Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O Que fiz de errado no Burst?

    Amigos, já li tudo sobre o burst.
    Revisei os tutoriais que tenho aqui.

    Mas ontem um usuário veio me elogiar dizendo que a net está um balaço. Estava baixando a 1mega.

    Fiquei na minha, e vim ver o que poderia estar acontecendo mas não achei.
    A conclusão que cheguei é que apliquei errado o burst.
    Uso hotspot

    configurei assim:

    128k/256k 200k/900k 200k/900k 30/30 8 64k/64k

    O objetivo era dar uma turbinada na navegação de páginas mas segurar nos downloads.
    Mas ele disse que faz download a 1mega. E não são arquivos pequenos.

    Onde eu errei? Devo diminuir os 900k e os 30segundos?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, já li tudo sobre o burst.
    Revisei os tutoriais que tenho aqui.

    Mas ontem um usuário veio me elogiar dizendo que a net está um balaço. Estava baixando a 1mega.

    Fiquei na minha, e vim ver o que poderia estar acontecendo mas não achei.
    A conclusão que cheguei é que apliquei errado o burst.
    Uso hotspot

    configurei assim:

    128k/256k 200k/900k 200k/900k 30/30 8 64k/64k

    O objetivo era dar uma turbinada na navegação de páginas mas segurar nos downloads.
    Mas ele disse que faz download a 1mega. E não são arquivos pequenos.

    Onde eu errei? Devo diminuir os 900k e os 30segundos?
    Tá errado.

    A configuração é assim:

    Max-Limit = Banda contratada ou algo que você queira realmente limitar o cliente, ou seja, o máximo que ele pode chegar antes do descarte de pacotes.

    Burst-Limit = Banda máxima durante o burst, ou seja, a rajada

    Burst-Threshold = O gatilho onde corta-se o burst. Aqui normalmente você configura um valor menor (uns usam 40% menos que valor do max-limit). O algoritmo investiga a média de consumo do cliente durante os segundos definidos em Burst- Time e quando a média atinge o valor do Burst-Threshold ele corta o burst.

    Normalmente você pode utilizar um TIME menor e um threshold em torno de 30% a 40% menor que o Max-Limit. Mas pode-se ter uma configuração com um TIME maior, com um THRESHOLD menor (coisa de 25% do Max-Limit).

    É assim que funciona, e a propósito, acho que já expliquei isso em outro post.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Tá errado.

    A configuração é assim:

    Max-Limit = Banda contratada ou algo que você queira realmente limitar o cliente, ou seja, o máximo que ele pode chegar antes do descarte de pacotes.

    Burst-Limit = Banda máxima durante o burst, ou seja, a rajada

    Burst-Threshold = O gatilho onde corta-se o burst. Aqui normalmente você configura um valor menor (uns usam 40% menos que valor do max-limit). O algoritmo investiga a média de consumo do cliente durante os segundos definidos em Burst- Time e quando a média atinge o valor do Burst-Threshold ele corta o burst.

    Normalmente você pode utilizar um TIME menor e um threshold em torno de 30% a 40% menor que o Max-Limit. Mas pode-se ter uma configuração com um TIME maior, com um THRESHOLD menor (coisa de 25% do Max-Limit).

    É assim que funciona, e a propósito, acho que já expliquei isso em outro post.
    Explicou sim, mas o cabeça dura aqui, tava custando a assimilar o conceito.
    Mas acho que agora vai.
    Eu não estava entendo bem o que era o burst threshold, mas agora eu entendi que ele na verdade é um algorítmo para calcular o ponto de corte do max-limit.

    Por ex.
    128k/256k 200k/900k 80k/450k 8/8 8 64k/64k. Acho que agora vai dar certo. É isto Sérgio?

    Mantive a rajada até 900k mas vai cortar mais cedo. Como eu tinha feito, fui fazer as contas dentro dos 30segundos e na verdade não cortava, porque o threshold estava em 900K.

    Este 8 64k/64k ainda não assimilei bem.
    O 64k/64k é o CIR. Este eu entendi. Mas o 8 é prioridade.
    O que significa esta prioridade na prática?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Explicou sim, mas o cabeça dura aqui, tava custando a assimilar o conceito.
    Mas acho que agora vai.
    Eu não estava entendo bem o que era o burst threshold, mas agora eu entendi que ele na verdade é um algorítmo para calcular o ponto de corte do max-limit.

    Por ex.
    128k/256k 200k/900k 80k/450k 8/8 8 64k/64k. Acho que agora vai dar certo. É isto Sérgio?

