+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Escalonar milhares de conexoes tcp

    Ola pessoal.

    Desenvolvi uma aplicacao, que eh um servidor tcp.
    Testei ( em rede local ) e o servidor trabalhou bem com ate 40.000 conexoes simultaneas.

    Agora quero abrir o servico para a internet e "clusterizar" em cinco servidores, atingindo a capacidade nominal de 200.000 conexoes simultaneas. Quero tambem que o ip/port do servico seja unico para todas as conexoes.

    Neste cenario de 200.000 conexoes tcp simultaneas, como seria a arquitetura de rede/roteador adequada ?

    Muito Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    depende do tipo de serviço..

    falando a nivel de roteadores.. o que vai mandar mesmo é a quantidade de pacotes por segundo que as conexoes vão gerar..

    por ex. um cisco 1721 simples.. consegue trabalhar com uma carga de uns 20.000 pacotes por segundo...

  3. #3

    Padrão

    Uma boa opção ao cisco seria o vyatta, podendo ser instalado em uma maquina, alem do Mikrotik.

    Nos sites destes produtos vc encontrara os parametros de pps que ira aguentar.

    Mas como disse o alexandrecorrea, para saber o que necessita, precisa ver o numero de pps que sua aplicação ira gerar e o volume trafego, com este numero de conexões.

    200.000 conexões é um numero consideravel, não acredito em nada menor que um L3 das linhas 4500,6500,7200 da Cisco, com uma supervisora adequada.

  4. #4

    Padrão

    Em meu trabalho de conclusão, usei um escalonador que foi o responsável por direcionar as conexões entre os servidores do cluster, assim, para meus clientes era como seu eu tivesse um único grande servidor, com um determinado IP. Atendia até 2.000 requisições por segundos, mas realmente não sei dizer a quantidade de pacotes que trafegava. Isto foi em 2006.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Pessoal.
    Muito Obrigado a todos.

    Queria colocar outra questao.

    Este parametro de capacidade, pacotes/segundo, tambem eh valido quando o roteador esta rodando NAT na porta ?

    E para completar este post eu calculei 100.000 pacotes de 100 bytes por minutos.
    Última edição por mariooshiro; 20-04-2009 às 09:43.

  7. #7

    Padrão

    eh mais valido ainda, porque o sistema vai precisar manter um "tracking" dessas conexoes nat... acaba consumindo mais memoria e processamento !


    Citação Postado originalmente por mariooshiro Ver Post
    Pessoal.
    Muito Obrigado a todos.

    Queria colocar outra questao.

    Este parametro de capacidade, pacotes/segundo, tambem eh valido quando o roteador esta rodando NAT na porta ?

    E para completar este post eu calculei 100.000 pacotes de 100 bytes por minutos.

  8. #8

    Padrão Sobre conexões simultena

    Como faço pra aumentar no maxino as conexões TCP de um servidor linux, a maquina um DELL POWER EDGE 840 xeon 64bits com 6 giga de memoria. Tem que merche no kernel

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Otimo topico, vou acompanhar.
    gladstony. logo acima em ferramentas do topico , vc pode inscrever-se no tópico sem a necessidade de postar uma mensagem...