Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up 24 kms - 20 mega "full"

    Olá Pessoal!

    Fazia tempo q não iniciava um tópico aqui no Under... bom, quero compartilhar com vcs uma experiência minha. Estou montando estrutura para buscar link Unotel a 80 kms aqui da minha cidade. Serão 3 enlaces, 1 de 24 kms, 1 de 52 kms e outro de 5 kms. Hoje terminei de montar e ajustar o primeiro de 24 kms, consegui 20 mega full usando antenas Kathrein de 29 dbi, routerboard 600 e 433AH e cartões XR5.

    A princípio iria utilizar nstreme dual, mas não gostei do desempenho, pois em bancada não deu o dobro do troughput como eu esperava. Depois tentei bonding, mas embora tivesse redundância, o desempenho ficava abaixo do que com nstreme simples. Então, embora tenha gastado uma grana preta em antenas da Kathrein de Dupla Polarização, acabei optando por usar apenas 1 das polarizações, no caso a vertical. Abaixo segue uma foto do teste de velocidade... Testei pelo próprio Bandwitdht Test da routerboard, pela impossibilidade de ter micros nas 2 pontas, o que seria o ideal nesse tipo de teste.. Embora o sinal conseguido seja "ruim" (-66), preferi deixar assim, o mesmo ficou neste nível porque fixei as data-rates em 48 e 54 mbps. Quando deixei as data-rates automáticas, o sinal melhorava, porém o troughput ficava pior, devido à troca de modulação para 54, 48, 36, 24, etc...

    Quaquer dúvida postem aí!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace-mormaço.JPG
Visualizações:	825
Tamanho: 	115,3 KB
ID:      	3953  

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Em tempo... o SNR deste enlace ficou entre 31 e 34 Db, e a sensibilidade do XR5 para modular a 54 mbps é de -74, então estarei acompanhando até segunda-feira se ele se mantém nessa margem de segurança, ou seja, monitorarei se o enlace está estável!

  3. #3

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sim, visada total, tive q construir uma torre de 42 metros, mas não por causa desses 24 kms, e sim por causa do de 52 kms q montarei semana q vem.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Xande, deveria estar melhor esse sinal. Em 43 KM tenho -53 dbm, utilizando os mesmos cartões, só as antenas que são hyper 33 dbi, cabo cellflex de 1m.

    Implementa turbo e veja como fica.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Xande, deveria estar melhor esse sinal. Em 43 KM tenho -53 dbm, utilizando os mesmos cartões, só as antenas que são hyper 33 dbi, cabo cellflex de 1m.

    Implementa turbo e veja como fica.
    Vou fazer turbo para testar, mas me diz uma coisa: com turbo o sinal não costuma piorar? Estou usando LMR400 de 2 metros, comprei montados na Linktech mesmo. O alinhamento tenho certeza que está correto, mexemos nos 2 lados 2 vezes, e o melhor sinal conseguido foi este mesmo.

  7. #7

    Padrão

    vo tentar fechar segunda feira um link de 21km com 2 XR5 + 2 RB600 + 2 Hyperlink HG5827G de 27Dbi.... A visada ta meio obstruida por algumas arvores, mas preciso passar uns 5mb full apenas.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vou fazer turbo para testar, mas me diz uma coisa: com turbo o sinal não costuma piorar? Estou usando LMR400 de 2 metros, comprei montados na Linktech mesmo. O alinhamento tenho certeza que está correto, mexemos nos 2 lados 2 vezes, e o melhor sinal conseguido foi este mesmo.
    Sim, com o turbo a tendência é que o sinal fique pior, mas nos testes que fiz até agora isso não ocorreu. Sinal permaneceu o mesmo.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá Pessoal!

    Fazia tempo q não iniciava um tópico aqui no Under... bom, quero compartilhar com vcs uma experiência minha. Estou montando estrutura para buscar link Unotel a 80 kms aqui da minha cidade. Serão 3 enlaces, 1 de 24 kms, 1 de 52 kms e outro de 5 kms. Hoje terminei de montar e ajustar o primeiro de 24 kms, consegui 20 mega full usando antenas Kathrein de 29 dbi, routerboard 600 e 433AH e cartões XR5.

