+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão E o que será do nosso bom e querido MySQL?!?!?

    Bom pessoal, tenho visto algumas notícias ruins sobre a saúde financeira da SUN, e dai se as coisas piorarem de vez para eles e a empresa vier abaixo o que isso significaria para o MySQL que foi adquirido relativamente a pouco tempo?
    Digo a nós enquanto usuários e as empresas o que acontecerá, qual impacto isso pode gerar?

    Alguém com conhecimento de causa pode dar uma idéia?

    Se realmente for o fim já começarei a ver outros SGDB, porque penso que uma migração de sistemas não ocorre do dia para a noite.
    Bom, pelo menos nos sistemas que tenho desenvolvido.

    Att,

    Rodrigo.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, estamos tratando de software livre. Apesar de desempregar muitos dos desenvolvedores, sua falência não acarreta o fim do processo de desenvolvimento do software. Outras pessoas poderão seguir com o projeto. Caso haja problemas relativos as marcas registradas, o pessoal resolve fazendo um fork ou alterando o nome do projeto. O MySQL é um grande nome do mundo do software livre.

    Ou seja, a simples falência da Sun não acarretará no fim do MySQL.

  3. #3

    Padrão

    Prefiro continuar utilizando o bom velho estável rápido flexível e divertido postgresql.

    Sabe o que é interessante é que tem muita gente que cita assim:
    RedHat é bom porque tem uma empresa por traz que desenvolve e blablabla Slackware Debian dependem da comunidade etc.

    Com essa notícia da SUN de alguns dias para cá cada vez mais me apoio na comunidade, projeto como Debian, Slackware, NetBSD, OpenBSD, PostGreSql entre tantos outros estão a anos sendo melhorados aperfeiçoados pelas comunidades enquanto cada vez mais empresas de OpenSource simplemente fecham por conta do modelo de negócios insustentavel que elas proprias produzem.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Bom pessoal, tenho visto algumas notícias ruins sobre a saúde financeira da SUN, e dai se as coisas piorarem de vez para eles e a empresa vier abaixo o que isso significaria para o MySQL que foi adquirido relativamente a pouco tempo?
    Digo a nós enquanto usuários e as empresas o que acontecerá, qual impacto isso pode gerar?

    Alguém com conhecimento de causa pode dar uma idéia?

    Se realmente for o fim já começarei a ver outros SGDB, porque penso que uma migração de sistemas não ocorre do dia para a noite.
    Bom, pelo menos nos sistemas que tenho desenvolvido.

    Att,

    Rodrigo.
    Pessoal será que está na hora de ir para o POSTGRE ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Pessoal será que está na hora de ir para o POSTGRE ?
    Posso citar diversas razões pelas quais se deve mudar para o PostgreSQL, mas nenhuma delas seria a crise da Sun.

    Abram a cabeça, um software livre não está ligado a um empresa. As empresas podem até suprir o projeto com desenvolvedores, mas qualquer pessoa pode contribuir e continuar o projeto.

    E um projeto como o MySQL... Milhões de aplicações o usam como back-end para armazenamento e recuperação de informações. Não é algo que se pode jogar fora de uma hora para outra. Mesmo que a Sun venha a falir, a comunidade e talvez outras empresas continuarão a mantê-lo.

    Minhas crenças...

  6. #6

    Padrão

    Agora atualizando este fórum:

    Como todos devem saber, a Oracle adquiriu a SUN, e obviamente com ela o Mysql..

    Não sei não, mas acho que a gigante de banco de dados não irá querer dar continuidade ao Mysql já que ele é teoricamente concorrente com o Oracle Server e OracleXE(versão free)

    Que acham?

  7. #7

    Padrão

    com uma comunidade tão grande , que utilizam mysql, acho que a sun deve manter o bd free como ainda hoje ele é, se não o serviço de transcrição para outra tipo de bd vai dar muita do de cabeça...., mas não se pode deixar de pensar em usar o postgre se o mysql vier a sucumbir...

  8. #8

    Padrão

    Bradesco, Nasa entre outras usam mysql, não creio que alguma empresa de visão não queira manter o dito cujo...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por info24hs Ver Post
    Bradesco, Nasa entre outras usam mysql, não creio que alguma empresa de visão não queira manter o dito cujo...

    Pois é, mas como o atual detentor do Mysql não é uma empresa beneficente por natureza, não sei não se não vão querer morder o deles e pressionar de forma "subliminar" uma mudança para o Oracle, pressão igual ao de uma certa empresa do vale do silício costuma fazer com seus produtos

    Eu particularmente acharia o máximo por exemplo se a Oracle me surpreendesse e doasse o Mysql para a fundação Apache, já que essa dupla Apache/Mysql é amplamente utilizada a nivel global..

    Va verdade acho que a única saída pra a sobrevivência do Mysql é realmente a doação para uma fundação

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mrpawloski Ver Post
    Va verdade acho que a única saída pra a sobrevivência do Mysql é realmente a doação para uma fundação
    Cara, o MySQL é software livre... É permitido a qualquer organização ou qualquer pessoa dar continuidade ao projeto, seja com permissão da Oracle/Sun ou criando um fork. O MySQL só morrerá se a comunidade assim o desejar.

  11. #11

    Padrão

    Pelo que vejo, o futuro do MySQL não será negro...
    A Oracle quer um software livre para afogar outros concorrentes como o PostgreSQL ou o FireBird.
    Não sei o quanto ele será aberto aos desenvolvedores, mas certamente não deixará de ser livre.
    Outra coisa é matar algo que já tem código distribuído em milhares de computadores, basta um pouco de boa vontade dos usuários, renomear o MySQL e seguir em frente...