Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão setorial aquario 60º 12 Dbi HOrizontal

    Ola pessoal aqui na minha cidade atualemte estu sofrendo muito com interferencia sendo que todos os provedores inclusive o meu usam antenas na vertical

    ouvi falar muito bem da antenas aquario 60º 12 Dbi ( aqueles pratinhos ) e tambem me disseram que se eu trocasse minhas setorias V pro H eu iria da agua pro vinho

    entao pensei tenho 2 solucoes vo unir as duas

    colocar setorias 60º 12 DBi Na Horizontal

    meus clientes o maximo ficam a 4 km e uso 17 e 20 db no meus cartoes

    serar que eu ia ter grande melhoria no sinal ( qualidade ) ou seria muito pouco a minha melhoria se eu fissese isso

    sendo que to com 3 setorias hiperlink de 120º 17 Dbi na torre que mais sofro com interferencia

    e quero apenas adicionar mais 2 ou 3 antenas aquarios nessa torre , se eu tiver uma grande melhoria irei trocar quase todas as minhas setorias por ela


    outra coisa

    usando 1 setorial 60º 12 Dbi aquario com sainda de 100 MW e no cliente com um ap firware ap router com sainda de 100mw usando um cabo fino feito de fabrica 10 Metros com atena aquario 25 Dbi qual a distancia que eu poderia alcancar com visada todal,, sera que uns 6 ou 7 km ?

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde amigo.

    Eu usei essas antenas da aquario em uma torre. Não durou um mês. Essas antenas tem um sério problema com vedação. Inclusive aquelas que vinham com usb junto, eu já troquei quase todas. Vai por mim, invista um pouco mais, eu sei que é bem mais caro, mas vale cada centavo usar Hyperlink, TSM. Isso sim que é antena.

    O que você pode fazer emergencial é colocar as cumbucas da aquario na torre e testar. Mas assim que tirar suas conclusões troque por antenas de qualidade.

    Quanto a distância para clientes com essas antenas, levando em conta seu problema com interfêrencia, não arriscaria mais que 3 km de distância da torre, mas isso é suposição. Essas antenas são para 3 km ou menos, já as de 17 dbi da hyperlink da pra os 5km que você quer.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    Essa antena de 60º da Aquario, até onde sei é polarização vertical. Utilizei este modelo em alguns clientes aqui, e já estou trocando todos, não aprovei.
    Como o amigo acima disse invista um pouco mais e compre uma TSM ou Hyperlink.

  4. #4

    Padrão

    obrigado pelas respostas, mais ao contrario do que vcs disseram eu vejo falarem muito bem dessas anteninhas em lugarem poluido

    o negocio aki e o seguinte quero essas antenas de baixo ganho justamente para nao pegarem tanto ruido dos outro provedores, quanto a distancia nao me preucupo pois tenho 5 pop na cidade e a cidade eh apenas 4 KM²

    mais digamos que eu compre uma Tsm , 17 Dbi, se eu colocar na H vai ficar melhor do que na V neh , pois todos os outros provedores usam Vertical ( com sinal muitoooooooo altoo )

    quanto a vedacao e so passar uma fita de auto fusao nela

  5. #5

    Padrão

    O pessoal tem falado muito bem da emctest de 15dbi(ou é a de 12dbi) só não lembro a polarização, mas que usa dir ter um ótimo custo benefício, em alguns casos tem se saído melhor que essas hyperlink de 17dbi.

  6. #6

    Padrão

    Amigo a questão da interferência acredito que possa estudar a possibilidade de colocar paineis setoriais hyperlink horizontais mas lembre-se de alguns detalhes interessantes, como a distância entre um painel e outro e altura deles e tambm os canais usados nos seus rádios, a questão dessas anteninhas de 12 dbi da aquario nao duvido dos colegas que disseram ter tido sucesso com elas, porém as experiencias que tive elas realmente apresentam um resultado problemático no que diz respeito a vedação, já no desempenho pelos testes que efetuei não apresentam vantagem em relação as zirocks por exemplo!

    Espero ter colaborado!

  7. #7

    Padrão

    Vou meter a minha colher. Não vou dizer que uma é melhor do que a outra. Mas sim quero analisar ocustoxbenefício.
    Hyperlink, TSM, são realmente excelentes. A TSM, então é um show de acabamento e extremamente leve pelo tamanho. Estive na fábrica e peguei na mão. Mas eles eles queriam pegar no meu bolso. Resolvi esperar.
    OIW, que o próprio importador diz ser a mesma Hyperlink também, excelente acabamento, mas um peso muito grande. Acabei comprando duas Polarização horizontal.
    Pensei comigo, agora sim vou por um sinalão.

