+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy TROCA DE DNS

    Bom dia, esse forum pega fogo.
    Pessoal meu Estou precisando muito da ajuda de voces, nao tenho muito conhecimento em Mikrotik e estou penando aqui pra pode configurar a mesma

    Me ajudem por favor

    Tenho um mikrotik com 60 clientes em um predio,
    Tenho um link ADSl BRT 8MB e todos os clientes estao configurado com DNs da BRT.
    Agora Quero trocar o link ADSL para GVT , com devo fazer pra trocar o link sem precisar trocar o dns de todos os meus clientes.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Insira uma regra de DNAT no Mikrotik dos IPs de DNS da BrT para os da GVT.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jigab Ver Post
    Bom dia, esse forum pega fogo.
    Pessoal meu Estou precisando muito da ajuda de voces, nao tenho muito conhecimento em Mikrotik e estou penando aqui pra pode configurar a mesma

    Me ajudem por favor

    Tenho um mikrotik com 60 clientes em um predio,
    Tenho um link ADSl BRT 8MB e todos os clientes estao configurado com DNs da BRT.
    Agora Quero trocar o link ADSL para GVT , com devo fazer pra trocar o link sem precisar trocar o dns de todos os meus clientes.

    Obrigado
    Amigo provedor é algo sério se vc tive-se um pouco mais de conhecimento saberia que DNS so inverte nome (Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas ) para numero (201.x.x.x) sendo assim nao tem necessidade nenhuma de mudar o servidor de dsn de seus clientes

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Insira uma regra de DNAT no Mikrotik dos IPs de DNS da BrT para os da GVT.

    Amigo, por favor veja se e assim:

    ip - firewall - nat - add - general
    Chain : srcnat
    src. Address: dns BRT
    Dst. Address: dns GVT


    in. Interface : rede de saida

    se for isso nao funcionou

    Obrigado desde ja.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Amigo provedor é algo sério se vc tive-se um pouco mais de conhecimento saberia que DNS so inverte nome (Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas ) para numero (201.x.x.x) sendo assim nao tem necessidade nenhuma de mudar o servidor de dsn de seus clientes
    Amigo , eu sei que o Dns so converte ip em nome, mas por que nao esta funcionando so com a troca de provedor.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jigab Ver Post
    Amigo, por favor veja se e assim:

    ip - firewall - nat - add - general
    Chain : srcnat
    src. Address: dns BRT
    Dst. Address: dns GVT


    in. Interface : rede de saida

    se for isso nao funcionou

    Obrigado desde ja.
    A chain é a de dstnat, não a de srcnat. A interface é a de entrada, para que o pacote seja corretamente roteado, pois você está alterando o IP destino. E ambos são dst-address, um é o original, e o outro é o alterado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    A chain é a de dstnat, não a de srcnat. A interface é a de entrada, para que o pacote seja corretamente roteado, pois você está alterando o IP destino. E ambos são dst-address, um é o original, e o outro é o alterado.
    coloquei exatamente como voce escreveu , e nao funciona nem com reza braba

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jigab Ver Post
    coloquei exatamente como voce escreveu , e nao funciona nem com reza braba
    Pode postar a configuração para olharmos pq ?
    Veja que é na entrada da interface dos clientes, não a que vai para a Internet... o Dst-Address é o DNS da BrT, e o To-Address é o da GVT (a pergunta de To-Address vem depois no WinBox). O Src-Address não é especificado.

  9. #9

    Padrão

    DNS não faz só reverso não...!! Isso de inverter o nome para IP ou IP para Nome, é DNS Autoritativo, coisas que um provedor tem em seu DOMINIO apenas..

    Agora o nosso amigo quer DNS RECURSIVO, os quais os clientes dele usam para se conectar fazendo buscas e resoluções de nomes dos dominios e ips requisitados pelos clientes..

    SIM< vc tem que ver uma maneira de mudar esses DNS, a menos que os DNS da empresa anterior sejam ABERTOS< dai voce com os novos IPs, vc consegue ter acesso a eles.

