Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Já que estão falando em torres... Alguém saberia me informar se caso eu alugue uma torre (de empresa que possui para outros fins, ex.: fazer apenas um link com uma filial ou uma central de rádio-táxi) eu preciso registrá-la na anatel? Fiquei pensando, seria uma solução mais "em conta", já que uma torre de 35M (70cm de lado) custa R$ 36 Mil (muito pra quem vai começar) e alugar de alguma empresa que faz "subuso" sairia mais rentável até ter grana para uma própria...

    E baixei um pdf do site da Oi que eles alugam espaço nas suas torres a terceiros, daí veio essa dúvida.
    Valeu.

    PS: meu, vai fundo, não interessa se é gambiarra, o importante é a qualidade no serviço.
    Pow kara não diz isso pelo amooooor deeee Deeuuuss!!! Mandar o kara fazer gambiarra... Dúvido quem consegue ter qualidade com gambiarra!!! Aff... putz!!!

  2. #22

    Padrão

    KKKKKKK. Sempre tem um gambiarra kkkkkkkkkkk e asim mesmo.

  3. #23

    Padrão

    não é que "mandei", estou incentivando o cara a começar o negócio, independente de ser ou não uma gambiarra... também acho melhor uma estrutura mais parruda.
    e quanto à minha pergunta? alguém tem idéia, ela acaba com a "gambiarra" e diminui os custos iniciais, estive mapeando aqui e tem bastante torre espalhada, dá pra cobris a cidade quase (ou) toda.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    não é que "mandei", estou incentivando o cara a começar o negócio, independente de ser ou não uma gambiarra... também acho melhor uma estrutura mais parruda.
    e quanto à minha pergunta? alguém tem idéia, ela acaba com a "gambiarra" e diminui os custos iniciais, estive mapeando aqui e tem bastante torre espalhada, dá pra cobris a cidade quase (ou) toda.
    Blz, tudo bem!

    Mas emfim... Com uns R$900,00 ele consegue comprar uma OMNI Aquario + um RB433AH + um miniPCI CM9 ou 10 + Cx Hermética, tudo homologadinho e bonitinho, sem gambis e com boa qualidade. Agora meu querer começar um provedor investindo R$ 200,00 como vejo muitos querendo, me poupe!!!

  5. #25
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    não é isso, estou falando o seguinte, uma omni aquario uma rb e 2 cartoes tudo bem gasta ai uns 900 com vc disse, mas o que estao querendo que o cara faça é investir alto, eu quis dar meu exemplo que comecei com um senao 350 reais, e uma hyper de 8 na epoca custava 240 reais, um pig e uma caixa de plastico, gambiarra sim pois estava usnado sem server e sem controle dividindo apenas um sinal velox, hoje tenho 10 megas de link uso paineis, e rbs nas torres, sou contra gambiarra, mas o que vc faria se não tivesse grana pra montar, com certeza isso é do ser humano optar pelo metodo mais pratico e mais barato pra poder começar algo, agora vem gente falando pra usar isso, ou usar aquilo, qualquer dia alguem que tiver pensando em montar um pequeno provedor, vai ter gente aki do forum dizendo pra ele começar usando wimax, assim complica né

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    não é isso, estou falando o seguinte, uma omni aquario uma rb e 2 cartoes tudo bem gasta ai uns 900 com vc disse, mas o que estao querendo que o cara faça é investir alto, eu quis dar meu exemplo que comecei com um senao 350 reais, e uma hyper de 8 na epoca custava 240 reais, um pig e uma caixa de plastico, gambiarra sim pois estava usnado sem server e sem controle dividindo apenas um sinal velox, hoje tenho 10 megas de link uso paineis, e rbs nas torres, sou contra gambiarra, mas o que vc faria se não tivesse grana pra montar, com certeza isso é do ser humano optar pelo metodo mais pratico e mais barato pra poder começar algo, agora vem gente falando pra usar isso, ou usar aquilo, qualquer dia alguem que tiver pensando em montar um pequeno provedor, vai ter gente aki do forum dizendo pra ele começar usando wimax, assim complica né
    ai é fodah mesmo kkkkk rs,rs, entendo sua posição! Mas não deixo de estar certo em meu raciocinio!

  7. #27

    Padrão

    cara, vai por mim.....coisa ruim é dor de cabeça......reclamação de cliente é a pior coisa que tem, ele fala pra vc e pra tuda a vizinhança dele....cara sinceramente, não tem como começar sem dinheiro de tudo, tem que ter um pouco. Faça as contas comigo:

    RB 433ah + cartão + omni + caixa hermetica + fonte + cabo para a omni = 1500,00
    10 kits clientes = 1200,00
    gasto de energia + link de internet + despesas de instalações 500,00 mensais
    despesas do kit cliente= cano + suporte + parafusos = 40,00

    até ai tudo bem......gastamos iniciais 2700,00 + 500 mensais mais ou menos

    blz até ai ta indo bem.....

    mas vc ainda é informal, e se fizer propaganda os outros provedores te denunciam....

    vai despesas com abertura de empresa e associação com scm que de cara vão

    4.000,00....e ai vai .

