+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Hardware PC MK, e probs controle banda

    Boas pessoal.
    Venho colocar uma questão, visto que estou prestes a comprar 2 servers para a minha rede.
    Não sei que pc/server vou comprar. gostava que me dessem ajuda nisso, pois não conheco bem o que necessita o MK para rodar bem.

    Vai ser um server para discar 2as linhas ADSL e fazer o loadbalance das mesmas, e o 2º server está em HOTSPOT normal a partilhar a net, recebendo o link em loadbalance.

    Agora é assim, não tenho mais de 25users na rede. mas eles são dificeis de controlar visto que usam p2p e downloads managers, e quase nunca consigo que o controlo de banda esteje certo (upload sempre acima).
    este controlo de banda é feito pelo profile de conta no user...

    Agradecia se me podessem ajudar. já procurei bastante no que diz respeito ao controlo de banda, mas nao há respostas...apenas muitos posts abertos...

    Abraço

  2. #2

    Padrão

    Qto ao hardware, não posso ajudar mto, pois cada caso é um caso.

    Agora, qto ao controle de banda, vc tem q fazer o seguinte, fazer o controle através do hotspot mesmo, e bloquear o ARES que pode conseguir fugir do controle de banda.

    O gerenciador de download (e aceleradores) criam várias conexões, e pode ser isso que está te atrapalhando, talvez seu ADSL tenha um limite de conexões...

    Vc também pode limitar as conexões dos clientes (de cada cliente).

    Se não me engano, tem isso no WIKI aqui do Under-linux

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheRMal Ver Post
    Boas pessoal.
    Venho colocar uma questão, visto que estou prestes a comprar 2 servers para a minha rede.
    Não sei que pc/server vou comprar. gostava que me dessem ajuda nisso, pois não conheco bem o que necessita o MK para rodar bem.

    Vai ser um server para discar 2as linhas ADSL e fazer o loadbalance das mesmas, e o 2º server está em HOTSPOT normal a partilhar a net, recebendo o link em loadbalance.

    Agora é assim, não tenho mais de 25users na rede. mas eles são dificeis de controlar visto que usam p2p e downloads managers, e quase nunca consigo que o controlo de banda esteje certo (upload sempre acima).
    este controlo de banda é feito pelo profile de conta no user...

    Agradecia se me podessem ajudar. já procurei bastante no que diz respeito ao controlo de banda, mas nao há respostas...apenas muitos posts abertos...

    Abraço
    Olá, concordo plenamente com o amigo acima, só queria add uns detalhes sobre hardware, o mk é bem leve, se ñ usar cache full/proxy, ñ precisa ser uma MAQUINA pra isso, já usei um K6-2 de 300Mhz e 128 memória pra gerenciar uma rece com 50 usuários e junto no mesmo server uma placa de rede sem fio na qual estava a omni, acabei trocando por um motivo, a placa era AT e ñ supria energia suficiente para a placa de rede sem fio, o sinal ficava tão bom ñ, aí mudei para um P3 ATX e melhorou cerca de 15% o sinal dos meus clientes, fazia td isso q o amigo indicou, bloqueio do ares (no meu caso liberava das 23 as 8) controle P2P, controle de conexões simultaneas, estou satisfeito até hj....

