Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguem que use os rádios na base da torre com cabos de pouca perda

    Estou levantando informações sobre isso, pra ver se a facilidade vale a pena. Seriam 30mt de cabo. A perda eu posso calcular, o que eu quero saber de quem usa assim, é se esses cabos dão problemas muito frequentemente. Pois isso me sairia os olhos da cara, pra perder por causa de qualquer coisa.

    Eu realmente acho isso é algo meio inviável, mas tô levantando as informações, talvez não seja tão caro quanto eu penso que seja.

  2. #2

    Padrão

    Que tipo de cabo você pensa em usar? Normalmente o problema do cabo ocorre se não instalar os conectores corretamente ou se não houver uma boa vedação contra a entrada de água.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Estou levantando informações sobre isso, pra ver se a facilidade vale a pena. Seriam 30mt de cabo. A perda eu posso calcular, o que eu quero saber de quem usa assim, é se esses cabos dão problemas muito frequentemente. Pois isso me sairia os olhos da cara, pra perder por causa de qualquer coisa.

    Eu realmente acho isso é algo meio inviável, mas tô levantando as informações, talvez não seja tão caro quanto eu penso que seja.
    Amigo aqui eu uso uma torre de 20Mts de cabo e pra mim é bem melhor do que se tivesse lá no alto porém recomendo a vc fazer isso apenas se tiver um cartão, placa ou ap de alta potência pra compensar a perda, mas se o isolamento e a amarração do cabo lá no alto for bem feita compensa sim a perda é mínima. Uso um cabo RGC213 (rgc58 nem sonhando!).

  4. #4

    Padrão Perca dos cabos

    Se você for usar cabos LMR400 você terá a seguinte perca:
    Levando em consideração os 30 metros de cabo.
    Na freqüência 2.4 você terá uma perca de 6.5 dB
    Na freqüência 5.8 você terá uma perca de 10.6 dB

    Então, pra mim isso é uma perca muito alta, prefiro usar no Maximo 2 metros de cabo, apesar de mais trabalho, mas depois que monto uma torre, raramente vou lá de novo.
    Mas se você quiser usar os 30 metros, sua torre vai funcionar, mas existe uma probabilidade maior de problemas futuros.
    Última edição por victormota; 14-04-2009 às 09:29.

  5. #5

    Padrão

    O LMR-400 ou 600 até 20 metros estourando dá para colocar sem problema, a perda é minima, mas caso queria perda 0% user cabos Cell-Flex de 2/2 ou 1/2. O Cell-Flex é caro, mas vale cada centavo investido, hoje só uso Cell-Flex em meu provedor!

  6. #6

    Padrão

    É na verdade não seria indicado não utilizar um cado de 20M, mas em ultimo caso, utilize LMR que vai te atender bem.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    As operadoras usam dessa forma, com cabos muito maiores de 20 metros. Mas claro, são cabos Cellflex, que gira em torno de 25,00 o metro pra mais...

  8. #8

    Padrão

    Pode usar o LMR como diz o amigo Leonardo. Use o LMR600 ou LMR900.
    Em 20m e 2.4GHz o LMR900 tem perda de 1.8 dB , o LMR600 tem perda de 2.8dB (só para comparar o RGC213 tem perda de 4.8dB e o RGC58 tem perda de 12dB). Vide o link da Datalink que calcula as perdas Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    Pode usar o LMR como diz o amigo Leonardo. Use o LMR600 ou LMR900.
    Em 20m e 2.4GHz o LMR900 tem perda de 1.8 dB , o LMR600 tem perda de 2.8dB (só para comparar o RGC213 tem perda de 4.8dB e o RGC58 tem perda de 12dB). Vide o link da Datalink que calcula as perdas Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais.
    Use Cell-Flex que a perda é 0%, uso e recomendo!!!

  10. #10

    Padrão

    Obrigado pelas informações pessoal. O CellFlex, vc diz que ele tem uma perda de 0%. Deve ser alguma perda pequena, mas deve existir. Você sabe o valor exato da perda dele por metro?

    Ele (CellFlex) custa em média R$ 25,00/m ? E preço dos conectores? Existe conector sma reverso pra ele ou tem que usar pigtail feito de RGC 58 mesmo?

    O LMR900 teria uma perda de 3,2db com 35mt de cabo, praticamente a perda que tenho hoje com 6mt de RGC213 (não pode ser menor por causa do mastro da torre). É uma alternativa interessante. Vou orçar o preço. LMR900 é tudo igual ou varia de fabricante pra fabricante? Têm uma marca pra me indicar? Iria inicialmente orçar o datalink direto com a fábrica.

    Talvez eu peça um cabo para fazer o teste com um rádio apenas, e se ficar legal aí eu faço a mudança completa. É um gasto pequeno levando em consideração a facilidade que tú vai ter com a manutenção, pois antena só dá problema se cair um raio nela. rádio dá frescura com qualquer coisinha.


    ps: se alguém mais escrever "perca", eu mato.

  11. #11

    Padrão

    uso em torno de 20mts de rgc213, nao tenho tido problemas.

    Tenho curiosidade para testar com cell flex, mas nao axei onde comprar, alguem tem algum site ou revendedor?

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    uso em torno de 20mts de rgc213, nao tenho tido problemas.

