+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Até quando a placa de rede aguenta?

    Boa noite a todos, estou notando um problema em nossa rede aqui no provedor, que é o seguinte:

    Em momentos de picos os pings dos clientes até o servidor sobe muito, vai para a caso 1000ms, sou provedor e no momento que a situação acontece eu entro no terminal das RB´s e os pings na de rede wireless está bom, na casa dos 10ms, normal para rede wireless, pingo em AP dos clientes e em outras RB´s e tudo normal, o que me leva a acreditar que é um problema na placa de rede do servidor. A placa é uma 3COM Tornado, já tem um tempo de trabalho, quando trafego geral diminui a situção melhora. Minha dúvida então:

    Colocar uma segunda placa de saída no servidor e separar mais de uma rede é a melhor solução?

    Investir em uma placa Gigabit e levar um rede Gigabit até a torre também resolve?

    Essa placas são 100mbits, nosso tráfego chega a casa dos 4 mega, porem a placa não está aguentando. Grato a todos.

  2. #2

    Padrão

    E ai Josue...

    Rapaz, aplaca do seu servidor é excelente... nao acho que seja ela nao...

    Como as RBs trabalham com placas ethernet da VIA, pode ser algo relacionado ao desempenho delas...

    Elas estao operando a 100mbps?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Boa noite a todos, estou notando um problema em nossa rede aqui no provedor, que é o seguinte:

    Em momentos de picos os pings dos clientes até o servidor sobe muito, vai para a caso 1000ms, sou provedor e no momento que a situação acontece eu entro no terminal das RB´s e os pings na de rede wireless está bom, na casa dos 10ms, normal para rede wireless, pingo em AP dos clientes e em outras RB´s e tudo normal, o que me leva a acreditar que é um problema na placa de rede do servidor. A placa é uma 3COM Tornado, já tem um tempo de trabalho, quando trafego geral diminui a situção melhora. Minha dúvida então:

    Colocar uma segunda placa de saída no servidor e separar mais de uma rede é a melhor solução?

    Investir em uma placa Gigabit e levar um rede Gigabit até a torre também resolve?

    Essa placas são 100mbits, nosso tráfego chega a casa dos 4 mega, porem a placa não está aguentando. Grato a todos.
    Quando estiver contecendo isso experimente desativar e ativar a placa da RB, isso através da rede dos cliente senão vc acaba caindo, ou faça um script q desabilite e habilite para vc. Após isso veja o rendimento.

    Já passei por isso mas com placa onboard VIA.

    Abraço!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    E ai Josue...

    Rapaz, aplaca do seu servidor é excelente... nao acho que seja ela nao...

    Como as RBs trabalham com placas ethernet da VIA, pode ser algo relacionado ao desempenho delas...

    Elas estao operando a 100mbps?
    Será que é a RB então? O cabo sai do servidor e vai direto na caixa da torre, onde tem 2 RB´s, uso elas mesmo como switch, as placas estão a 100 mbits. Tem um switch 3COM aqui de 8 portas, posso fazer um bridge para cada cartão e ligar no switch. O que você acha?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lgiudice Ver Post
    Quando estiver contecendo isso experimente desativar e ativar a placa da RB, isso através da rede dos cliente senão vc acaba caindo, ou faça um script q desabilite e habilite para vc. Após isso veja o rendimento.

    Já passei por isso mas com placa onboard VIA.

    Abraço!
    O problema só acontece entre a rede da caixa da torre, e o servidor, a rede wireless está perfeita, vou fazer o teste que vc está sugerindo.

  6. #6

    Padrão

    Ja que vc usa switch so pra 2 RBs, entao ponha mais uma placa e divida o cabo de rede em 2 seções e mande diretamente pra elas ponha 2 placas no servidor.

  7. #7

    Padrão

    Rapaiz, acho que vai ser a porta da RB mesmo, tem uma porta que recebe todo o tráfego sozinha, vou ver aqui o que será mais fácil, ou chegar outro cabo na torre ou colocar um switch lá e fazer uma bridge para cada cartão. Posto os resultados.

  8. #8

    Padrão

    Boa tarde a todos, resolvi o problema, na realidade tinha um cabo que tinha uma conexão, dentro de uma caixa de passagem, e eu nem lembrava mais disso, subi 2 cabos até a torre e liguei direto no switch. Melhorou o desempenho, pois a imenda do cabo, estava meio oxidada. Um outra coisa era uma barbeiragem minha mesmo, meu QOS, feito em HTB, estava atribuindo os IP´s dessa RB´s em questão a classe default, que era de 1 mbit, aumentei a banda da classe default, o problema foi completamente sanado. Grato a todos.