    Tirei duas cambuquinhas de 12dbi da Aquário que estavam me rendendo bem numa distância de 1200m, com 55% de sinal na recepção. Mesmos cabos, mesma direção, as OIW cairam para 45%.
    Não pode, pensei, refiz tudo e continuou. Recoloquei as cambuquinhas e na hora sinal voltou a 55%. E trabalho com 32mw. Sou abençoado porque a interferencia não é grande.

    Quanto a umidade não sei dizer, porque nunca me incomodaram e já faz mais de ano que estão lá em cima. E não vejo por onde possa entrar água. Ela é toda aparafusada com uma vedação entre a tampa e o chassi da anteninha. O único furo que fica é o dos parafusos de fixação do suporte.
    São tres furos, dispostos em 90º um com o outro. Se quer trocar a polarização é só trocar 1 destes parafusos e pronto. O outro furo que sobra, é só colocar silicone ou cola quente.
    Para polarização vertical, o logo da Aquário deve ficar na horizontal e para polarização horizontal o logo fica na vertical.
    E custa só 50,00 . Não tem nada com melhor relação custoxbenefício.

    Estas considerações são levando em conta o meu cenário que parece ser semelhante ao seu. Minha cidade também não tem mais de 4km de lado a lado. E não é plana, por isso estou colocando mais pops para eliminar zonas de sombra. Já tenho 3 e vou para mais 3. Ninguém deverá ficar longe do pop. Tu já imaginou sustentar tudo isso com TSM?

    Mas as minhas cambuquinhas são Aquário. Tem outras que acho que é por isso que podem estar dando problemas porque são "aquarius" ou "aquários".
    Brincadeirinha, hehehe!!!, mas vejo muita gente se referir erroneamente ao fabricante com estes nomes. O correto é Aquário.

    Agora, se voce não tiver restrições quanto a custos, com certeza TSM é uma excelente pedida, e se for de maior ganho, como seus pops são próximos, cuide para inclinar bem estas setoriais, pois antenas de maior ganho jogam melhor o sinal para mais longe, pois tem um angulo de irradiação vertical bem pequeno ( não confundir com pol vertical). Assim, inclinando voce irá favorecer os mais pertos, que é seu caso.

  8. #8

    Padrão

    funciona sim
    e a BOLACAO da aquario atras dela no suporte tem regulagem pra colocar V e H
    veja q sao3 buracos e o suporte usa apenas 2

    quanto a vedacao nunca tive um problema
    tenho umas 40 antenas dessa por ai ou mais
    a mais de um ano