    A princípio iria utilizar nstreme dual, mas não gostei do desempenho, pois em bancada não deu o dobro do troughput como eu esperava. Depois tentei bonding, mas embora tivesse redundância, o desempenho ficava abaixo do que com nstreme simples. Então, embora tenha gastado uma grana preta em antenas da Kathrein de Dupla Polarização, acabei optando por usar apenas 1 das polarizações, no caso a vertical. Abaixo segue uma foto do teste de velocidade... Testei pelo próprio Bandwitdht Test da routerboard, pela impossibilidade de ter micros nas 2 pontas, o que seria o ideal nesse tipo de teste.. Embora o sinal conseguido seja "ruim" (-66), preferi deixar assim, o mesmo ficou neste nível porque fixei as data-rates em 48 e 54 mbps. Quando deixei as data-rates automáticas, o sinal melhorava, porém o troughput ficava pior, devido à troca de modulação para 54, 48, 36, 24, etc...

    Quaquer dúvida postem aí!

    Xande vc poderia dizer a configuracao do ptp pra mim pois possuo um enlace com menas distancia q esta e so consigo passar 11mb full o equipamento que utilizo sao 2 RB411ah dois Cartoes engenius e duas Hyperlink 29 dbi

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá Pessoal!

    Fazia tempo q não iniciava um tópico aqui no Under... bom, quero compartilhar com vcs uma experiência minha. Estou montando estrutura para buscar link Unotel a 80 kms aqui da minha cidade. Serão 3 enlaces, 1 de 24 kms, 1 de 52 kms e outro de 5 kms. Hoje terminei de montar e ajustar o primeiro de 24 kms, consegui 20 mega full usando antenas Kathrein de 29 dbi, routerboard 600 e 433AH e cartões XR5.

    A princípio iria utilizar nstreme dual, mas não gostei do desempenho, pois em bancada não deu o dobro do troughput como eu esperava. Depois tentei bonding, mas embora tivesse redundância, o desempenho ficava abaixo do que com nstreme simples. Então, embora tenha gastado uma grana preta em antenas da Kathrein de Dupla Polarização, acabei optando por usar apenas 1 das polarizações, no caso a vertical. Abaixo segue uma foto do teste de velocidade... Testei pelo próprio Bandwitdht Test da routerboard, pela impossibilidade de ter micros nas 2 pontas, o que seria o ideal nesse tipo de teste.. Embora o sinal conseguido seja "ruim" (-66), preferi deixar assim, o mesmo ficou neste nível porque fixei as data-rates em 48 e 54 mbps. Quando deixei as data-rates automáticas, o sinal melhorava, porém o troughput ficava pior, devido à troca de modulação para 54, 48, 36, 24, etc...

    Quaquer dúvida postem aí!
    Você comprou 2 Kathrein de Dupla Polarização mas está usando somente uma polarização certo?
    Eu fis o curso do Sr Gilvan e ele ensinou sobre as antenas de dupla polarização.
    O problema é que vc está usando o cartão XR5, ele só tem uma saída, mas se você quiser fazer um teste com outro cartão, os que tem a saída main e aux você liga cada saída em uma polarização, você vai ter um sinal bem melhor e sem interferencia.
    Faça o teste.

  11. #11

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por icaro Ver Post
    Xande vc poderia dizer a configuracao do ptp pra mim pois possuo um enlace com menas distancia q esta e so consigo passar 11mb full o equipamento que utilizo sao 2 RB411ah dois Cartoes engenius e duas Hyperlink 29 dbi
    Não tem nada de especial não, apenas ativei o nstreme, coloquei um como ap-bridge e outro como station wds e também fixei os data-rates em 48 e 54 mbps

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Você comprou 2 Kathrein de Dupla Polarização mas está usando somente uma polarização certo?
    Eu fis o curso do Sr Gilvan e ele ensinou sobre as antenas de dupla polarização.
    O problema é que vc está usando o cartão XR5, ele só tem uma saída, mas se você quiser fazer um teste com outro cartão, os que tem a saída main e aux você liga cada saída em uma polarização, você vai ter um sinal bem melhor e sem interferencia.
    Faça o teste.
    Mas aí perco a idéia principal de se usar 2 antenas, que seria ou pra redundância ou para aumentar o troughput. Quando houver demanda, pretendo utilizar a outra polarização em outra routerboard, pra ver se melhora...