    Comece....mas com o pé no chao.

  8. #28
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo resumindo, ou vc tem pelo menos uns 10 mil pra investir ou monte uma loja de concerto de computadores, nada de usar o que tem,
    Fernando, não precisa gastar em 10 kits clientes, pode se comprar 2 e ir movimentando eles, a medida que tem uma instalação ele instala pega a grana e compra outro,
    - me fale onde vc arruma link de 500 reais? ta certo que a ctbc eu tenho plano de cada mega a 680 mas 500? ele ta começando com velox ou outro similar adsl pra pegar vizinhança, a media que vai tendo cliente terá cifras pra poder investir, 1000 reias, pra colocar uma pequena torre no ar, e 300 reais pra 2 kits, ele consegue em algumas semanas ou meses ter grana o suficiente pra ter em torno de 20 clientes, se ele cobrar 50 reias, 50x20=1000 mensal, ele pode financiar 3 paineis e colocar um server no ar, entao isso é o poder de administrar e multiplicar, de 1000 ele pode fazer mais, dinheiro gera dinheiro, agora se ele tiver que investir 10.000 pra montar, uma coisa que seria pequena, pois o amigo não tem o conhecimento adequado, (apesar de 10,000 em equipamento não se faz muita coisa pois sempre comprarmos coisas erradas quando começamos) ele não iria precisar montar um provedor, vou ate encerrar o assunto, abraços a todos e desculpe qualquer coisa

  9. #29

    Padrão

    Verdade o que foi falado acima, eu se tiver que investir vou fazer cabeado, usando ADSL com toda malha própria (sei que a operadora não vai deixar usar a rede dela, mesmo assim, nas áreas que ela não atende ela pode depois cancelar o contrato quando ver que consegui muito cliente e aí eu me lasco hehe).

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    amigo resumindo, ou vc tem pelo menos uns 10 mil pra investir ou monte uma loja de concerto de computadores, nada de usar o que tem,
    Fernando, não precisa gastar em 10 kits clientes, pode se comprar 2 e ir movimentando eles, a medida que tem uma instalação ele instala pega a grana e compra outro,
    - me fale onde vc arruma link de 500 reais? ta certo que a ctbc eu tenho plano de cada mega a 680 mas 500? ele ta começando com velox ou outro similar adsl pra pegar vizinhança, a media que vai tendo cliente terá cifras pra poder investir, 1000 reias, pra colocar uma pequena torre no ar, e 300 reais pra 2 kits, ele consegue em algumas semanas ou meses ter grana o suficiente pra ter em torno de 20 clientes, se ele cobrar 50 reias, 50x20=1000 mensal, ele pode financiar 3 paineis e colocar um server no ar, entao isso é o poder de administrar e multiplicar, de 1000 ele pode fazer mais, dinheiro gera dinheiro, agora se ele tiver que investir 10.000 pra montar, uma coisa que seria pequena, pois o amigo não tem o conhecimento adequado, (apesar de 10,000 em equipamento não se faz muita coisa pois sempre comprarmos coisas erradas quando começamos) ele não iria precisar montar um provedor, vou ate encerrar o assunto, abraços a todos e desculpe qualquer coisa
    cito 500 contando velox, fone , luz ou aluguel jogando baixo.

  11. #31
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    uai mas se fir comprar estes equipamentos, investir alto pra que usar velox? se for investir alto, tem que usar um link dedicado, ja que não estao falando de 100% profissional e com qualidade?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    uai mas se fir comprar estes equipamentos, investir alto pra que usar velox? se for investir alto, tem que usar um link dedicado, ja que não estao falando de 100% profissional e com qualidade?

    Te dou meu exemplo....investi em uma boa infra, tenho bons servidores switchs, trabalho de ponto a ponto com nano , trabalho com setoriais e rb 433 ah to indo pro meu segundo pop nesse mesmo padrão, tenho isso em mente que quero começar com coisa boa, tenho até os roteadores da cisco proprios esperando o link dedicado e trabalho ainda com adsl esperando ter um numero maior de clientes para ai sim pedir o dedicado e poder honrar com o pagamento do mesmo. Não adianta ter link dedicado e nãoi ter capital para se manter.