    elas nao gostam muito de trabalhar acima de 3km nao
    abraço

  9. #9

    Padrão bI-QUAD horizontal

    Bom, vou relatar a minha experiencia quanto ao custo x beneficio. Simplesmente foi a minha melhor escolha, pois com 4 panelinhas dessas fecho 180º na minha torre e gastei apenas R$480,00, com as 4 panelinhas e 4 greatek com atheros AR5212. Analisando o grafico de irradiação dessa antena, uso ela com apenas 45º eficientes na abertura, por isso uso 4 pra fechar 180º e não apenas 3x60, como sugere o fabricante. Fora isso essa antena tem me atendido muito bem, e comecei a usa-la justamente devido ao ruido(noise floor) na minha torre. Uso ainda uma onmini aquario de 15Dbi com 3 metros a mais de altura conectada em uma AG530g, sendo que antes das panelinhas, na onmini quando estavam conectados 23 clientes ao mesmo tempo(PPPOE), o noise floor chegava a absurdos -84dbm, e começava a ter problema princippalmente com o upload dos meus cliente. Tentei de tudo, desde edimax com 15dbm até 25dbm, caixa hermetica la em cima, ou usando os radios com RGC213 e 15 metros, embaixo, e nada resolvia a questao do upload dos clientes, estes usando ralinks 2561T ou aps com RTL8186. Percebia que alguns clientes com USB realtek 8187l e 8187b, e os ralinks USB rt73x, trabalhavam ainda com o upload melhor do que os APs RTL8186 e as ralinks 2561T. Bom diante desse TERROR que acontecia, em alguns horarios onde a rede simplesmente, ficava lenta e em outros a rede estar excelente, oferecendo troughput real de 2,5Mbits/s com 20 simultaneos(usando ainda a onmini) e 100ms~200ms de latencia e outros horarios a rede oferecia troughput de 500Kbits/s com apenas 15simultaneos e latencia de 300~800ms(usando onmini vertical), pensei, indoidei, fiz de tudo, comecei a trocar todos os meus clientes pelas usb realtek 8187, e começou a resolver, mas comecei tb a pegar essas plaquinhas RTL8187l com uma navegação ruim em alguns horarios,,, e pensei... LASKOU, oq vou fazer, essa @X$%%$¨%... so pode ser ruido.. e agora oq fazer.... pensei em gastar 2000 com paineis oiwteck entre outros... mas seria a minha primeira experiencia na horizontal.... e se jogar dinheiro fora, E PORQUE ENTAO NAO GASTO OS 2000 NUMAS NANOSTATION2, MUITAS DUVIDAS E UMA GRANINHA RAZOAVEL HEIN... e Gracias... PANELINHA(bi-quad) tem me atendido resolveu o problema de navegação ruim que tinha em alguns horarios. Hoje uso uma estrutura de baixissimo custo que são uma AG530 ligada ainda na mesma onmini vertical aquario 15dbi usando 20dbm no Mikrotik que esta atendendo até 15 simultaneos, com pings baixos.... e 4panelinhas aquarios na horizontal fechando apenas 180graus, metade do angulo da torre, ligadas as panelinhas cada uma em 4 Greatek AR5212 que custou R$55,00 com selo anatel, jogando 22dbm cada uma. Em uma das panelinhas ja está atingindo 20 simultaneos, e nunca peguei nenhuma panelinha dessas com ping de mais de 200ms em nenhum momento, sendo a latencia media dos pacotes em torno de 80ms. Bom, quando eu ia mudar pra horizontal, pensei em paineis com maiores ganhos, mas estou trabalhando com potencia de 22dbm neles resultando numa EIRP de 34dbm se nao me engano, respeitando a norma da ANATEL, e tenho atendido clientes com 1.5KM de distancia da torre em linha reta no Google Earth. Cada panelinha tem 10M de cabo RGC213. Acima de 1.5KM em linha reta os clientes com adaptadores USB Ralink ficam com o R amarelo, em torno de 65% de forca de sinal, mas no MK apresentam sinal de -71dbm e um Noise to signal de 33db, sendo que o noise floor diminuiu pra media de -101 até -105dbm. Ela é biquad e como falou o amigo, pra POL horizintal o escrito aquario fica na vertical, assim como o biquad fica na disposicao vertical, para alimentar a polarização horizontal.... Bom essa é a minha primeira participação por aqui, se alguem puder me agradecer... valew...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bi-quad-ar5212.JPG
Visualizações:	304
Tamanho: 	261,5 KB
ID:      	3955  

  10. #10

    Smile

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Essa antena de 60º da Aquario, até onde sei é polarização vertical. Utilizei este modelo em alguns clientes aqui, e já estou trocando todos, não aprovei.
    Como o amigo acima disse invista um pouco mais e compre uma TSM ou Hyperlink.

    verdade, uso em alguns clientes a "panelinha" da aquario, em uma cliente em especifico sempre tem intreferencia acima da conta, hoje uso mais na casa dos clientes a de grade de 19dbi da aquario, muito boa por sinal

  11. #11

    Padrão Afinal, estamos falando de usar as panelinhas nas Torres, nao é isso?

    acredito que o proposito é relatar experiencias das panelinhas nas torres com função AP. estou certo ou errado?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Essa antena de 60º da Aquario, até onde sei é polarização vertical. Utilizei este modelo em alguns clientes aqui, e já estou trocando todos, não aprovei.
    Como o amigo acima disse invista um pouco mais e compre uma TSM ou Hyperlink.


    http://martybugs.net/wireless/biquad...polar_vert.png
    vertically polarised
    http://martybugs.net/wireless/biquad...olar_horiz.png
    horizontally polarised

    Assim que funciona a polarização das Panelinhas aquario.... Para horizontal o logotipo da aquario vai ficar na vertical como o biquad na ilustração acima.
    Última edição por nandofer; 10-04-2009 às 18:16. Razão: as figuras estavam fora de ordem...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    verdade, uso em alguns clientes a "panelinha" da aquario, em uma cliente em especifico sempre tem intreferencia acima da conta, hoje uso mais na casa dos clientes a de grade de 19dbi da aquario, muito boa por sinal
    Por isso que o forum é interessante. Todas as experiencias são bem vindas.
    Mas nunca tinha visto uma explanação tão convincente como a do Nandofer.
    Amigos, experimentem, não custa muito. E não entra água de jeito nenhum. Não tem como.
    E o Nando agora fez uma boa. Abriu e fotografou.