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    vo tentar fechar segunda feira um link de 21km com 2 XR5 + 2 RB600 + 2 Hyperlink HG5827G de 27Dbi.... A visada ta meio obstruida por algumas arvores, mas preciso passar uns 5mb full apenas.
    Olha, não sei não se com árvores na frente esse enlace fecha.. 5.8 é ainda mais crítico do que 2.4 em relação à visada desobstruída.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Não tem nada de especial não, apenas ativei o nstreme, coloquei um como ap-bridge e outro como station wds e também fixei os data-rates em 48 e 54 mbps



    Mas aí perco a idéia principal de se usar 2 antenas, que seria ou pra redundância ou para aumentar o troughput. Quando houver demanda, pretendo utilizar a outra polarização em outra routerboard, pra ver se melhora...



    Olha, não sei não se com árvores na frente esse enlace fecha.. 5.8 é ainda mais crítico do que 2.4 em relação à visada desobstruída.

    Eita que pedir esse churrasco hehehe

    Uma coisa tira o LMR 400 e copre ai com o pessoal da Computech que tem uns cabos montados Cellflex da Andrew ou LMR 600 que assim não vai jogar fora o investimento na antena e no radio, sobre a dupla polarização ja ouvir alguns cases de não ter sucesso usando a mesma antena então ta ai, breve vou usar o esquema de bonding mais com antenas de polarização simples em 28km, 40km e 48km como nos falamos.

    Abração tche

  14. #14

    Padrão

    Bom, vou deixar o meu argumento nesse tópico:

    Caro xande, você irá buscar um link da Unotel que por sinal é bom e barato. [ponto]
    mas, não é pouco "20mbps full" para o primeiro salto?
    sendo que a sua rede vai ter 3 saltos,
    você comprou antenas de dupla polorização, então utilize-á,
    você pode colocar outro par de rb e cartões e fazer 2 enlaces de 20mbps full, (o que começa a ser bom)

    depois no seu salto de 54kms, é foda fechar um link alto com essa distância, mas garanto que o seu sinal não poderá ser mais que -69 (pois em 63kms conseguimos -71 com xr5)
    outra coisa, você terá que ter uma boa estrutura de energia "backup" , acho interessante você fazer o esquema da bateria ligada direta na rb e ligar um carregador de bateria junto.

    outra coisa, PTP's tem fama de em algum momento da noite simplesmente parar,
    uma chuva, um nevuero ou coisa do tipo, mantenha algum link backup "fibra" nem que seja só para acessar sites basicos "com regras de firewall você faz ume squema de quando um link cair esses sites "essenciais" saia pelo link de fibra".

    eu já falei com muita gente para testar antenas da pluton com cartões a 6ghz , você conseguiria um througput mais elevado e tambem uma estabilidade a mais na rede.
    existem antenas de maior ganho tambem que podem te ajudar nessa jornada.