  13. #33
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, tenho link dedicado 10 megas, paineis setoriais, torres de 55 metros de 30 metros e algumas de 25, uso rbs 433 e rb600, uso servidores myauth 2 e 3, total investido R%50.000,00
    ao longo prazo, mas comecei, com um senao e uma omni, ja que não tinha dinheiro, tinha acabdo de me casar, e ainda fazia faculdade de direito, e ofereço qualidade, graças a isto tenho uma otima infra-estrutura, mas no começo é dificil, é facil falar investe isso, compra aquilo, duvido que o amigo fernando ja entrou de sola, comprando equipamentos de alto nivel, duvido que vc não optou em comprar algo mais barato, ou vc tem muita grana pra sair comprando tudo no começo, a bom, vc comprou seus paineis suas rbs, com grana que ganhava de outro trabalho, depois que conseguiu isso tudo ai que resolveu colocar link adsl e liberar pro pessoal né?

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    bom, tenho link dedicado 10 megas, paineis setoriais, torres de 55 metros de 30 metros e algumas de 25, uso rbs 433 e rb600, uso servidores myauth 2 e 3, total investido R%50.000,00
    ao longo prazo, mas comecei, com um senao e uma omni, ja que não tinha dinheiro, tinha acabdo de me casar, e ainda fazia faculdade de direito, e ofereço qualidade, graças a isto tenho uma otima infra-estrutura, mas no começo é dificil, é facil falar investe isso, compra aquilo, duvido que o amigo fernando ja entrou de sola, comprando equipamentos de alto nivel, duvido que vc não optou em comprar algo mais barato, ou vc tem muita grana pra sair comprando tudo no começo, a bom, vc comprou seus paineis suas rbs, com grana que ganhava de outro trabalho, depois que conseguiu isso tudo ai que resolveu colocar link adsl e liberar pro pessoal né?

    sim com ctz ...trabalhava em uma grande empresa nacional, sai e peguei uma boa grana no acerto, vi a nescessidade da minha cidade de um provedor de qualidade e to entrando no mercado aos poucos....mas graças a Deus to crescendo. Não somos mais criancas, sabemos da questão do adsl...só que no começo nós adaptamos , melhoramos, fazemos load balance, trabalhamos com alguns links simetricos...e assim por diante e vamos indo....quando eu ver que dá ja to com o contato e o preço da Telefonica e da Embratel ...vou colocar o full , creio que até o meio do ano. Mas conheco provedores grandes que preferem trabalhar com um monte de adsl com load do que dedicado.....conheco um que tem 8 adsl de 4 megas e roda perfeito.

    E quanto as torres, realmente as auto-portantes são ótimas tanto no espaço que opcupam tanto para se dar manutenção.

    Começaremos do pouco e alcançaremos o céu.....

  15. #35

    Padrão Torres : precisa homologação?

    Bom dia pessoal.

    Montei um pequeno provedor aqui ( eu acho que é um provedor ...) com dois Z 220 e duas setoriais aquário 12 dbi. O roteamento está pelos dois modens dsl em DHCP e está foncionado sem problemas a quase um ano ( "só" tenho que reiniciar o modem às vezes que um cliente fica fora do ar)
    Pergunto : deixo essa M assim mesmo ? Troco de modem ? insiro um roteador no meio? meto um servidor roteando ou jogo tudo fora e compro a RB 433?

    Minha formação é mecânica mas mexo um pouco com eletro/eletrõnica e trabalhava tb com manuntenção mecãnica e de micro em embarcações, navios e plataformas ( agora desempregado )
    Mas em wireless sou nota 0,1.....

    E tenho uma dúvida mais importante: as torres tem que ser homologadas pela anatel?

    A grana tá curta e gostaria de uma opinião de amigos mais experiêntes .
    E pra homologar que tipo de empresa devo abrir? ou pode ser qualquer: serviços, comércio....etc

    Desculpa tantas perguntas de uma só vez, mas tenho pouco tempo para ficar na net.

    Abraço a todos

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Barracuda01 Ver Post
    Bom dia pessoal.

    Montei um pequeno provedor aqui ( eu acho que é um provedor ...) com dois Z 220 e duas setoriais aquário 12 dbi. O roteamento está pelos dois modens dsl em DHCP e está foncionado sem problemas a quase um ano ( "só" tenho que reiniciar o modem às vezes que um cliente fica fora do ar)
    Pergunto : deixo essa M assim mesmo ? Troco de modem ? insiro um roteador no meio? meto um servidor roteando ou jogo tudo fora e compro a RB 433?

    Minha formação é mecânica mas mexo um pouco com eletro/eletrõnica e trabalhava tb com manuntenção mecãnica e de micro em embarcações, navios e plataformas ( agora desempregado )
    Mas em wireless sou nota 0,1.....

    E tenho uma dúvida mais importante: as torres tem que ser homologadas pela anatel?

    A grana tá curta e gostaria de uma opinião de amigos mais experiêntes .
    E pra homologar que tipo de empresa devo abrir? ou pode ser qualquer: serviços, comércio....etc

    Desculpa tantas perguntas de uma só vez, mas tenho pouco tempo para ficar na net.