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá, concordo plenamente com o amigo acima, só queria add uns detalhes sobre hardware, o mk é bem leve, se ñ usar cache full/proxy, ñ precisa ser uma MAQUINA pra isso, já usei um K6-2 de 300Mhz e 128 memória pra gerenciar uma rece com 50 usuários e junto no mesmo server uma placa de rede sem fio na qual estava a omni, acabei trocando por um motivo, a placa era AT e ñ supria energia suficiente para a placa de rede sem fio, o sinal ficava tão bom ñ, aí mudei para um P3 ATX e melhorou cerca de 15% o sinal dos meus clientes, fazia td isso q o amigo indicou, bloqueio do ares (no meu caso liberava das 23 as 8) controle P2P, controle de conexões simultaneas, estou satisfeito até hj....
    ae, isso é bom, secalhar voce pode dar uma ajuda...eu nem sei se vale a pena meter cache full, mas se for preciso tambem arranjo um Pentium 4 que deve dar...
    agora é assim, no caso das queues, dá para voce postar como faz para não burlarem voce no p2p no que diz respeito ao upload, porque os meus clientes usam torrent e emule, e o upload deles passa bastantes vezes do limite estabelecido na queue de p2p normal(por marcacao de pacotes). Será que isso tem algo a ver, em eu ter limitada a velocidade a cada cliente, pelo hotspot profile??? será melhor usar radius???

    Se alguem poder ajudar. agradeço.
    Cumprimentos

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Qto ao hardware, não posso ajudar mto, pois cada caso é um caso.

    Agora, qto ao controle de banda, vc tem q fazer o seguinte, fazer o controle através do hotspot mesmo, e bloquear o ARES que pode conseguir fugir do controle de banda.

    O gerenciador de download (e aceleradores) criam várias conexões, e pode ser isso que está te atrapalhando, talvez seu ADSL tenha um limite de conexões...

    Vc também pode limitar as conexões dos clientes (de cada cliente).

    Se não me engano, tem isso no WIKI aqui do Under-linux
    sim, cara, tenho isso que voce diz...a regra para dar "drop" no trafego conhecido como "warez", e tambem tenho limite de 50ligacoes por cada cliente. e sim, eu tenho net ADSL.

    mas o limite de upload ta sempre a fugir

  6. #6

    Padrão

    sobre p2p pode limitar uma banda x para o p2p (ex: vc tem 1mega de banda limita 200kb para p2p, assim se todos os clientes tiver usando p2p vam usar so 200kb).tive problema com p2p que burlava o controle de banda depois que coloquei pc mk funcionar e fiz os controle de p2p nao tive mais problemas.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    sobre p2p pode limitar uma banda x para o p2p (ex: vc tem 1mega de banda limita 200kb para p2p, assim se todos os clientes tiver usando p2p vam usar so 200kb).tive problema com p2p que burlava o controle de banda depois que coloquei pc mk funcionar e fiz os controle de p2p nao tive mais problemas.
    Boas, então bota ae a regra que voce tem, porque aqui continuam burlando o upload....e tenho o controle de p2p do wiki

  8. #8

    Padrão

    esta ai a regra que uso mais e bom controla o limite de conexões simultânea.


    ip firewall> mangle
    ;;; controle de p2p
    chain=prerouting p2p=all-p2p action=mark-connection
    new-connection-mark=conexao-p2p passthrough=yes

    chain=prerouting connection-mark=conexao-p2p action=mark-packet
    new-packet-mark=pacotes-p2p passthrough=yes


    queue> tree


    name="p2p-in" parent=global-in packet-mark=pacotes-p2p limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=150000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s

    name="p2p-out" parent=global-out packet-mark=pacotes-p2p limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=60000 burst-limit=0 burst-threshold=0
    burst-time=0s

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    esta ai a regra que uso mais e bom controla o limite de conexões simultânea.


    ip firewall> mangle
    ;;; controle de p2p
    chain=prerouting p2p=all-p2p action=mark-connection
    new-connection-mark=conexao-p2p passthrough=yes

    chain=prerouting connection-mark=conexao-p2p action=mark-packet
    new-packet-mark=pacotes-p2p passthrough=yes


    queue> tree


    name="p2p-in" parent=global-in packet-mark=pacotes-p2p limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=150000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s

    name="p2p-out" parent=global-out packet-mark=pacotes-p2p limit-at=0
    queue=default priority=8 max-limit=60000 burst-limit=0 burst-threshold=0
    burst-time=0s
    essa regra é a basica do wiki, e não funciona muito bem aqui...