    Mantive a rajada até 900k mas vai cortar mais cedo. Como eu tinha feito, fui fazer as contas dentro dos 30segundos e na verdade não cortava, porque o threshold estava em 900K.

    Este 8 64k/64k ainda não assimilei bem.
    O 64k/64k é o CIR. Este eu entendi. Mas o 8 é prioridade.
    O que significa esta prioridade na prática?
    é.. +-...

    Normalmente não se utiliza Burst-Threshold acima da banda contratada (Max-Limit).

    Prioridade frente as outras filas. Quando tiverem que tomar banda emprestado da classe (fila) Pai.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é.. +-...

    Normalmente não se utiliza Burst-Threshold acima da banda contratada (Max-Limit).

    Prioridade frente as outras filas. Quando tiverem que tomar banda emprestado da classe (fila) Pai.
    Eu não achei nos manuais que tenho aqui, qual a escala de prioridade. É de 1 a 10?
    Com 8 está bom?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não achei nos manuais que tenho aqui, qual a escala de prioridade. É de 1 a 10?
    Com 8 está bom?
    Prioridade no Mikrotik é de 1 a 8. Onde, 1 é a maior e 8 a menor, mas cuidado, não é apenas prioridade, tem que entender a hierarquia do HTB.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         htb2.png
Visualizações:	319
Tamanho: 	39,1 KB
ID:      	3950  

  7. #7

    Padrão

    a prioridade so eh valida quando vc faz "parent" por queue... (uma queue depender da banda da outra)..

    sobre o thresould .. se vc limitar a 200k e colocar o thresold a 250k.. o cliente vai ter sempre 250k !! e nao os 200k ...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Prioridade no Mikrotik é de 1 a 8. Onde, 1 é a maior e 8 a menor, mas cuidado, não é apenas prioridade, tem que entender a hierarquia do HTB.
    Cada vêz eu me convenço mais que nada sei.
    Valeu pela informação.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a prioridade so eh valida quando vc faz "parent" por queue... (uma queue depender da banda da outra)..

    sobre o thresould .. se vc limitar a 200k e colocar o thresold a 250k.. o cliente vai ter sempre 250k !! e nao os 200k ...
    Pois foi o que aconteceu comigo. Travou lá em cima nos downloads.

  9. #9

    Padrão

    agora complicou.....o thresould tem que ser configurado no maximo de conexão que eu forneço a meu cliente? se forneço 50k / 200k o thresould tem que ser no maximo 50k / 200k? E OUTRA O QUEUE TYPE MEU TA DEFAULT-SMALL, TA CERTO?
    Última edição por FernandodeDeus; 09-04-2009 às 12:22.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a prioridade so eh valida quando vc faz "parent" por queue... (uma queue depender da banda da outra)...
    nem sempre... hehehehe... esqueceu da famosa fila (classe) root? O Mikrotik só esconde ela.

    Teoricamente, todo mundo está na hierarquia, pois tem "parent" root. Digo teoricamente, pq a Mikrotikls tem uma mania besta de mudar algumas coisas que são padronizadas e não documentar.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por ex.
    128k/256k 200k/900k 80k/450k 8/8 8 64k/64k. Acho que agora vai dar certo. É isto Sérgio?

    Mantive a rajada até 900k mas vai cortar mais cedo. Como eu tinha feito, fui fazer as contas dentro dos 30segundos e na verdade não cortava, porque o threshold estava em 900K.

    Este 8 64k/64k ainda não assimilei bem.
    O 64k/64k é o CIR. Este eu entendi. Mas o 8 é prioridade.
    O que significa esta prioridade na prática?

    128k/256k - Velocidade dada ao cliente.
    200k/900k - Rajada
    80k/450 - Burst-Threshold
    8/8 - 8 segundos - tempo do burst
    8 - Prioridade
    64k/64k - O meu ta sem esta ultima velocidade....O que seria essa ultima velocidade?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         burst.jpg
Visualizações:	309
Tamanho: 	39,8 KB
ID:      	3951  

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Cada vêz eu me convenço mais que nada sei.
    Valeu pela informação.
    hehehehe... devagar e sempre, estudando e aprendendo. Logo, logo entenderá sua rede e a regerá como um maestro.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois foi o que aconteceu comigo. Travou lá em cima nos downloads.
    Por isso mencionei que isso não é normal. Mas como vejo alguns provedores configurando algumas coisas fora do padrão e para suas intenções, funciona, não irei dizer que está totalmente errado (ex.: o cidadão coloca como Max-Limit um valor tipo 30% da banda efetivamente contratada, e no burst-limit a banda contratada... hehehehee... certo não está, masss... cada um sabe o que faz).

