+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Ola pessoal, depois de tantos tutoriais que já vi na net, muitas vezes utilizando do conhecimento dos amigos para aprimorar as soluções que utilizo, compilando uma série de informações resolvi fazer um video mostrando como instalar o debian como preparação para servidor cache dentre outros serviços, este tutorial permite imediata integração com super cache full pelo mikrotik, segue o link do video de instalação do Debian:

Dentre os recursos do script:

- Squid 2.7 com ZPH integrado para uso com cache full

- Apache 2.0 configurado com hosts virtuais para uso no envio de mensagem aos clientes (Ex: débito, bloqueio, atraso, comunicação de manutenção, avisos...)

- Sarg geração de relatório de acessos do squid com agendamento

- ThunderCache para cache de videos do Youtube/Uol/Terra/Outros... e atualizações da Microsoft/Antivirus/Outros...

- Publicidade via MSN, alterando o banner padrão do MSN para banner do provedor/evento/vendendo anuncio via msn

- Publicidade via YOUTUBE, através da configuração do próprio ThunderCache

- Configuração da interface de rede eth0

CONHEÇA O DEBIAN

Debian Download x64:
    http://cdimage.debian.org/debian-cd/...64-netinst.iso

Debian Download i386: < Utilizado no Video de Exemplo
    http://cdimage.debian.org/debian-cd/...86-netinst.iso

DICAS:
    Ao instalar, mantenha o micro conectado a um servidor DHCP (veja abaixo) para que seja possível baixar os pacotes necessários e proceder as atualizações, estou terminando de testar o script que irá automatizar as configurações do servidor, estarei postando aqui assim que concluído (em até 2 dias).

Adicione em uma placa de rede do seu servidor mikrotik (não de link nem de clientes) o ip 192.168.10.253 será o gateway do seu Debian:
    / ip address
    add address=192.168.10.253/24 network=192.168.10.0 broadcast=192.168.10.255 \
    interface=EthIntranet comment="" disabled=no

O ip configurado no Debian depois de rodar o script será:
    IP: 192.168.10.250
    MSK: 255.255.255.0
    GAT: 192.168.10.253
    DNS: 192.168.10.253 < quem irá resolver nomes será o Mikrotik

VALOS LÁ PESSOAL, AGORA TA PRONTO:

PC RAM Informática | O mundo mais perto de você! e acesse o menu serviços, verá o tutorial atualizado com maquina virtual pra baixar e script incluso.

E pra quem quiser baixar o script direto no seu linux debian já instalado conforme o video o comando é:

Código :
    [COLOR=red][B]wget [URL="http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh"][COLOR=#0000ff]http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh[/COLOR][/URL][/B][/COLOR]
    [B][COLOR=red]chmod +x conlinuxZ4.sh[/COLOR][/B]
    [B][COLOR=red]./conlinuxZ4.sh[/COLOR][/B]

Dúvidas ou sugestões, poste aqui.

Abraço a todos

M4D3
    msn e telefones só para serviços, dicas e ajuda use o fórum
    depois de editar o squid.conf como faço para salvar? Tem como dar um reset no debian? estava olhando meu diretorio /etc/squid e tem varios arquivos la youtube, google, globo, tem alguma coisa relacionada a fazer cache dos videos? como eu faço para trocar o ip, gw, e DNS da placa de rede? Tem como eu monitorar o tamanho do meu cache, os arquivos presente nele essas coisas? Obrigado!

2. Citação Postado originalmente por Johnat Ver Post
    depois de editar o squid.conf como faço para salvar? Tem como dar um reset no debian? estava olhando meu diretorio /etc/squid e tem varios arquivos la youtube, google, globo, tem alguma coisa relacionada a fazer cache dos videos? como eu faço para trocar o ip, gw, e DNS da placa de rede? Tem como eu monitorar o tamanho do meu cache, os arquivos presente nele essas coisas? Obrigado!

depende do editor que você esta utilizando, eu uso o "vim"

ex: vim /etc/squid/squid.conf

- para alterar aperto a tecla insert

- para salvar dou um "esc" coloco :wq e teclo "enter"

espero ter agudado..

3. Amigos aqui instalei e tudo ok, só tem um bug para abrir gmail, fica requisitando a pagina e não entra nunca, estou analisando quando descobrir posto aqui.....

4. Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigos aqui instalei e tudo ok, só tem um bug para abrir gmail, fica requisitando a pagina e não entra nunca, estou analisando quando descobrir posto aqui.....
    Problema no seu redirecionamento, negue o content=https:// que estará resolvido.

Aproveito pra deixar este código para o index.php da pasta youtube que serve para rodar videos direto da pasta de armazenamento.

Código :
    [B][B][COLOR=red]<?php
    #ADAPTADO DA WEB POR LUCIANO RAMPANELLI / M4D3
    $diretorio = getcwd();
    $ponteiro  = opendir($diretorio);
    while ($nome_itens = readdir($ponteiro)) {
        $tipos = array("flv", "flx", "fla");
        $itens[] = $nome_itens;
    }

sort($itens);
    foreach ($itens as $listar) {
       if ($listar!="." && $listar!=".."){
                    if (is_dir($listar)) {
                            $pastas[]=$listar;
                    } else{
    if (in_array(strtolower(end(explode(".",$listar))), $tipos)) { $arquivos[]=$listar; }
                    }
       }
    }

#if ($pastas != "" ) {
    #foreach($pastas as $listar){
    #   print "Pasta: <a href='$listar'>$listar</a><br>";}
    #   }

if ($arquivos != "") {
    foreach($arquivos as $listar){
     $listar="echo $listar |cut -c 1-11";
     $listar=system($listar);
     print "<a href='http://www.youtube.com/watch?v=$listar'>ver no youtube</a><br>";}
       }
    ?>
    [/COLOR][/B][/B]

5. Pronto Minelli!!! Era só o que estava faltando aqui no meu redirecionamento! Agora está funcionando!

Meu problema era que, as vezes abria e as vezes não, videos do youtube e globo!

Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Olá amigo outra forma de resolver seria acrescentando ! no ip do linux na regra de redirect no mk.

Tópicos Similares

1. Regras Speedr para Integração com Mikrotik e Cache Full
    Por rodolfostayne no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 23
    Último Post: 11-11-2015, 13:00
  2. Respostas: 17
    Último Post: 29-10-2012, 11:52
  3. Servidor para escritório com Mikrotik
    Por davijhon no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 12
    Último Post: 18-12-2010, 09:13
  4. Respostas: 11