    "Aviso: o seu sinal está baixo pela distância, mas posso te dar um conselho do porque: as vezes o suporte que está fixado na torre seja em formado de ] pode estar meio "desalinhado" o que faz uma antena ficar assim | e outra assim \ ... aí você perde muito no sinal, pois o sinal fica meio vertical e meio horizontal.."

    mas acredito que você pode fazer um bom link, mas é necessario perfeição.
    espero que dê certo aí..
    poste resultados após os 54kms :}

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Bom, vou deixar o meu argumento nesse tópico:

    Caro xande, você irá buscar um link da Unotel que por sinal é bom e barato. [ponto]
    mas, não é pouco "20mbps full" para o primeiro salto?
    sendo que a sua rede vai ter 3 saltos,
    você comprou antenas de dupla polorização, então utilize-á,
    você pode colocar outro par de rb e cartões e fazer 2 enlaces de 20mbps full, (o que começa a ser bom)

    depois no seu salto de 54kms, é foda fechar um link alto com essa distância, mas garanto que o seu sinal não poderá ser mais que -69 (pois em 63kms conseguimos -71 com xr5)
    outra coisa, você terá que ter uma boa estrutura de energia "backup" , acho interessante você fazer o esquema da bateria ligada direta na rb e ligar um carregador de bateria junto.

    outra coisa, PTP's tem fama de em algum momento da noite simplesmente parar,
    uma chuva, um nevuero ou coisa do tipo, mantenha algum link backup "fibra" nem que seja só para acessar sites basicos "com regras de firewall você faz ume squema de quando um link cair esses sites "essenciais" saia pelo link de fibra".

    eu já falei com muita gente para testar antenas da pluton com cartões a 6ghz , você conseguiria um througput mais elevado e tambem uma estabilidade a mais na rede.
    existem antenas de maior ganho tambem que podem te ajudar nessa jornada.


    "Aviso: o seu sinal está baixo pela distância, mas posso te dar um conselho do porque: as vezes o suporte que está fixado na torre seja em formado de ] pode estar meio "desalinhado" o que faz uma antena ficar assim | e outra assim \ ... aí você perde muito no sinal, pois o sinal fica meio vertical e meio horizontal.."

    mas acredito que você pode fazer um bom link, mas é necessario perfeição.
    espero que dê certo aí..
    poste resultados após os 54kms :}
    Obrigado pelos comentários!

    Este primeiro salto na realidade será o último para o link chegar até o provedor, pois estou fazendo no sentido do provedor para a Unotel. Irei pegar cerca de 6 mbps de link no começo, e já tenho fibra de 16 mega, a qual pretendo manter. Irei ampliando daqui pra frente com Unotel, esta é minha intenção.

    Após terminar tudo eu posto resultado, vou fazer o de 52 kms semana que vem.
    Última edição por xandemartini; 16-04-2009 às 21:24. Razão: erros de português

  16. #16

    Padrão

    Muito bom esse projeto, parabéns.


    Tenho um projeto parecido, são 60km entre um ponto e outro. Da para fazer sem usar repetidor? E para eu saber se tenho visada ou não, o que eu faço?


    Obrigado!

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rufinet Ver Post
    Muito bom esse projeto, parabéns.


    Tenho um projeto parecido, são 60km entre um ponto e outro. Da para fazer sem usar repetidor? E para eu saber se tenho visada ou não, o que eu faço?


    Obrigado!
    Dá pra fazer sem repetição sim, dependendo das condições do terreno. Para saber se há visada, procure por Radio Mobile, aqui na pesquisa do Underlinux mesmo, é um programa q faz os cálculos e te mostra se o enlace é viável.

  18. #18

    Padrão

    gostaria de saber se alguem de vcs conhece a antena katherein dual

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cabonnet Ver Post
    gostaria de saber se alguem de vcs conhece a antena katherein dual
    Eu né? Afinal, postei nesse tópico q estou usando elas nesse enlace...

  20. #20

    Thumbs down Ponto a Ponto nano station 5 22km

    Ae galera,quero tb compartilhar com vcs meu problema, to tentando façar um enlace 5.8 com nano station 5 e antenas externas hyperlink 24db, com visada limpa , ja comsegui fazer os dois comunicarem mais quando o link chega na faixa de 3 mgs o ping aumenta muito , esta dando -81 dbm nessa faixa, quando coloco no canal 36 o ping sobe para 2000 a cima, o que posso fazer para melhor isso colocar antenas mais potentes tipo 30 db ou trocar o radio.



    "um cavalo morto é um animal sem vida"