    Eu por ex, só libero DNS recursivo aos meus clientes, só!!!

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    meu deus eu nao li isso

    o meu amigo vc nao precisa trocar dns coisa nenhuma
    tanto faiz qual operadora vc coloque no seu provedor

    o Dns (Domain Name System) funciona de qualquer operador vc pode ter uma adsl da telefonica brasil telecom gvt embratel tanto faiz , e pode usar por exemplo os dns do terra
    da nada

    da um lidinha no que eh dns !!!!!!!!


    Domain Name System - Wikipédia, a enciclopédia livre

  11. #11

    Padrão

    Se voce consegue usar qualquer DNS parabens!!!

    Por que o correto é cada operadora ter seu DNS< para isso existe o OpenDNS | Providing A Safer And Faster Internet agora se todos deixam liberado para qualquer um.. entao vamo manda o opendns fecha!!

    Agora um pouco de leitura para todos aprenderem.

    Recomendações para Evitar o Abuso de Servidores DNS Recursivos Abertos
    Dois tipos bastante utilizados de servidores DNS (Domain Name System) são o autoritativo e o recursivo, que embora possam ser executados em uma mesma máquina, possuem características distintas:

    * O autoritativo é responsável por manter os mapas referentes a uma zona local e responder a requisições vindas de máquinas de todo o mundo, que precisarem resolver nomes de domínio da zona sobre a qual este servidor tem autoridade;
    * O recursivo é responsável por receber as consultas DNS dos clientes locais e consultar os servidores externos, de modo a obter respostas às consultas efetuadas.

    Um problema bastante comum de configuração é permitir que qualquer máquina na Internet faça consultas ao servidor DNS recursivo de uma determinada rede. Servidores com esse problema são comumente chamados de servidores DNS recursivos abertos, pois apenas o servidor autoritativo é que deve responder a consultas vindas de máquinas externas.
    Mais em:
    http://www.cert.br/docs/whitepapers/...cursivo-aberto
    Última edição por thiagotgc; 07-05-2009 às 09:19.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    meu deus eu nao li isso

    o meu amigo vc nao precisa trocar dns coisa nenhuma
    tanto faiz qual operadora vc coloque no seu provedor

    o Dns (Domain Name System) funciona de qualquer operador vc pode ter uma adsl da telefonica brasil telecom gvt embratel tanto faiz , e pode usar por exemplo os dns do terra
    da nada

    da um lidinha no que eh dns !!!!!!!!


    Domain Name System - Wikipédia, a enciclopédia livre
    Sinto lhe informar que você está errado, várias operadoras limitam/filtram a utilização de seus servidores de DNS para somente clientes que utilizam sua rede, como por exemplo a BrT (ao menos aqui na região sul)... Ou seja, se vc utilizar outra operadora não conseguirá utilizar os servidores de DNS da BrT para resolver os hosts.

    Fora é claro a questão da vantagem em utilizar os servidores DNS da sua operadora em função da resposta mais rápida por você estar na rede da operadora. Bom, aqui utilizamos nossos próprios servidores de DNS...

    Abraços,
    Marcelo

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Sinto lhe informar que você está errado, várias operadoras limitam/filtram a utilização de seus servidores de DNS para somente clientes que utilizam sua rede, como por exemplo a BrT (ao menos aqui na região sul)... Ou seja, se vc utilizar outra operadora não conseguirá utilizar os servidores de DNS da BrT para resolver os hosts.

    Fora é claro a questão da vantagem em utilizar os servidores DNS da sua operadora em função da resposta mais rápida por você estar na rede da operadora. Bom, aqui utilizamos nossos próprios servidores de DNS...

    Abraços,
    Marcelo
    ótimo!... Acho que isso ja responde o que eu quis dizer ali em cima...

    concorda mvianna?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    ótimo!... Acho que isso ja responde o que eu quis dizer ali em cima...

    concorda mvianna?
    Perfeitamente :P hehe

    Abraços,
    Marcelo