    Tenho curiosidade para testar com cell flex, mas nao axei onde comprar, alguem tem algum site ou revendedor?

    www.wavelan.com.br

  13. #13

    Padrão

    Existem algumas opções de cabo cell flex : 1/2" e 7/8". O cell flex de 1/2" (que custa 25,00/m)tem perda igual ao LMR600, o de 7/8" (custa 50,00/m e conector 200,00) é próximo do LMR900. O problema do cabo cell flex é que é difícil a instalação do conector e sensível a danos no manuseio (torcer o cabo, pancada no cabo entre outras , o cell flex é feito por um tubo de cobre e dá para imaginar que se amassar este tubo , as características elétricas mudam). Também os conectores são caríssimos. Tanto para o cell flex como para o LMR600 ou LMR900 tem de usar um pig tail. Não tem SMA reverso para estes cabos.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    As operadoras usam dessa forma, com cabos muito maiores de 20 metros. Mas claro, são cabos Cellflex, que gira em torno de 25,00 o metro pra mais...
    Não se engane.

    As telecoms usam pq a IDU fica embaixo e manda sinal+alimentação para ODU, a cabeça que alimenta a antena. Pode usar 120 metros tranquilo de um simples 213.

    A frequencia que trafega nesse cabo de subida é em torno de 900mhz, e quando chega na ODU, ele faz a modulação/ multiplexação e daí pra frente é rf normal. Quem observar nas minhas imagens na galeria, vai ver várias instalações dessas.

    Acho 20 metros de cabo, um absurdo inaceitável em qualquer situação e tipo de cabo, a partir de 3 ou 5 db já chega á 50% de perda total.

    Não tem pra onde fugir. Ou usa rádios com antenas integradas, ou monta tudo junto.

    Abraços e boa sorte !

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Estou levantando informações sobre isso, pra ver se a facilidade vale a pena. Seriam 30mt de cabo. A perda eu posso calcular, o que eu quero saber de quem usa assim, é se esses cabos dão problemas muito frequentemente. Pois isso me sairia os olhos da cara, pra perder por causa de qualquer coisa.

    Eu realmente acho isso é algo meio inviável, mas tô levantando as informações, talvez não seja tão caro quanto eu penso que seja.

    Eu uso cabo RGC-213 da AF Datalink 20 metros da antena ao servidor instalado o MK, a perda é mínima, os conectores também são da AF Datalink de pressão. Acredito que se usar o LMR-400 chegará tranquilamente nos 30 metros pretendidos... Dah uma entrada no site da AF Datalink, eles tem um simulador aconselhando o que é melhor para ti.

    Espero ter ajudado.. Att,

  16. #16

    Padrão

    Eu uso cabo RGC-213 da AF Datalink 20 metros da antena ao servidor instalado o MK, a perda é mínima, os conectores também são da AF Datalink de pressão. Acredito que se usar o LMR-400 chegará tranquilamente nos 30 metros pretendidos... Dah uma entrada no site da AF Datalink, eles tem um simulador aconselhando o que é melhor para ti.
    Até cabo pra antena de tv chegará nos 30 metros pretendidos. Eu quero que chego nos 30mt pretendidos com a mesma perda de sinal que eu tenho com 6mt de RGC213, ou menos.


    Acho 20 metros de cabo, um absurdo inaceitável em qualquer situação e tipo de cabo, a partir de 3 ou 5 db já chega á 50% de perda total.
    50%? Quando eu faço uma instalação num cliente, e diminui o cabo dele pela metade (de 10 para 5mt de RGC58 por exemplo), tenho um ganho de alguns dbm, de -65 para -62 por exemplo, mas não de 50%. O que seriam esses 50% de perda total?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Não se engane.

    As telecoms usam pq a IDU fica embaixo e manda sinal+alimentação para ODU, a cabeça que alimenta a antena. Pode usar 120 metros tranquilo de um simples 213.

    A frequencia que trafega nesse cabo de subida é em torno de 900mhz, e quando chega na ODU, ele faz a modulação/ multiplexação e daí pra frente é rf normal. Quem observar nas minhas imagens na galeria, vai ver várias instalações dessas.

    Acho 20 metros de cabo, um absurdo inaceitável em qualquer situação e tipo de cabo, a partir de 3 ou 5 db já chega á 50% de perda total.

    Não tem pra onde fugir. Ou usa rádios com antenas integradas, ou monta tudo junto.

    Abraços e boa sorte !
    é né! rum hum!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Eu uso cabo RGC-213 da AF Datalink 20 metros da antena ao servidor instalado o MK, a perda é mínima, os conectores também são da AF Datalink de pressão. Acredito que se usar o LMR-400 chegará tranquilamente nos 30 metros pretendidos... Dah uma entrada no site da AF Datalink, eles tem um simulador aconselhando o que é melhor para ti.

    Espero ter ajudado.. Att,
    Será?? Na calculadora deu 9.5dB de perda nesses 20m.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Será?? Na calculadora deu 9.5dB de perda nesses 20m.

    Fugiu de todas as teorias que li sobre isso, soh acreitei também depois q experimentei.. Queria o PC perto de mim para caso de manutenção, esse server tah a 3 anos sem manutenção, embaixo, no meu esxritorio e as antenas lah na torre... As placas sao AG 530... Acredito na eficiência de cabos e conectores de qualidade, vejam os celulares, os conatainers ficam embaixo de uma torre de 50 metros...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Fugiu de todas as teorias que li sobre isso, soh acreitei também depois q experimentei.. Queria o PC perto de mim para caso de manutenção, esse server tah a 3 anos sem manutenção, embaixo, no meu esxritorio e as antenas lah na torre... As placas sao AG 530... Acredito na eficiência de cabos e conectores de qualidade, vejam os celulares, os conatainers ficam embaixo de uma torre de 50 metros...
    Muito bom saber disso, é isso ai temos que ser otimistas.