    Vendo a foto alguém dirá: é só isso? Mas é assim mesmo. Biquad é um projeto reconhecido internacionalmente, não é improviso não.
    As outras antenas, seguindo outros projetos também são simples por dentro. Ninguém faz nada de novo neste campo. Todo mundo segue os padrões já estabelecidos. Só que uma é biquad, outra é colinear como as omini tradicionais, outra é slot, e por aí vai. O que pode mudar é o esmero no acabamento, precisão nas medidas e materiais mais resistentes.
    Alguém abre uma omini e encontra lá pedaços de cabo rgc213 e diz: fui enganado. Outro abre outra omni mais cara e encontra uma estrutura mais profissional, com semi tubos de cobre e diz: esta é profissional.
    Mas as duas são eletricamente iguais, na teoria. O que pode variar é a precisão na construção.
    Eu continuarei a usar Aquário até prova em contrário.

  14. #14

    Padrão

    Tenho uma situacao parecida com a do nandofer, soh que uso 6 panelinhas para formar o pop, mas tem uma unica preocupacao na hora da instalacao, quando estiver colocando o cabo rgc, verificar se o dipolo nao roda, mudando assim a polarizacao da antena.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Tenho uma situacao parecida com a do nandofer, soh que uso 6 panelinhas para formar o pop, mas tem uma unica preocupacao na hora da instalacao, quando estiver colocando o cabo rgc, verificar se o dipolo nao roda, mudando assim a polarizacao da antena.
    Não tem como acontecer isso.
    O conector N fêmea é bem fixo no corpo da antena.
    Eu nunca vi um frouxo, mas se acontecer, deve primeiro fixá-lo bem ajustando aquela porca sextavada.

  16. #16

    Padrão

    O problema eh que quando vc arroxa muito o dipolo pode rodar, jah aconteceu comigo na pratica, entao realmente aperto a porca sextavada, e verifico se o dipolo nao rodou.
    Como diz o ditado: Gato escaldado tem medo de agua fria.

  17. #17

    Padrão O biquad ja rodou comigo TB na hora de apertar o connector.

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    O problema eh que quando vc arroxa muito o dipolo pode rodar, jah aconteceu comigo na pratica, entao realmente aperto a porca sextavada, e verifico se o dipolo nao rodou.
    Como diz o ditado: Gato escaldado tem medo de agua fria.

    Como falou o amigo o biquad ja rodou comigo qdo apertei o N Macho com alicate universal. Mas percebi que parti pra ignorancia e abusei da força, e recomendo nunca apertar nenhum conector como se fosse porca, apenas encosta, da um pequeno torque, e o resto é fita de alta-fusão e fita isolante.

  18. #18

    Padrão

    na casa de uma cliente funcionava normal, sinal de 90, mas agora depois de um toró muito forte, o sinal caíu para 22 e caindo direto, será que pode ser agua dentro da panelia de 12dbi aquario? realmente ela virou um aquario cheio d´água???

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    na casa de uma cliente funcionava normal, sinal de 90, mas agora depois de um toró muito forte, o sinal caíu para 22 e caindo direto, será que pode ser agua dentro da panelia de 12dbi aquario? realmente ela virou um aquario cheio d´água???

    um aquario cheio d´água,,,, rsrsrsrssrrss essa foi boa. Bom aqui nao tive esse problema com entrar agua, mas é facil. Compra, desmonta, e passa silicone no o-ring de borracha que sela ela, aquele anel de vedação parecendo uns que tem em chuveiros, que ai nao entra mais agua. Mas isso é pra quem ta com problema de entrar agua, eu nunca tive, lembrando que uso o painel, que vai com N-femea, nao os que tem saidas USB. Acho que nao tem problema desmontar, pq nao tem nenhum selo a ser rompido na operação.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandofer Ver Post
    Como falou o amigo o biquad ja rodou comigo qdo apertei o N Macho com alicate universal. Mas percebi que parti pra ignorancia e abusei da força, e recomendo nunca apertar nenhum conector como se fosse porca, apenas encosta, da um pequeno torque, e o resto é fita de alta-fusão e fita isolante.
    Exatamente, é que nem conexão hidraulica PVC. Não se usa chave. É só na mão.