+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida iniciante!

    Bom dia a todos!

    Procurei em vários tópicos, mas não encontrei a resposta.

    Estou iniciando no mundo wireless e quero saber, e quero controlar os clientes (controle de banda, mac's liberados e mais algumas coisas) direto no servidor. Mas a minha dúvida, é: Qual AP "repassa" o MAC do cliente que conectar nele pro servidor?! Se possível, me passem a configuração que deve ser feita no AP.

    Obrigado.

    Abraços!

  2. #2

    Padrão

    Praticamente nenhum AP repassa o MAC dos clientes em modo CLIENT (tem um DLINK q faz isso).

    Mas o melhor (na minha opinião) é vc configurar os rádios como CLIENT WISP ou CLIENT ISP (dependendo do rádio) e controlar o MAC do rádio, dessa forma o rádio faz NAT e o IP/MAC do seu cliente (no pc dele) nem aparece na sua rede.

    Dependendo da sua necessidade, vc pode controlar IP + MAC etc, no próprio rádio daí.


    Falou!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Praticamente nenhum AP repassa o MAC dos clientes em modo CLIENT (tem um DLINK q faz isso).

    Mas o melhor (na minha opinião) é vc configurar os rádios como CLIENT WISP ou CLIENT ISP (dependendo do rádio) e controlar o MAC do rádio, dessa forma o rádio faz NAT e o IP/MAC do seu cliente (no pc dele) nem aparece na sua rede.

    Dependendo da sua necessidade, vc pode controlar IP + MAC etc, no próprio rádio daí.


    Falou!
    Amigo, que modelo tem esse d-link que repassa o MAC... ele aguenta trabalho mesmo?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    O que eu conhecia era o DWL-810 mas talvez esse esteja fora de linha... Não sei...
    Ele é para trabalhar em modo cliente (ele guenta trabalhar como cliente)

    Mas como eu disse, não é viável trabalhar dessa forma.

    Caso seja uma exceção (só um cliente) vc pode usar o modo WDS ou AP+WDS que daí repassa MAC.

    Falou!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por blakelock Ver Post
    Bom dia a todos!

    Procurei em vários tópicos, mas não encontrei a resposta.

    Estou iniciando no mundo wireless e quero saber, e quero controlar os clientes (controle de banda, mac's liberados e mais algumas coisas) direto no servidor. Mas a minha dúvida, é: Qual AP "repassa" o MAC do cliente que conectar nele pro servidor?! Se possível, me passem a configuração que deve ser feita no AP.

    Obrigado.

    Abraços!
    Apesar de alguns diserem que não o edimax 7209 repassa, e so colocar em bridge e na parte basic wireless vc escoler cliente. Os outros rtl´s eu não sei mas o edimax com ap router passa sim!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Apesar de alguns diserem que não o edimax 7209 repassa, e so colocar em bridge e na parte basic wireless vc escoler cliente. Os outros rtl´s eu não sei mas o edimax com ap router passa sim!

    Amigo uso o edimax aqui e não repassa o MAC do cliente... a não ser que voce use apenas o radio com um cliente e setar "clonar mac"

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Amigo uso o edimax aqui e não repassa o MAC do cliente... a não ser que voce use apenas o radio com um cliente e setar "clonar mac"
    Vai em modo de operção e coloca ele em bridge pra vc ver! e aprouter 6.1? se for e so fazer so jeito que eu falei que dá, aqui passa pq ai nai ia passar!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Vai em modo de operção e coloca ele em bridge pra vc ver! e aprouter 6.1? se for e so fazer so jeito que eu falei que dá, aqui passa pq ai nai ia passar!

    Voce usa hotspot?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Voce usa hotspot?
    Uso, mas a questão de passar ou não o MAC não tem haver com auteticação. Se vc usar ppoe basta usar o dial do windows, com o ap em bridge como o mk vai fazer o tunel?
    Agora se vc usa o ppoe do rádio ai não passa mesmo! mas não que não tenha jeito.
    O conceito e simples, sem NAT, o computador precisa estar ligado ao servidor, como ele faz isso sem passar o mac?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Vai em modo de operção e coloca ele em bridge pra vc ver! e aprouter 6.1? se for e so fazer so jeito que eu falei que dá, aqui passa pq ai nai ia passar!

    Amigo.. ainda sobre a mensagem acima...

    Uso aqui radios edimax pra atender concentração de clientes e no MK só aparece o MAC do radio... ou seja fica o ip do cliente e o mac do radio (uso em media 4 cliente e fica 4 ips com o mesmo mac).

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Amigo.. ainda sobre a mensagem acima...

    Uso aqui radios edimax pra atender concentração de clientes e no MK só aparece o MAC do radio... ou seja fica o ip do cliente e o mac do radio (uso em media 4 cliente e fica 4 ips com o mesmo mac).
    Ja não entendi, como assim 4 ips no mesmo MAC?
    Aqui não da pra fazer isso, se fizer isso da conflito de ip na hora!!!!
    Aliás isso e padrão, descreve pra mim como vc usa exatamente!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Ja não entendi, como assim 4 ips no mesmo MAC?
    Aqui não da pra fazer isso, se fizer isso da conflito de ip na hora!!!!
    Aliás isso e padrão, descreve pra mim como vc usa exatamente!

    Uso edimax como beidge cliente... coloco ip fico nos 4 clientes que estão por traz do edimax.

    Quando esses estão conectados no server MK por hotspot... fica assim:
    192.168.10.101 >> MAC: 01:00:45:58:f5
    192.168.10.102 >> MAC: 01:00:45:58:f5
    192.168.10.103 >> MAC: 01:00:45:58:f5
    192.168.10.104 >> MAC: 01:00:45:58:f5

  13. #13

    Padrão

    e qual firmware vc ta usando?
    Modo de operção em bridge?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    e qual firmware vc ta usando?
    Modo de operção em bridge?
    AP Router 6.1.

    O radio esta em bridge cliente.

  15. #15

    Padrão

    Eu tenho aqui funcionando, mas eu uso dhcp. Não sei se tem haver.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Eu tenho aqui funcionando, mas eu uso dhcp. Não sei se tem haver.

    Amigo, se voce não usa hotspot.... o mac é repassado.. mas como desde o inicio te perguntei se usava hotspot exatamente por isso.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Amigo, se voce não usa hotspot.... o mac é repassado.. mas como desde o inicio te perguntei se usava hotspot exatamente por isso.
    mas vc não leu o post que eu te respondi que tipo de autenticação eu uso!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Uso, mas a questão de passar ou não o MAC não tem haver com auteticação. Se vc usar ppoe basta usar o dial do windows, com o ap em bridge como o mk vai fazer o tunel?
    Agora se vc usa o ppoe do rádio ai não passa mesmo! mas não que não tenha jeito.
    O conceito e simples, sem NAT, o computador precisa estar ligado ao servidor, como ele faz isso sem passar o mac?

    Essa foi sua resposta quando perguntei se voce usava hotspot... "USO"

  19. #19

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Então, eu uso e repassa o mac.
    Joia tem como me ajudar aqui?