantenha o micro conectado a um servidor DHCP (veja abaixo) para que seja possível baixar os pacotes necessários e proceder as atualizações, estou terminando de testar o script que irá automatizar as configurações do servidor, estarei postando aqui assim que concluído (em até 2 dias).

    Adicione em uma placa de rede do seu servidor mikrotik (não de link nem de clientes) o ip 192.168.10.253 será o gateway do seu Debian:
    / ip address
    add address=192.168.10.253/24 network=192.168.10.0 broadcast=192.168.10.255 \
    interface=EthIntranet comment="" disabled=no

    O ip configurado no Debian depois de rodar o script será:
    IP: 192.168.10.250
    MSK: 255.255.255.0
    GAT: 192.168.10.253
    DNS: 192.168.10.253 < quem irá resolver nomes será o Mikrotik
    “

    Só quando eu entrei aqui que consegui fazer ele funcionar squid(debian) em paralelo mikrotik(parent proxy) show de Bola (para iniciantes)

    Só que agora estou com esse erro “An error occurred, please try again later”.

    E tenho que acha as regra para fazer o controle de velocidade.

    Desculpe as palavras sou novato em Debian e MK qual quer ajuda é bem vinda.

  13. #113

    Padrão Trafego 0 Servidor Debian

    ....?
    Última edição por zonaoeste; 26-04-2009 às 09:20.

  14. #114

    Padrão qual melhor forma de otimizar esse cache?

    Caro Luciano, e demais amigos da comunidade;
    No intuito de otimizar esse super cache que o Sr Luciano nos apresentou, estou preparando uma maquina com 4 hds ( 1 sistema, 2 cache, 1 thunder ), estarei particionando os hds de 10 em 10gb afim de colocar (500gb) ou seja 50 diretorios no squid.conf (usando os 2 hds de cache), e no outro hd, que sera reservado ao thunder criar tambem particoes de 10 em 10gb da mesma forma.

    minha duvida é... tenho q alterar no /etc/squid/thunder.conf somentes as linhas referente ao diretorio? exemplo?

    $cache_dir = "/thunder1";
    $cache_dir = "/thunder2";
    $cache_dir = "/thunder3";
    ........
    $cache_dir = "/thunder50";
    $cache_size = 250; // in Gb
    $cache_scr = "/etc/squid";

    alterando somente este parametro e o cache_size, será que ja vai funcionar? ou tenho que fazer mais alguma confguracao ?

    será que essa opcao de particionamento vai dar um melhor desempenho a esse proxy?

    lembrando que os hds que irei utlilizar sao 80gb(sistema) 2x250gb(cache squid); 250gb(thunder).

    desde já agradeço a todos...
    um abraço!
    e mais uma vez parabens Luciano pela sua bela iniciativa.
    Última edição por popovi; 24-04-2009 às 08:34.

  15. #115

    Padrão

    Citação Postado originalmente por popovi Ver Post
    Caro Luciano, e demais amigos da comunidade;
    No intuito de otimizar esse super cache que o Sr Luciano nos apresentou, estou preparando uma maquina com 4 hds ( 1 sistema, 2 cache, 1 thunder ), estarei particionando os hds de 10 em 10gb afim de colocar (500gb) ou seja 50 diretorios no squid.conf (usando os 2 hds de cache), e no outro hd, que sera reservado ao thunder criar tambem particoes de 10 em 10gb da mesma forma.

    minha duvida é... tenho q alterar no /etc/squid/thunder.conf somentes as linhas referente ao diretorio? exemplo?

    $cache_dir = "/thunder1";
    $cache_dir = "/thunder2";
    $cache_dir = "/thunder3";
    ........
    $cache_dir = "/thunder50";
    $cache_size = 250; // in Gb
    $cache_scr = "/etc/squid";

    alterando somente este parametro e o cache_size, será que ja vai funcionar? ou tenho que fazer mais alguma confguracao ?

    será que essa opcao de particionamento vai dar um melhor desempenho a esse proxy?

    lembrando que os hds que irei utlilizar sao 80gb(sistema) 2x250gb(cache squid); 250gb(thunder).

    desde já agradeço a todos...
    um abraço!
    e mais uma vez parabens Luciano pela sua bela iniciativa.
    Até onde sei não é possível dividir a pasta do thunder desta forma, pois somente no último diretório ($cache_dir = "/thunder50) serão gravados os arquivos. Pode sim dividir a carga, alterando os fontes do thunder ou montando cada diretório como youtube / uol / terra / para que seja gravado num disco diferente mas não vejo muita vantagem nisso, no caso do thunder o melhor mesmo seria montar uma raid com mais de um disco.

    Abraço aos colaboradores

    Luciano Rampanelli / M4D3

  16. #116

    Padrão

    Luciano...
    posso apenas entao deixar um hd separado para o thunder, tipo monto uma /thunder_cache
    pra ele num hd separado, e uso o particionamento, dos outros discos para o squid, conforme descrecvi anteriormente

    desde já, obrigado
    um abraço

  17. #117

    Padrão

    Citação Postado originalmente por popovi Ver Post
    Luciano...
    posso apenas entao deixar um hd separado para o thunder, tipo monto uma /thunder_cache
    pra ele num hd separado, e uso o particionamento, dos outros discos para o squid, conforme descrecvi anteriormente

    desde já, obrigado
    um abraço
    Sim claro, pode deixar um disco para o thunder, e para o squid usar varios discos e varias pastas em cada disco para o cache, para o squid não é necessário a raid (consta na documentação do mesmo) pois quando indicamos o disco e pasta onde serão gravados os arquivos o próprio squid divide a carga entre elas (squid.conf), é importante lembrar que devem ser setadas as permissões corretas para todas as pastas.

    Abraço

  18. #118

    Padrão

    Edilson,
    nesse script vc colocar IP, NET MASK, GATEWAY e DNS ?
    E qual é o comando para salvar ?
    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Bom, se é sua rede que é desconfigurada quando reiniciado, uma dica:

    # vi /etc/rc.local

    ifconfig eth0 200.198.100.202 netmask 255.255.255.252 up
    route add default gw 200.198.100.201
    echo 'nameserver 200.198.100.201' > /etc/resolv.conf

    Altere de acordo com sua rede.

  19. #119

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ilhanet Ver Post
    Edilson,
    nesse script vc colocar IP, NET MASK, GATEWAY e DNS ?
    E qual é o comando para salvar ?
    Obrigado.

    Você não disse que sabia?

    ---------

    No final deste arquivo:

    vi /etc/rc.local

    Resolveu? Então dar um cliquizinho no botão AGRADECER!
    Última edição por EdilsonLSouza; 25-04-2009 às 23:35.

  20. #120
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão tutorial explicado

    Amigos, todos estao de parabens, pela grandiosa contribuiçao, so tem um detalhe, tem pessoas que sao leigas, em mk, ou semi-leigas, devido a pouca documentaçao disponivel na net, sobre o mk,
    eu por exemplo estou com certa dificuldade, rsrsr (pra variar)
    alguem poderia dar uma explição mais detalhada de como se faz no mk, estou a 1 semana atraz disso, cheguei comprar um pc, e uma rb so rpa testar, pois isso ira trazer melhorias na rede,
    abraços a todos