  9. #9
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    aqui tenho problemas c/ placas c/ chipset VIA, no mikrotik qdo tiver com problemas aí faz o seguinte pra testar:

    /interface disable ether0; /interface enable ether0;

    supondo que a placa que comunica c/ seu server seja a ether0

    se resolver você pode fazer um script com esses comandos e colocar no scheduler, ir testando qual o intervalo ideal.

    tenho maquinas aqui que chega rodar de hr em hr.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    aqui tenho problemas c/ placas c/ chipset VIA, no mikrotik qdo tiver com problemas aí faz o seguinte pra testar:

    /interface disable ether0; /interface enable ether0;

    supondo que a placa que comunica c/ seu server seja a ether0

    se resolver você pode fazer um script com esses comandos e colocar no scheduler, ir testando qual o intervalo ideal.

    tenho maquinas aqui que chega rodar de hr em hr.

    Aqui o que impressionava é que as placas são 3COM, e das boas, caras, por isso estava difícil acreditar que o problema eram as placas, como de fato não era.

  11. #11

    Padrão

    Placas 3com tornado, são boas, mas da um gargalho as ethernet III são melhores que tornado, ou coloque placas Intel pro 100, baratas e melhores que 3com!

  12. #12

    Padrão

    Aonde consigo achar essas placas de rede 3com tornado e da intel?

    aqui eu uso da seguinte forma!

    adsl eu jogo no switch e no switch jogo pra 3 servers.
    quando pingo o modem adsl da um pouco alto quando esta em horario de pico, mais não consigo ver outra forma de mudar isso a não ser colocar um cache antes do switch e colocar uma placa para cada server depois.

    Abraços

  13. #13
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    intel c/ mikrotik nunca usei
    tenho soh em servidores linux
    nos mikrotik até hj as que nunca deram problema foram as rtl8139
    aguentam um monte, só nao consegui mais achar

  14. #14

    Padrão

    Olha pensei q 3com era o maximo, quando vi o rendimento de uma intel, mudei meu modo e ver a 3com, a serie 100pro foram construidas para trabalharem em alto trafego de servidores intel, com isso deixa a rede estável.
    Nos Eua, a primeira linha de equipamentos em tecnologia é:
    1 cisco
    2 intel
    3 alitend tecnologies
    4 3com
    5 planet

    Já ak no Brasil é o que encontramos com preço bom

    3com que compro por 45,00 a tornado ou fast ethernet III já queimou umas 3 com pico de energia, só 1 em funcionamento.

    Intel que paguei 60,00 contos de reis para o cache <> MK.

    D-link que ta funcionando blz no MK e foi 25,00 pilas!!!

    Realtek que tenho umas 10 em funcionamento, e funciona legal mesmo e compro por 9,00!!!

    ViA essa acho que seja a melhor para MK, pq trabalham exelentemente bem e só custam 15,00 pilas!!!

    Resumindo:

    Qualidade é bom sim, mas vamos ser realistas, não temos o porquer de colocar só o bom, pois custa caro para ficar queimando quando cai um caio na rede(digo isso pq já aconteceu inumeras vezes =(), hj trabalho com placas intel do cache para o mk, pq o trafego realmente precisa, mas para o mk a ViA é uma exelente opção.
    Ahh em vez de investir em qualidade, devemos investir maciçamente é na qualidade da energia, esse sim o segredo!

    Esta apenas a minha opinião
    abraços

  15. #15
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    pra mim as placas que menos aguentaram foram as VIA Rhine II e III, as D-Link que sao c/ chipset VIA também, depois as 3COM

    e as RTL8139 nunca deram problema, entao nao sei dizer até quanto aguenta
    tenho um MK c/ uma rtl8139 passa o trafego de 800 clientes e nunca deu problema algum

    outro c/ uma 3Com passa uns 200 clientes as vezes tenho q dar down e up nela senao fica lento até q uma hora trava

    só que nao consigo mais placas c/ 8139, as que consegui todas eram falsificadas, tava impresso no chipset mas na verdade era outra coisa. a impressao no chipset parecia feita a pincel hahahaah

  16. #16

    Padrão

    Coloque a intel 100 pro no MK e depois veja o resultado, rs

  17. #17

    Padrão

    Estou usando uma Realtek RTL8169 Gigabit, está muito boa. Na saída do proxy é a 3COM Tornado, está boa por enquanto, uso cache full e o tráfego as vezes bate os 8 mega.

  18. #18

    Padrão

    Ak o trafego do cache para o mk bate os 12mb e creio que deva aumentar mais esse mês com entrada de novos clientes.
    Tenho um cliente q olhei agorinha no winbox, o cara está a 65 dias online, rapaz esse cara baixa coisa viu ele deve ter uns 10 tera de hd só pode rsrs