    Abraço a todos
    Bom... não precisa jogar fóra, guarde como um possível backup pelo menos esses dois G220, como você tem duas painéis de 12 da aquario, você compra mais duas e fica com quatro, sendo assim se possível adquira uma RB600+4 R52H e podera com um único rádio cobrir os 360 graus pretendidos. No caso de tirar sua SCM própria você terá um gasto significativo, mas como ainda é pequeno procure uma parceria de qualidade como a Abrapi e a Localnet e registre essa sua base que tens ai. No caso da torre a Anatel não fiscaliza isso, quem tem que fiscalizar e autorizar a montagem da estrutura metalica denominada torre é o CREA ou a prefeitura do seu municipio. Emfim... para começar um provedor com uma qualidade significativa, você gastaria ai por alto entre R$ 6 á R$ 8 mil, isso com registro da base e equipamentos. Fica faltando o link, mas ai você teria que cotar com sua operadora local, pois será um valor mensal a ser pago. Abraços!!!

  17. #37

    Padrão

    Valeu..!

    Vou agora pesquisar , avaliar , cotar depois eu digo o que montei.
    Será que o Crea aprova uma torre montada por mim? Tenho soldadores e material disponivel ( coluna L ou tubos ) e sairá mais em conta.
    E os cartôes mini PCI p/ RB 600? o que vcs recomendâo? raio de ação é de aproximadamente 3 Km. O resto é morro em volta.

    Abraços.

  18. #38

    Padrão Ap outdoor poe barato.

    O que vcs me dizem sobre esse AP?
    http://www.datatri.com.br/image/imagesm/wa3054g_g.gif



    Produtos Relacionados
    http://www.datatri.com.br/image/pigtail.gifCABO PIG TAIL WL-SMA FEMEA / N MACHO C/ 0,60M
    R$ 32,00 à vista com desconto (boleto bancário, itaushoplin e deposito ) ou
    4x R$ 9,00 s/ juros no cartão


    http://www.datatri.com.br/image/ant_mm2425.gifDM-2425Z ANTENA PARAB. GRADE ZINCADA 25 dBi
    R$ 67,00 à vista com desconto (boleto bancário, itaushoplin e deposito ) ou
    4x R$ 18,75 s/ juros no cartão



    Características do Produto WA-3054G
    AP OUTDOOR WIRELESS

    - Padrões: IEEE 802.11g, IEEE 802.11b
    - Portas: LAN - 1 - 10/100Mbps
    - Frequência: 2.4~2.4835GHz
    - Taxa de Transmissão:
    11g 54/48/36/24/18/12/9/6Mbps
    11b 11/5.5/3/2/1Mbps

    - Sensibilidade:
    54Mbps -68dBm
    11Mbps -85dBm
    6Mbps -88dBm
    1Mbps -90dBm
    256Mbps -105dBm
    - Potência: 200mW / 23dBm
    - Modulação:
    IEEE 802.11g: DQPSK, DBPSK, DSSS, CCK
    IEEE 802.11B: BPSK, QPSK, 16QAM, 64QAM, OFDM

    - Alimentação: Fonte PoE DC 24V - 0,83A
    - Consumo: 7W
    Até 75mts com cabo UTP RJ45
    Botão de Reset
    - Temperatura de Operação: 0ºC - 100ºC
    - Temperatura de Armazenamento: -40ºC - 100ºC
    - Unidade de Operação: 10% - 90%
    - Unidade de Armazenamento: 5% - 95%
    - Dimensões: 192,5 x 132,5 x 45 (mm)


    É bom? Vale a pena?
    Abraço a todos.

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Barracuda01 Ver Post
    Valeu..!

    Vou agora pesquisar , avaliar , cotar depois eu digo o que montei.
    Será que o Crea aprova uma torre montada por mim? Tenho soldadores e material disponivel ( coluna L ou tubos ) e sairá mais em conta.
    E os cartôes mini PCI p/ RB 600? o que vcs recomendâo? raio de ação é de aproximadamente 3 Km. O resto é morro em volta.

    Abraços.
    Meu amigo, te indico cartões R52H, boa estabilidade.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Barracuda01 Ver Post
    Valeu..!

    Vou agora pesquisar , avaliar , cotar depois eu digo o que montei.
    Será que o Crea aprova uma torre montada por mim? Tenho soldadores e material disponivel ( coluna L ou tubos ) e sairá mais em conta.
    E os cartôes mini PCI p/ RB 600? o que vcs recomendâo? raio de ação é de aproximadamente 3 Km. O resto é morro em volta.

    Abraços.
    Rapaz uso aqui R52H, Senao 2511, CM9 e CM10, hoje só compro os R52H que na minha opinião são os melhores entre o miniPCI de baixo custo. Abraços!!!