+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema RAID 0

    Olá pessoal,

    Estou com um serio problema com um de nossos servidores, ele é um Pentium QuadCore, 8GB, 2 HD 250GB, usando slackware 12.0.


    Iniciamente esse sistema foi montado usando raid via software, seguindo a seguinte ordem:

    100MB /boot raid1
    2GB SWAP raid1
    484GB / raid0

    Partições do HD
    /dev/sdb1 1 249 2000061 fd Linux raid autodetect
    /dev/sdb2 250 261 96390 fd Linux raid autodetect
    /dev/sdb3 262 30401 242099550 fd Linux raid autodetect

    /dev/sdc1 1 249 2000061 fd Linux raid autodetect
    /dev/sdc2 250 261 96390 fd Linux raid autodetect
    /dev/sdc3 262 30401 242099550 fd Linux raid autodetect

    Bom, instalei o sistema tudo perfeito, e esse servidor funcionou por 8 meses a todo vapor, mas na ultima quinta-feira em plena atividade ele deu kernel panic e ao desliga-lo não consegui mais inicia-lo, em todas as tentativas ele inicia o carregamento do sistema, mas em determinado momento dá kernel panic. Pensando ser problema com o raid peguei um outro HD instalei o sistema e coloquei os HDs como secundarios e agora preciso iniciar a analise do que pode esta acontecendo, mas não sei por onde começar, alguem poderia me dar uma força?


    Grato a todos.

  2. #2

    Padrão

    Comecei buscando o que aparece na inicialização, vejam:

    md: Autodetecting RAID arrays.
    md: Scanned 6 and added 6 devices.
    md: autorun ...
    md: considering sdc3 ...
    md: adding sdc3 ...
    md: sdc2 has different UUID to sdc3
    md: sdc1 has different UUID to sdc3
    md: adding sdb3 ...
    md: sdb2 has different UUID to sdc3
    md: sdb1 has different UUID to sdc3
    md: created md0
    md: bind<sdb3>
    md: bind<sdc3>
    md: running: <sdc3><sdb3>
    md0: setting max_sectors to 64, segment boundary to 16383
    raid0 : md_size is 484198912 blocks.
    md: considering sdc2 ...
    md: adding sdc2 ...
    md: sdc1 has different UUID to sdc2
    md: adding sdb2 ...
    md: sdb1 has different UUID to sdc2
    md: created md2
    md: bind<sdb2>
    md: bind<sdc2>
    md: running: <sdc2><sdb2>
    raid1: raid set md2 active with 2 out of 2 mirrors
    md: considering sdc1 ...
    md: adding sdc1 ...
    md: adding sdb1 ...
    md: created md1
    md: bind<sdb1>
    md: bind<sdc1>
    md: running: <sdc1><sdb1>
    raid1: raid set md1 active with 2 out of 2 mirrors
    md: ... autorun DONE.

    Valeu

  3. #3

    Padrão

    Alguém por favor poderia me ajudar, estou precisando colocar essa maquina novamente a funcionar e não como proceder.


    Abraços

  4. #4

    Thumbs up

    caro standart, no raid1 ou mirror, o primeiro hd sempre é o que será espelhado, e isso eu imagino que vc já saiba. so que pelo que eu entendi o problema aconteceu no sistema e não na estrutura do raid que vc montou, ainda que seja mais aconcelhavel por boas práticas usar raid físico em vez de lógico por ser mais seguro.
    mas em fim, o que vc fez foi um espelhamento, e como o próprio nome já propoem tudo que esta em um hd será espelhado para o outro, até mesmo alguma falha que venha a atingir o teu sistema. vejo que vc comprou um outro hd na esperança de recincroniza-lo, mas creio que o mais indicado é vc remontar a estrutura novamente, tentando salvar os dados mais importantes, reisntalando o sistema e reestruturando o teu raid, utilizando agora o raid físico ao invez do lógico.

    abraço e boa sorte cara!! o/

    Sugestão: agora que vc tem 3 hds, tenta optar pelo raid 5, é uma implementação mais segura já que ele coloca paridades em todos os discos sendo possivel reaver dados caso algum hd da estrutura seja perdido.

  5. #5

    Padrão

    Pessoalmente tente usar raid de hardware direto na controladora hoje em dia placas mãe com esse recurso são uma pechincha e funcionam infinitamente melhor que via software já tive desagradáveis surpresas ao depender de RAID via software.