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    128k/256k - Velocidade dada ao cliente.
    200k/900k - Rajada
    80k/450 - Burst-Threshold
    8/8 - 8 segundos - tempo do burst
    8 - Prioridade
    64k/64k - O meu ta sem esta ultima velocidade....O que seria essa ultima velocidade?
    CIR - seria o mínimo de banda garantida. Mas tem que ter o link também, senão não adianta que não mantém no CIR.

    Pô, já vi que não era só eu que estava enrolado.
    E agora o Alexandre e o Sérgio estão trazendo novas variáveis. Vou me enrolar de novo.
    Mas é isso, temos que aprender.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    agora complicou.....o thresould tem que ser configurado no maximo de conexão que eu forneço a meu cliente? se forneço 50k / 200k o thresould tem que ser no maximo 50k / 200k? E OUTRA O QUEUE TYPE MEU TA DEFAULT-SMALL, TA CERTO?
    Sim, e ainda assim não é o recomendado... o recomenado seria algo em torno de 30%/40% menor que o Max-Limit.

    Sim, o padrão é default-small mesmo, mas pode alterar ao seu gosto/critério. Só tem que entender como funcionam os schedulers (disciplinas) e para isso sugiro uma boa leitura do Manual.

  15. #15

    Padrão

    sim.. parent root.. qual a velocidade dela ? hehe 100MB !!

    so entao quando o trafego passar perto disso vai valer heheheh

  16. #16

    Padrão

    e agora? colocar o cir ou deixar default-small

  17. #17
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Parabéns

    Bom primeiro queria dar os parabéns o Sérgio pela aula, rsssss...... (até lembra o curso no MUM), tai Sérgio algo que poucos fazem......
    Gostaria de também dar os parabéns ao nosso amigo 1929 que pela primeiro vez com algumas execeções que eu vi sendo elas (Sérgio, Alexandre, Minelli, CATV) falar sobre entender conceito.
    Algo que nunca vai sair da minha cabeça:
    Após um dia exaustivo de curso, fui tirar uma dúvida com um professor. Ele ao em vez de me dar a resposta fez com que eu entendesse o conceito e me disse, ENTENDA O CONCEITO e sempre achará uma resposta. Obrigado Sérgio por essa frase, ela realmente fez com que eu me dedicasse mais, resolvendo a maioria dos meus problemas na medida do possivel.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    ......
    Gostaria de também dar os parabéns ao nosso amigo 1929 que pela primeiro vez com algumas execeções que eu vi sendo elas (Sérgio, Alexandre, Minelli, CATV) falar sobre entender conceito.
    Muitas vezes leio manuais e tutoriais, e não entendo nada. Tem coisas nos manuais que subtendem que o leitor já sabe tudo.
    Os tutoriais, por sua vêz são mais objetivos, muitas vêzes quase uma receita de bolo, e aí não se assimila o porquê das coisas. Se resolve momentaneamente o problema mas até sem saber porque.

    Então resta o forum, onde algumas citações, idéias ou soluções apresentadas, aparentemente não chamam a atenção no momento, mas depois relendo, dá como que um estalo e a mente se abre. Com a ajuda dos mais experientes vai-se navegando neste mar profundo que é rede wireless.


    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    nem sempre... hehehehe... esqueceu da famosa fila (classe) root? O Mikrotik só esconde ela.

    Teoricamente, todo mundo está na hierarquia, pois tem "parent" root. Digo teoricamente, pq a Mikrotikls tem uma mania besta de mudar algumas coisas que são padronizadas e não documentar.
    Este mar é tão profundo que até mesmo os Papas como o Sérgio sentem a falta de documentação.
    Se para vocês acontece isso, o que deixar então para nós pobres mortais.

    Mas já que estamos no mundo, só nos resta ir vivendo e aprendendo. Só sinto ter entrado em contato com a informática numa etapa da vida já avançada. Há momentos em que a cabeça não ajuda muito. Quando leio algumas argumentações como estas que o Sérgio e o Alexandre trouxeram a tona ai mais atrás, dou uma chacoalhada na cabeça, uma piscada de olhos e penso: estou perdido.

    Tenho um neto que está fazendo ciência da computação e me impressiono como aquela cabecinha de 18 anos consegue assimilar tanta coisa. Nesta idade para mim era só festa. Computador era conhecido como "cerebro eletrônico" e praticamene ninguém se aventurava nem a chegar perto.

  19. #19

    Padrão

    Fiz algumas alterações no meu burst e tive melhora significativa na função do mesmo.

  20. #20

    Padrão

    Alguém sabe saber burst por determinado tempo usando tc? Uso servidor/gateway Linux para gerenciar isso.